Comerciais
O hidrogénio será o futuro dos camiões de longo curso
Published
2 anos anteson
By
Motor Guia
Os grande fabricantes de camiões começam a voltar-se mais rapidamente para a eletrificação. Já há alguns anos que trabalham para as emissões zero, mas é agora que têm de começar a preocupar-se com elas.
A Mercedes Trucks já apresentou camiões e autocarros elétricos, mas tudo aponta para que uma das suas apostas de futuro sejam os camiões a célula de combustível, alimentado por hidrogénio de alta pressão. A melhor prova é este camião que recebe a designação GenH2 Truck, idealizado para longos percursos em estrada livre de emissões.
Para além do GenH2 Truck puramente conceptual, a marca alemã apresentou, na mesma leva, um eActros Long Haul 100% elétrico, com uma autonomia de 500 km, valor muito superior aos 200 km anunciados para o primeiro eActros.
No caso do camião a hidrogénio, o seu abastecimento demora pouco mais que um abastecimento de gasóleo e com um depósito de hidrogénio será capaz de percorrer até 1000 km sem abastecer. Mas o melhor é a sua capacidade de carga e o seu desempenho.
O GenH2 Truck Fuel Cell terá um rendimento e uma autonomia muito semelhante à de um camião convencional, segundo a marca. Este trator terá uma capacidade de reboque de até 25 toneladas, alcançando uma massa máxima autorizada de 40 toneladas. Os seus dois depósitos de hidrogénio armazenam um total de 80 kg de hidrogénio em alta pressão, que são depois convertidos em eletricidade por duas células de combustível de 150 kW de potência unitária. Dois motores elétricos de 330 kW de potência máxima encarregam-se de mover as rodas.
Ou seja, o camião passa para o solo um máximo de 660 kW de potência (897 CV) e 4141 Nm de binário, com uma potência constante de 460 kW (625 CV) e um gigantes binário de 3154 Nm. Mas, se esta potência não for suficiente em determinadas condições, uma bateria auxiliar de 70 kWh de capacidade é capaz de proporcionar à cadeia cinemática 400 kW adicionais, que se somam à potência de saídas das células de combustível. Um recurso muito útil na hora de atravessar zonas de montanha com o semirreboque carregado até ao topo.
Uma das chaves do futuro do transporte rodoviário alimentado por hidrogénio é a existência de uma rede de postos de abastecinento deste combustível e que utilizam hidrogénio gerado com a eletricidade de fontes renováveis.
O Mercedes-Benz GenH2 Truck vai começar os testes de estrada em 2022 com alguns clientes muito específicos, enquanto a versão de produção vai chegar à estrada a partir de 2025. O concept agora mostrado é um exercício de design e a versão final deverá ser muito diferente em termos estéticos.
Também pode gostar
Comerciais
IVECO volta a ser o Fornecedor Oficial de Camiões para o MotoGP
Published
2 dias anteson
29/03/2023
A IVECO anunciou a renovação da sua parceria com o MotoGP, o mais importante campeonato de motociclismo do mundo, ao abrigo de um acordo de quatro anos com a Dorna Sports, detentora de direitos comerciais e organizadora do FIM Grand Prix World Championship (MotoGP) desde 1991.

Confirmando, mais uma vez, os seus fortes laços com o mundo dos desportos motorizados, passados quase dez anos após o seu anterior patrocínio, a IVECO terá o estatuto de “MotoGP Truck Supplier”, fornecendo 14 veículos IVECO para assegurar o transporte dos materiais de hospitalidade da Dorna Sports, para eventos os de MotoGP, no período de 2023 a 2026.
A temporada de 2023 teve início, domingo, 26 de março, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão (Portugal) e irá terminar em novembro, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência (Espanha), contemplando um total de 21 Grandes Prémios, a realizarem-se em 18 países diferentes.
A IVECO irá dar apoio durante toda a presente temporada de MotoGP com 13 camiões IVECO S-WAY – o modelo de referência na gama de veículos pesados da marca – e com uma unidade Daily, o seu icónico veículo comercial ligeiro. Fiáveis, seguros e robustos, os camiões IVECO serão responsáveis pelo transporte dos materiais e equipamentos utilizados em cada evento, nas rotas que ligam os circuitos, contribuindo para as estruturas destinadas a acolher convidados e adeptos.
Os veículos encontram-se personalizados com os logótipos do MotoGP e da IVECO, contando com uma pintura especial em branco, concebida para refletir um forte estilo desportivo, típico dos desportos motorizados.
Em complemento, a IVECO é, também, Patrocinadora Oficial do Repsol Honda Team e Fornecedor Oficial do Mooney VR46 Racing Team Tractor Unit, apoiando, com os seus camiões IVECO S-WAY, a logística destas equipas no transporte dos equipamentos dos pilotos, para as corridas de MotoGP realizadas na Europa.

