Peugeot 308 (2013-2021) – Motorguia
Connect with us

Avaliações Usados

Peugeot 308 (2013-2021)

Published

on

O 308 é um dos modelos que dá corpo à estratégia comercial da Peugeot na Europa. Um carro prático, confortável e com espaço suficiente para o dia-a-dia, foi o mote de desenvolvimento desta geração. A marca francesa tentou somar-lhe um naipe de motores económicos e silenciosos para manter a tradição, em especial dos HDI.

Vem desde o tempo do 306 a excelência do chassis que proporciona um comportamento dinâmico difícil de igualar no seu segmento. Este 308 mantém intactas as características dinâmicas dos seus antecessores, adicionando-lhe mais detalhes de conforto e níveis de tecnologia superiores.
No que à habitabilidade fake panerai luminor diz respeito o 308 fica aquém de alguns rivais na distribuição do espaço interior em especial nos bancos traseiros. Compensa no espaço de bagageira onde se assume como uma das maiores do segmento.

Motores
Na geração de 2013 do 308 a oferta de motores alcançava todos os tipos de utilização. Na gama a gasolina dispõe do 1.2 VTI Puretech de 82 cv e com a mesma cilindrada ainda pode escolher potências de 110 e 130 cv. Se achar pouca cilindrada, o salto seguinte é para os blocos de 1,6 litros THP com 125, 155 e 205 cv, este último na versão GTI.
Do lado dos Diesel a oferta começa no 1.6 HDI de 92 cv e segue para o e-HDI de 115 cv. Há versões BlueHDI como a mesma hermes pmx005 fashionable caps cilindrada com 100 e 120 cv e cujos consumos são realmente baixos.
Para quem pretende mais “pulmão” os 2.0 BlueHDI de 150 e 180 cv são excelentes opções.

Principais avarias e problemas
Nos 1.2 Puretech registaram-se problemas com a bomba de gasolina. Os motores 1.6 HDI e 2.0 HDI tiveram avarias na válvula EGR que provocava falhas no motor e perdas de potência, a maioria destes episódios aconteceram com as versões de 115 e 150 cv.
Um desgaste prematuro da embraiagem e do volante do motor criaram dificuldades de engrenagem da marcha-atrás. No 1.6 THP também se verificaram problemas com a distribuição.
As caixas de velocidades BVM 5 com uma disfunção no funcionamento que impedia a mudança das velocidades. A eletrónica registou desconfigurações diversas do GPS e mensagens de alerta erradas.

Peugeot 308 (2013-2021)
7.9 Avaliação
0 Utilizadores (0 Votos)
Pros
Comportamento dinâmico
Motores HDI
Conforto
Contras
Habitabilidade traseira
Fiabilidade
Caixas automáticas lentas
Fiabilidade7
Custos de manutenção7.5
Desvalorização7.5
Qualidade dos materais7.5
Habitabilidade e bagageira7
Segurança8
Conforto8.5
Consumo combustível8.5
Comportamento dinâmico9
Performance8.5
O que dizem os proprietários Faça a sua avaliação
Sort by:

Seja o primeiro a fazer uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Faça a sua avaliação

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Avaliações Usados

Peugeot 308 (2021_…)

Published

on

Aquela que é a terceira geração do 308 aposta na variedade de opções em termos de motorizações para dar um passo em frente na eletrificação da gama da marca francesa. Esse objetivo foi conseguido e outras razões ajudam-no a ser um produto mais cativante do que a geração anterior.



Com umas linhas mais caracterizadas e até nalguns pontos positivamente agressivas, o 308 diferencia-se dos demais modelos na estrada e estamos perante um leão que não se esconde e mostra as suas garras, especialmente quando a sua iluminação é mais evidente. No interior o ambiente é também ele moderno e o i-cockpit da marca francesa revela-se ergonomicamente eficaz e não causará grandes dúvidas a quem o utiliza, seja condutor, seja passageiro.

Bem equipado de série e com um nível de construção muito bem conseguido ao qual se associam uns materiais de boa qualidade na maior parte dos painéis, o 308 conta ainda com uns bancos confortáveis e envolventes quanto baste, mas o espaço atrás deixa algo a desejar. Já a bagageira apresenta 412 litros de capacidade para as versões a gasolina e gasóleo, o que não é mau, mas quem optar pelas propostas híbridas ou na versão 100% elétrica, esse valor baixa para os 361 litros.

Capaz e lidar bem com um piso mais degradado e esburacado, este 308 revela um bom compromisso entre conforto e eficácia dinâmica. Se em cidade ele suprime bem as irregularidades, em estrada ele mostra-se um modelo previsível e suficientemente incisivo para até dar algum prazer de condução a quem vá ao volante. Nas manobras do dia-a-dia apenas se lamenta que a visibilidade traseira não seja das melhores.

Motores

No que diz respeito às motorizações do 308, as opções são muitas e começam pelo tricilíndrico a gasolina 1.2 PureTech nas versões de 110 e 130 cv de potência, passando para os híbridos 1.2 PureTech Hybrid com 136 cv e o Hybrid 180, este já com um motor de 1.6 litros e com 180 cv de potência ou 225 cv na versão GT. Seguem-se as propostas Diesel com o 1.5 BlueHDI com 130 cv e por fim a gama fecha com a proposta e-308 totalmente elétrica com 156 cv de potência e uma autonomia de 415 quilómetros.

