Comerciais
Mercedes-Benz anuncia nova geração eSprinter com base numa plataforma dedicada
A Mercedes-Benz anuncia a próxima geração da eSprinter que vai ter por base a recém desenvolvida Plataforma de Versatilidade Elétrica que representou um investimento de 350 milhões de euros; com três bateria e numerosas opções de carroçaria, desde o furgão até a versões de transporte de pessoas e chassis para plataformas basculantes.

A marca alemã eletrifica constantemente todas as gamas de modelos e continua a focar-se na confibilidade, na qualidade na otimização do custo total de propriedade (TCO). Com o objetivo de criar um valor agregado ainda maior para os clientes do futuro, a nova plataforma conta com três módulos que permite maior liberdade no desenvolvimento e desenho de vários tipos de configurações.
A Mercedes-Benz está convencida das vantagens ecológicas e económica dos furgões elétricos com bateria e seguirá os seus planos para ter furgões elétricos em todos os segmentos de mercado. Com a próxima geração da eSprinter, a Mercedes-Benz Vans contínua com a sua estratégia de eletrificação.
A divisão de vans reforça assim a sua intenção de liderança em sistemas de propulsão elétrica, por isso este avultado investimento. Vai propor ainda uma gama adequada para os mercados norte-americano e canadiano. A próxima geração da eSprinter será produzida num ambiente isento de CO2, mais um passo na aplicação do “Ambition2039”.

A marca de Estugarda já é líder na Europa com mais de 30% de participação no mercado de veículos elétricos no segmento doe furgões médios e grande. Depois da eVito e da eSprinter, a Mercedes-Benz deverá lançar um futuro eCitan, aquando da nova geração.
A Mercedes-Benz reajustou a sua estratégia em linha com a divisão de ligeiros e centra-se nos seguintes temas:
– Um claro posicionamento como marca premium para clientes comerciais e privados e é precisamente o que a marca está a tentar alcançar.
– Foco no crescimento rentável: outro ponto chave é o foco em mercados e segmentos de alto volume e margem. Na Europa, a Mercedes-Benz Vans ampliará ainda mais a sua participação na região NAFTA e Ásia, focada na China.
– Baixar os custo para melhorar a rentabilidade e aumentar a competitividade devem reduzir-se os custos fixos. A rentabilidade tem um papel preponderante na transformação até à mobilidade.
Comerciais
Grupo Paulo Duarte acelera IA com SAP
O Grupo Paulo Duarte deu mais um passo decisivo no seu percurso de modernização ao escolher a SAP como parceiro tecnológico para suportar uma nova fase de transformação digital, agora impulsionada por soluções cloud e inteligência artificial.
Com uma história de mais de oito décadas, o grupo português tem vindo a afirmar uma estratégia de crescimento sustentado, assente na eficiência operacional, na inovação e na expansão além-fronteiras. Num contexto cada vez mais exigente para o setor dos transportes e logística, marcado pela digitalização, pela necessidade de maior controlo operacional e pela crescente pressão regulatória, a empresa decidiu avançar para uma plataforma tecnológica mais integrada, capaz de acompanhar a evolução do negócio.
A nova infraestrutura assenta na implementação de soluções SAP que abrangem áreas críticas da organização. A plataforma SAP ERP Cloud passa a funcionar como o núcleo da gestão financeira, operacional e administrativa, enquanto o SAP SuccessFactors assume um papel central na gestão de recursos humanos. A estas ferramentas juntam-se funcionalidades de inteligência artificial, concebidas para automatizar processos, melhorar a qualidade dos dados e reforçar a capacidade de análise e decisão.
Mais do que uma atualização tecnológica, trata-se de uma transformação estrutural que impacta todas as unidades de negócio do grupo. O objetivo é claro: eliminar silos de informação, aumentar a visibilidade sobre as operações e garantir maior agilidade na resposta aos desafios do mercado.
Para Gustavo Paulo Duarte, CEO do grupo, esta aposta representa um reforço da capacidade competitiva: a integração das áreas-chave do negócio e o acesso a informação mais fiável e em tempo real permitirão sustentar o crescimento e responder de forma mais eficaz à expansão internacional.
Também do lado da SAP, a parceria é vista como um exemplo da evolução do setor. Segundo Nuno Saramago, diretor-geral da SAP Portugal, a adoção de soluções cloud com inteligência artificial integrada permite às empresas não só otimizar processos, mas também inovar e adaptar-se rapidamente a um mercado em constante transformação.
Com esta implementação, o Grupo Paulo Duarte prepara-se para uma nova fase do seu desenvolvimento, onde a tecnologia assume um papel central na eficiência, na integração e na tomada de decisão. Um investimento que não só acompanha o crescimento do grupo, como cria as bases para uma operação mais inteligente, escalável e preparada para os desafios futuros da logística e dos transportes.
Comerciais
Kia PV5 Cargo vai ter opções de teto alto
A Kia prepara-se para reforçar a sua presença no segmento dos veículos comerciais ligeiros elétricos com a estreia europeia de duas novas variantes do PV5 no Salão de Veículos Comerciais do Reino Unido, que decorre entre 21 e 23 de abril, em Birmingham.
Em destaque estarão as versões Kia PV5 Cargo High Roof e Kia PV5 Cargo Standard, que se juntam ao já conhecido PV5 Cargo Long, alargando a oferta da marca no âmbito da estratégia Platform Beyond Vehicle (PBV). As novas configurações chegam com diferentes dimensões de comprimento e altura, permitindo responder a um leque mais abrangente de necessidades nos setores dos transportes e da logística.
A versão Standard (L1H1) posiciona-se como a nova entrada na gama PBV, apostando em dimensões mais compactas e elevada manobrabilidade, características particularmente relevantes para operações em ambiente urbano. Já a variante High Roof (L2H2) privilegia o equilíbrio entre dimensão exterior e capacidade de carga, oferecendo um volume comparável ao de modelos de segmentos superiores.

