Ligue-se connosco

Notícias

Como entender os motores BMW

Published

on

Se é uma aficionado pela BMW, é possível que tenha na ponta da sua língua todos os códigos internos para os motores. Mas há quem não o seja e que facilmente fique confuso com tanta nomenclaturas que os fabricantes de motores utilizam. Regra geral, estas designações que combinam algarismos com letras são mesmo indecifráveis, apesar de conterem bastante informação. Mas vamos usar a BMW como exemplo.

O motor da atual geração do BMW 320d tem o código B47D20. O que significa isto?.

B: A primeira letra representa a família a que pertence. Os motores mais comuns da BMW, se tiverem sido desenvolvidos depois do ano de 2001, têm a sua designação a começar pela letra “N”, passando a ser a letra “B” a partir de 2013 – antes de 2001, por exemplo, eram “M“. Temos, por exemplo, do problemático bloco Diesel N47 que só passou a ser mais seguro quando a sua designação passou a ser B47, o que se distingue pelos níveis de potência que passaram de 143 cv para 150 cv e de 177/184 cv para 190 cv. É caso do código que aqui analisamos. Se fosse um motor da família BMW M, começaria por “S”.

4: O primeiro algarismo indica o número de cilindros, ainda que isto nem sempre tem uma relação direta. Neste caso, sim, mas um “6”, por exemplo, poderá indicar um motor V8, assim como o “7” se refere a motores V12. O “8” vai para os V10, como do M5 E60.

7: O terceiro carater destina-se a identificar o número de evoluções sofridas pelo motor. Se for “0”, está na versão original.

D: O quarto carater refere-se ao tipo de combustível e posição do motor: transversal ou longitudinal. Neste caso, “D” para diesel e posição longitudinal. Seria um “B” se a posição fosse a mesma, mas o combustível fosse gasolina. “C” mantendo o combustível e alterando a posição.

20: É, simplesmente, a cilindrada. Ou seja, neste caso, 2,0 litros de capacidade.

TU: Aplica-se apenas a alguns motores e significa “technical update.” Quer dizer, exatamente, que houve muitas mexidas face à anterior versão. Importante em alguns motores a gasolina dos anos 90 do século passado e início do atual milénio.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

Hackers são os novos ladrões de carros

Published

on

Em Chicago os hackers fizeram desaparecer 100 Mercedes CLA/GLA pertencentes à Car2Go. Bastou alterarem a app que lhes dá acesso aos veículos.

A Car2Go lançou em Agosto de 2018 na cidade norte-americana de Chicago uma frota de 400 unidades da Mercedes-Benz com os modelos CLA e GLA. Baseada numa app de carsharing, a frota viu desaparecer nos últimos dias mais de 100 carros. A cadeia de televisão CBS Chicago anunciou que muitos desses carros foram usados para cometerem crimes.

A Car2Go reservou o direito de não divulgar como a app foi corrompida, mas confirmou que a aplicação para smartphones permite abrir o carro e colocar a viatura em funcionamento, só que logo de seguida perderam o rasto e o controlo de GPS de localização das viaturas deixou de funcionar.

A Car2Go também tem uma frota de Smart For Two, mas esses continuam intactos porque os ladrões não se interessaram por um modelo pequeno e até mais fácil de esconder.

A CBS Chicago revelou que foram, entretanto, detidas 16 pessoas suspeitas de estarem envolvidas neste roubo, mas até ao momento não existiam provas suficientes que as pudessem incriminar.

A Car2Go anunciou que o serviço de carsharing está suspenso por tempo indeterminado.

Continuar a ler

Notícias

Drones vão controlar os condutores

Published

on

Na semana da Páscoa as autoridades espanholas testaram oito novos drones de controlo de trânsito e infrações. Não devem tardar a chegar a Portugal…

A Direção Geral de Tráfego (DGT) espanhola colocou no ar oito aparelhos equipados para vigiar as estradas durante a semana santa. Com os drones a DGT consegue apanhar os infratores de forma mais discreta que os helicópteros e os carros patrulha. Foram muitos os condutores apanhados ao telefone, sem cinto de segurança, a atirarem lixo para fora das viaturas, etc.

Os drones voam a 120 metros de altura, têm um raio de ação de 500 metros e conseguem estar no ar durante duas horas. Por agora estão em fase de testes e as infrações não serão punidas. Está a ser preparada a lei no sentido da prova recolhida pelo drone ser validada.

Portanto, a nova ameaça aos infratores está no ar, voa por cima das suas cabeças.

Continuar a ler

Notícias

Vai haver combustível em Lisboa ainda hoje

Published

on

De forma a assegurar os serviços mínimos acordados com o Governo, há alguns postos a ser reabastecidas na zona de Lisboa, no decorrer do dia de hoje.

Se necessita de abastecer, pode tentar a sua sorte aqui:

BP no Restelo
Galp no Aeroporto de Lisboa
Repsol em Alcoitão
Repsol em Benfica
Prio em Oeiras
Prio na Damaia
Prio em Ranholas, A16

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Para ler

Newsletter

Em aceleração