Principais avarias e problemas

Os motores de três cilindros a gasolina 1.2 PureTech não têm sido propriamente unidades isentas de problemas, mas a Peugeot afiança que os motores produzidos após 2019 melhoraram muito na fiabilidade, apesar de na opinião de muitos utilizadores estes consumirem um pouco mais de óleo do que seria esperado.

Já os motores 1.5 BlueHDI podem continuar a apresentar problemas com os injetores e com o depósito de AdBlue.

Peugeot 308 (2021_...)
6.6 Avaliação
0 Utilizadores (0 Votos)
Pros
Ergonomia
Equipamento
Qualidade de construção
Contras
Habitabilidade
Visibilidade traseira
Fiabilidade6.5
Custos de manutenção6
Desvalorização6.5
Qualidade dos materais7
Habitabilidade e bagageira6.5
Segurança6.5
Conforto6.5
Consumo combustível7
Comportamento dinâmico6.5
Performance6.5
O que dizem os proprietários Faça a sua avaliação
Sort by:

Seja o primeiro a fazer uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Faça a sua avaliação

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Continue Reading

Avaliações Usados

Audi A3 (2020-…)

Published

on

Como aconteceu com todas as gerações do Audi A3, esta quarta geração não foi nenhuma revolução muito disruptiva face à anterior, mas refinou alguns detalhes.



Mantendo umas linhas sóbrias, mas plenas de caráter este Audi A3 não agita demasiado uma fórmula que sempre lhe garantiu um bom sucesso no seu segmento. Umas linhas atraentes no exterior com continuidade num interior sóbrio, tecnológico quanto baste e com um toque desportivo. A posição de condução é muito boa, com uns bancos envolventes e várias regulações dos mesmos e da coluna de direção, o que permitirá ao condutor “ligar-se” ainda mais ao Audi A3. À sua volta a maioria dos comandos estão bem posicionados e são intuitivos na sua utilização e para os restantes ocupantes do A3 este oferece um bom espaço no habitáculo. Exibindo uma boa qualidade de construção, este Audi tem alguns materiais que deveriam ser um pouco mais refinados para estarem mais a par dos pergaminhos a que marca dos quatro anéis nos habituou. A sua bagageira com 380 litros de capacidade está também num bom plano e marca pontos pelo seu formato amplo e sem grandes recantos que dificultem a arrumação de alguns objetos.

Com uma suspensão que privilegia um pouco mais a eficácia dinâmica e que exibe uma afinação algo firme, o Audi A3 mostra-se ainda assim um modelo muito confortável no dia a dia e mesmo em estradas mais exigentes por estarem mais degradadas. Quando se solta o seu caráter mais desportivo, este alemão mostra a sua direção direta e informativa, uma frente incisiva e ágil e uma suspensão que controla bem os movimentos da carroçaria e mantém o A3 na trajetória definida sem grande esforço e com reações bem previsíveis.

Tudo isto tem um preço ao qual se soma um bom nível de equipamento de série e uma imagem premium, o que não ajuda muito, tanto no valor da compra, como no valor da conta da assistência.

Motores

O Audi A3 conta com uma vasta gama de motores, como é hábito nos modelos do Grupo germânico Volkswagen do qual a Audi faz parte. Assim, a oferta começa com um 1.0 a gasolina, o 30 TFSi com 110 cv, seguindo-se o 35 TFSi, um motor com 1.5 litros e 150 cv, passando para o 45 TFSi, um 1.4 híbrido com 245 cv e o mais desportivo RS3 com um motor de cinco cilindros em linha com 2.5 litros e 400 cv de potência. A família Diesel TDI está representada pelo motor de 2.0 litros nas suas versões 30 TDI com 116 cv e 35 TDI com 150 cv de potência. Estas versões a gasóleo são as mais apelativas pela boa relação entre as suas prestações e os excelentes consumos que, segundo a marca, no caso do 30 TDI pode ficar-se por um valor médio de 3,5 l/100 km.

Principais avarias e problemas

Este Audi A3 melhorou a fiabilidade de alguns aspetos que revelaram alguns problemas na geração anterior, mas não é imune a alguns contratempos. O 35 TFSI tem um sistema híbrido de 48V que pode revelar alguns problemas de juventude.

O sistema de infoentretenimento pode por vezes mostrar-se algo instável no seu funcionamento, nomeadamente com os smartphones.

Audi A3 (2020-...)
6.7 Avaliação
0 Utilizadores (0 Votos)
Pros
Conforto
Prestações
Habitabilidade
Contras
Preço
Alguns materiais
Fiabilidade6.5
Custos de manutenção5.5
Desvalorização7
Qualidade dos materais6.5
Habitabilidade e bagageira7
Segurança6.5
Conforto6.5
Consumo combustível7
Comportamento dinâmico7.5
Performance7
O que dizem os proprietários Faça a sua avaliação
Sort by:

Seja o primeiro a fazer uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Faça a sua avaliação

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]