Quer comprar um camião novo para a sua frota? Siga os nossos conselhos – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Quer comprar um camião novo para a sua frota? Siga os nossos conselhos

Published

on

Comprar um camião é uma decisão critíca para qualquer empresa de transporte. Por isso, saber escolher o camião ideal é imprescindível, tanto para grandes como para pequenas empresas: numa empresa de grandes dimensões pelo número de camiões que pretende adquirir; numa mais pequena, pelo enorme esforço que a compra de um camião pressupõe para a tesouraria da sua empresa.



1 – Precisa realmente de um camião novo?

Esta é a primeira pergunta que deve colocar a si próprio. Otimize a utilização do seu camião e informe-se do estado da sua frota. Deverá ter conhecimento da quilometragem, antiguidade de cada camião e determinar a sua vida útil. Planifique as rotas que realiza e tenha em conta o tipo de carga que transporta em cada uma dessas rotas.

Comprar um camião novo é uma decisão que não pode ser tomada de ânimo leve. Cada veículo da sua frota deve ser um investimento e não uma despesa.

Deve ter a certeza de que vai ser rentável e produtivo para a sua empresa. Cada cêntimo que investir nele deverá ter retorno.
O custo do camião não é apenas o seu preço de aquisição. É também o combustível que vai gastar diariamente, a manutenção periódica que vai necessitar, entre outros. Mais uma vez reforçamos a ideia de que a compra de um camião é uma decisão que deve ser argumentada e refletida.

Chegados a este ponto… precisa realmente de uma camião novo?

2 – E será melhor comprar um camião novo ou um usado?

No momento de comprar um camião, a primeira decisão a tomar é a compra de um veículo novo ou de um em segunda mão.
Um camião novo é, à priori, um veículo com um funcionamento ótimo, com um vida útil mais longa e a médio prazo não precisará de revisões e reparaçoes dispendiosas. Para além disso, deverá estar atualizado a nível tecnológico.

A segunda opção, que também poderá comprar num concessionário oficial (será até mais aconselhável), poderá ser a melhor escolha. Num concessionário terá todas as condições de um novo, desde planos de manutenção e garantias, a crédito, mas com um preço mais reduzido. Numa compra a um particular (situação que já não se realiza assim tanto), não terá tantas condições, mas o preço será, sem dúvida, muito mais reduzido. O problema poderá ser, mais tarde, a garantia.

O que deve ter em conta é o facto do preço a pagar pelo seu camião poderá não ser o mesmo valor que lhe vai gerar mais tarde. Tudo dependerá de como possa amortizar o veículo. O preço de aquisição deve ser dividido entre os anos de vida útil. E aqui convém não esquecer que um camião em segunda mão não começa do “zero”. Já tem quilómetros, alguns anos e desgaste acumulado.

Então o que devo comprar?

Não existe uma resposta absoluta. Por isso, o que há a fazer é, basicamente, avaliar a suas necessidades. Comparar os preços de um camião novo com os preços de um em segunda mão e colocá-los no mesmo contexto. Calcular quanto custará amortizar o camião em cada um dos casos. A partir daí, tomar a decisão que seja a melhor para sua empresa.

3 – Como escolher um camião?

Comprar um camião novo pode parecer uma “coisa” simples. Todos os camiões funcionam bem quando acabam de sair do concessionário. Será boa ideia seguir o que o vendedor nos oferece? Para aqueles que pretendem otimizar a sua empresa, isto não é a melhor opção. Existem vários detalhes que deve ter em conta na hora de decidir o camião novo a comprar. É uma decisão suficientemente importante para que seja tomada com toda a calma e tempo.

Por isso, antes de comprar um camião novo…

A – pense em primeiro lugar na utilização que lhe vai dar. Planifique para que rotas e percursos pretende esse mesmo camião.Tenha em conta o tipo e o tamanho da carga que vai transportar com ele. Se lhe servir um camião de tamanho médio, não compre um grande. Se vai transportar materiais perigosos, assegure-se que cumpre todos os requisitos para os transportar.

B – Tenha em conta a potência. Mais potência implica um consumo de combustível superior.

C – Não se “feche” numa só marca, mesmo que tenha sido sempre de confiança. Atualmente todas as marcas de camiões são boas e todos os veículos são muito semelhantes entre si. É normal que se estiver acostumado a uma marca e tipo de camião, possa ser avesso à mudança.

D – Fale com várias marcas e vendedores com a ideia muito clara daquilo que pretende. Não deixe que ninguém o desvie do seu objetivo principal, não há ninguém que sabia melhor aquilo que quer do que o próprio interessado. Contudo, o preço poderá ser o foco de decisão mais importante.

E – Depois de ter elaborado uma lista de camiões que encaixam nas suas necessidades, o melhor será compará-los no papel, desde o preço aos equipamentos, passando pelas caraterísticas técnicas.

