Como entender os motores BMW – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Como entender os motores BMW

Published

on

Se é uma aficionado pela BMW, é possível que tenha na ponta da sua língua todos os códigos internos para os motores. Mas há quem não o seja e que facilmente fique confuso com tanta nomenclaturas que os fabricantes de motores utilizam. Regra geral, estas designações que combinam algarismos com letras são mesmo indecifráveis, apesar de conterem bastante informação. Mas vamos usar a BMW como exemplo.

O motor da atual geração do BMW 320d tem o código B47D20. O que significa isto?.

B: A primeira letra representa a família a que pertence. Os motores mais comuns da BMW, se tiverem sido desenvolvidos depois do ano de 2001, têm a sua designação a começar pela letra “N”, passando a ser a letra “B” a partir de 2013 – antes de 2001, por exemplo, eram “M“. Temos, por exemplo, do problemático bloco Diesel N47 que só passou a ser mais seguro quando a sua designação passou a ser B47, o que se distingue pelos níveis de potência que passaram de 143 cv para 150 cv e de 177/184 cv para 190 cv. É caso do código que aqui analisamos. Se fosse um motor da família BMW M, começaria por “S”.

4: O primeiro algarismo indica o número de cilindros, ainda que isto nem sempre tem uma relação direta. Neste caso, sim, mas um “6”, por exemplo, poderá indicar um motor V8, assim como o “7” se refere a motores V12. O “8” vai para os V10, como do M5 E60.

7: O terceiro carater destina-se a identificar o número de evoluções sofridas pelo motor. Se for “0”, está na versão original.

D: O quarto carater refere-se ao tipo de combustível e posição do motor: transversal ou longitudinal. Neste caso, “D” para diesel e posição longitudinal. Seria um “B” se a posição fosse a mesma, mas o combustível fosse gasolina. “C” mantendo o combustível e alterando a posição.

20: É, simplesmente, a cilindrada. Ou seja, neste caso, 2,0 litros de capacidade.

TU: Aplica-se apenas a alguns motores e significa “technical update.” Quer dizer, exatamente, que houve muitas mexidas face à anterior versão. Importante em alguns motores a gasolina dos anos 90 do século passado e início do atual milénio.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

AMG GT63 S E Performance, o mais rápido de sempre

Published

on

A AMG acaba de apresentar o GT63 S E Performance Coupe, aquele que é o modelo de produção mais rápido de sempre da AMG.



Com uma aceleração dos 1 aos 100 km/h em apenas 2,7 segundos este AMG GT63 S E Performance consegue superar os números do AMG One e consegue-o graças à adoção de um sistema de propulsão híbrido Plug-in composto pelo já conhecido motor V8 Biturbo a gasolina com 4.0 litros de cilindrada, aqui capaz de debitar 601 cv de potência, associado a um motor elétrico com 210 cv, o que em conjunto dá a este AMG uma potência de 815 cv e um impressionante binário de 1.419 Nm.

O motor elétrico é alimentado por uma unidade de baterias com 6,1 kWh e a autonomia em modo 100% elétrico não vai além de uns meros 14 quilómetros. Convém não esquecer que o sistema não foi desenvolvido para a autonomia ou eficiência, mas sim tendo como foco as prestações.

A marca alemã não se alongou muito mais com detalhes sobre este AMG GT 63 S E Performance e prometeu no futuro avançar com mais dados sobre um coupé que deverá começar a ser comercializado no final deste ano, altura em que também deverá ser divulgado o seu preço.

Continuar a ler

Notícias

Smart #5, maior e mais versátil

Published

on

A Smart prepara-se para revelar no próximo Salão Automóvel de Pequim o Smart #5, um SUV totalmente elétrico que será o maior modelo já produzido pela marca.



Para já, surgirá apenas na forma de concept, mas o Smart #5 deixa perceber que será maior que o Smart #3 devendo o seu comprimento ser superior a 4,5 metros. Ainda sem divulgar muitos detalhes a marca indica que este SUV terá uma bateria com uma capacidade superior a 100 kWh e que a autonomia deverá ir além dos 550 quilómetros.

Sem avançar muitos mais pormenores, a Smart sempre vai referindo que o foco deste novo Smart #5 será o conforto, a polivalência na estrada e fora dela e a utilização de tecnologia de pontas.

A versão de produção deste Smart #5 deverá ser revelada ainda no final deste ano.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Claudia589
    Boa noite. Tenho um opel corsa e de há uns tempos para cá o ponteiro das rotações começou a tornar-se instável (ora está abaixo da rotação,...
  • por MPereira2014
    Boa noite, Tenho um Ibiza 6L e ontem, em andamento, além de ter acendido a luz do óleo, desligou-se durante a viagem (apesar de depois ter...
  • por gdourado07
    Bom dia, Não sei se este sub-fórum é o local apropriado, mas preciso mesmo de uma ajuda! Estou prestes a concluir um negócio para a...
  • por PowerSlide
    Agora que já são conhecidos praticamente todos os nomes dos cabeças de lista dos partidos com assento parlamentar (falta o PAN), fica aberto o...

Em aceleração