Comerciais
Rally Dakar em 2022 vai ter muitos camiões e muita areia
Published
2 anos anteson
By
Motor Guia
Regressa o rali mais duro do mundo… o Dakar regressa às pistas da Arábia Saudita para seguir na senda que marcaram as suas origens. Dunas, muitas dunas e muita navegação vão marcar a corrida que vai ter início no dia 2 de janeiro de 2022.
Já foi apresentada a 44ª edição do Rally Dakar que volta a ser corrido na Arábia Saudita (já lá vão três anos). Arranca em Ha´il, termina em Jeddah e tem um dia de descanso em Riad, mas ao “inclinar” o percurso mais para sudeste, os organizadores trazem mais areia à prova e ao desafio.
O rali arranca a 2 de janeiro e termina a 14 do mesmo mês. A competição baseia-se na travessia e navegação fora de pista, enquanto os descalabros no cronómetro chegam de furos como aqueles que se sofrem em etapas mais pedregosas.
Como novidade para 2022, com a vontade de levar o Dakar para as emissões de carbono mais reduzidas, foi criada a categoria T1-E, reservada a protótipos experimentais nesse âmbito. O horizonte para colocar um fim aos motores de combustão nos automóveis participantes situa-se em 2030.
Em 2022 será a segunda edição do Dakar Classic, que no passado mês de janeiro despertou muito interesse. Serão introduzidos ajustes ao regulamento. A regularidade já não vai ser o único critério de avaliação. Em alguns troços que representarão em torno de 20% do percurso, serão unicamente percorridos através da navegação.
O sucesso desta nova modalidade reservada para automóveis e camiões dos anos 80 e 90, supõe uma nova forma de fazer a aventura Dakariana. Uma nova forma de desfrutar da pilotagem. Tanto assim é que já se prevê que a lista deste tipo de veículos pode duplicar. Muito serão camiões.
Comerciais
IVECO BUS assina acordo de fornecimento de autocarros para a Madeira
Published
36 minutos anteson
04/10/2023
A IVECO BUS celebrou recentemente um acordo de fornecimento de um total de 106 Autocarros IVECO com os operadores SIGA RODOESTE (RODOESTE) e a Companhia de Autocarros da Madeira S.A (CAM) no âmbito da “Concessão de serviço público de transporte rodoviário de passageiros na Região Autónoma da Madeira”, para renovação de frota.
O acordo prevê o fornecimento de um total de 106 unidades IVECO CROSSWAY e EVADYS contando com viaturas de 10 e 12 metros de comprimento, equipadas com motores FPT Cursor 9 Euro 6 STEP E de 400 CV, de tecnologia patenteada HI-SCR e baixas emissões. Dispõem ainda de todas as comodidades no seu interior e os mais recentes equipamentos de segurança, de forma a proporcionar aos passageiros uma viagem segura e com o máximo conforto.
Beneficiando de um dos melhores custos operacionais do mercado, as viaturas CROSSWAY e EVADYS oferecem aos operadores de transportes uma rentabilidade e versatilidade únicas. Especialmente concebidas para satisfazer as necessidades das rotas regionais, serviços de turismo local de média distância, serviços de shuttle para aeroportos e excursões.
Fabricadas na fábrica Výsoké Mýto (República Checa), as gamas CROSSWAY e EVADYS beneficiam de um know-how duradouro na produção de autocarros e autocarros intercidades.
A IVECO BUS garante ainda a assistência em permanência das viaturas na Região Autónoma da Madeira através da oficina autorizada BREGS, contando com equipas dedicadas à operação.

No início do outono de 2003, a Volkswagen Veículos Comerciais apresentou a terceira geração do Volkswagen Caddy, no RAI Commercial Vehicle Show em Amsterdão.

Pouco tempo depois, a produção começou em Poznań, na Polónia, a 12 de novembro, iniciando assim uma história de sucesso para a fábrica e para o modelo. Enquanto isso, mais de 2,6 milhões de unidades na versão de teto alto, saíram da linha de montagem da fábrica no oeste da Polónia.
Quando a Volkswagen Veículos Comerciais iniciou a produção de veículos em Poznań, em 1993, nada fazia prever que este local se tornaria na maior fábrica de automóveis da Polónia, o maior empregador da região e a única fábrica de produção do Caddy. Nos primeiros anos, a fábrica em Antoninek, perto de Poznań, montou principalmente veículos de diferentes marcas do grupo. No entanto, a Volkswagen expandiu sistematicamente a fábrica para que a produção de veículos começasse além da montagem.

Poznań começou o capítulo mais importante da história da fábrica com o lançamento do Caddy: a Volkswagen planeou a produção da terceira geração do Caddy, exclusivamente para a fábrica polaca. Às 20h06 do dia 12 de novembro de 1993, o primeiro Caddy “Made in Poland” saiu da linha de produção da renovada e moderna fábrica. A orgulhosa mensagem na lateral do veículo dizia: “Jestem z Poznania!” (“Eu sou de Poznań!”).

Allison e TATRA reforçam colaboração de sucesso

Miguel Oliveira termina em 12º na Índia

Euro 7 vai ser menos dura com os motores a combustão

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Scania teste primeiro camião híbrido movido a energia solar

Os BMW M irão ser apenas Competition, CS ou CSL

Honda desenvolve scooter que cabe na mala do carro

Será o YangWang U8 o derradeiro todo o terreno?

Uma Drag Race ao estilo da Red Bull

Tazzla, um “Transformer” com base num Corolla

Spirit of Munro, uma Indian muito especial

Range Rover Classic da quinta para a passerelle

Quando Le Mans sai às ruas

Eletre, o primeiro elétrico da Lotus

IVECO BUS assina acordo de fornecimento de autocarros para a Madeira

Mais um Porsche 911 muito especial

20 anos de Volkswagen Caddy em Poznan

Miguel Oliveira desiste no Japão

Cuide da sua bateria para o tempo frio

Honda desenvolve scooter que cabe na mala do carro

Mercedes-Benz GenH2 a hidrogénio percorreu 1047 km com uma carga
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por TertulianoBoa noite camaradas: Tenho um BMW E61 Está com um problema de entrada de água pelo tecto de abrir e fui aconselhado a substituir o tecto de...
- por EscapeLivreObras da Beira Alta atrasadas por diversos motivos, mas um deles é o do roubo de 30 km de catenária. Qual a logística para uma coisa destas?...
- por PicardA minha Focus só tem jantes de 14" e 16" averbadas no DUA. Isto é normal? Não deveria ter 15 também? Edit: Já mandei email à Ford Portugal...
- por IcterioBase Aérea Thumrait, Omã, 1981 (Episódio 1) Na fase final da sua carreira como piloto da RAF, Rod Dean esteve estacionado na Alemanha...
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
O adeus à Mini Clubman
- Notícias2 semanas antes
Volvo já revelou o preço do novo EX30
- Avaliações Usados2 semanas antes
Hyundai i10 (2008-2013)
- Motos2 semanas antes
Uma Drag Race ao estilo da Red Bull
- Comerciais2 semanas antes
Volvo Trucks começa a produzir camiões elétricos na fábrica de Ghent
- Comerciais1 semana antes
Allison e TATRA reforçam colaboração de sucesso
- Comerciais2 semanas antes
Ford Ranger vai estrear um versão plug-in em 2025
- Notícias7 dias antes
Euro 7 vai ser menos dura com os motores a combustão