Quer comprar um camião novo para a sua frota? Siga os nossos conselhos – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Quer comprar um camião novo para a sua frota? Siga os nossos conselhos

Published

on

Comprar um camião é uma decisão critíca para qualquer empresa de transporte. Por isso, saber escolher o camião ideal é imprescindível, tanto para grandes como para pequenas empresas: numa empresa de grandes dimensões pelo número de camiões que pretende adquirir; numa mais pequena, pelo enorme esforço que a compra de um camião pressupõe para a tesouraria da sua empresa.



1 – Precisa realmente de um camião novo?

Esta é a primeira pergunta que deve colocar a si próprio. Otimize a utilização do seu camião e informe-se do estado da sua frota. Deverá ter conhecimento da quilometragem, antiguidade de cada camião e determinar a sua vida útil. Planifique as rotas que realiza e tenha em conta o tipo de carga que transporta em cada uma dessas rotas.

Comprar um camião novo é uma decisão que não pode ser tomada de ânimo leve. Cada veículo da sua frota deve ser um investimento e não uma despesa.

Deve ter a certeza de que vai ser rentável e produtivo para a sua empresa. Cada cêntimo que investir nele deverá ter retorno.
O custo do camião não é apenas o seu preço de aquisição. É também o combustível que vai gastar diariamente, a manutenção periódica que vai necessitar, entre outros. Mais uma vez reforçamos a ideia de que a compra de um camião é uma decisão que deve ser argumentada e refletida.

Chegados a este ponto… precisa realmente de uma camião novo?

2 – E será melhor comprar um camião novo ou um usado?

No momento de comprar um camião, a primeira decisão a tomar é a compra de um veículo novo ou de um em segunda mão.
Um camião novo é, à priori, um veículo com um funcionamento ótimo, com um vida útil mais longa e a médio prazo não precisará de revisões e reparaçoes dispendiosas. Para além disso, deverá estar atualizado a nível tecnológico.

A segunda opção, que também poderá comprar num concessionário oficial (será até mais aconselhável), poderá ser a melhor escolha. Num concessionário terá todas as condições de um novo, desde planos de manutenção e garantias, a crédito, mas com um preço mais reduzido. Numa compra a um particular (situação que já não se realiza assim tanto), não terá tantas condições, mas o preço será, sem dúvida, muito mais reduzido. O problema poderá ser, mais tarde, a garantia.

O que deve ter em conta é o facto do preço a pagar pelo seu camião poderá não ser o mesmo valor que lhe vai gerar mais tarde. Tudo dependerá de como possa amortizar o veículo. O preço de aquisição deve ser dividido entre os anos de vida útil. E aqui convém não esquecer que um camião em segunda mão não começa do “zero”. Já tem quilómetros, alguns anos e desgaste acumulado.

Então o que devo comprar?

Não existe uma resposta absoluta. Por isso, o que há a fazer é, basicamente, avaliar a suas necessidades. Comparar os preços de um camião novo com os preços de um em segunda mão e colocá-los no mesmo contexto. Calcular quanto custará amortizar o camião em cada um dos casos. A partir daí, tomar a decisão que seja a melhor para sua empresa.

3 – Como escolher um camião?

Comprar um camião novo pode parecer uma “coisa” simples. Todos os camiões funcionam bem quando acabam de sair do concessionário. Será boa ideia seguir o que o vendedor nos oferece? Para aqueles que pretendem otimizar a sua empresa, isto não é a melhor opção. Existem vários detalhes que deve ter em conta na hora de decidir o camião novo a comprar. É uma decisão suficientemente importante para que seja tomada com toda a calma e tempo.

Por isso, antes de comprar um camião novo…

A – pense em primeiro lugar na utilização que lhe vai dar. Planifique para que rotas e percursos pretende esse mesmo camião.Tenha em conta o tipo e o tamanho da carga que vai transportar com ele. Se lhe servir um camião de tamanho médio, não compre um grande. Se vai transportar materiais perigosos, assegure-se que cumpre todos os requisitos para os transportar.

B – Tenha em conta a potência. Mais potência implica um consumo de combustível superior.

C – Não se “feche” numa só marca, mesmo que tenha sido sempre de confiança. Atualmente todas as marcas de camiões são boas e todos os veículos são muito semelhantes entre si. É normal que se estiver acostumado a uma marca e tipo de camião, possa ser avesso à mudança.

D – Fale com várias marcas e vendedores com a ideia muito clara daquilo que pretende. Não deixe que ninguém o desvie do seu objetivo principal, não há ninguém que sabia melhor aquilo que quer do que o próprio interessado. Contudo, o preço poderá ser o foco de decisão mais importante.

E – Depois de ter elaborado uma lista de camiões que encaixam nas suas necessidades, o melhor será compará-los no papel, desde o preço aos equipamentos, passando pelas caraterísticas técnicas.

