Nissan Qashqai (2007-2013) – Motorguia
Ligue-se connosco

Avaliações Usados

Nissan Qashqai (2007-2013)

Published

on

O Qashqai é o modelo com maior sucesso da gama Nissan. Talvez o produto que mais construtores invejam e que muitos tentam copiar. É o verdadeiro SUV urbano que consegue oferecer o conforto de uma berlina e aventurar-se um terrenos de terra batida sem perder o conforto graças a uma suspensão bem desenhada.

A primeira geração não tinha uma insonorização cuidada e uma caixa pouco suave. Nesta primeira geração os materiais de revestimento interior eram medianos e os acabamentos merecedores de melhores cuidados. A Nissan foi afinando estes detalhes nas gerações seguintes e melhorando gradualmente o conforto interior, conferindo-lhe uma modularidade e acessibilidade equilibradas. A versão Quashqai +2 é um exemplo da preocupação do construtor japonês em aumentar o espaço e as soluções interiores, pensando no bem-estar da família ou não fosse considerado um SUV familiar.

Motores

A gama de motores a gasolina é curta e inclui apenas o 1.6 de 114 e 117 cv e o 2.0 de 141 cv, ambos pouco apreciados pelos compradores portugueses e quase raros no mercado de usados.

No alinhamento Diesel as escolhas também não são muitas, o mais acessível e o que mais vendeu foi o 1.5 dCi (de origem Renault) com 103, 106 e 110 cv, o 1.6 dCi de 130 cv considerado o motor que melhor desempenho oferece ao Qashqai em todos os aspetos de performance, consumo e prestações e o 2.0 dCi de 150 cv que equipa as versões 4×4, tal como o seu homólogo a gasolina. Recorde-se que a maioria dos Qashqai é vendida na versão 4×2.

Principais avarias e problemas

O motor 1.5 dCi deu muitas dores de cabeça aos donos doas Qashqai no respeita aos famosos “bronzes da cambota” que originavam avarias onerosas. Soma-se ainda problemas com a injeção.

O motor 2.0 dCi revelou problemas com os filtros de partículas das unidades que circulavam apenas em cidade e durante curtas viagens a velocidades baixas. Em Março de 2009 a Nissan foi obrigada a chamar aos concessionários várias unidades para reprogramação da centralina e verificação do FAP.

As rótulas da suspensão dianteira tiveram de substituir componentes devido a ruídos permanentes. A direção também teve atenção especial devido a um rolamento defeituoso na caixa de direção. No final de 2012 cerca de 5200 unidades do Qashqai foram obrigadas a substituir parte dos componentes da coluna de direção.

O ESP foi alvo de substituição do programador em 2011.

Foram registados vários casos com problemas de embraiagem com aparecimento de fumo e cheiro intenso a queimado.

Nissan Qashqai (2007-2013)
7.9 Avaliação
8.2 Utilizadores (1 Votar)
Pros
Motores Diesel económicos
Posição de condução
Conforto de marcha
Contras
Habitabilidade traseira
Filtros de partículas problemáticos
Materiais interiores
Fiabilidade7.5
Custos de manutenção7.5
Desvalorização9
Qualidade dos materais7.5
Habitabilidade e bagageira7.5
Segurança8.5
Conforto8
Consumo combustível8
Comportamento dinâmico8
Performance7.5
O que dizem os proprietários Faça a sua avaliação
Sort by:

Seja o primeiro a fazer uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Faça a sua avaliação

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

 

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Avaliações Usados

Skoda Fabia (2014-2021)

Published

on

O nome Fabia é um dos mais bem sucedidos e com maior longevidade no seio da Skoda e conquistou esse estatuto por sempre ter sido uma proposta muito racional, equilibrada e adequada ao seu segmento.



Esta geração do Fabia segue precisamente essa linha. O seu interior é espaçoso para todos os ocupantes e quem estiver ao volante vai encontrar uma boa posição de condução com os ajustes necessários e com a amplitude desejada para encontrar o melhor compromisso. Em seu redor terá um painel de instrumentos, um tablier e uma consola central com um desenho simples mas muito funcional e uma ergonomia que não complica nenhuma tarefa.

A qualidade de construção está num bom nível e só não dá uma maior sensação de solidez devido à qualidade de certos materiais utilizados nalguns painéis. A bagageira é outro dos pontos fortes deste Skoda já que na carroçaria de cinco portas a sua capacidade está nos 330 litros, mas para quem optar pela versão carrinha, a Skoda Combi, essa capacidade ascende aos 530 litros.

Fácil de conduzir nas mais variadas circunstâncias, seja em estrada ou em cidade, o Fabia mostra-se um bom parceiro, exibindo também um bom conforto, apesar de não ser exemplar quando enfrenta um piso mais degradado ou um empedrado, mas nada que prejudique demasiado o conforto dos ocupantes. O mesmo já não pode ser dito em relação à insonorização do ruído do motor já que este entra com alguma facilidade no habitáculo.

Motores

A gama de motores é ampla e conta com as unidades a gasolina 1.0 MPI com 60 e 75 cv e 1.2 TSI com 90 cv e 110 cv. Além destas o oferta inclui também o bloco 1.4 TDI nas suas versões de 75, 90 e 105 cv de potência. Qualquer um destes motores apresenta uns consumos económicos, sendo que neste campo, naturalmente, a vantagem vai ainda assim para as versões Diesel.

Principais avarias e problemas

Todas as versões poderão acender a luz da temperatura devido ao aumento da mesma e a origem do problema pode estar na junta da bomba de água. Nos motores a gasolina o sistema Star & Stop pode começar a falhar devido a anomalias na sonda Lambda.

