Comerciais
O hidrogénio será o futuro dos camiões de longo curso
Published
3 meses anteson
By
Motor Guia
Os grande fabricantes de camiões começam a voltar-se mais rapidamente para a eletrificação. Já há alguns anos que trabalham para as emissões zero, mas é agora que têm de começar a preocupar-se com elas.
A Mercedes Trucks já apresentou camiões e autocarros elétricos, mas tudo aponta para que uma das suas apostas de futuro sejam os camiões a célula de combustível, alimentado por hidrogénio de alta pressão. A melhor prova é este camião que recebe a designação GenH2 Truck, idealizado para longos percursos em estrada livre de emissões.
Para além do GenH2 Truck puramente conceptual, a marca alemã apresentou, na mesma leva, um eActros Long Haul 100% elétrico, com uma autonomia de 500 km, valor muito superior aos 200 km anunciados para o primeiro eActros.
No caso do camião a hidrogénio, o seu abastecimento demora pouco mais que um abastecimento de gasóleo e com um depósito de hidrogénio será capaz de percorrer até 1000 km sem abastecer. Mas o melhor é a sua capacidade de carga e o seu desempenho.
O GenH2 Truck Fuel Cell terá um rendimento e uma autonomia muito semelhante à de um camião convencional, segundo a marca. Este trator terá uma capacidade de reboque de até 25 toneladas, alcançando uma massa máxima autorizada de 40 toneladas. Os seus dois depósitos de hidrogénio armazenam um total de 80 kg de hidrogénio em alta pressão, que são depois convertidos em eletricidade por duas células de combustível de 150 kW de potência unitária. Dois motores elétricos de 330 kW de potência máxima encarregam-se de mover as rodas.
Ou seja, o camião passa para o solo um máximo de 660 kW de potência (897 CV) e 4141 Nm de binário, com uma potência constante de 460 kW (625 CV) e um gigantes binário de 3154 Nm. Mas, se esta potência não for suficiente em determinadas condições, uma bateria auxiliar de 70 kWh de capacidade é capaz de proporcionar à cadeia cinemática 400 kW adicionais, que se somam à potência de saídas das células de combustível. Um recurso muito útil na hora de atravessar zonas de montanha com o semirreboque carregado até ao topo.
Uma das chaves do futuro do transporte rodoviário alimentado por hidrogénio é a existência de uma rede de postos de abastecinento deste combustível e que utilizam hidrogénio gerado com a eletricidade de fontes renováveis.
O Mercedes-Benz GenH2 Truck vai começar os testes de estrada em 2022 com alguns clientes muito específicos, enquanto a versão de produção vai chegar à estrada a partir de 2025. O concept agora mostrado é um exercício de design e a versão final deverá ser muito diferente em termos estéticos.
Também pode gostar
Mercedes revela a mais recente versão do MBUX
O hidrogénio para os camiões está à porta. O mais recente projeto chama-se H2Accelerate
Seis dicas para manter a cabina do seu camião sempre limpa
BMW iX – Dezembro 2021
A partir de 2040 deixarão de se vender camiões Diesel e a gás na Europa
Hennessey revelou o Venom F5 de produção
Comerciais
GM mostra novo furgão elétrico e lança marca BrightDrop
Published
16 horas anteson
18/01/2021
O CES (Consumer Eletronic Show) que este ano aconteceu de forma virtual, serviu de palco para a apresentação de um novo carro elétrico da General Motors e de uma nova marca apelidade de Bright Drop.
Todos os carros elétrico produzidos pelo gigante americano vão receber esta designação e vão começar a ser produzidos este ano. O primeiro veículo é este furgão elétrico EV600.
Desenvolvido sob uma nova plataforma desenvolvida pela GM, conta com bateria Ultium, produzidas em parceria com a LG. Ainda se conhecem poucos detalhes técnicos, mas há quem diga que a cadeia cinemática será idêntica à da pick-up elétrica do Hummer.
Este é um furgão de entregas totalmente elétrico com tração às quatro rodas e um compartimento de carga de 17 m3. A GM promete uma autonomia elétrica de 402 km com uma única carga de bateria. A capacidade desta não foi revelada, conhece-se apenas o número de módulos da bateria Ultium: 20.
Quanto a capacidade de carregamento, o EV600 está pronto a aceitar corrente CC relativamente modesta de 120 kW. Numa hora ligado à tomada, fica com um carregamento para 274 km de autonomia.
Comerciais
Trabalhe em qualquer lugar neste confinamento com o novo Nissan NV350 Office Pod Concept
Published
4 dias anteson
15/01/2021
Trabalhar a partir do carro nunca nos pareceu tão libertador graças ao mais recente concept da Nissan. Tem por base o NV350 Caravan, o “Office Pod” é a autocaravana perfeita para enfrentar esta pandemia.
Farto de trabalhar no seu escritório atulhado, curvado sobre uma secretária ou sentado na cadeira da cozinha? Farto da vista da janela da sua casa? Todos estes “problemas” e muitos mais podem ser resolvidos com este Office Pod, desvendado no Salão de Tóquio de 2021 em formato virtual.
Lá dentro encontramos uma secretária e uma cadeira de escritório que desliza da parte traseira do veículo. Os acabamentos são modernos e numa cor branca estilo escritório e, ao saírem do furgão, criam mais espaço dentro da NV350 Caravan e permite ainda usufruir da vista para o exterior.
Contempla ainda uns degraus que podem se colocados ao lado da porta deslizante para se poder sair e entrar no escritório de forma simples e rápida. Há ainda detalhes como uma máquina para aquecer água, várias chávenas…
Mas o melhor detalhe, de longe, é o terraço no tejadilho para apanhar sol. Vem com chapéu de sol e espreguiçadeira e é o local ideal para uma escapadinha de almoço após um longo dia de trabalho na caravana.
O lado de fora está forrado a vinil branco dando à NV350 um aspeto de escritório mais realista.
Para já é só um concept, mas quem sabe não poderá ser uma realidade nos próximos tempos? A pandemia não tem dado tréguas e quanto mais isolados estivermos, infelizmente parece ser o melhor.

