Notícias
Como entender os motores BMW
Se é uma aficionado pela BMW, é possível que tenha na ponta da sua língua todos os códigos internos para os motores. Mas há quem não o seja e que facilmente fique confuso com tanta nomenclaturas que os fabricantes de motores utilizam. Regra geral, estas designações que combinam algarismos com letras são mesmo indecifráveis, apesar de conterem bastante informação. Mas vamos usar a BMW como exemplo.
O motor da atual geração do BMW 320d tem o código B47D20. O que significa isto?.
B: A primeira letra representa a família a que pertence. Os motores mais comuns da BMW, se tiverem sido desenvolvidos depois do ano de 2001, têm a sua designação a começar pela letra “N”, passando a ser a letra “B” a partir de 2013 – antes de 2001, por exemplo, eram “M“. Temos, por exemplo, do problemático bloco Diesel N47 que só passou a ser mais seguro quando a sua designação passou a ser B47, o que se distingue pelos níveis de potência que passaram de 143 cv para 150 cv e de 177/184 cv para 190 cv. É caso do código que aqui analisamos. Se fosse um motor da família BMW M, começaria por “S”.
4: O primeiro algarismo indica o número de cilindros, ainda que isto nem sempre tem uma relação direta. Neste caso, sim, mas um “6”, por exemplo, poderá indicar um motor V8, assim como o “7” se refere a motores V12. O “8” vai para os V10, como do M5 E60.
7: O terceiro carater destina-se a identificar o número de evoluções sofridas pelo motor. Se for “0”, está na versão original.
D: O quarto carater refere-se ao tipo de combustível e posição do motor: transversal ou longitudinal. Neste caso, “D” para diesel e posição longitudinal. Seria um “B” se a posição fosse a mesma, mas o combustível fosse gasolina. “C” mantendo o combustível e alterando a posição.
20: É, simplesmente, a cilindrada. Ou seja, neste caso, 2,0 litros de capacidade.
TU: Aplica-se apenas a alguns motores e significa “technical update.” Quer dizer, exatamente, que houve muitas mexidas face à anterior versão. Importante em alguns motores a gasolina dos anos 90 do século passado e início do atual milénio.
Notícias
Já são mais de 5 mil contra o fim do Autódromo do Estoril
Uma petição lançada no início de setembro contra o potencial encerramento das atividades motorizadas no Autódromo do Estoril já tem mais de 5.000 assinaturas.
As queixas relativamente ao ruído do Autódromo do Estoril levaram a que este tenha optado por reduzir a sua atividade, acabando com os track days de motos, por exemplo. Receando que este possa ser um primeiro passo para um futuro encerramento definitivo deste emblemático circuito nacional, foi criada uma petição online que visa manter toda a atividade habitual no autódromo.
Esta petição já tem mais de 5.500 assinaturas e termina com o pedido para que “o Autódromo do Estoril possa levar a cabo hoje e sempre aquilo para que foi desenhado e desenvolvido com a ajuda de todos, a continuação de todos os tracks days das duas modalidades assim como todas as competições . Portugal precisa de dois autódromos para o desenvolvimento dos nossos pilotos e para que tenhamos dois palcos fundamentais para os desportos motorizados.”
A petição pode ser assinada aqui: Petição “Não ao fim do autódromo do Estoril”, página onde também poderá ser lido na íntegra o texto da mesma.
bento4d toto togel bento4d bento4dNotícias
Renault Trucks Smart Racer é um Série T ainda mais luxuoso
A Nors inclui no seu portefólio de oferta o novo Smart Racer da Renault Trucks, um modelo que combina conforto, eficiência e tecnologia, concebido para responder às exigências das missões de transporte mais exigentes. Este novo veículo reflete o compromisso da Nors em oferecer soluções inovadoras que simplifiquem o dia a dia de quem passa muitas horas na estrada, mantendo a máxima segurança e funcionalidade.
O Smart Racer distingue-se pelo design inteligente, acompanhado pelo conforto a bordo e pelas funcionalidades criadas para facilitar a vida do condutor:
• Banco do passageiro giratório, com encosto ajustável, apoio de braços e compartimento de arrumação – ideal para momentos de pausa ou refeições.
• Estofos em couro, resistentes, elegantes e de fácil manutenção.
• Beliche inferior “Extensia” com sobrecolchão, que proporciona conforto, mesmo em cabinas compactas.
• Arrumação fechada e iluminada, com capacidade para acolher 221 litros distribuídos em três compartimentos seguros.
• Mesa giratória para refeições, que permite transformar a cabina num espaço funcional a qualquer hora do dia.
• Câmaras de apoio, que aumentam a visibilidade e a confiança em manobras mais exigentes.
• Airbag do condutor, integrado de forma discreta e eficaz na cabina.
• Direção elétrica, que garante uma condução mais leve, precisa e confortável.
• Máximos automáticos, para uma visibilidade sempre ajustada sem esforço.
• Luz de cortesia “boas-vindas”, um detalhe simples que marca a diferença desde o primeiro passo.
“O Smart Racer não é apenas um modelo, é uma resposta direta às necessidades de quem está na estrada todos os dias. Cada detalhe foi pensado para oferecer conforto, segurança e funcionalidade sem comprometer a eficiência,” destaca José Bruno Osório, Diretor Comercial na Nors, no segmento Trucks and Buses, que representa a Renault Trucks em Portugal.
No âmbito do lançamento do Smart Racer em Portugal foram realizadas apresentações nas instalações da Nors, durante os Open Days em Viseu, Porto e Lisboa, tendo o modelo também merecido destaque no Salão Nacional do Transporte.

-
Notícias2 semanas agoRadares em outubro
-
Notícias2 semanas agoRenault mostra mais um pouco do novo Twingo
-
Comerciais4 dias agoNovo centro industrial global da Scania na China
-
Notícias1 semana agoO novo Toyota Corolla entra numa nova era
-
Manutenção2 semanas agoCuidado com o conta-quilómetros
-
Notícias1 semana agoRenault já mostrou ao vivo o novo 5 Turbo 3E
-
Notícias1 semana agoMercedes surpreende com o Vision Iconic
-
Comerciais2 semanas agoVolvo Trucks conquista 5 estrelas no Euro NCAP
