Comerciais
Sabia que a Kia também produz veículos militares?
A colaboração entre o exército coreano e a Kia é muito estreita. A marca trabalha lado a lado com o governo do seu país desde 1976, quando foi chamada para fornecer veículos militares pela primeira vez.

Agora, chegou o momento de renovar a frota de veículos pequenos e médios, num programa que tem como data de finalização o ano de 2024.
A partir do ano que vem, a Kia substituirá os veículos todo-o-terreno e militares do exército da Coreia do Sul. Numa primeira fase, os planos apontam para pequenos 4×4, veículos que terão como base o Kia Mohave, um grande SUV que a marca apresentou na Coreia do Sul e que não se vende na Europa, onde a oferta termina com o Kis Sorento. Será um veículo multiusos que não partilhará nenhum rasgo estilístico com o modelo de série. Utilizará apenas uma parte da sua tecnologia.
Em primeiro lugar serão renovados os veículos entre os 0,25 e 1,25 toneladas. A seguir, serão substituídos os veículos médios, entre as 2,5 e as 5 toneladas e, por fim, o desenvolvimento de blindados um pouco maiores que vão incorporar armas e outras especificações necessárias por parte do exército.

As tecnologias que os soldados vão encontrar a bordo serão as mais recentes do mercado, desde o ABS, assistente de estacionamento ou visão periférica ou até navegação por satélite e, inclusivamente, sistemas para a condução autónoma, o que pode ser de grande ajuda em movimentos táticos durante uma batalha militar.
A mecânica utilizada também pode sofrer uma autêntica revolução nos próximos anos. Os veículos de maiores dimensões vão contar com motores Diesel de 7 litros que disponibilizam o binário essencial para mover estes veículos por terrenos mais escarpados. Está-se a estudar a possibilidade de incluir veículos movidos a célula de combustível, uma tecnologia que pode transformar os veículos em geradores de eletricidade em caso de emergência.
Comerciais
Grupo Paulo Duarte acelerar IA com SAP
O Grupo Paulo Duarte deu mais um passo decisivo no seu percurso de modernização ao escolher a SAP como parceiro tecnológico para suportar uma nova fase de transformação digital, agora impulsionada por soluções cloud e inteligência artificial.
Com uma história de mais de oito décadas, o grupo português tem vindo a afirmar uma estratégia de crescimento sustentado, assente na eficiência operacional, na inovação e na expansão além-fronteiras. Num contexto cada vez mais exigente para o setor dos transportes e logística, marcado pela digitalização, pela necessidade de maior controlo operacional e pela crescente pressão regulatória, a empresa decidiu avançar para uma plataforma tecnológica mais integrada, capaz de acompanhar a evolução do negócio.
A nova infraestrutura assenta na implementação de soluções SAP que abrangem áreas críticas da organização. A plataforma SAP ERP Cloud passa a funcionar como o núcleo da gestão financeira, operacional e administrativa, enquanto o SAP SuccessFactors assume um papel central na gestão de recursos humanos. A estas ferramentas juntam-se funcionalidades de inteligência artificial, concebidas para automatizar processos, melhorar a qualidade dos dados e reforçar a capacidade de análise e decisão.
Mais do que uma atualização tecnológica, trata-se de uma transformação estrutural que impacta todas as unidades de negócio do grupo. O objetivo é claro: eliminar silos de informação, aumentar a visibilidade sobre as operações e garantir maior agilidade na resposta aos desafios do mercado.
Para Gustavo Paulo Duarte, CEO do grupo, esta aposta representa um reforço da capacidade competitiva: a integração das áreas-chave do negócio e o acesso a informação mais fiável e em tempo real permitirão sustentar o crescimento e responder de forma mais eficaz à expansão internacional.
Também do lado da SAP, a parceria é vista como um exemplo da evolução do setor. Segundo Nuno Saramago, diretor-geral da SAP Portugal, a adoção de soluções cloud com inteligência artificial integrada permite às empresas não só otimizar processos, mas também inovar e adaptar-se rapidamente a um mercado em constante transformação.
Com esta implementação, o Grupo Paulo Duarte prepara-se para uma nova fase do seu desenvolvimento, onde a tecnologia assume um papel central na eficiência, na integração e na tomada de decisão. Um investimento que não só acompanha o crescimento do grupo, como cria as bases para uma operação mais inteligente, escalável e preparada para os desafios futuros da logística e dos transportes.
Comerciais
Kia PV5 Cargo vai ter opções de teto alto
A Kia prepara-se para reforçar a sua presença no segmento dos veículos comerciais ligeiros elétricos com a estreia europeia de duas novas variantes do PV5 no Salão de Veículos Comerciais do Reino Unido, que decorre entre 21 e 23 de abril, em Birmingham.
Em destaque estarão as versões Kia PV5 Cargo High Roof e Kia PV5 Cargo Standard, que se juntam ao já conhecido PV5 Cargo Long, alargando a oferta da marca no âmbito da estratégia Platform Beyond Vehicle (PBV). As novas configurações chegam com diferentes dimensões de comprimento e altura, permitindo responder a um leque mais abrangente de necessidades nos setores dos transportes e da logística.
A versão Standard (L1H1) posiciona-se como a nova entrada na gama PBV, apostando em dimensões mais compactas e elevada manobrabilidade, características particularmente relevantes para operações em ambiente urbano. Já a variante High Roof (L2H2) privilegia o equilíbrio entre dimensão exterior e capacidade de carga, oferecendo um volume comparável ao de modelos de segmentos superiores.

Além destas novidades, o espaço da Kia no evento contará ainda com diferentes soluções de conversão do PV5, evidenciando a versatilidade da plataforma e a sua capacidade de adaptação a diversas atividades profissionais. Em Portugal, a marca é representada pela Astara.
Paralelamente à expansão da gama de veículos, a Kia vai também apresentar o seu ecossistema de soluções digitais para empresas, designado Kia Business Solutions Ecosystem. Este conjunto integra ferramentas de carregamento e gestão de frotas desenvolvidas para otimizar a operação de veículos elétricos em contexto profissional.
Entre as soluções disponíveis destacam-se o Kia Business Portal, o sistema de gestão de frotas (FMS), o Business Mode na aplicação Kia e o Kia Charge for Business. Estas plataformas permitem aos operadores monitorizar em tempo real a utilização dos veículos, os padrões de carregamento e os custos operacionais, contribuindo para uma gestão mais eficiente e informada.
Com esta presença no salão britânico, a Kia reforça a sua estratégia de eletrificação no segmento profissional, combinando veículos comerciais elétricos com serviços digitais integrados, com o objetivo de aumentar a eficiência e o tempo de atividade das frotas.
-
Notícias4 dias agoBMW iX3 venceu o World Car Of The Year 2026
-
Notícias Motos2 semanas agoTriplo pódio para Miguel Oliveira
-
Notícias1 semana agoFiat 600 tem nova versão a gasolina
-
Notícias2 semanas agoMais radares de velocidade média
-
Notícias2 semanas agoO adeus à AC Schnitzer
-
Comerciais2 semanas agoFord Pro apresenta nova Transit City para os desafios da mobilidade urbana
-
Manutenção Motos2 semanas agoComo lubrificar a moto
-
Notícias1 semana agoDaniel Craig é a nova imagem da Denza
