Versão de passageiros de Berlingo, Jumpy e SpaceTourer vão ser apenas elétricas – Motorguia
Connect with us

Comerciais

Versão de passageiros de Berlingo, Jumpy e SpaceTourer vão ser apenas elétricas

Published

on

Já a partir deste mês de janeiro de 2022, modelos de passageiros Berlingo, Jumpy Combi e SpaceTourer vão estar disponíveis apenas em versão elétrica.

A Citroën acelera assim a eletrificação da sua gama em benefício dos clientes e do ambiente. Esta estratégia abrange as versões de passageiros destes modelos na Europa. As versões com motor a combustão irão continuar disponíveis na gama de veículos comerciais e em mercados fora do continente europeu.
De salientar que o Grand C4 SpaceTourer, com lotação para acolher até sete ocupantes, continua presente na gama Citroën, na sua versão térmica.

Esta decisão resulta de uma abordagem responsável por parte de uma marca empenhada e inovadora, que reafirma o seu total envolvimento na transição energética e que deseja conduzir os seus clientes para soluções do futuro. Fiel à sua tradição, a Citroën mostra a sua ousadia ao serviço da mobilidade, integralmente alinhada com as necessidades e as preocupações da sociedade.

O Citroën ë-Berlingo está disponível em dois comprimentos, podendo acolher até sete ocupantes. Mantém a mesma generosa habitabilidade interior, com três bancos traseiros independentes, espaço de arrumação multifunções no tejadilho Modutop e óculo traseiro com abertura.

Cada viagem a bordo é um momento de descontração para todos os passageiros. O motor elétrico, com 136 cv de potência e uma velocidade de 130 km/h, permite um arranque suave graças ao binário imediatamente disponível. A condução é suave, sem vibrações, silenciosa e isenta de emissões de CO2.

A bateria de iões de lítio de 50 kWh do ë-Berlingo permite uma autonomia máxima de 280 km, permitindo cumprir a maioria das deslocações diárias sem preocupações. Pode ser recarregado a 80% em apenas 30 minutos num posto público de carregamento rápido até 100kW, e em cerca de 7 horas através de uma Wallbox monofásica de 7,4kW, que pode ser facilmente instalada por utilizadores de veículos de lazer, os quais tendem a residir maioritariamente em moradias. O aumento da disponibilidade da rede de carregamento tornará possível enfrentar, com total serenidade, as poucas viagens de longo curso que podem ocorrer durante o ano.

O Citroën ë-SpaceTourer é um monovolume de grandes dimensões, moderno, versátil e gratificante, capaz de transportar entre seis e nove ocupantes com total tranquilidade. Graças aos seus três comprimentos de carroçaria e opções de configuração interior, oferece uma nova solução 100% elétrica para profissionais, famílias ou grupos de amigos, acrescentando às qualidades do SpaceTourer todas as vantagens da propulsão elétrica em termos de conforto e de condução responsável e económica.

Permite grande liberdade de movimentos para várias pessoas graças aos dois níveis de autonomia, de cerca de 230 km se equipado com a bateria de 50 kWh e até 330 km quando equipado com a bateria de 75 kWh (ciclo WLTP). Oferece a mesma facilidade de carregamento do ë-Berlingo e proporciona, igualmente, todo o prazer da condução em modo elétrico.

Também um monovolume de grandes dimensões, o Citroën Jumpy Combi é ideal para os profissionais e as empresas com atividades de transporte de pessoas. Do tamanho M até ao grande XL, pode acomodar 9 pessoas a bordo juntamente com as suas bagagens. Propõe inúmeras configurações de bancos “à escolha” (“à la carte”) e pode obter um volume de 5,3m3 no tamanho M e até 6 m3 no tamanho XL. Disponibiliza as mesmas soluções 100% elétricas que o ë-Spacetourer, com dois níveis de autonomia, de cerca de 230 km se equipado com a bateria de 50 kWh e até 330 km quando equipado com a bateria de 75 kWh (ciclo WLTP).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comerciais

MAN inicia produção da mais recente geração de motores Diesel

Published

on

Na fábrica de Nuremberga, a empresa alemã iniciou a produção do novo MAN D30, um motor diesel de 13 litros de alta eficiência que, após mais de um século de fabrico de motores diesel nesta fábrica, será o último do seu género.



Para que tal seja possível, a empresa investiu cerca de 220 milhões de euros neste local, bem como outros 30 milhões de euros para a produção de cambotas na fábrica de Salzgitter. O motor, desenvolvido em conjunto com as marcas que compõem o Grupo TRATON, estabelece novos padrões em termos de consumo de combustível e emissões de CO2. O D30 é o maior motor de produção em série do portfólio e será utilizado nos camiões TGS e TGX de 40 toneladas.

