Avaliações Usados
Renault Twingo (1993-2000)
Published
6 meses anteson
By
Pedro Grilo
Quando surgiu, o Renault Twingo marcou a diferença pelas suas linhas e especialmente pelo seu espaço interior, sendo uma espécie de monovolume citadino numa tentativa da marca francesa de explorar novos conceitos automóveis e pode dizer-se que foi bem sucedida pois ainda hoje esta primeira geração do Twingo anda nas nossas estradas.
Muito simples no seu conceito, o Twingo praticamente é um modelo com um formato de monovolume, as rodas colocadas praticamente nos quatro cantos da carroçaria numa plataforma que favorece o espaço interior do habitáculo.
Uma das suas particularidades é o facto de permitir rebater todos os bancos, quase fazendo uma cama de casal no seu interior. Versátil, o Twingo mostra-se um modelo fácil de conduzir. Os modelos sem direção assistida exigem um pouco mais de trabalho nas manobras citadinas, mas nada que não se supere.
Os materiais do interior são simples e nalguns painéis os plásticos são rígidos, o que no final acaba por permitir o surgimento de alguns ruídos parasitas.
Dinamicamente o Twingo cumpre, revelando uma suspensão capaz de superar de forma satisfatória as irregularidades do piso, ao mesmo tempo que se mostra muito previsível nas reações quando a estrada exige mais da sua suspensão.
Motores
O Twingo está equipado apenas com duas motorizações a gasolina, começando no 1.2 com 60 cv e terminando no 1.2 16V com 75 cv, sendo este o motor mais equilibrado pois mantendo uns consumos comedidos oferece umas melhores prestações.
Principais avarias e problemas
As primeiras unidades produzidas equipadas com o motor 1.2 tiveram alguns problemas com casos de cabeças de motor queimadas em torno dos 50 mil quilómetros. Nalguns modelos de 1998 foram registadas fugas de óleo nas juntas da árvore de cames.
O radiador pode ter tendência para fugas do líquido de refrigeração. Esta geração do Twingo foi alvo de dois recalls para algumas unidades de forma a corrigir uma anomalia que poderia causar o disparo inadvertido dos airbags.
Habitabilidade
Facilidade de condução
Ruídos parasitas
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Também pode gostar

O Ibiza é o nome com maior longevidade no seio da Seat e nesta geração a marca espanhola fez questão de continuar a apurar uma fórmula que lhe tem garantido sempre bons resultados.
Divertido de conduzir, este Ibiza mostra-se um dos mais eficazes do segmento em termos de comportamento dinâmico com a suspensão a controlar bem os movimentos da carroçaria e uma direção que apesar de leve é comunicativa.
A posição de condução é boa e o interior oferece um excelente espaço para todos os ocupantes. O ambiente a bordo tem um desenho moderno e agradável e este Ibiza exibe uma boa qualidade de construção, apesar de alguns materiais não serem dos melhores.
Bem equipado de série, este espanhol oferece também uma bagageira que é das melhores do segmento, com um acesso muito fácil e uma capacidade de 355 litros.
O conforto é bom tanto em estrada como em cidade com a suspensão a fazer um bom trabalho e só a insonorização podia estar mais bem conseguida já que o Ibiza deixa passar um pouco do ruído do motor para o interior do habitáculo, especialmente se falarmos das versões equipadas com o motor Diesel.
Motores
A Seat apostou numa gama de motores composta pelo tricilíndrico a gasolina com 1.0 litros de capacidade nas versões com 75, 95 e 110 cv de potência, seguindo-se o 1.5 TSI, também ele a gasolina, com 150 cv e o 1.6 TDI a gasóleo com 95 cv. Qualquer uma destas unidades revela uns bons consumos, sendo que o 1.0 TSi com 115 cv e o 1.6 TDI se mostram os mais equilibrados entre poupança nos consumos e prestações.
Principais avarias e problemas
Foram detetadas algumas unidades com problemas no arranque devido a descarga da bateria nos modelos produzidos até fevereiro de 2018.
Nas versões 1.0 e 1.0 TSI pode haver perdas de líquido de refrigeração devido a problemas com a junta da bomba de água.
A caixa de velocidades podem começar a exibir algumas vibrações, levando à substituição do óleo da mesma.
Habitabilidade
Comportamento dinâmico
Alguns materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

