Avaliações Usados
Audi A4 (2008-2015)

Esta geração do Audi A4 mantém todo o seu caráter de familiar premium e sustenta-o com uma excelente qualidade de construção e escolha de materiais.
Com um interior espaçoso, este A4 apresenta um bom conforto para os ocupantes e um bom nível de equipamento. No entanto mantém uma eficácia dinâmica que lhe dá ao mesmo aquele toque emocional que lhe permite dar ao condutor um bom prazer de condução quando a estrada se torna mais exigente.
Contudo essa eficácia acaba por penalizar um pouco o seu conforto em pisos mais degradados já que a firmeza da suspensão deixa passar algumas vibrações e ruídos para o interior, mas nada de demasiado comprometedor até porque a solidez do A4 consegue mitigar muito estas sensações.
A posição de condução é boa e facilmente ajustável e este alemão revela-se um familiar simples de conduzir, com boa visibilidade e comandos diretos.
Se a viagem for grande e obrigar a muita bagagem também não haverá problema pois a mala do A4 é uma das melhores do segmento em termos de volume, oferecendo 480 litros de capacidade.
Motores
A gama de motores do A4 é muito vasta e as unidades a gasóleo foram, e são, as mais procuradas pois oferecem um bom rendimento e consumos comedidos. Assim a oferta é composta pelo 2.0 TDI com 120 cv, 136 cv, 143 cv, 150 cv, 170 cv e 177 cv de potência. Além deste bloco de quatro cilindros com 2.0 litros o A4 ainda conta com as motorizações V6 de 2,7 litros com 190 cv e 204 cv e 3.0 com 240 e 245 cv de potência.
No campo das unidades a gasolina este Audi conta com o 1.8 TFSi de 120 cv, 160 cv e 170 cv, o 2.0 TFSi com 180 cv e 200 cv, o 3.2 TFSi com 265 cv e 3.0 TFSi com 333 cv que equipa a versão mais desportiva S4.
Principais avarias e problemas
Em alguns modelos TDI produzidos em 2008 a válvula EGR teve de ser substituída e os calculadores do filtro de partículas tiveram de ser reprogramados.
Nos motores 2.0 TDI podem sentir-se perdas de potência devido a problemas com a válvula EGR. Há risco de fugas na bomba de água e o volante motor tem tendência a apresentar um desgaste prematuro.
Nos modelos com transmissão integral e caixa de velocidades S-Tronic produzidos até 2013 podem surgir anomalias no travão de mão que podem danificar a caixa de velocidades.
Na climatização podem surgir um mau funcionamento do sistema de embraiagem do compressor que também se pode revelar ruidoso.
O sistema de travagem pode apresentar óleo no servofreio o que obriga a uma ida ao concessionário para reparar ou nos casos mais problemáticos substituir.
Comportamento dinâmico
Qualidade de construção
Custos de manutenção
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Avaliações Usados
Mazda 3 (2013-2019)

O MAzda 3 sempre foi uma aposta segura no segmento e desde que a marca nipónica começou a apostar mais na estética dos seus modelos, estes começaram a cativar um público cada vez maior.
Uma frente insinuante, silhueta fluída e uma traseira que remata todo o conjunto com equilíbrio fazem do Mazda 3 um familiar compacto apelativo e com caráter. Já no habitáculo encontramos um interior sóbrio, mas envolvente e funcional onde todos os comandos estão bem posicionados e são de fácil acesso e utilização. A posição de condução é boa e com as várias regulações do banco e da coluna de direção o condutor encontrará o equilíbrio ideal para a sua estatura. Em termos de espaço estamos perante um modelo que não trará problemas aos seus ocupantes, oferecendo uma boa habitabilidade. O Mazda 3 apresenta uma boa qualidade de construção mas alguns materiais utilizados podiam ser um pouco mais refinados. O nível de equipamento de série é bom e em termos de bagageira temos uma capacidade de 364 litros que é boa, mas não é das maiores.
Em estrada o Mazda 3 mostra um bom compromisso entre conforto e comportamento dinâmico. Apesar de não ter um dos amortecimentos mais suaves ele cumpre, filtrando bem as irregularidades do piso. Ao mesmo tempo, com a sua direção precisa e informativa e uma suspensão que controla bem os movimentos da carroçaria este japonês não teme um troço de estrada mais sinuoso. Infelizmente a insonorização não é das mais eficazes e no interior sentem-se um pouco os ruídos aerodinâmicos e de rolamento e no caso de se tratar de uma versão equipada com motor Diesel, este também é um pouco ruidoso.
Motores
A gama de motores do Mazda 3 é toda composta por unidades de quatro cilindros em linha e começa nas propostas a gasolina com o SKYACTIV-G 1.5 com 101 cv de potência, passando para o SKYACTIV-G 2.0 G nas versões com 120 e 165 cv de potência. Seguem-se os motores Diesel com o SKYACTIV-D 1.5 com 105 cv e o SKYACTIV-D 2.2 com 150 cv de potência. Qualquer uma destas unidades é equilibrada na relação entre prestações e consumos, sendo que as unidades a gasóleo talvez sejam as mais apelativas.
Principais avarias e problemas
Nos modelos equipados com motores Diesel é possível que surjam problemas com os injetores, sendo que no caso do SKYACTIV 2.2 também podem surgir complicações com o turbo nos modelos produzidos até maio de 2017.
A caixa de velocidades automática pode começar a produzir alguns ruídos nas unidades fabricadas até outubro de 2018 e é uma anomalia cuja solução passa pela sua substituição da caixa.
O volante em pele pode revelar um desgaste prematuro e os retrovisores elétricos também podem deixar de funcionar corretamente.
Habitabilidade
Qualidade de construção
Alguns materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Avaliações Usados
Dacia Sandero (2021-…)