A Primafrio volta a apostar em camiões DAF para renovar a sua frota. Depois de uma encomenda em 2016, o operador espanhol (ainda que tenha muitos camiões com matrícula portuguesa) adquiriu 1300 unidades DAF XF 480 Super Space Cab. A entrega dos veículos será faseada, mas já entraram ao serviço 400 unidades.
Esta é a segunda grande encomenda da Primafrio à DAF Trucks. Em 2016, esta empresa sediada em comprou 1000 camiões à DAF e um ano depois as primeiras 300 unidades já estavam ao serviço do operador espanhol de transportes e logística.
“A utilização diária demonstrou que estes veículos se tornaram numa das referências em termos de fiabilidade, eficiência de combustível e conforto do motorista”, comentou Jose Esteban Conesa, CEO da Primafrio.
“Esta nova encomenda integra o nosso plano de renovação de frota que nos permitirá ter veículos com as mais recentes tecnologias disponíveis”, acrescenta o responsável. “Com a nova adjudicação, reforçamos a nossa excelente relação profissional com a DAF”, sublinha Juan Esteban Conesa.
“Com os 1300 DAF XF 480 Super Space Cab conseguiremos melhorar a rendibilidade e a eficiência nas nossas rotas. Além disso, a pegada de carbono da frota da Primafrio será reduzida com os eficientes tratores XF. O DAF XF enquadra-se na nossa filosofia de negócio: é um camião muito fiável que garante as entregas a tempo, assim como segurança e conforto para os nossos motoristas”.
Por sua vez, Richard Zink, diretor de marketing e vendas da DAF Trucks, refere que o facto de operadores de referência como a Primafrio estarem a optar pelo DAF XF com base na sua longa experiência é “o reconhecimento da fiabilidade, eficiência e conforto do motorista do camião”.
O também membro do conselho de administração da DAF Trucks adianta que esta encomenda “sublinha o sentimento positivo do mercado: a procura de transporte está a recuperar. Estamos muito felizes por podermos apoiar a indústria dos transportes com camiões de elevada qualidade”.
A Primafrio é uma empresa especializada no transporte de mercadoria refrigerada e de bens de elevado valor, sendo um dos operadores que tem registado um maior crescimento na Europa. Com sede em Múrcia, a empresa tem filiais na Andaluzia, Catalunha, País Basco, Lisboa, como também em França e na Alemanha.
No final de 2020, a Primafrio contava com 900 camiões DAF na sua frota.
Estamos no Facebook
Newsletter

Radares em janeiro

Como limpar bem o para-brisas

Usar o telemóvel enquanto conduz pode dar multa até 1250 euros

DS DS5 (2011-2018)

Dodge Ram cai na linha de montagem

A Singer mostra como sair do asfalto em grande estilo

Próximo Honda Civic Type R ainda será só a combustão

Os bastidores do encontro entre Hamilton e Rossi

Lamborghini fecha o ano com vídeo do Urus

Aventura em Havana

Subaru voa na mais recente Gymkhana

O sistema híbrido da Kawasaki

Os alces andam a lamber carros no Canadá

Miguel Oliveira fez a Ponte 25 de Abril na sua KTM de MotoGP

O Renault 5 está de regresso

GM mostra novo furgão elétrico e lança marca BrightDrop

Cuidados a ter com os travões da sua moto

Citroën C1 (2014-…)

Dodge Ram cai na linha de montagem

Trabalhe em qualquer lugar neste confinamento com o novo Nissan NV350 Office Pod Concept

Radares em janeiro
Em aceleração
- Notícias5 dias antes
Radares em janeiro
- Manutenção1 semana antes
Como limpar bem o para-brisas
- Comerciais2 semanas antes
O hidrogénio para os camiões está à porta. O mais recente projeto chama-se H2Accelerate
- Legislação7 dias antes
Usar o telemóvel enquanto conduz pode dar multa até 1250 euros
- Avaliações Usados1 semana antes
DS DS5 (2011-2018)
- Curiosidades4 dias antes
Dodge Ram cai na linha de montagem
- Comerciais2 semanas antes
Furgões de mercadorias também já vão aos testes da Euro NCAP
- Notícias1 semana antes
A Singer mostra como sair do asfalto em grande estilo