O sucesso dos SUV no mercado levou as marcas a continuar a sua aposta neste tipo de modelos e a Renault não foi excepção e depois do Kadjar a marca gaulesa lançou o Koleos de maiores dimensões.
Partilhando a mesma base que o seu “irmão” Nissan X-Trail, o Koleos oferece uma habitabilidade generosa e mostra-se claramente focado em oferecer o melhor conforto aos seus ocupantes. Bem equipado o Koleos mostra-se confortável, graças a uma suspensão com uma afinação suave, ideal para grandes viagens e competente a lidar com o meu piso.
Contudo, a sua bagageira não é das maiores considerando o seu segmento e também se esperava um pouco mais de modularidade e polivalência no interior. Já a suavidade da suspensão acaba por prejudicar um pouco a acutilância dinâmica quando a estrada se torna um pouco mais exigente.
De resto o Koleos é um modelo esteticamente apelativo e revela-se um ótimo familiar com uma boa versatilidade na sua utilização diária já que se mostra competente tanto na tarefa de ir às compras, como numa viagem maior ou até percorrendo um caminho rural de terra batida.
Motores
A gama de motores resume-se a duas propostas a gasóleo, o 1.6 dCi com 130 cv e o 2.0 dCi com 175 cv de potência, neste último caso equipado com uma caixa de velocidades automática e nas versões de duas e de quatro rodas motrizes. Estamos perante dois motores eficazes no campo dos consumos sendo que o 2.0 dCi lida melhor com o peso do Koleos.
Principais avarias e problemas
Alguns modelos equipados com o motor 1.6 dCi podem evidenciar perdas de potência devido a problemas com o filtro de partículas. O arranque automático também pode ficar comprometido devido a falhas do sistema Star&Stop.
Já o motor 2.0 dCi pode evidenciar um consumo excessivo de óleo e a luz da injeção pode acender devido a anomalias com um dos sensores, algo que exige uma verificação e posterior reprogramação.
Nos modelos produzidos até 2019 pode acontecer que o travão de mão fique bloqueado. O sistema de ventilação pode ganhar alguns ruídos, o que é resolvido com uma limpeza do ventilador.
Equipamento
Habitabilidade
Modularidade
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Uma mesa de sala com a potência de um V8 Ferrari

BMW i4 tem nova proposta mais acessível

Renault revela teaser do novo monovolume Espace

DAF cria fábrica de montagem para camiões elétricos

Seat Ibiza (2017-2021)

PETRONAS e IVECO juntas no desenvolvimento de fluidos sustentáveis

Fórmula 1 vai mostrar as corridas “pelos olhos” do piloto

A “alucinante” perseguição a… um trator

O renascimento da Lancia em filme

Um Lamborghini a fazer rally?

Maserati fecha o ano com vídeo de retrospetiva

O vídeo de Natal da Lamborghini

Liberdade concentrada com o novo Jeep Avenger

10 minutos de loucura automóvel na Gymkhana 2022

Bugatti Chiron Profilée chega quase aos dez milhões de euros

DB Schenker utiliza primeiros MAN eTrucks já em 2024

A “alucinante” perseguição a… um trator

BMW M3 CS – Março 2023

Farizon Auto quer comercializar 150.000 veículos em 2023

Porsche Vision 357 celebra os 75 anos do 356

Fórmula 1 vai mostrar as corridas “pelos olhos” do piloto
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por jndias33Olá a todos. Basicamente o meu carro está parado no mecânico porque ele não encontra esta peça em nenhum lado (usada, claro). Será assim...
- por DDarkoBoas. No inicio de 2020 existiu uma campanha de Renting na Leaseplan (Leon) que julgo ser conhecida por aqui. Alguns user do Forum aderiram campanha...
- por carlosrsBoas. Qual a vossa opinião sobre os pequenos motores a gasolina, neste caso relativamente ao 1.0 TCe 100cv (2020) da Renault? É igual ao 0,9 TCe? ...
- por jfqlRecentemente passei a ter carro de serviço por isso ando com a ideia de vender o meu atual carro (citroen c4) para trocar por um que me dê mais...
Em aceleração
- Manutenção2 semanas antes
Como lidar com o gelo acumulado no para-brisas
- Notícias2 semanas antes
E-Ray é o primeiro Corvette híbrido e com tração integral
- Comerciais2 semanas antes
DAF lança novo eixo propulsor direcional
- Notícias2 semanas antes
Que tal uma cadeira gaming da Porsche?
- Notícias1 semana antes
Uma mesa de sala com a potência de um V8 Ferrari
- Notícias1 semana antes
BMW i4 tem nova proposta mais acessível
- Comerciais2 semanas antes
Primafrio tem 15 novos Volvo FH Electric na frota
- Notícias1 semana antes
Renault revela teaser do novo monovolume Espace