Comerciais
Sabia que a Kia também produz veículos militares?
A colaboração entre o exército coreano e a Kia é muito estreita. A marca trabalha lado a lado com o governo do seu país desde 1976, quando foi chamada para fornecer veículos militares pela primeira vez.

Agora, chegou o momento de renovar a frota de veículos pequenos e médios, num programa que tem como data de finalização o ano de 2024.
A partir do ano que vem, a Kia substituirá os veículos todo-o-terreno e militares do exército da Coreia do Sul. Numa primeira fase, os planos apontam para pequenos 4×4, veículos que terão como base o Kia Mohave, um grande SUV que a marca apresentou na Coreia do Sul e que não se vende na Europa, onde a oferta termina com o Kis Sorento. Será um veículo multiusos que não partilhará nenhum rasgo estilístico com o modelo de série. Utilizará apenas uma parte da sua tecnologia.
Em primeiro lugar serão renovados os veículos entre os 0,25 e 1,25 toneladas. A seguir, serão substituídos os veículos médios, entre as 2,5 e as 5 toneladas e, por fim, o desenvolvimento de blindados um pouco maiores que vão incorporar armas e outras especificações necessárias por parte do exército.

As tecnologias que os soldados vão encontrar a bordo serão as mais recentes do mercado, desde o ABS, assistente de estacionamento ou visão periférica ou até navegação por satélite e, inclusivamente, sistemas para a condução autónoma, o que pode ser de grande ajuda em movimentos táticos durante uma batalha militar.
A mecânica utilizada também pode sofrer uma autêntica revolução nos próximos anos. Os veículos de maiores dimensões vão contar com motores Diesel de 7 litros que disponibilizam o binário essencial para mover estes veículos por terrenos mais escarpados. Está-se a estudar a possibilidade de incluir veículos movidos a célula de combustível, uma tecnologia que pode transformar os veículos em geradores de eletricidade em caso de emergência.
Comerciais
Cabina da Scania série L alcança cinco estrelas no Euro NCAP
A cabina da série L da Scania alcançou uma classificação de segurança de cinco estrelas, a pontuação máxima possível, no programa Safer Trucks da organização europeia de avaliação do consumidor Euro NCAP.
O veículo ensaiado é uma versão elétrica equipada com a cabina L, uma cabina versátil de acesso rebaixado, concebida para operações urbanas, com uma visibilidade direta excecional. Integra o segmento de serviços urbanos, que inclui veículos como camiões de recolha de resíduos e outros camiões de serviços essenciais destinados a operar em meio urbano.
“Na Scania colocamos a segurança e os nossos clientes em primeiro lugar, e o facto de a nossa cabina L ter sido distinguida com cinco estrelas pela Euro NCAP demonstra que transformamos o nosso compromisso em ações concretas”, afirma Lars Gustafsson, Diretor de Camiões da Scania CV AB. “Este reconhecimento representa um marco na nossa ambição de longo prazo de liderar a transição para um transporte seguro e sem acidentes.”
A cabina da série L combina uma visibilidade superior com um acesso fácil de entrada e saída, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro para condutores e operacionais. Para além das suas vantagens ergonómicas, a cabina está equipada com sistemas de segurança ativa, como travagem de emergência avançada, aviso de saída de faixa com assistência ativa à direção e um sistema de travagem de emergência lateral que deteta e reage a ciclistas que cruzam a trajetória do veículo.
A segurança passiva é igualmente robusta, com airbag frontal para o condutor e airbags de cortina laterais em ambas as portas, proporcionando uma proteção acrescida. A estrutura resistente da cabina cumpre os mais elevados padrões de segurança para os ocupantes definidos pela Scania.
A cabina L está totalmente integrada no sistema modular da Scania. Isto permite que os condutores reconheçam de imediato a disposição e os comandos, proporcionando familiaridade, eficiência e conforto. A sua versatilidade torna-a adequada para uma vasta gama de aplicações, como basculantes, betoneiras e veículos municipais.
“Os nossos clientes esperam que a Scania seja um parceiro de confiança, que ofereça elevado conforto, uma experiência de utilização simples e segurança de referência numa solução completa. Dispomos agora da prova independente da Euro NCAP de que os nossos camiões cumprem essa promessa”, conclui Gustafsson.
A Euro NCAP (European New Car Assessment Programme) é uma das principais autoridades independentes em segurança automóvel, com programas de avaliação que remontam a 1997. As suas classificações por estrelas ajudam os clientes a identificar as opções mais seguras do mercado, ao mesmo tempo que incentivam os fabricantes a ultrapassar os requisitos legais e a melhorar continuamente o desempenho em matéria de segurança.
O trabalho de avaliação de Veículos Pesados da Euro NCAP teve início em 2020, tendo os primeiros resultados sido publicados em novembro de 2024. A avaliação baseia‑se em quatro fases de um acidente: condução segura, prevenção da colisão, proteção em caso de colisão e segurança pós‑colisão
Comerciais
Opel Zafira regressa ao motor Diesel em 2026
A Opel reforçou a oferta do novo Zafira 2026 com a introdução de um motor Diesel moderno de 2.2 litros, reunindo eficiência e desempenho num monovolume familiar versátil. Esta motorização junta-se à versão totalmente elétrica, dando aos clientes mais uma opção para uso diário e viagens de longa distância.

O novo bloco turbo Diesel de 2,2 litros cumpre a norma Euro 6e, desenvolvendo 132 kW (180 CV) e um binário máximo de 400 Nm, acoplado a uma caixa automática de 8 velocidades. Segundo a marca, trata-se de uma unidade mais eficiente que as anteriores, com redução de consumo e emissões de CO₂ na ordem dos 13 %, graças a uma injeção direta de última geração e um sistema optimizado de recirculação dos gases de escape.

No plano dinâmico, o Zafira com motor Diesel acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 10,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 185 km/h. Estes números traduzem-se numa condução responsiva e equilibrada, adequada tanto à cidade como à auto-estrada.
O motor Diesel está disponível nas duas versões do monovolume: o Zafira “standard” com cerca de 4,98 m de comprimento e o Zafira XL com 5,33 m, mantendo a versatilidade de até nove lugares e grande espaço interno, característica que distingue o modelo no segmento.
Além da nova motorização Diesel, o Zafira continua a oferecer a variante Zafira Electric, 100 % eléctrica e sem emissões locais, reforçando a estratégia da marca de proporcionar várias opções de propulsão no mesmo modelo.

O novo motor Diesel também é aplicado a outras variantes da família Stellantis, como o Opel Vivaro Combi, onde a versão de 180 CV é uma das propostas para quem procura transporte de passageiros ou mercadorias com maior autonomia e economia de consumo.
Com esta actualização, a Opel pretende responder à procura de clientes que continuam a valorizar os motores Diesel pela sua eficiência em uso intensivo e maior autonomia, especialmente em percursos longos, ao mesmo tempo que aposta na electrificação para ambientes urbanos e de baixas emissões.
-
Notícias2 semanas agoChina bate recorde de vendas em 2025
-
Notícias1 semana ago2025 foi o ano com mais carros importados
-
Notícias2 semanas agoThe Grand Tour vai voltar, mas com novas caras
-
Notícias1 semana agoBMW já produziu os primeiros i3 de pré-série
-
Motos6 dias agoFIM vai inaugurar “museu das campeãs”
-
Notícias2 semanas agoChina põe fim aos puxadores retráteis
-
Notícias4 dias agoLuce será o nome do primeiro Ferrari elétrico
-
Comerciais2 semanas agoMAN assinala 30 anos do Lion’s Coach com edição limitada a 30 unidades