4 – Antes de comprar um camião usado…

Quando realiza um investimento tão importante como o que pressupõe a compra de um camião é inevitável assumir uma série de riscos. Se o camião que compra é em segunda mão, os riscos multiplicam-se.

Como especialista no setor dos transportes, de certeza que deteta com facilidade se um camião está em bom estado de conservação. Vai saber quando o tentam enganar ou quando está perante uma grande compra. Por isso, há certos aspetos que convém ter em conta quando pretender comprar um camião usado:

A – Opte por empresas que vendam camiões usados que sejam de confiança. Se for um particular, tente que seja alguém com boas referências. Procure, em todo o caso, que lhe transmitam garantias do camião.

B – Inspecione o veículo. Procure possíveis fugas, verifique pessoalmente os travões, a transmissão, a direção e as juntas. Comprove o estado da carroçaria, procurando zonas de metal oxidado ou debilitado.

C – Verifique se o camião já foi alvo de reparações. Pergunte porquê e tente perceber os componentes que foram substituídos recentemente. Assim, poderá saber se o camião precisa de despesas de manutenção elevadas.

D – Por fim, antes de comprar um cmaião usado tente levar um mecânico de confiança ou levá-lo a uma oficina para que lhe façam uma revisão completa. Há sempre que lhe passou despercebido. Minimize os riscos da compra.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

IVECO S-Way estreia-se no Euro Truck Simulator 2

Published

on

A IVECO anuncia o lançamento do IVECO S-Way no jogo de vídeo Euro Truck Simulator 2. Desenvolvido pela SCS Software em colaboração com o Centro de Design da IVECO, este jogo dá vida ao icónico IVECO S-Way no mundo digital.



Com este mais recente lançamento do Euro Truck Simulator 2, os jogadores podem viajar por toda a Europa como motoristas de elite, entregando cargas importantes através de rotas diversas e complexas a bordo do seu IVECO S-Way virtual, experimentando o transporte rodoviário de longo curso numa simulação altamente detalhada.

O simulador apresenta a configuração Artic do mais recente modelo de referência da IVECO para transporte de longo curso, equipado com a espaçosa cabina Active Space que oferece o máximo conforto. Através de uma conceção meticulosa e da colaboração da engenharia, o IVECO S-Way no Euro Truck Simulator 2 oferece um nível de autenticidade sem paralelo.

Os gamers podem personalizar o seu camião com 22 cores de fábrica pré-configuradas, incluindo a cor verde metalizada de lançamento, e escolher entre várias opções de acabamentos interiores. É possível personalizar ainda mais o camião recorrendo a uma vasta gama de acessórios, incluindo várias opções de depósito de combustível e grelha dianteira. Desde o seu estilo exterior dinâmico até ao seu habitáculo topo de gama, o IVECO S-Way proporciona uma experiência de condução que reflete os níveis de desempenho e inovação do veículo real.

Continuar a ler

Comerciais

FUSO entregou 22 eCanter elétricos à Planway Logístika em Espanha

Published

on

A Planway Logística, um fornecedor de logística com sede em Orense, Espanha, adicionou 22 FUSO eCanter à sua frota, camiões ligeiros elétricos a bateria de 8,55 t.

Com uma distância entre eixos de 4.450 mm, todos eles estão equipados com um motor elétrico de 129 kW e bateria de tamanho L com autonomia de até 200 km com uma só carga.

O veículo combina dimensões compactas e grande manobrabilidade com um alto volume de carga, o que o torna ideal para distribuição urbana e entregas postais em áreas urbanas.

“O fato de a Planway Logistika, outra grande empresa de logística, ter optado pelo Next Generation eCanter mostra mais uma vez que o camião ligeiro totalmente elétrico é ideal para o tráfego de distribuição no centro da cidade”, resume Florian Schulz, chefe de vendas, marketing e atendimento ao cliente da FUSO Europe.

“Ao encomendar 22 unidades, o cliente também está a reforçar o seu compromisso de eletrificar os seus transportes para a última milha. A flexibilidade de carregamento do eCanter, bem como sua carga útil comparativamente alta e o volume de carga de 15 euro-paletes, tornam essa transição bastante fácil.”

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por RedHeart
    Agora que o Lino, o Cadito e o Altar estão despachados, vamos tentar manter isto animado, ajudando-me a encontrar uma potencial montada para os...
  • por BobcatMikeMike
    Preciso de uma opinião e sugestão quanto à escolha de um carro. Que tipo de carros gostas? Nada de extravagante, nunca fui maluco por carros....
  • por c200
    Boas. Já me aconteceu o seguinte, algumas vezes: o rádio ao mudar de emissora deixa de emitir som. Por Bluetooth funciona normalmente. Já notei...
  • por JOKA78
    Bom dia, Tendo em conta que percebo pouco de carros, solicito ajuda na escolha de um carro familiar usado até ao máximo 10000€. Obrigado

Em aceleração