Versão de passageiros de Berlingo, Jumpy e SpaceTourer vão ser apenas elétricas – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Versão de passageiros de Berlingo, Jumpy e SpaceTourer vão ser apenas elétricas

Published

on

Já a partir deste mês de janeiro de 2022, modelos de passageiros Berlingo, Jumpy Combi e SpaceTourer vão estar disponíveis apenas em versão elétrica.

A Citroën acelera assim a eletrificação da sua gama em benefício dos clientes e do ambiente. Esta estratégia abrange as versões de passageiros destes modelos na Europa. As versões com motor a combustão irão continuar disponíveis na gama de veículos comerciais e em mercados fora do continente europeu.
De salientar que o Grand C4 SpaceTourer, com lotação para acolher até sete ocupantes, continua presente na gama Citroën, na sua versão térmica.

Esta decisão resulta de uma abordagem responsável por parte de uma marca empenhada e inovadora, que reafirma o seu total envolvimento na transição energética e que deseja conduzir os seus clientes para soluções do futuro. Fiel à sua tradição, a Citroën mostra a sua ousadia ao serviço da mobilidade, integralmente alinhada com as necessidades e as preocupações da sociedade.

O Citroën ë-Berlingo está disponível em dois comprimentos, podendo acolher até sete ocupantes. Mantém a mesma generosa habitabilidade interior, com três bancos traseiros independentes, espaço de arrumação multifunções no tejadilho Modutop e óculo traseiro com abertura.

Cada viagem a bordo é um momento de descontração para todos os passageiros. O motor elétrico, com 136 cv de potência e uma velocidade de 130 km/h, permite um arranque suave graças ao binário imediatamente disponível. A condução é suave, sem vibrações, silenciosa e isenta de emissões de CO2.

A bateria de iões de lítio de 50 kWh do ë-Berlingo permite uma autonomia máxima de 280 km, permitindo cumprir a maioria das deslocações diárias sem preocupações. Pode ser recarregado a 80% em apenas 30 minutos num posto público de carregamento rápido até 100kW, e em cerca de 7 horas através de uma Wallbox monofásica de 7,4kW, que pode ser facilmente instalada por utilizadores de veículos de lazer, os quais tendem a residir maioritariamente em moradias. O aumento da disponibilidade da rede de carregamento tornará possível enfrentar, com total serenidade, as poucas viagens de longo curso que podem ocorrer durante o ano.

O Citroën ë-SpaceTourer é um monovolume de grandes dimensões, moderno, versátil e gratificante, capaz de transportar entre seis e nove ocupantes com total tranquilidade. Graças aos seus três comprimentos de carroçaria e opções de configuração interior, oferece uma nova solução 100% elétrica para profissionais, famílias ou grupos de amigos, acrescentando às qualidades do SpaceTourer todas as vantagens da propulsão elétrica em termos de conforto e de condução responsável e económica.

Permite grande liberdade de movimentos para várias pessoas graças aos dois níveis de autonomia, de cerca de 230 km se equipado com a bateria de 50 kWh e até 330 km quando equipado com a bateria de 75 kWh (ciclo WLTP). Oferece a mesma facilidade de carregamento do ë-Berlingo e proporciona, igualmente, todo o prazer da condução em modo elétrico.

Também um monovolume de grandes dimensões, o Citroën Jumpy Combi é ideal para os profissionais e as empresas com atividades de transporte de pessoas. Do tamanho M até ao grande XL, pode acomodar 9 pessoas a bordo juntamente com as suas bagagens. Propõe inúmeras configurações de bancos “à escolha” (“à la carte”) e pode obter um volume de 5,3m3 no tamanho M e até 6 m3 no tamanho XL. Disponibiliza as mesmas soluções 100% elétricas que o ë-Spacetourer, com dois níveis de autonomia, de cerca de 230 km se equipado com a bateria de 50 kWh e até 330 km quando equipado com a bateria de 75 kWh (ciclo WLTP).

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

BMC e Ohm chegam a Portugal pelas mãos da SJDA

Published

on

A oferta de veículos comerciais ligeiros e pesados no nosso país vai ser enriquecida com o lançamento de duas novas marcas cujas vendas já começaram.



São elas a BMC, da Turquia, e a Ohm, detida pela Hiab e com produção na China. Ambas são distribuídas no nosso país pela empresa SJDA – Distribuição Automóvel, com instalações em Sintra. A BMC Trucks arrancou no nosso país com a comercialização de camiões da gama Tügra, os quais utilizam componentes dos principais fabricantes internacionais: motores Cummins ou FPT Cursor, caixas de velocidades ZF Traxon com ou sem Intarder, sistemas de travagem Wabco e eixos traseiros Meritor.

A oferta BMC vai incluir tratores 4×2, com cabina alta e duas camas (Elegance) ou baixa, equipados com motores FPT Cursor de 11 litros com 460 CV e transmissão automática de 12 velocidades. Para aplicações ligadas a transporte regional e construção, a BMC disponibiliza camiões rígidos nas configurações 6×2, 6×4 e 8×4, com cabina curta ou longa, equipados com motores diesel Cummins de 320 cv ou de 400 cv, caixa manual ou automática de nove ou 16 velocidades, respetivamente.


Quanto à Ohm, aposta no segmento de veículos elétricos do tipo chassis-cabina. Detida pela Hiab dos Países Baixos – fabricante das gruas com o mesmo nome -, centro de pesquisa e desenvolvimento em Itália, sede em Singapura e produção na China, foi fundada em 2021 e dedica-se à conceção e produção de veículos comerciais elétricos para aplicações ligadas à distribuição urbana e serviços municipais.
A estrutura do chassis foi otimizada para facilitar a instalação dos mais diversos tipos de carroçarias, incluindo contentores fechados, com ou sem frio, caixas abertas, equipamentos de recolha de resíduos sólidos, entre outros.

O seu primeiro modelo, que já se encontra em comercialização, é o Ohm 35 BEV, um chassis-cabina elétrico, homologado com peso bruto de 3500 quilos. Está equipado com dois packs de bateria de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4), localizados em ambos os lados do chassis, que garantem uma autonomia de até 241 quilómetros em ciclo WLTP ou 337 km em ciclo urbano, para um peso total do veículo de 2143 kg.
A bateria fornece energia a um motor elétrico síncrono, localizado no eixo traseiro, que desenvolve uma potência máxima de 86 kW (117 CV) e um binário máximo de 3150 Nm. Para não penalizar o consumo energético, a velocidade máxima está limitada a 90 km/h, sublinhando o caráter deste veículo para operação em ambiente urbano.

Continuar a ler

Comerciais

Portugal vai ter veículos comerciais FOTON importados pela JAP

Published

on

Num movimento estratégico para expandir a presença no mercado de veículos elétricos, o Grupo JAP celebrou uma parceria exclusiva com o Foton Motor Group, assumindo a posição de importador oficial do fabricante chinês, em Portugal.



No seguimento do acordo agora estabelecido, o Grupo JAP passará a ser responsável pela importação, distribuição e assistência técnica dos inovadores Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) da FOTON, que chegarão ao mercado nacional ainda em 2024.
Esta parceria, mais do que fortalecer a infraestrutura de mobilidade elétrica de Portugal alinha, ainda, com os objetivos nacionais para a redução de emissões e eficiente transição energética.
O acordo marca o início de uma nova era para a mobilidade elétrica, no segmento de veículos comerciais ligeiros, posicionando o Grupo JAP na vanguarda das soluções sustentáveis de transporte, reforçando a estratégia de sustentabilidade que o Grupo tem vindo a implementar, de forma muito ativa, ao longo dos últimos anos.

Na assinatura do contrato, Jan Oehmicke, Administrador do Grupo JAP, mostrou-se entusiasmado com a oportunidade de representar a marca FOTON em Portugal: “Esta parceria é um marco importante na nossa estratégia de sustentabilidade e reafirma o nosso compromisso com a inovação e a liderança no segmento de mobilidade elétrica”.
A FOTON, reconhecida globalmente pela sua liderança em inovação e sustentabilidade, encontra, assim, no Grupo JAP o parceiro ideal para expandir sua atuação no mercado português. “A parceria com o Grupo JAP representa mais um importante passo na estratégia de implementação da FOTON na Europa. Estamos confiantes que, num futuro próximo, possamos vir a conquistar a liderança do mercado dos veículos comerciais elétricos, em Portugal e contribuir para a política global de neutralidade carbónica”, referiu Mr. Wu ZongTian, Vice-Presidente da Foton International.
O Grupo JAP já detém a representação da marca FOTON em alguns países africanos, sendo este mais um passo na estratégia de expansão e fortalecimento da relação entre as duas entidades.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração