Já desde 2016 que o grupo Jaguar Land Rover colocou um processo à Jiangling Motor Corporation por infração aos direitos de autor já que o modelo chinês Land Wind X7 parece uma cópia evidente do Range Rover Evoque.
Depois de alguns avanços e recuos no processo, o grupo britânico obteve agora uma sentença favorável pelo “Supremo Tribunal do Povo da China” que rejeitou o apelo feito pela Jiangling a uma decisão anterior de um tribunal de menor instância que, tendo como base a lei da concorrência chinesa, já havia condenado o construtor chinês a cessar por completo a produção, venda e divulgação do Land Wind X7. Esta decisão do Supremo tribunal já não permite nenhum apelo por parte da Jiangling sendo por isso definitiva.
Este caso abre um precedente importante para os fabricantes ocidentais que ao longo dos últimos anos têm vindo a assistir à cópia mais ou menos evidente de muitos dos seus modelos.



