Comerciais
Isuzu D-Max foi a pick-up mais vendida em Portugal em 2024

A Isuzu D-Max conquistou a liderança no segmento das pick-up em Portugal em 2024, naquele que foi o melhor ano de sempre no nosso país, com 972 unidades matriculadas, um crescimento de 52,4% face a 2023.
A Isuzu D-Max conquistou a liderança no segmento das pick-up em Portugal no ano de 2024, com um total de 972 unidades matriculadas, a que corresponde uma taxa de penetração de 31,8%.
Para o resultado da Isuzu D-Max contribuiu decisivamente o fim da comercialização da Mitsubishi L200 na Europa, levando muitos clientes a apostar neste produto também comercializado pela rede da Astara no nosso país. A Toyota Hilux, que durante muito tempo ocupou o lugar cimeiro neste segmento, baixou para a segunda posição.
Relativamente a 2023, a Isuzu D-Max registou um crescimento de 52,8% em 2024, naquele que foi o seu melhor ano de sempre nas já duas décadas que conta de comercialização em Portugal.
A robustez e fiabilidade são alguns dos critérios que sustentam o bom resultado comercial da pick-up japonesa no nosso país, a que se juntam as linhas modernas e um alargado leque de opções de configuração, incluindo versões de cabina simples, longa e dupla, com tração traseira ou integral.
“Trata-se de um resultado histórico que sublinha o notável capital de confiança que o mercado tem depositado ao longo dos anos na marca e nos seus produtos”, afirma Luís Esteves, diretor-geral da Isuzu Portugal.
“Para este caminho bem-sucedido têm contribuído decisivamente os níveis de excelência no serviço ao cliente e de após-venda assegurados pela nossa extensa rede de concessionários, um fator de grande relevância e muito valorizado no segmento profissional,” acrescenta.

Comerciais
Renault Trucks Oxygen é a nova aposta elétrica

A Renaut Trucks ainda está a testar o projeto Oxygen, pequeno camião elétrico ideal para rolar dentro da cidade e do perímetro urbano.
Esta versão, equipada com uma caixa frigorífica, concebida em parceria com a cadeia de supermercados Jumbo e a SVZ, começará a ser testada em outubro de 2024 em Amesterdão, com o apoio da filial holandesa da Renault Trucks.

Neste contexto, o construtor e os seus parceiros, conscientes da importância de limitar o seu impacto ambiental, combinaram os seus conhecimentos para traduzir as necessidades da logística urbana e desenvolver um novo camião urbano elétrico experimental de 26 toneladas, capaz de operar nas zonas de emissões zero holandesas. Desde 1 de janeiro de 2025, os municípios neerlandeses poderão designar zonas de emissões zero, nas quais só se pode entrar com um veículo de emissões zero, a fim de reduzir as emissões de CO2 nas zonas urbanas. Contrariamente à primeira experiência com a Geodis para a distribuição de produtos secos, esta nova etapa permitirá efetuar entregas refrigeradas em silêncio, sem emissões poluentes e com toda a segurança para os outros utentes da estrada, desde o armazém até ao supermercado Jumbo, no coração de Amesterdão, durante o período experimental de seis meses.

O protótipo do camião foi construído na fábrica da Renault Trucks em Blainville-sur-Orne, a primeira fábrica europeia a produzir camiões eléctricos em série a partir de 2020.
O Oxygen é um veículo concebido especificamente para a cidade, combinando segurança, conforto e modernidade:
- Visibilidade e segurança melhoradas: o Oxygen possui uma cabina de entrada baixa e um grande para-brisas que proporciona ao condutor uma excelente visibilidade direta à altura dos utentes da estrada. Múltiplas câmaras substituem os espelhos, oferecendo uma visão de 360°, com melhorias significativas na visibilidade traseira e permitindo a deteção de peões e utentes vulneráveis da estrada em ângulos mortos.
- Conforto e segurança do condutor: Foi instalada uma porta deslizante do lado do passageiro, evitando os riscos associados à abertura de uma porta tradicional. O condutor pode entrar e sair do veículo de ambos os lados. Além disso, a entrada e a saída da cabina são mais fáceis devido à baixa altura de acesso.
- Perfeita conservação dos produtos transportados: O veículo está equipado com uma carroçaria isotérmica com temperatura controlada, adequada para o transporte de 25 carrinhos de supermercado.
- Integração na paisagem urbana: As linhas exteriores do camião e o interior da cabina foram completamente redesenhados, privilegiando o conforto do condutor e a integração no ambiente urbano.

Comerciais
Nova geração DAF agora também alimentada por biodiesel B100

Para transportadores que pretendam passar a utilizar biodiesel B100, a nova geração DAF XF, XG e XG+ pode agora também ser fornecida com um motor PACCAR MX-13 especialmente desenvolvido para este combustível. Esta nova fonte de alimentação está disponível para tratores e rígidos.
O biodiesel B100, também conhecido como biodiesel FAME (ésteres metílicos de ácidos gordos) ou RME (ésteres metílicos de colza), é um combustível inteiramente produzido a partir de óleos vegetais e gorduras renováveis. O B100 reduz as emissões de CO2 em até 90% em todo o ciclo de vida quando comparado com o gasóleo fóssil, o que o torna semelhante ao HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio).
Para atingir as emissões de CO2 mais reduzidas possível, o MX-13 compatível com B100 (355 kW/480 CV) está equipado com software especialmente concebido que tem em conta fatores como o valor calorífico inferior do biodiesel.
“Com a introdução do motor MX-13 para biodiesel, disponibilizamos uma alternativa aos transportadores que estão empenhados no transporte sustentável. Todos os camiões DAF com um motor de combustão são compatíveis com HVO, mas o B100 está mais facilmente disponível em algumas regiões”, afirma Jeroen van den Oetelaar, responsável desenvolvimento produto da DAF Trucks. “Com a opção B100, fornecemos agora aos transportadores outra forma – para além do HVO e dos nossos grupos motopropulsores elétricos – de reduzir a sua pegada ecológica, sem fazer quaisquer concessões no que diz respeito à fiabilidade do veículo.”
-
Notícias2 semanas ago
Hyundai Insteroid impressiona só de olhar
-
Notícias2 semanas ago
Os preços do novo Skoda Elroq
-
Notícias2 dias ago
Mercedes C63 AMG vai receber um motor de 6 cilindros
-
Manutenção Motos4 dias ago
Motos na vitrine da sala
-
Curiosidades2 semanas ago
BYD dá “show” de Kung Fu
-
Notícias2 semanas ago
Nissan mostra o novo Leaf
-
Motos5 dias ago
LXMFF vai apresentar o programa deste ano
-
Comerciais2 semanas ago
MAN quer vender mais de 30 mil furgões TGE em 2025