Semirreboque com painéis solares para alimentar um camião híbrido plug-in. Será o futuro? – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Semirreboque com painéis solares para alimentar um camião híbrido plug-in. Será o futuro?

Published

on

Fruto de uma parceria de investigação, os suecos da Scania estão a desenvolver um semirreboque dotado de células solares que vão poder alimentar um camião híbrido plug-in.



Os primeiros testes indicam que é possível obter uma poupança de combustível entre 5 e 10% na Suécia e do dobro em Portugal, uma vez que temos um maior números de horas de sol por dia.

“As células solares já foram utilizadas anteriormente em barcos e caravanas, mas apenas com o objetivo de alimentar equipamentos auxiliares como frigoríficos e cozinhas, nunca para alimentar a a cadeia cinemática propriamente dita”, explica Erik Falkgrim, responsável de tecnologia no Departamento de Design de Veículos da Scania I+D.

O transportador sueco Ernst Express vai utilizar o camião para tarefas diárias de transporte. Esta empresa também colaborou com a Scania nos testes da primeira estrada elétrica do mundo dotada de catenárias aéreas. A Ernst Express vai utilizar um semirreboque de 18 moetros de comprimento com células solares instaladas nas laterais e no teto sobre uma superfície total de 140 metros. Espera-se que os painéis solares produzam anualmente 14 000 kWh na Suécia.

O projeto de investigação também vai analisar se o semirreboque fornece eletricidade à rede quando as baterias já estão completamente carregadas ou quando o camião estiver estacionado, por exemplo, aos fins de semana.

Num estudo prévio, foram simuladas diferentes operações no centro da Suécia, com as quais foram alcançadas poupanças de combustível significativas de 5 a 10%. Na Suécia há suficiente luz solar para produzir energia desde a primavera até ao outono, porque ainda que o sol seja mais fraco, exceto durante o verão, o número de horas de luz solar é superior ao habitual. Durante o resto do ano não há sol suficiente na Suécia.

Pelo contrário, em Portugal há cerca de mais 80% de horas de luz solar, onde se poderá alcançar até 20% de poupança de combustível.

Este projeto, financiado publicamente pela agência de inovação do governo sueco Vinnova e, para além da Scania e de Ernst Express, também participam a Midsummer, empresa que produz painéis solares, a Universidade de Upsala, que realiza investigações avançadas sobre células solares mais eficientes e a empresa de energia Dalakraft.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

IVECO BUS assina acordo de fornecimento de autocarros para a Madeira

Published

on

A IVECO BUS celebrou recentemente um acordo de fornecimento de um total de 106 Autocarros IVECO com os operadores SIGA RODOESTE (RODOESTE) e a Companhia de Autocarros da Madeira S.A (CAM) no âmbito da “Concessão de serviço público de transporte rodoviário de passageiros na Região Autónoma da Madeira”, para renovação de frota.

O acordo prevê o fornecimento de um total de 106 unidades IVECO CROSSWAY e EVADYS contando com viaturas de 10 e 12 metros de comprimento, equipadas com motores FPT Cursor 9 Euro 6 STEP E de 400 CV, de tecnologia patenteada HI-SCR e baixas emissões. Dispõem ainda de todas as comodidades no seu interior e os mais recentes equipamentos de segurança, de forma a proporcionar aos passageiros uma viagem segura e com o máximo conforto.

Beneficiando de um dos melhores custos operacionais do mercado, as viaturas CROSSWAY e EVADYS oferecem aos operadores de transportes uma rentabilidade e versatilidade únicas. Especialmente concebidas para satisfazer as necessidades das rotas regionais, serviços de turismo local de média distância, serviços de shuttle para aeroportos e excursões.

Fabricadas na fábrica Výsoké Mýto (República Checa), as gamas CROSSWAY e EVADYS beneficiam de um know-how duradouro na produção de autocarros e autocarros intercidades.
A IVECO BUS garante ainda a assistência em permanência das viaturas na Região Autónoma da Madeira através da oficina autorizada BREGS, contando com equipas dedicadas à operação.

Continuar a ler

Comerciais

20 anos de Volkswagen Caddy em Poznan

Published

on

No início do outono de 2003, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a terceira geração do Volkswagen Caddy, no RAI Commercial Vehicle Show em Amsterdão.



Pouco tempo depois, a produção começou em Poznań, na Polónia, a 12 de novembro, iniciando assim uma história de sucesso para a fábrica e para o modelo. Enquanto isso, mais de 2,6 milhões de unidades na versão de teto alto, saíram da linha de montagem da fábrica no oeste da Polónia.

Quando a Volkswagen Veículos Comerciais iniciou a produção de veículos em Poznań, em 1993, nada fazia prever que este local se tornaria na maior fábrica de automóveis da Polónia, o maior empregador da região e a única fábrica de produção do Caddy. Nos primeiros anos, a fábrica em Antoninek, perto de Poznań, montou principalmente veículos de diferentes marcas do grupo. No entanto, a Volkswagen expandiu sistematicamente a fábrica para que a produção de veículos começasse além da montagem.

Poznań começou o capítulo mais importante da história da fábrica com o lançamento do Caddy: a Volkswagen planeou a produção da terceira geração do Caddy, exclusivamente para a fábrica polaca. Às 20h06 do dia 12 de novembro de 1993, o primeiro Caddy “Made in Poland” saiu da linha de produção da renovada e moderna fábrica. A orgulhosa mensagem na lateral do veículo dizia: “Jestem z Poznania!” (“Eu sou de Poznań!”).

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração