Novos
Carro a gasóleo, a gasolina ou elétrico – Qual o melhor para si?
Com os motores a gasóleo cada vez mais ameaçados e a concentrarem atenções pela negativa, surgem outras alternativas como os elétricos, híbridos ou simplesmente a gasolina. Os preços dos combustíveis, dos veículos e as vantagens e desvantagens e para onde apontam as tendências, são os dados que lhe colocamos na mesa para que possa decidir qual será o combustível que o seu novo carro vai utilizar.
Uma questão de CO2
Os motores Diesel têm os dias contados. Este é o cenário que muitas cidades e governos europeus apontam para um prazo de 10 a 15 anos. No entanto, nos próximos cinco anos os motores a gasóleo continuarão a ser os mais económicos do mercado por via do preço do combustível face ao preço da gasolina. As emissões de CO2 vão continuar na ordem do dia, mas os fabricantes estão a reduzir bastante a emissão de gases contaminantes nos motores Diesel.
Se vai trocar de carro nos próximos 5 anos, o Diesel ainda é uma boa opção.
Potência e binário
Os motores Diesel sempre foram mais “despachados” que os gasolina por montarem na sua maioria turbocompressores que lhes permitem reagir mais cedo, a baixas rotações, e ganhar velocidade e recuperar a aceleração com maior facilidade. Até as senhoras preferem um carro mais “viril” no momento de acelerar.
Todavia, os construtores têm vindo a reduzir essa vantagem e aproximar os carros a gasolina deste tipo de desempenho com turbocompressores montados em motores de baixa cilindrada que conseguem níveis de potência muito semelhantes aos motores Diesel.
As novas gerações de motores turbocomprimidos a gasolina respondem ao acelerador com igual “virilidade”, são mais silenciosos, têm consumos semelhantes aos motores a gasóleo, são mais baratos em novos e menos onerosos na fatura da manutenção.
Se quer potência e economia, os carros a gasolina são uma excelente opção.
Para que quer o carro?
Esta é a pergunta que se impõe na hora de fazer contas. Que tipo de utilização vai dar ao automóvel e quais os percursos que vai fazer, assim como a quilometragem anual que julga realizar. Estes são os dados que importa avaliar para perceber se deve ou não optar por pagar mais no stand por um Diesel ou pode perfeitamente sair de lá ao volante de um carro a gasolina.
1 – Quilómetros anuais
Até 15.000 km – Escolha gasolina, híbrido ou elétrico
Até 25.000 km – Escolha gasolina ou híbrido (ou elétrico com autonomia superior a 300 km)
Mais de 30.000 – Escolha Diesel
2 – Tipo de percurso habitual
Cidade até 50 km/dia – Escolha gasolina, híbrido ou elétrico
Cidade e autoestrada até 100 km/dia – Escolha gasolina, híbrido ou Diesel
Estrada, autoestrada e cidade mais de 100 km/dia – Escolha Diesel
Qual o tipo de percurso diário?
Se faz um trajeto diário inferior a 10 km e não anda em autoestrada então não compre um Diesel com Filtro de Partículas DPF/FAP. Como o filtro de partículas não consegue aquecer o suficiente atingindo a temperatura ideal para regenerar as partículas, as avarias são constantes e o valor a pagar pela reparação muito elevado. Se não faz percurso em autoestrada ou via rápida, EVITE comprar um carro Diesel. Neste tipo de percursos opte por um carro a gasolina ou híbrido, sendo um elétrico a melhor opção.
Qual desvaloriza mais?
Os veículos Diesel são os que mais resistem à desvalorização. Também são os mais caros quando adquiridos em novos. A procura de automóveis com motor a gasóleo continua a ser superior no nosso país, tanto em novo como em usado. Por este motivo, a desvalorização dos Diesel é mais contida e resiste ao tempo, ou seja, um carro Diesel com 5 anos desvalorizou menos que o mesmo modelo a gasolina.
Com as normas ambientais cada vez mais apertadas sobre os Diesel esta tendência pode alterar-se nos próximos anos e até inverter-se. Recorde-se que são cada vez mais os fabricantes a deixarem de integrar motores Diesel na oferta de vários dos seus modelos.
Os carros elétricos têm uma desvalorização mais moderada que os gasolina, mas após os 5 anos de utilização surge as questão da substituição das baterias, que em alguns modelos custam mais de 12.000 euros. Este é o ponto que mais o deve preocupar se comprar um elétrico usado.
Preços da manutenção
Os Diesel têm valores de manutenção mais elevados que os carros a gasolina. As diferenças são significativas até numa simples revisão.
No caso das avarias, os Diesel são sempre mais onerosos porque a tecnologia Diesel envolve mais componentes e sistemas de injeção e exaustão mais complexos. Se um destes sistemas regista uma avaria os valores nunca são baixos na hora de pagar a fatura da oficina.
A manutenção mais barata é a dos veículos elétricos. As revisões são baratas e os componentes de desgaste normal como as pastilhas e discos de travão, filtros de ar condicionado, etc, são ao mesmo preço dos carros a gasolina. Não usam óleo de motor e a caixa de velocidades automática também não necessita de muita manutenção.
Qual o mais poluidor?
A polémica está instalada há alguns anos a esta parte sobre a tecnologia que mais emissão de gases emite para a atmosfera. Os Diesel sempre foram apontados como os mais poluentes, mas a introdução de sistema de “purificação” dos gases através dos Filtros de partículas e com a introdução do AdBlue, tendem a minimizar o impacto dos motores Diesel no ambiente.
Na verdade todos poluem, até os veículos elétricos. Sim, os carros movidos com motores elétricos abastecem a sua energia através da rede elétrica que chega até aos nossos lares através de centrais alimentadas a energias fosseis e por consequência essa energia utilizada pelos elétricos já realizou uma ação poluente antes do veículo de “zero emissões” iniciar a sua marcha.
Portanto, a resposta sobre qual o tipo de tecnologia que mais polui é sempre ambígua, sendo que os veículos elétricos são os que menos gases adicionam ao efeito de estufa.
Manutenção
Se tiver de partir um vidro faça-o corretamente
Por vezes o infortúnio bate às porta e numa emergência é necessário quebrar os vidros de um veículo para poder aceder ao seu interior e prestar auxílio ou permitir que um ocupante saia. Mas tal deve ser feito de forma correta para evitar mais contratempos.
A frase “partir um vidro”, só por si, pode parecer indicar um ato menos refletido ou até ilegal ou violento, mas há situações em que é a única forma de conseguir sair de dentro do veículo ou prestar ajuda se estiver do lado de fora do mesmo. No caso de um acidente, incêndio ou inundação, as portas podem ficar bloqueadas e a única forma de conseguir sair do carro é através das superfícies vidradas e como tal pode ser necessário quebrar os vidros.
Os vidros de um carro
Os vidros de um automóvel não são todos iguais e normalmente os mais fáceis de quebrar são os das portas. O vidro dianteiro do para-brisas é tradicionalmente o mais resistente pois é laminado e foi pensado para ser o mais seguro em caso de acidente. É ele que sofre com as forças aerodinâmicas, com os impactos de pedras projetadas e por isso tem de ser mais resistente. Já o vidro traseiro como inclui os filamentos do sistema de desembaciamento também não é o mais fácil de partir pois esses filamentos fazem uma espécie de rede que dificulta a quebra. Assim a melhor solução são os vidros das janelas das portas que normalmente são laminados o que faz com que sejam mais “fáceis” de partir e quando quebram eles estilhaçam em pequenos vidros, não sendo tão cortantes.
“Partir” para a ação
Use um objeto sólido para quebrar o vidro. No mercado há ferramentas específicas para partir vidros de automóveis (quebra-vidros ou martelo de emergência) que pode sempre guardar no interior do carro. Não coloque na bagageira como o macaco para elevar o carro, mas sim no próprio habitáculo, num compartimento para objetos como o porta-luvas, por exemplo. Se não tiver nenhum objeto sólido para partir o vidro, não o faça sem nenhuma proteção nas mãos pois a possibilidade de se cortar é elevada. Utilize um dos tapetes do carro para proteger o corpo, a cara especialmente quando for partir o vidro. Uma vez escolhido o vidro, que será muito provavelmente um dos laterais, então aponte o impacto para um dos cantos pois será aí que terá melhores resultados pois os vidros são mais difíceis de partir se der a pancada mesmo no meio. Por fim, “limpe” os vidros que sobraram e que costumam ficar em torno da moldura da janela da porta, para evitar que haja cortes quando sair do veículo.
Foco e calma
Obviamente que ter calma e estar focado são dois estados muito difíceis de conseguir quando estamos numa situação de emergência, mas podem ser determinantes pois irão permitir que caso falhe uma tentativa terá a lucidez para pensar noutra solução. Por exemplo, se não tiver nenhum objeto solido ou pontiagudo “à mão de semear”, ter calma e foco pode permitir que perceba que outros objetos dentro do carro, como por exemplo o fecho do cinto de segurança que é metálico e pontiagudo, pode cumprir a tarefa.
Manutenção
Cuidado com o que come e bebe no Natal
Às portas da época natalícia nunca é de mais alerta para alguns comportamentos que podem influenciar a sua segurança na estrada. Desta vez o foco vai para as recheadas mesas de Natal que, apesar de muito irresistíveis, exigem alguma consciência da parte daqueles que têm a responsabilidade de conduzir.
O Natal é marcado pela reunião dos familiares em trono de uma mesa, seja na noite da consoada, seja depois no almoço de Natal. Normalmente não faltam acepipes aos quais é difícil resistir e além da variedade também muitas vezes não se consegue evitar a quantidade pois não se consegue evitar repetir. No entanto convém não esquecer que o que come também tem influência na sua condução pois pode diminuir as suas capacidades de reação, comprometendo a sua segurança e a dos demais. Por isso, deixamos aqui alguns alertas para que o seu Natal corra da melhor forma depois das habituais festividades à mesa.
– Não abuse da comida
É difícil conseguir comer de forma equilibrada e moderada em frente a uma mesa recheada de coisas boas, mas se vai conduzir após a refeição não deve exagerar. Comidas muito “pesadas” ou em excesso vão ter influência direta nas suas capacidades, diminuindo o seu tempo de reação e consequentemente comprometer a atenção e rapidez de resposta face à estrada e ao trânsito. Não é por acaso que por vezes depois de uma refeição mais pesada sentimos uma “quebra” e algum sono e esse estado não é aconselhável para pegar num volante e fazer-se à estrada.
– Faça bem a digestão
Se não foi capaz de controlar a sua “gulosice” face aos pratos e doces que tinha à sua frente, então respeite os tempos de digestão e não vá conduzir logo após a refeição. Deixe o seu corpo digerir corretamente o que consumiu ou então faça uma pequena sesta antes de entrar no automóvel e seguir viagem. Assim evita as tais “quebras” que diminuem a sua capacidade de reação.
– Durma bem, coma bem e beba bem
Se fizer uma boa noite de sono na noite anterior à refeição de Natal vai diminuir a possibilidade de se sentir sonolento depois de comer. Também na própria refeição se optar mais pelos vegetais também não se irá sentir tão “pesado” e enfartado, o que permitirá que esteja mais atento ao volante. Se beber muita água durante o dia isso também irá ajudar a que permaneça bem hidratado e isso também reduzirá alguma sensação de “moleza”.
– Não beba álcool
É mais do que sabido que o álcool e a condução não dão bom resultado, mas nunca é demais alertar para esse facto e por isso evite ao máximo beber bebidas alcoólicas. Lembre-se que o excesso de álcool compromete completamente a sua capacidade de conduzir e muitas das vezes em época natalícia as viagens são longas e o automóvel está lotado com os familiares. Mantenha o Natal como uma época de boas recordação e não de más.
slot gacor bento4d togel online bakautoto bakautoto slot online bento4d togel online bento4d bento4d bento4d toto togel slot online bento4d toto togel bento4d slot resmi situs slot bento4d slot online slot resmi link gacor situs slot slot online bento4d situs togel bento4d slot online bento4d toto togel bento4d link slot situs gacor bento4d toto slot bento4d slot gacor situs gacor bento4d bento4d slot online situs toto bento4d togel online link slot bento4d link gacor slot online link gacor bento4d toto togel bento4d slot resmi situs toto bento4d toto togel bento4d toto slot rtp live situs slot gacor bento4d slot gacor hari ini-
Notícias2 dias agoRadares em fevereiro
-
Notícias2 semanas agoToyota continua na liderança mundial
-
Notícias2 semanas agoHonda vai ter um novo logótipo
-
Notícias2 semanas agoNovo Kia EV5 já tem preços
-
Notícias1 semana agoVolvo apresenta o novo EX60
-
Sem categoria1 semana ago
Bagaimana PGRI Menjadi Penghubung Antar Sekolah
-
Notícias7 dias agoSalvador Caetano muda o nome para Caetano
-
Notícias1 semana agoAuto Clássico Militar em Oeiras







