Semirreboque com painéis solares para alimentar um camião híbrido plug-in. Será o futuro? – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Semirreboque com painéis solares para alimentar um camião híbrido plug-in. Será o futuro?

Published

on

Fruto de uma parceria de investigação, os suecos da Scania estão a desenvolver um semirreboque dotado de células solares que vão poder alimentar um camião híbrido plug-in.



Os primeiros testes indicam que é possível obter uma poupança de combustível entre 5 e 10% na Suécia e do dobro em Portugal, uma vez que temos um maior números de horas de sol por dia.

“As células solares já foram utilizadas anteriormente em barcos e caravanas, mas apenas com o objetivo de alimentar equipamentos auxiliares como frigoríficos e cozinhas, nunca para alimentar a a cadeia cinemática propriamente dita”, explica Erik Falkgrim, responsável de tecnologia no Departamento de Design de Veículos da Scania I+D.

O transportador sueco Ernst Express vai utilizar o camião para tarefas diárias de transporte. Esta empresa também colaborou com a Scania nos testes da primeira estrada elétrica do mundo dotada de catenárias aéreas. A Ernst Express vai utilizar um semirreboque de 18 moetros de comprimento com células solares instaladas nas laterais e no teto sobre uma superfície total de 140 metros. Espera-se que os painéis solares produzam anualmente 14 000 kWh na Suécia.

O projeto de investigação também vai analisar se o semirreboque fornece eletricidade à rede quando as baterias já estão completamente carregadas ou quando o camião estiver estacionado, por exemplo, aos fins de semana.

Num estudo prévio, foram simuladas diferentes operações no centro da Suécia, com as quais foram alcançadas poupanças de combustível significativas de 5 a 10%. Na Suécia há suficiente luz solar para produzir energia desde a primavera até ao outono, porque ainda que o sol seja mais fraco, exceto durante o verão, o número de horas de luz solar é superior ao habitual. Durante o resto do ano não há sol suficiente na Suécia.

Pelo contrário, em Portugal há cerca de mais 80% de horas de luz solar, onde se poderá alcançar até 20% de poupança de combustível.

Este projeto, financiado publicamente pela agência de inovação do governo sueco Vinnova e, para além da Scania e de Ernst Express, também participam a Midsummer, empresa que produz painéis solares, a Universidade de Upsala, que realiza investigações avançadas sobre células solares mais eficientes e a empresa de energia Dalakraft.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

IVECO vai fornecer 100 novos camiões S-Way à RTS

Published

on

A RTS, uma empresa alemã de soluções de transporte, encomendou 100 novos veículos IVECO S-Way Model Year 2024, que serão utilizados no âmbito de transporte nacional dos principais serviços de encomendas, organizações de consignação coletiva e na logística de bebidas.



As primeiras entregas, que irão completar a atual frota da RTS composta por mais de 350 veículos, já começaram e vão prosseguir ao longo de 2025, consolidando ainda mais a longa cooperação entre as duas empresas.

Os chassis 6×2 AS260S50Y/FS CM entregues são do tipo caixa móvel com terceiro eixo direcional, cabina Active Space de grande capacidade e motor xCursor 13 de 500 cv da FPT Industrial, tudo em conformidade com a norma Euro VI-E.

A mais recente geração do IVECO S-Way estabelece uma nova referência em termos de eficiência de combustível para a RTS, oferecendo um potencial de poupança de até 10,54% em comparação com o modelo anterior, conforme confirmado pela TÜV SÜD. Além disso, o motor xCursor 13 pode operar totalmente com HVO (Óleo Vegetal Renovado), reduzindo as emissões de CO2 até 90% em comparação com o gasóleo convencional.

Continue Reading

Comerciais

IVECO vai aumentar oferta de veículos comerciais elétricos em 2026

Published

on

A Stellantis Pro One, a unidade de negócios de veículos comerciais da Stellantis N.V., e a IVECO, a marca do Iveco Group N.V., anunciaram que assinaram acordos separados para fornecer à IVECO dois veículos comerciais ligeiros (VCL) totalmente elétricos para o mercado europeu.





Estes veículos serão baseados nas plataformas de furgões 100% eléctricos Stellantis Pro One de grande e média dimensão: massa máxima admissível (MMA) entre 2,8 e 4,25 t.
A Stellantis Pro One fabricará os furgões nas suas fábricas de Atessa (Itália), Gliwice (Polónia) e Hordain (França), e entregará os veículos comerciais ao Grupo Iveco. O grupo distribuirá então os veículos no mercado europeu (incluindo o Reino Unido) através dos seus canais habituais de vendas e serviços.

Os dois furgões IVECO anunciados terão um peso bruto de 2,8-3,1 toneladas e 3,5-4,25 toneladas, respetivamente. Irão complementar a oferta de veículos eléctricos a bateria da marca para o mercado europeu e alargá-la ao segmento dos veículos comerciais mais leves. Estes veículos comerciais alargam e melhoram a carteira de veículos comerciais ligeiros da IVECO, juntamente com o icónico eDaily, produzido em Itália.

Estes veículos comerciais alargam e melhoram o portfólio de veículos comerciais ligeiros da IVECO, juntamente com o icónico eDaily, produzido em Itália.

As duas empresas planeiam comercializar os novos modelos até meados de 2026 ao abrigo de um acordo de fornecimento de dez anos. Isto representa uma colaboração importante no sector dos veículos comerciais, um compromisso para a transição para a mobilidade sustentável com um horizonte de longo prazo.

“Estamos muito satisfeitos por acrescentar dois furgões elétricos inovadores e versáteis à nossa gama de veículos comerciais ligeiros. Estou confiante de que esta parceria irá beneficiar os nossos clientes europeus, particularmente no que diz respeito às suas atividades logísticas de última milha”, afirma Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Grupo Iveco.
Jean Philippe Imparato, Diretor de Operações da Stellantis para a Europa Alargada, afirmou estar orgulhoso por trabalhar com uma empresa italiana.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Erro RSS: DOMDocument not found, unable to use locator

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]