O Dacia Sandero é um dos modelos mais bem sucedidos do construtor romeno e esta terceira geração mantém intactos os argumentos que levaram os seus antecessores ao sucesso sendo um deles a própria evolução como produto.
Posicionado como uma das propostas mais acessíveis no segmento dos utilitários, o Dacia Sandero tem evoluído desde a primeira geração, melhorando esteticamente e qualitativamente e basta olhar para as suas linhas para termos um pouco a noção disso mesmo. No interior passa-se o mesmo com um desenho mais moderno, mas mantendo-se de um modo geral simples e funcional. Para haver preços competitivos há que fazer concessões em certos pontos e a qualidade dos materiais utilizados nos painéis do habitáculo é um dos fatores menos positivos. O espaço disponível continua a ser um dos trunfos do Sandero e a habitabilidade está num bom plano, o mesmo podendo dizer-se da bagageira que com os seus 328 litros de capacidade está no patamar das melhores no segmento.
Em termos de conforto este Dacia lida relativamente bem com o mau piso com a sua suspensão a fazer um bom trabalho, mas a insonorização já não é tão eficaz e os ruídos do motor entram com alguma facilidade no interior do habitáculo o que não abona muito a seu favor. No dia a dia é um modelo muito fácil de conduzir, a direção é leve e apesar da visibilidade não ser perfeita por causa do desenho dos pilares traseiros, mesmo assim, as manobras habituais em ambiente citadino não são complexas de fazer.
Motores
O Dacia Sandero tem uma oferta de motores muito simplificada e baseia-se no bloco de três cilindros em linha a gasolina com 1.0 litros de cilindrada. Assim, ele surge na versão SCe com 65 cv de potência, TCe com 90 cv e na versão TCe Bi-Fuel com 100 cv de potência que permite a utilização de gasolina ou GPL. Qualquer uma destas versões apresenta bons consumos, o que continua a reforçar a vertente económica e racional do Sandero.
Principais avarias e problemas
Nestes motores 1.0 TCe a válvula de escape do turbo pode começar a ganhar vibrações que produzem um ruído metálico considerável.
Além disso a Dacia recolheu alguns modelos para corrigir um problema no fecho do capot e também num tubo de combustível que podia originar fugas no sistema de alimentação.
Conforto
Habitabilidade
Qualidade de alguns materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
-
Notícias2 semanas ago
Depois do Fiesta a Ford também vai pôr fim ao Focus
-
Comerciais2 semanas ago
Volvo Trucks regista um em cada cinco camiões na Europa
-
Notícias2 semanas ago
Citroën C3 foi eleito Carro do Ano 2025 em Portugal
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO e Ford Trucks assinam acordo para nova cabina de camião
-
Notícias2 semanas ago
Novo Volvo ES90 revelado e já tem preços
-
Notícias1 semana ago
Jaguar Type 00 “desfilou” em Paris
-
Manutenção1 semana ago
Dicas para conduzir em estradas de montanha
-
Notícias2 semanas ago
O Volkswagen elétrico mais acessível vai ser fabricado na Autoeuropa