A MAN anunciou novas motorizações para o TGX, modelo que assim vai ganhar um restyling para encarar os próximos anos com mais argumentos.
Depois de se ter pensado que os camiões MAN receberiam motores Scania, os planos mudaram e o construtor alemão deverá continuar com mecânicas próprias mais tempo. Assim, a aposta foi modernizar o bloco 12,4 litros que vai passar a dispor de mais potência e consumo inferior.
O modelo vai entrar em produção em maio e terá no D26 de 12,4 litros uma novidade, com as várias versões a ganharem 10 CV de potência e 50 Nm de binárioAssim, em vez de 430, 470 e 510, passaremos a ter 440, 480 e 520 CV.
Foi ainda anunciado um sistema de controlo da suspensão pneumática, que ajusta a suspensão à velocidade do veículo. O sistema de travagem também foi redesenhado.
Destaque ainda para uma alteração do sistema OptiView, das câmaras que fazem de retrovisores. Só o facto de possuir spoilers mais completos, vai permitir uma redução de condumo até 1,1%.

Netflix vai fazer série sobre Ayrton Senna

Audi TT (2014-…)

Miguel Oliveira merecia melhor sorte

Renault já revelou o novo Espace

MAN aprimora e moderniza modelo TGX para 2023

Miguel Oliveira não vai ao Grande Prémio da Argentina

Volkswagen estuda elétrico que custe menos de 20 mil euros

Um Ioniq 6 de chocolate

Pininfarina Battista bate recorde do quarto de milha

A volta perfeita no Estoril com Tiago Monteiro e o filho

Lamborghini relembra o legado do Miura como o primeiro supercarro

Ferrari Purosangue aquece a Noruega

Fast X já tem trailer

Rolls Royce celebra 20 anos em Goodwood

Renault já revelou o novo Espace

Miguel Oliveira não vai ao Grande Prémio da Argentina

IVECO volta a ser o Fornecedor Oficial de Camiões para o MotoGP

Netflix vai fazer série sobre Ayrton Senna

Miguel Oliveira merecia melhor sorte

MAN aprimora e moderniza modelo TGX para 2023

Audi TT (2014-…)
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por Alvaro20005498Olá, tenho uma peugeot 407 sw e os sensores de estacionamento traseiros deixaram de dar sinal (bipp). Mas quando estou a fazer marcha atrás reparo...
- por PeLeve... umas vezes o PS, outras o PSD? Nem seria preciso, mas estive a consultar os resultados eleitorais desde 1974 até ao resultados mais actuais...
- por PeLeveMal amada, "devalorizada", "estigmatizada" como "zona de comunistas", a margem sul do Tejo tem sitemática e historicamente sido relegada para as...
- por Prk1996Bom dia Depois da meter um turbo recondicionado o carro ficou a fazer-me consumos a volta de 12l / 100 km Carro trabalha bem e não treme....
Em aceleração
- Comerciais2 semanas antes
Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas
- Manutenção2 semanas antes
Alguns segredos sobre o abastecimento
- Notícias3 dias antes
Netflix vai fazer série sobre Ayrton Senna
- Avaliações Usados6 dias antes
Audi TT (2014-…)
- Motos4 dias antes
Miguel Oliveira merecia melhor sorte
- Notícias23 horas antes
Renault já revelou o novo Espace
- Comerciais4 dias antes
MAN aprimora e moderniza modelo TGX para 2023
- Notícias2 semanas antes
Novo Kia EV9 desvendado