Avaliações Usados
Mercedes Classe A (2012-2018)
Published
4 anos anteson
By
Motor Guia
Em 2012 o Classe A deixou de ser uma “coisa estranha” para se tornar um automóvel elegante e atrativo que rapidamente conquistou uma importante fatia de mercado aos seus rivais alemães como o Audi A3 e o BMW Série 1.
Aproveitou os motores Renault de 1,5 litros para conseguir poupar no desenvolvimento. Em Portugal a maioria dos Classe A que foram vendidos possuem o propulsor francês, mas isso não interessa porque o resto é Mercedes.
A apresentação interior é sofisticada com umas linhas modernas que fizeram sucesso á altura do lançamento, embora alguns materiais pequem pela qualidade mediana, mas a posição de condução compensa e muito tudo o resto. O condutor(a) vai muito bem instalado num banco envolvente e firme que proporciona uma condução de qualidade. Já os passageiros que seguem atrás não podem gozar do mesmo conforto pela escassez de habitabilidade traseira. A bagageira alinha pela bitola da habitabilidade traseira e também não permite muitas compras ou malas volumosas.
A Mercedes podia ter aproveitado também a suspensão da Renault que teria um efeito mais confortável e agradável em piso degradado.
Motores
A gama de motores é vasta apesar da maioria ter optado pela compra do Classe A 180 CDI. No entanto, a gasolina existem 5 opções: o 160 de 102 cv, 180 de 122 cv, 200 com 156 cv 220 4matic de 184 cv e o 250 com 211 cv. Todos eles são motores um pouco preguiçosos exceção ao 250 que se despacha muito bem nesta carroçaria do Classe A.
A oferta Diesel foi a mais procurada em Portugal com o 160 CDI de 90 cv a ser o mais acessível do Mercedes, mas era melhor negócio o 180 CDI de 110 cv pelo nível de equipamento e preços e aquele que vai encontrar mais no mercado de usados a par do 200 CDI de 136 cv. Ainda teve uma versão 220 CDI de 170 e 177 cv.
Principais avarias e problemas
O motor 180 a gasolina registou problemas de ralenti instável por defeito do sensor de ponto morto. Os motores 180, 200 e 220 CDI tiveram problemas com a válvula EGR e fugas do líquido de refrigeração que originavam perdas de potência.
O 220 e 220 CDI registaram também problemas com os tensores da correia de distribuição. No 160 e 180 CDI houve falhas no volante bimassa.
Foram registados diversos casos de problemas de direção que obrigaram a reprogramação da centralina. A parte eletrónica também anotou disfunções nos sistemas de GPS e multimédia.
Conforto interior
Motores económicos
Insonorização
<strong<Habitabilidade traseira
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Também pode gostar