Além destas novidades, o espaço da Kia no evento contará ainda com diferentes soluções de conversão do PV5, evidenciando a versatilidade da plataforma e a sua capacidade de adaptação a diversas atividades profissionais. Em Portugal, a marca é representada pela Astara.
Paralelamente à expansão da gama de veículos, a Kia vai também apresentar o seu ecossistema de soluções digitais para empresas, designado Kia Business Solutions Ecosystem. Este conjunto integra ferramentas de carregamento e gestão de frotas desenvolvidas para otimizar a operação de veículos elétricos em contexto profissional.
Entre as soluções disponíveis destacam-se o Kia Business Portal, o sistema de gestão de frotas (FMS), o Business Mode na aplicação Kia e o Kia Charge for Business. Estas plataformas permitem aos operadores monitorizar em tempo real a utilização dos veículos, os padrões de carregamento e os custos operacionais, contribuindo para uma gestão mais eficiente e informada.
Com esta presença no salão britânico, a Kia reforça a sua estratégia de eletrificação no segmento profissional, combinando veículos comerciais elétricos com serviços digitais integrados, com o objetivo de aumentar a eficiência e o tempo de atividade das frotas.
-
Notícias6 dias agoBMW iX3 venceu o World Car Of The Year 2026
-
Notícias2 semanas agoFiat 600 tem nova versão a gasolina
-
Notícias Motos2 semanas agoTriplo pódio para Miguel Oliveira
-
Notícias2 semanas agoDaniel Craig é a nova imagem da Denza
-
Notícias1 semana agoCupra mostra um pouco do Raval
-
Comerciais2 semanas agoMAN reforça segmento pesado com novo TGX de 250 toneladas
-
Comerciais1 semana agoVolkswagen Caddy 2026 vai ser mais “elétrico” em 2026
-
Notícias1 semana agoBatata frita derruba posto de abastecimento
