Avaliações Usados
Volkswagen Polo (2001-2009)
Published
2 anos anteson
By
Motor Guia
O Volkswagen Polo sempre foi, e continua a ser, uma referência no segmento dos utilitários, a par de modelos como o Renault Clio. Apresentando sempre linhas muito conservadoras e clássicas, tornou-se disruptivo na geração apresentada em 2001, com uma imagem marcada pelos quatro faróis dianteiros de formato circular – na imagem, vemos a versão já com o facelift operado em 2005. Mas a diferenças para o seu antecessor não são meramente estéticas.
O Polo cresceu em todas dimensões, o que lhe permite apresentar uma habitabilidade muito mais capaz, tornando-se mesmo este ponto numa das suas maiores qualidades, num habitáculo também mais arrojado, mas que continou a apostar numa elevada qualidade de construção, o que permite encontrar unidades que resistiram bem ao passar dos anos.
Já o equipamento de série é reduzido, mesmo para a época. Não será fácil encontrar uma unidade com muitos elementos de conforto, como o computador de bordo, apenas para dar alguns exemplos. Neste aspeto, o melhor será procurar uma versão, no mínimo, Confortline. A versão Highline será de evitar com o motor 1.2, devido às jantes de 16. Felizmente, o ABS e os quatro airbags são comuns a todas as versões de equipamento.
A relação entre conforto e comportamento não é referencial, pois o Polo não é propriamente divertido de conduzir, como a sua suspensão transmite para o habitáculo algumas irregularidades do asfalto, fruto de um acerto algo firme.
Motores
A gama de motores não é especialmente alargada, principalmente no mercado português, onde o grosso das vendas se dividiu entre o bloco 1.2 a gasolina e o Diesel, 1.4 TDI. O primeiro encontra-se, naturalmente, por valores mais baixos, mas o seu desempenho é algo limitado ao nível das prestações. O pequeno bloco de três cilindros tem alguma dificuldade em lidar com o peso do Polo, obrigando a usar a caixa de velocidades com excessiva frequência. Fora da cidade, as dificuldades são ainda mais evidentes.
Já o motor Diesel, ainda que transmita elevados níveis de ruído e vibrações, consegue ser expedito e, ao mesmo tempo, oferecer excelentes consumos.
Principais avarias e problemas
O Vokswagen Polo é genericamente fiável. Contudo, há que ter atenção às afinações do eixo dianteiro, que tende a provocar desgaste irregular nos pneus. Há ainda relatos de problemas elétricos com o airbag e com o elevadores elétricos dos vidros elétricos. No bloco 1.4 TDI, tenha atenção ao medidor de massa de ar.
Qualidade de construção
Habitabilidade
Conforto
Equipamento de série
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Esta geração do Nissan Micra perdeu muito do charme que o desenho algo irreverente dos seus antecessores tinha e que cativou muita gente e isso refletiu-se nas vendas. Mesmo sendo um modelo mais racional, fácil de conduzir e mais espaçoso, este Micra não conquistou tantos corações como as gerações anteriores.
Muito fácil de conduzir, especialmente em cidade, graças a uma direção leve, a um bom diâmetro de viragem e a uma boa visibilidade, este Micra revela-se o companheiro ideal para quem anda maioritariamente em circuito urbano.
Já para as viagens mais longas o motor mostra as suas limitações e a velocidades mais elevadas a insonorização também não é muito eficaz, deixando que alguns ruídos aerodinâmicos se sintam no habitáculo.
O interior tem um desenho simples e os materiais não exibem uma qualidade ao mesmo nível de alguns do seus rivais que estavam já um passo à frente no ambiente a bordo. Com quatro portas a acessibilidade é facilitada e o espaço interior é generoso para o condutor e ocupantes. O conforto é assegurado por uma suspensão com uma afinação suave que garante uma boa supressão das irregularidades.
O seu preço mostra-se equilibrado considerando o equipamento que oferece de série e o que propõe, mas já os custos de manutenção não são tão simpáticos.
Motores
Este Micra conta apenas com uma proposta em termos de motor, o tricilíndrico com 1.2 litros de cilindrada nas suas versões de 80 e 98 cv de potência máxima. Em ambos os casos são motores comedidos nos consumos e para quem faça mais quilómetros em viagens mais longas recomenda-se o 1.2 com 98 cv que revela ser mais expedito nas recuperações e acelerações.
Principais avarias e problemas
Sem grandes problemas mecânicos a assinalar o Micra mostra-se um modelo fiável, sendo apenas de referir algumas fugas de combustíveis nas primeiras unidades produzidas que levou a um regresso à assistência para corrigir o problema.
A embraiagem e os rolamentos do eixo traseiro podem evidenciar um desgaste superior ao esperado.
Habitabilidade
Facilidade de condução
Alguns materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Nascido como um furgão para todo o tipo de serviço, o Renault Kangoo teve, e ainda tem, uma longa história como comercial, tendo sido lançada também uma versão de passageiros com cinco lugares que no nosso país talvez não tenha tido o sucesso esperado precisamente por ser esteticamente muito igual ao furgão.
Contando com espaço para dar e vender o Kangoo é muito generoso no seu habitáculo tanto para os cinco ocupantes para a bagagem que estes tenham para transportar. Além disso a sua porta lateral deslizante facilita o acesso aos bancos traseiros e dá-lhe uma versatilidade muito própria.
Com uma boa relação entre preço e equipamento, o Kangoo de passageiros pouco difere da versão comercial no que diz respeito ao desenho e qualidade dos materiais utilizados o que o torna um pouco espartano no seu ambiente, apesar de ser funcional. Este facto também acaba por explicar uma insonorização do habitáculo menos conseguida.
Suficientemente confortável o Kangoo tem uma suspensão que filtra relativamente bem as irregularidades, apesar do eixo traseiro sofrer um pouco mais com o mau piso. Com boa visibilidade graças às amplas superfícies vidradas e uma direção leve o Kanggo mostra-se um modelo muito fácil de conduzir e manobrar.
Motores
O Kangoo oferece uma gama de motores que começa com as unidades a gasolina 1.2 de 75 cv, 1.4 também com 75 cv e 1.6 de 95 cv.
Nas propostas a gasóleo este Renault conta com o 1.5 dCi nas suas versões com 60, 65, 70, 80 e 85 cv, o 1.9 D com 55 e 65 cv e o 1.9 dTi com 80 cv.
Principais avarias e problemas
Os modelos equipados com o motor Diesel 1.5 dCi construídos até Junho de 2002 foram alvo de um recall para substituir a correia do alternador e um dos tensores.
O regulador de pressão da gasolina nos motores 1.2 e 1.4 pode dar problemas nos modelos fabricados até 1998. Nas primeiras unidades 1.2 podem surgir dificuldades no arranque a frio por causa de falhas nos injetores.
Já os 1.9 D construídos até 2001 podem revelar algumas complicações no sistema de refrigeração devido a um mau funcionamento do termostato.
Espaço
Versatilidade
Qualidade dos materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