Nos modelos equipados com os motores 1.4 TDI estes podem deixar de funcionar corretamente devido a problemas com a válvula EGR, ou com o filtro de partículas.

nalgumas unidades fabricadas até outubro de 2016 os vidros elétricos traseiros podem deixar de trabalhar devido a um problema elétrico de condutibilidade ou por causa do fusível.

Skoda Fabia (2014-2021)
6.5 Avaliação
0 Utilizadores (0 Votos)
Pros
Ergonomia
Bagageira
Habitabilidade
Contras
Insonorização
Alguns materiais
Fiabilidade6.5
Custos de manutenção6
Desvalorização6
Qualidade dos materais5.5
Habitabilidade e bagageira7.5
Segurança6.5
Conforto6
Consumo combustível7.5
Comportamento dinâmico6.5
Performance6.5
O que dizem os proprietários Faça a sua avaliação
Sort by:

Seja o primeiro a fazer uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Faça a sua avaliação

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Continuar a ler

Avaliações Usados

Mercedes Classe B (2011-2018)

Published

on

Esta segunda geração do Mercedes Classe B veio melhorar vários aspetos do seu antecessor, mantendo as suas linhas de monovolume ele acaba por se revelar mais agradável e eficaz de conduzir.



Com uma excelente posição de condução, ligeiramente elevada, este Classe B proporciona ao condutor um bom ambiente ao volante com todos os comandos ergonomicamente bem distribuídos, mesmo considerando que na consola central são inúmeros podendo requerer alguma habituação nalguns casos. Mas nada que meia-dúzia de quilómetros não resolva.

Em termos de habitabilidade o Classe B deixa um pouco a desejar pois nos bancos traseiros dois ocupantes viajam bem, mas três já não irão assim tão “à vontade”. Apesar do seu aspeto exterior de monovolume este Mercedes não oferece uma modularidade muito apurada o que faz dele uma proposta menos polivalente e versátil do que outros concorrentes.

No entanto oferece um comportamento dinâmico muito eficaz com uma suspensão a trabalhar muito bem nas mais variadas situações e dando a este Classe B um comportamento mais semelhante a uma berlina do que a um monovolume já que controla muito bem os movimentos da carroçaria. Isso associado a uma direção informativa e suficientemente precisa dão a quem vai ao volante uma boa noção de tudo o que se passa no eixo dianteiro. Em ambiente urbano a boa posição de condução e a boa visibilidade, pois os pilares traseiros não são demasiado volumosos, fazem deste Classe B um bom companheiro citadino, fácil de conduzir.

O seu preço não é dos mais competitivos, mas o bom nível de equipamento acampa por compensar um pouco esse facto, no entanto, tratando-se de um modelo de uma marca premium, não se esperem custos de manutenção muito “competitivos”.

Motores

O Mercedes Classe B conta com uma gama de motores que começa com as unidades a gasolina 1.6 com 122 e 156 cv, passando para o 2.0 com 184 e 211 cv. Já nos motores Diesel da família CDi a oferta começa com o 1.5 com 90 e 109 cv, seguindo-se o 1.8 BlueEfficiency com 109 e 136 cv, o 2.2 também com 136 cv e 177 cv. A proposta mais equilibrada são os 1.8 CDi BlueEfficiency com 109 cv ou 136 cv que apresentam um bom consumo médio, com a marca a anunciar uma média de apenas 4,1 l/100km para o primeiro e 4,4 l/100 km para o segundo, ao mesmo tempo que oferecem uma boa resposta ao acelerador.

Principais avarias e problemas

Os motores 180 CDI podem começar a ter algumas vibrações ao ralenti devido a problemas com o volante motor. Já os demais motores CDI podem fazer ruídos no arranque que podem levar à substituição da corrente da distribuição ou de um tensor.

Nalguns modelos foram registados problemas com a válvula EGR e com o filtro de partículas.

Podem surgir problemas com o pedal da embraiagem nos modelos com caixa de velocidades manual fabricados até fevereiro de 2013.

Mercedes Classe B (2011-2018)
6.5 Avaliação
0 Utilizadores (0 Votos)
Pros
Fácil de conduzir
Posição de condução
Comportamento dinâmico
Contras
Habitabilidade
Custos de manutenção
Fiabilidade6.5
Custos de manutenção5.5
Desvalorização6.5
Qualidade dos materais6
Habitabilidade e bagageira6
Segurança6.5
Conforto7
Consumo combustível6.5
Comportamento dinâmico7.5
Performance6.5
O que dizem os proprietários Faça a sua avaliação
Sort by:

Seja o primeiro a fazer uma avaliação.

User Avatar
Verified
{{{ review.rating_title }}}
{{{review.rating_comment | nl2br}}}

Show more
{{ pageNumber+1 }}
Faça a sua avaliação

Your browser does not support images upload. Please choose a modern one

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por danger898
    Bom dia, Embora conheça o modelo, nunca tinha ouvido falar neste motor. Fiquei um pouco espantado de um motor 2.0 "moderno" ter apenas 120cv,...
  • por Picard
    ... de comprar um Twingo. Não dos novos mas ali entre 2000/2004. Gostei do ar futurista do carro quando saiu; a antena a sair do espelho, os...
  • por pacheco784
    Olá companheiros, tenho um Ibiza 6J Motor 1.2TDI, na Quinta Feira em Autoestrada acendeu a luz do óleo e vezes e 3 apitos, como estava em descida,...
  • por SoRafael
    Olá boa tarde. ​​​​Gostaria de sondar quem encomendou carro novo neste ano de 2024. Há quanto tempo estão à espera ou esperaram, e qual...

Em aceleração