Por ocasião do arranque da produção, o Presidente da Câmara de Nuremberga, Marcus König, o CEO da TRATON, Christian Levin, o Diretor de I&D do Grupo TRATON, Niklas Klingenberg, o CEO da MAN, Alexander Vlaskamp, o membro do Conselho Executivo responsável pela Produção e Logística, Michael Kobriger, o diretor da fábrica, Matthias Meindl, e outros convidados reuniram-se nas instalações de última geração para celebrar o início da produção.

Após o início da produção, cerca de 160 funcionários altamente qualificados trabalharão no D30 em três turnos. A capacidade técnica permitirá a produção de cerca de 50.000 motores por ano. O D30 será o último motor diesel para veículos comerciais a ser desenvolvido inteiramente pela MAN, pois não está prevista uma nova geração. Este motor diesel servirá, portanto, como uma ponte na transição dos motores de combustão para os motores elétricos.

O início da produção na fábrica coincidirá quase em paralelo com o início da produção em série das baterias, que está previsto para a primavera. Isto significa também que os principais componentes dos sistemas de acionamento para veículos de combustão e eléctricos serão produzidos em Nürnberg durante muitos anos.
O D30 substitui as gamas de motores D26 e D15 anteriormente disponíveis. Está disponível em seis níveis de potência, variando de 380 a 560 hp (2100 a 2800 Nm).

O novo motor incorpora a experiência combinada das marcas do Grupo TRATON. Com uma eficiência máxima de mais de 50 % e um dos melhores consumos de combustível da sua classe, o D30 está entre os motores de veículos comerciais mais avançados do mundo.

Continue Reading

Comerciais

Kuwait Petroleum International reafirma o compromisso com o mercado português

Published

on

A Kuwait Petroleum International, uma das principais empresas internacionais de energia sob a marca Q8, anunciou um ambicioso plano de expansão em Portugal, reafirmando a sua forte aposta no mercado local.



A empresa conta atualmente com mais de 200 estações de serviço na Península Ibérica, incluindo estações de Retalho (próprias e de bandeira) e IDS.
No último período fiscal, que decorre de abril de 2023 a março de 2024, o volume de negócios líquido da Kuwait Petroleum Espanha e Portugal atingiu cerca de 1,5 mil milhões de dólares, com um total de 300 colaboradores diretos na região.

No âmbito da sua estratégia de consolidação e crescimento, a Kuwait Petroleum International alcançou um marco importante ao obter a licença de Operador Nacional de Petróleo em Portugal, o que irá impulsionar significativamente os investimentos da empresa através da sua subsidiária Kuwait Petroleum Portugal.

Desde a sua chegada ao mercado português há uma década, a empresa tem centrado a sua atividade na comercialização de produtos energéticos a operadores locais, contribuindo para o desenvolvimento do sector energético português. Para reforçar ainda mais a sua presença, a empresa estabeleceu como objetivo a curto prazo o alargamento da sua rede de estações de serviço e a diversificação da sua oferta em diferentes linhas de negócio, consolidando a sua presença no fornecimento de combustíveis e produtos Q8.

Nos próximos anos, a Kuwait Petroleum International continuará com os seus planos de expansão em Portugal, abrangendo tanto o sector das estações de serviço como outras atividades de fornecimento direto de combustíveis, lubrificantes, Q8 Cards e aviação. Estes planos refletem o seu forte empenho na diversificação e no reforço da sua posição no mercado da energia.

Em linha com os seus objetivos de expansão, a Kuwait Petroleum Portugal assinou um acordo estratégico com uma rede de estações de serviço premium, em regime de “flagging”. Esta aliança apresenta-se como um pilar fundamental para reforçar a sua atividade no mercado português, permitindo à empresa oferecer soluções energéticas competitivas e de elevada qualidade.

“Este marco acelera a nossa estratégia de crescimento em Portugal e sublinha o nosso forte compromisso com o país e com os nossos clientes. Continuaremos a investir no desenvolvimento da nossa rede de postos, na qualidade dos nossos produtos e em soluções inovadoras que reforcem o posicionamento da marca Q8”, acrescenta Stefano La Camera.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Dgoncalves
    Boa noite, Coloquei o meu carro (Leon 5F 2014 1.6tdi) a reparar 2 coisas numa oficia recentemente. O termostato (dificilmente o carro marcava...
  • por marques37
    Se um rececionista de um concessionário oficial de uma marca vos dissesse que um filtro de ar dura 90.000 km o que vocês diriam do rececionista?
  • por Titus
    Existe alguma entidade que disponibilize este tipo de formação de forma gratuita ou actualmente é tudo cursos pagos?
  • por PEDROM
    Estou com um problema no vidro elétrico do meu velhinho Mercedes, já foi à oficina várias vezes, vem de lá a funcionar e passados uns dias volta...

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]