4 – Antes de comprar um camião usado…

Quando realiza um investimento tão importante como o que pressupõe a compra de um camião é inevitável assumir uma série de riscos. Se o camião que compra é em segunda mão, os riscos multiplicam-se.

Como especialista no setor dos transportes, de certeza que deteta com facilidade se um camião está em bom estado de conservação. Vai saber quando o tentam enganar ou quando está perante uma grande compra. Por isso, há certos aspetos que convém ter em conta quando pretender comprar um camião usado:

A – Opte por empresas que vendam camiões usados que sejam de confiança. Se for um particular, tente que seja alguém com boas referências. Procure, em todo o caso, que lhe transmitam garantias do camião.

B – Inspecione o veículo. Procure possíveis fugas, verifique pessoalmente os travões, a transmissão, a direção e as juntas. Comprove o estado da carroçaria, procurando zonas de metal oxidado ou debilitado.

C – Verifique se o camião já foi alvo de reparações. Pergunte porquê e tente perceber os componentes que foram substituídos recentemente. Assim, poderá saber se o camião precisa de despesas de manutenção elevadas.

D – Por fim, antes de comprar um cmaião usado tente levar um mecânico de confiança ou levá-lo a uma oficina para que lhe façam uma revisão completa. Há sempre que lhe passou despercebido. Minimize os riscos da compra.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Nova VW California é desvendada a 7 de maio

Published

on

Desde 2003, a autocaravana mais bem sucedida do seu segmento tem sido fabricada inteiramente pela Volkswagen Veículos Comerciais em Hanôver. Depois de mais de 20 anos e duas gerações, agora é hora de renovar completamente a popular motorhome.



No entanto, não sem dizer adeus ao modelo de maior sucesso da gama até hoje. Os últimos veículos produzidos serão premiados com um autocolante “Última Edição”. A estreia mundial do sucessor acontecerá em 7 de maio de 2024. A nova geração da Califórnia será construída na fábrica alemã da VWCV em Hanôver a partir do verão de 2024.

Era, e ainda é, a autocaravana mais popular da sua classe. Nas variantes Beach, Coast e Ocean, é mais popular do que nunca na edição atual como California 6.1 e agora está esgotado. A encomenda individual nos concessionários terminou. As últimas 1.500 Califórnia que sairão da linha de produção em Hanover-Limmer até ao verão serão reconhecidos, de longe, pelos fãs. Isso porque recebem um autocolante no pilar D com a designação “Last Edition” e, assim, transmitem inequivocamente ao mundo exterior que eles são os últimos Califórnia baseados no Transporter 6.1.

O California 6.1 amadureceu graciosamente e ainda é o número 1 indiscutível no seu segmento. No entanto, é hora de repensar completamente a série e torná-la adequada para o futuro – mantendo características comprovadas e populares da Califórnia e sempre estando um passo à frente da concorrência com mais inovações.

Continuar a ler

Comerciais

LASO em mega-operação no Parque Eólico Gardunha II

Published

on

Desde o início e até ao final do mês, a LASO está a realizar mais uma mega-operacão de transporte de componentes para o Parque Eólico Guardunha II, em Castelo Branco.
Os componentes – 60 no total – provêm de diversos pontos da Península Ibérica e destinam-se à construção de cinco torres eólicas. Pelas suas dimensões, a LASO prevê a realização de 60 viagens.



“Devido aos difíceis acessos ao Parque Eólico de Gardunha foram criadas zonas de transbordo para os transportes mais longos transbordarem as cargas para linhas de eixos e Blade Lifter, de modo a que fosse possível circular pelo interior de aldeias/vilas e pelo traçado sinuoso das estradas de serra. Esta operação requereu efetuar várias intervenções previamente como remoção de sinalização, poda de árvores e criação de zonas para o transbordo dos componentes”, refere a transportadora especializada, em comunicado.

Os itinerários a seguir são definidos em função das caraterísticas dos equipamentos e comunicado previamente à Câmara Municipal de Castelo Branco, que promova a sua divulgação junto das populações, para minorar os constrangimentos. Os tubos e componentes eólicos percorrem as estradas nacionais N112 e N238, enquanto as pás eólicas seguem pelas N3, N233, N112 e N238.

A LASO acrescenta, ainda, que “os equipamentos que têm sido utilizados foram escolhidos de acordo com as medidas e os pesos dos componentes a mobilizar”. E dá o exemplo do “Blade Lifter [que] desempenha um papel determinante quando existem estradas sinuosas, curvas apertadas, zonas povoadas, e inclinações anormais, permitindo levantar a pá eólica até 60º de inclinação, assim como rodar 360º sobre o seu eixo”.

A realização desta operação concentra cerca de 60 profissionais, dos quais mais de 20 motoristas, 30 pilotos e colaboradores dos departamentos envolvidos (Eólica, Gruas e Heavy Lift).

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração