Avaliações Usados
Volkswagen Polo (2001-2009)

O Volkswagen Polo sempre foi, e continua a ser, uma referência no segmento dos utilitários, a par de modelos como o Renault Clio. Apresentando sempre linhas muito conservadoras e clássicas, tornou-se disruptivo na geração apresentada em 2001, com uma imagem marcada pelos quatro faróis dianteiros de formato circular – na imagem, vemos a versão já com o facelift operado em 2005. Mas a diferenças para o seu antecessor não são meramente estéticas.
O Polo cresceu em todas dimensões, o que lhe permite apresentar uma habitabilidade muito mais capaz, tornando-se mesmo este ponto numa das suas maiores qualidades, num habitáculo também mais arrojado, mas que continou a apostar numa elevada qualidade de construção, o que permite encontrar unidades que resistiram bem ao passar dos anos.
Já o equipamento de série é reduzido, mesmo para a época. Não será fácil encontrar uma unidade com muitos elementos de conforto, como o computador de bordo, apenas para dar alguns exemplos. Neste aspeto, o melhor será procurar uma versão, no mínimo, Confortline. A versão Highline será de evitar com o motor 1.2, devido às jantes de 16. Felizmente, o ABS e os quatro airbags são comuns a todas as versões de equipamento.
A relação entre conforto e comportamento não é referencial, pois o Polo não é propriamente divertido de conduzir, como a sua suspensão transmite para o habitáculo algumas irregularidades do asfalto, fruto de um acerto algo firme.
Motores
A gama de motores não é especialmente alargada, principalmente no mercado português, onde o grosso das vendas se dividiu entre o bloco 1.2 a gasolina e o Diesel, 1.4 TDI. O primeiro encontra-se, naturalmente, por valores mais baixos, mas o seu desempenho é algo limitado ao nível das prestações. O pequeno bloco de três cilindros tem alguma dificuldade em lidar com o peso do Polo, obrigando a usar a caixa de velocidades com excessiva frequência. Fora da cidade, as dificuldades são ainda mais evidentes.
Já o motor Diesel, ainda que transmita elevados níveis de ruído e vibrações, consegue ser expedito e, ao mesmo tempo, oferecer excelentes consumos.
Principais avarias e problemas
O Vokswagen Polo é genericamente fiável. Contudo, há que ter atenção às afinações do eixo dianteiro, que tende a provocar desgaste irregular nos pneus. Há ainda relatos de problemas elétricos com o airbag e com o elevadores elétricos dos vidros elétricos. No bloco 1.4 TDI, tenha atenção ao medidor de massa de ar.
Qualidade de construção
Habitabilidade
Conforto
Equipamento de série
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Avaliações Usados
Fiat 500e (2020-…)

O Fiat 500 é um sucesso de vendas e um dos modelos mais bem sucedidos da marca transalpina e com o advento da mobilidade elétrica, o construtor de Turim apostou numa versão 100% elétrica, o 500e, decisão que também o ajudou a reduzir a reduzir as suas emissões de CO2.
Herdando a estética inconfundível e o charme muito próprio do Fiat 500, esta versão elétrica 500e mantém todo o seu encanto eliminando as emissões poluentes. O seu interior é igualmente agradável com todo o seu estilo retro polvilhado de modernidade e apenas se lamenta que o espaço disponível para os passageiros do banco de trás não seja mais generoso. A bagageira fica-se pelos 185 litros de capacidade, o que também não é muito, mas é o “preço” a pagar também pela estética. A qualidade dos materiais utilizados no habitáculo não impressiona, mas o seu desenho e todo o ambiente vintage acaba por nos fazer esquecer um pouco esse fator. A posição de condução podia ter um conjunto de ajustes mais vasto e amplo, pois acaba sempre por deixar o condutor numa posição algo elevada.
Confortável quanto baste, o 500e revela uma suspensão ainda assim algo firme, o que faz com que deixe passar alguns ruídos ou vibrações para o interior quando a estrada é mais degradada. No campo do conforto este Fiat também revela alguns ruídos aerodinâmicos quando se circula a velocidades mais altas, como em auto-estrada , por exemplo.
Bem equipado, o Fiat 500e mostra-se um modelo muito fácil de conduzir em estrada, mas o seu habitat natural é o ambiente urbano. Na cidade ele está como peixe na água e é muito fácil manobrar e ir de um lado para o outro nas ruas mais sinuosas e estreitas tirando partido do seu bom diâmetro de viragem e de uma direção muito leve.
Motores
O Fiat 500e surge com duas opções de motorização elétrica. A primeira conta com 95 cv de potência alimentada por uma bateria de 24 kWh e uma autonomia anunciada de 190 quilómetros, o que limita muito o raio de ação deste 500e restringindo-o quase praticamente ao ambiente urbano. A outra opção tem 118 cv de potência, uma bateria de 42 kWh e uma autonomia de 320 quilómetros, o que já equilibra mais as possibilidades de utilização.
Principais avarias e problemas
Podem surgir algumas anomalias no funcionamento do sistema multimédia, situação que é resolvida através de uma simples reprogramação.
Foram registados alguns casos de problemas com o carregamento do 500e, situações em que o sistema simplesmente não carrega o que obriga a uma intervenção mais profunda.
Custos de manutenção
Facilidade de condução
Habitabilidade traseira
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Avaliações Usados
BMW Série 1 (2019-…)