Aquela que é a sexta geração de um dos modelos com maior longevidade da Ford, o Fiesta, marca uma rutura estática com os anteriores, surgindo com linhas mais fluídas e dinâmicas.
Mantendo um dos atributos que o Fiesta sempre apresentou, o seu bom comportamento dinâmico, esta geração continua a ser uma proposta muito equilibrada para quem procura um modelo deste segmento que se revela fácil de conduzir, mas também oferece alguma diversão.
Com uma direção leve, mas informativa e precisa, este Fiesta mostra-se um bom companheiro em ambiente urbano e a firmeza quanto baste da sua suspensão faz dele um modelo também divertido quando as curvas se sucedem, sem no entanto prejudicar muito o conforto que se sente no interior quando o piso é mais degradado. Neste plano, o do conforto, a insonorização não joga muito a favor deste Ford já que o ruído do motor é uma presença que podia ser menos evidente.
O habitáculo tem um desenho moderno, lamentando-se apenas a utilização de alguns materiais que não são dos mais nobres e a ergonomia de alguns comandos, nomeadamente os da consola central, que exigem alguma habituação para se tornarem intuitivos. Este Fiesta oferece um bom espaço interior, tanto para quem vai nos bancos da frente como para os passageiros dos bancos traseiros. A bagageira é boa com os seus 281 litros, mas apresenta um plano de carga algo elevado.
Motores
A oferta de motores é vasta e começa com as unidades a gasolina de 1.0 litros EcoBoost com 100 cv, 1.25 com 60 e 82 cv, 1.4 16V com 97 cv e o mais potente 1.6 EcoBoost com 200 cv. Já nas opções Diesel este Fiesta conta com o 1.4 TDCi com 69 cv, o 1.5 TDCi com 75 cv e o 1.6 TDCi com 95 cv. Estas mostram-se as opções mais apelativas graças aos consumos reduzidos e às boas prestações que apresentam.
Principais avarias e problemas
Os modelos equipados com o motor a gasóleo 1.4 TDCi podem apresentar irregularidades no ralenti, o que pode ser resolvido com uma reprogramação. Nas unidades com esta motorização produzidas até dezembro de 2012 podem surgir casos de um ruído de motor exagerado e algum cheiro a combustível devido a anomalias nas juntas dos injetores. O motor 1.6 TDCi pode exibir perdas de potência com origem no turbo o que pode levar à sua substituição.
O pedal de embraiagem pode começar a ranger, o que é facilmente resolvido com lubrificação. O capot pode exibir dificuldades na abertura devido a problemas no cabo do fecho. A climatização pode perder potência no seu funcionamento levando a uma reprogramação e à substituição de alguns elementos elétricos.
Facilidade de condução
Comportamento dinâmico
Insonorização
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Com o sucesso conquistado com o lançamento da reinterpretação do Fiat 500 em 2008, a marca transalpina de imediato pensou numa forma de potenciar esse sucesso atingindo mais públicos e assim nasceu o 500L de cinco portas destinado a satisfazer as necessidades de espaço e polivalência das jovens famílias.
Desta forma o 500L oferece um espaço interior bem generoso e com um conjunto de soluções de modularidade, como o banco dianteiro do passageiro rebatível ou uma organização da bagageira, este Fiat oferece uma multiplicidade de soluções para várias situações diferentes.
O desenho do interior é todo ele muito replicado do estilo do Fiat 500 e apresenta um ambiente moderno e bem conseguido, mas a perceção de qualidade sai um pouco manchada pela utilização de alguns materiais menos refinados.
Este Fiat 500L cumpre no plano do conforto, mas não deslumbra. A sua insonorização podia ser melhor já que em auto-estrada os ruídos aerodinâmicos tornam-se companheiros de viagem. A suspensão suprime as irregularidades do piso, mas não domina em pleno os movimentos da carroçaria pelo que dinamicamente este 500L não é um modelo para grandes entusiasmos ao volante.
Com um preço competitivo, este Fiat tem também outro ponto a seu favor no plano económico que são uns custos de manutenção comedidos.
Motores
A gama de motores do 500L começa com as opções a gasolina 0.9 Turbo TwinAir com 105 cv e o 1,4 16V com 140 cv, passando para as propostas a gasóleo com os motores Multijet 1.3 com 84 cv e 1.6 com 105 cv de potência. estes últimos com a vantagem dos consumos a rondarem a casa dos 4 litros aos 100 quilómetros.
Principais avarias e problemas
Os motores 0.9 a gasolina podem apresentar algumas vibrações ao ralenti, algo que é solucionado com uma reprogramação.
Algumas unidades equipadas com os motores 1.3 e 1.6 Multijet a gasóleo podem exibir perdas de potência devido a uma anomalia na bomba de combustível do depósito.
Podem surgir ruídos nas suspensões traseiras devido a problemas com os apoios das molas.
A climatização pode apresentar um funcionamento erróneo que é resolvido com uma reprogramação.
Habitabilidade
Custos de manutenção
Alguns materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Renault Austral vence o troféu de Carro do Ano em Portugal

Combustíveis sintéticos poderão manter vivos os motores a combustão

Pagamento de portagens com o tacógrafo está cada vez mais perto

Miguel Oliveira com boas sensações nos testes

Alguns segredos sobre o abastecimento

Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas

BMW revela teaser do novo i5

Pininfarina Battista bate recorde do quarto de milha

A volta perfeita no Estoril com Tiago Monteiro e o filho

Lamborghini relembra o legado do Miura como o primeiro supercarro

Ferrari Purosangue aquece a Noruega

Fast X já tem trailer

Rolls Royce celebra 20 anos em Goodwood

A “alucinante” perseguição a… um trator

Volkswagen estuda elétrico que custe menos de 20 mil euros

Como são os camiões da BMC? Onde se produzem? Que motores usam?

Novo Kia EV9 desvendado

Alguns segredos sobre o abastecimento

Petição para uso obrigatório de capacete nas trotinetas já tem mais de 2.500 assinaturas

Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas

BMW revela teaser do novo i5
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por TopolinoBoas. Tenho pesquisado e de facto a informação é contraditória. Por um lado consta que há falta de pilotos. Por outro lado fica-se com a...
- por kiko99Ora boas malta. Preciso da vossa ajuda se possível. Estou a equacionar a aquisição de novo carro pois o meu velhinho teve um acidente e não sei...
- por PneucarecaPortugal em conjunto com a Alemanha, Republica Checa, Polónia, Itália, Eslováquia, Roménia, e Hungria juntos em discussões sobre o Euro 7 e o...
- por PeLeveComo é que isto foi possível? Fonte (https://zap.aeiou.pt/carros-roubados-cabo-usb-526840)
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
Radares em março
- Notícias2 semanas antes
Fendt apresentou protótipo de trator a hidrogénio
- Notícias2 semanas antes
Menos um General Lee na estrada
- Notícias2 semanas antes
Vendas de elétricos continuam a crescer no nosso mercado
- Notícias2 semanas antes
Hyundai revela o novo Kauai
- Avaliações Usados2 semanas antes
Ford Fiesta (2008-2017)
- Notícias1 semana antes
Renault Austral vence o troféu de Carro do Ano em Portugal
- Comerciais2 semanas antes
Volvo entrega 20 camiões elétricos à DFDS em Gotemburgo