O Chevrolet Cruze é um modelo que conseguiu uma boa fatia do mercado pois é um produto muito bem conseguido no seu todo e que ser um familiar médio que praticamente custa o preço de um pequeno familiar.
O preço é claramente o argumento mais forte do Cruze, mas não se pense que estamos perante um modelo low cost, nada disso. Bem equipado este familiar oferece uma boa habitabilidade e uma excelente bagageira com os seus 450 litros de capacidade.
O desenho do interior é bem conseguido com linhas modernas e a posição de condução é fácil de encontrar. Se por um lado os materiais do tablier são bons, por outro lado há alguns elementos cuja qualidade não está ao mesmo nível e alguns acabamentos não são muito refinados, o que compromete um pouco a sensação de solidez.
Confortável quanto baste, o Cruze revela uma suspensão com uma afinação suave o que lhe permite viagens tranquilas e confortáveis, mas que em piso mais degradado deixa passar algumas vibrações e ruídos para o interior. Quando o trajeto é mais exigente este Chevrolet mostra-se previsível, mas não entusiasma.
Motores
O Cruze conta com uma gama de motores composta por três unidades a gasolina, o 1.4T com 140 cv, o 1.6 com 124 cv e o 1.8 com 141 cv e os mais procurados motores a gasóleo 1.7 CDTI com 110 e 130 cv e o 2.0 CDTI com 150 e 163 cv. Estes últimos um pouco ruidosos, mas com boa relação entre prestações e consumos.
Principais avarias e problemas
O motor 2.0 CDTI pode apresentar problemas com os injetores e algumas unidades foram alvo de uma chamada à assistência para substituição de um tudo de combustível defeituoso.
Foram registados casos de alguns modelos em que as luzes de alerta no tablier acendem sem justificação, nomeadamente a de falha no motor e a de problema com os airbags.
A pintura pode revelar-se frágil com o passar do tempo e o mesmo pode ser dito sobre o forro do volante que pode deteriorar de forma prematura.
Bagageira
Habitabilidade
Facilidade de condução
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one
Estamos no Facebook
Newsletter

Radares em abril

Cerca de 61% dos veículos comerciais na Europa podiam ser elétricos

Brilhante arranque de Miguel Oliveira no Qatar

Peterbilt inicia uma nova era com a apresentação do renovado 579

A paixão automóvel cubana também chega aos Lada

Nissan Micra (2011-2018)

Clássicos BMW ganham novo espaço em Braga

Um tributo a Hannu Mikkola

Pan America, a trail da Harley-Davidson

Romelu Lukaku e a Maserati

Porsche presta tributo ao lendário 550 Spyder

BMW faz testes finais ao elétrico i4

Os bastidores do encontro entre Hamilton e Rossi

Lamborghini fecha o ano com vídeo do Urus

Marc Marquez regressa em Portimão

Ford lança duas séries especias da Ranger que chegam em outubro

Porsche Cayenne poderá vir a ser elétrico

FV Frangivento Sorpasso promete 850 cv de potência

Stellantis lança furgões a hidrogénio com 400 km de autonomia ainda este ano

Nissan Micra (2011-2018)

Suzuki revela teaser da sua nova naked
Em aceleração
- Notícias1 semana antes
Radares em abril
- Notícias2 semanas antes
Estará para nascer a Voltswagen?
- Comerciais2 semanas antes
Tudo sobre o novo Renault Kangoo, à venda em maio
- Comerciais1 semana antes
Cerca de 61% dos veículos comerciais na Europa podiam ser elétricos
- Motos1 semana antes
Brilhante arranque de Miguel Oliveira no Qatar
- Comerciais2 semanas antes
Furgões da Ford têm retrovisor que permite ver para além da divisória de carga
- Avaliações Usados2 semanas antes
Renault Kangoo (1997-2007)
- Comerciais1 semana antes
Peterbilt inicia uma nova era com a apresentação do renovado 579