Esta geração do BMW Série 1 marca a mudança de um modelo que até aqui era de tração traseira, como de certa forma mandava a “tradição” no construtor bávaro, passando agora a ser um modelo de tração dianteira.
Esta mudança estrutural permitiu a este Série 1 ganhar um pouco mais de espaço atrás onde se nota um pouco mais de espaço para as pernas e um ligeiro ganho também com a redução do volume do túnel central. O ambiente a bordo é envolvente e moderno, mantendo um cunho BMW no desenho e mais importante, mantendo o cuidado na sua construção. Este Série 1 possui materiais de boa qualidade, considerando o segmento onde se insere e o nível da montagem dos vários painéis está no bom patamar.
A posição de condução é boa e tira partido das várias regulações disponíveis da coluna de direção e do banco do condutor. Os espaços de arrumação não são muitos, mas os que tem são suficientes para o dia a dia. A bagageira também “cresceu” um pouco nesta geração tendo agora de 380 litros de capacidade face aos 360 litros do anterior Série 1.
Em estrada este pequeno familiar alemão mostra-se muito competente e equilibrado. Por um lado a sua suspensão apesar de ser algo firme consegue ainda assim dominar bem as partidas do asfalto e mesmo num piso empedrado ela consegue dar conta do recado. Por outro lado a afinação da suspensão associada a uma direção direta e progressiva fazem deste BMW um modelo muito agradável de conduzir mesmo em estradas mais sinuosas. Infelizmente em auto-estrada ele revela alguns ruídos aerodinâmicos que penalizam um pouco o conforto acústico no interior.
Tratando-se de um modelo do segmento premium sente-se o peso desse estatuto e o seu preço não é dos mais competitivos e o mesmo pode dizer-se dos seus custos de manutenção que também não são dos mais simpáticos para a carteira.
Motores
Este Série 1 tem motores para todos os gostos e a gama começa com as opções a gasolina com o motor de 1.5 litros nas suas versões de 109, 136 e 140 cv de potência, passando para os 2.0 com 178, 265 e 306 cv de potência que equipam o 120i, 128ti e M135i xDrive respetivamente.
Já nas versões Diesel temos o motor 1.5 com 116 cv de potência do 116d, passando para o 2.0 com 150 e 190 cv do 118d e 120d respetivamente.
À exceção do motor a gasolina com 106 cv do 116i que mostra pouca “genica”, todos os outros a gasolina ou gasóleo cumprem no campo das prestações, sendo que os mais potentes chegam mesmo a rasgar uns bons sorrisos. No entanto, todos têm um fator comum: os seus consumos reduzidos.
Principais avarias e problemas
Este Série 1 revela um multiplicidade de pequenos problemas eletrónicos. Nenhum é especialmente grave, mas pode obrigar a idas à assistência com mais frequência do que o desejado, apenas para reprogramar os elementos defeituosos. Em último caso pode ser necessária até uma reprogramação de todo o automóvel.
Comportamento dinâmico
Qualidade de construção
Ruídos aerodinâmicos
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
-
Notícias2 semanas ago
Um Renault 4 E-Tech para os bombeiros
-
Curiosidades2 semanas ago
Ficar pendurado… literalmente
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira regressou aos pontos
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Fiat 500e (2020-…)
-
Notícias2 semanas ago
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo
-
Notícias6 dias ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Notícias2 semanas ago
Barco com motor Porsche bate recorde
-
Comerciais2 semanas ago
Volkswagen Transporter ganha versão três novas opções