Matrículas em Portugal deixam de indicar data – Motorguia
Ligue-se connosco

Notícias

Matrículas em Portugal deixam de indicar data

Published

on

As novas matrículas automóveis vão deixar de ter aquele retângulo amarelo que serve para indicar o ano e mês em que foi criada aquela matrícula. Segundo o diploma agora publicado em Diário da República, “não é elemento relevante” para identificação das viaturas e pode gerar “interpretações incorretas”.

O decreto-lei n.º 2/2020, que altera o Regulamento da Matrícula, o Código da Estrada e o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, refere que o objetivo é “a harmonização do modelo de chapa de matrícula com o da generalidade dos Estados-membros da União Europeia, que não apresentam referência à data da primeira matrícula do veículo”.

Este elemento pode provocar interpretações erradas por parte de algumas entidades de outros Estados-membros da União Europeia quando os veículos circulam fora de Portugal, pois há diversos países a utilizam uma solução semelhante para indicar a data limite de validade da matrícula. Podemos exemplos em automóveis acabados de importar para Portugal e que estejam ainda sem matrícula nacional.

Esta medida tem apenas caráter obrigatória para as matrículas emitidas após o término da atual série de matrículas. No caso dos automóveis já matriculados, sejam eles “nacionais” ou importados, não existe a obrigatoriedade de alterar a matrícula. Contundo, quem o desejar, poderá fazê-lo, o que poderá uma solução bastante requisitada por quem possuem automóveis “importados” e se sente, por vezes, um pouco descriminado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Notícias

Fiat Topolino está de regresso em modo elétrico

Published

on

A Fiat revelou aquele que será a sua próxima aposta totalmente elétrica para uma mobilidade mais sustentável nas cidades. Trata-se do Topolino.



Recuperando um nome que fez história na marca italiana, a Fiat revelou agora as linhas do seu novo Topolino. Utilizando a mesma plataforma e, muito provavelmente o mesmo sistema elétrico e motorização, do seu “primo” Citroën AMI este Topolino apresenta um estilo que se inspira claramente numa imagem retro.

Não tem portas, apenas duas cordas, e o tecto é em lona, o que lhe dá uma imagem ainda mais “leve” e descontraída.

Para já a Fiat não revelou nada sobre as características técnicas deste Topolino, nem avançou com a data da sua comercialização.

Continuar a ler

Notícias

O Citroën C5 Aircross tem nova tecnologia híbrida

Published

on

A gama do C5 Aircross cresceu na sua oferta de modelos híbridos com a chegada ao mercado do Hybrid 136 que conta com a nova tecnologia Hybrid 48V.



Este C5 Aircross conta com o motor Puretech de nova geração, um tricilíndrico com 1.2 litros de cilindrada e 136 cv de potência, associado a um motor elétrico com 28 cv e uma nova caixa de velocidades ë-DCS6, de dupla embraiagem eletrificada. O sistema Hybrid 48V apresenta uma bateria de 48V com uma capacidade de 432 Wh e que é recarregada de forma automática nalguns momentos da condução.

Esta solução permite também circular em modo elétrico em baixas velocidades e segundo a marca isso pode significar que 50% dos trajetos e manobras citadinas poderão ser feitos só com recurso ao modo elétrico.

Este C5 Aircross Hybrid 136 já está disponível para encomenda no nosso mercado, sendo que as entregas deverão ocorrer durante o segundo semestre deste ano. Tem três níveis de equipamento, Feel Pack, C-Series e Shine e o seu preço começa nos 39.380€.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração