Comprar moto online e ficar sem dinheiro – Motorguia
Ligue-se connosco

Manutenção Motos

Comprar moto online e ficar sem dinheiro

Published

on

Os criminosos estão à procura dos compradores “gananciosos” e “espertos” que querem fazer o melhor negócio do ano. Jogam tudo nessa vontade de fazer um “granda” negócio.

Nos últimos meses as burlas com motos voltaram em força ao nosso quotidiano. São muitos os que ficaram sem dinheiro e sem moto, em especial aqueles que pretendiam fazer um “bom negócio”.

As burlas com carros e motos através dos anúncios classificados online em portais como o OLX ou o Custo Justo são comuns há muitos anos. É certo que as equipas de validação dos anúncios destes portais foram criando barreiras e identificando as burlas através do preço. Só que os burlões estão a afinar as estratégias para contornar a experiência dos revisores de anúncios.

Os burlões usam a ganância e a vontade de fazer excelentes negócios e propõem preços convidativos por motos, motorizadas e scooters. Os mais incautos e menos informados acham que chegou a sua grande oportunidade e entram de cabeça no negócio.

Segundo relatos da empresa líder de mercado em transporte de motos, a Assenha Transporte de Motos, já testemunharam vários episódios deste tipo. São regularmente chamados a prestar declarações na polícia, como testemunhas, acerca de burlas relacionadas com motos. Clientes que solicitam a deslocação desta empresa ao local para levantar uma moto que já está paga e quando chegam ninguém conhece o vendedor, nem existe qualquer moto na morada indicada. Já perderam a conta ao número de casos ao longo dos últimos anos.

Para evitar que lhe aconteça uma situação semelhante decidimos preparar um guia de procedimentos para quando encontrar a “moto da sua vida”.

1 – NEGÓCIO DA CHINA

Os burlões estão cada vez mais sofisticados na publicação dos anúncios. Antes publicavam uma Vespa 50s de 1970 restaurada por 1200 euros ou uma Honda Africa Twin de 1994 com 25.000 km por 2000 euros para desocupar. Atualmente são mais sofisticados e esperam pela presa com paciência. Procuram os “gulosos” (não se ofendam com o termo, serve para descrever compradores mais afoitos) que oferecem menos 1000 euros que o valor de mercado da moto e que são as suas presas preferidas. E como se caçam os gulosos?

2 – VAIS PERDER UM BOM NEGÓCIO

O burlão rouba num site estrangeiro fotos de uma Honda CB 500 de 1998 com 42.000 Kms, coloca-a à venda por 1200 euros no Custo Justo e dá como local no anúncio em Monção (ou em Figueira de Castelo Rodrigo, Serpa, etc, tudo localidades longe dos grandes centros urbanos, encostadas à fronteira e que não permitam a deslocação do interessado de imediato). O preço está um pouco abaixo do mercado, mas não muito, e a moto parece estar em bom estado pelas fotos. Surge um interessado “guloso” que lhe oferece 700 euros (quase metade do que está a pedir) e ele recusa, mas mantém a conversa “quente” e diz-lhe que já tem uma oferta de 800 euros e provavelmente até vai entregar porque precisa de se desfazer da moto porque vai mudar de cidade. O “guloso” fica em pulgas e liga ao vendedor que até o atende e fala com ele por telefone. Na conversa o burlão diz ao comprador que quer vender rápido e só está à espera que o outro interessado transfira o sinal. Como o tempo corre a favor do burlão ele encaminha a conversa e aquece-a de modo a que o “guloso” se ofereça para sinalizar a moto, o que acontece com facilidade. Achando que domina o negócio o “guloso” transfere a quantia acordada de 120 euros (10%) do valor inicial da moto e segura o negócio da China.

Entretanto, o burlão vai mantendo o anúncio e caçando mais “gulosos”, recolhendo mais valores de sinal até à chegada do primeiro cliente para recolher a moto. No dia marcado para recolher a moto o anúncio desaparece e o telefone deixa de funcionar. Alguns destes burlões chegam ao ponto de dar moradas aos clientes e deixam que se desloquem ao local fictício.

Depois compram outro cartão telefónico e voltam a publicar mais anúncios.

3 – PAGAR SEM VER

Também há casos em que o comprador acha que está a comprar uma moto na Amazon ou no Ebay, mas sem Paypal, e avança com o pagamento total por transferência bancária. Depois contrata o serviço de transporte para lhe trazer a moto e quando chegam ao local não existe nenhuma moto para transportar, tendo o cliente burlado o custo adicional da deslocação do transportador.

Este é o tipo de decisão que não recomendamos. NUNCA pague uma moto na totalidade sem a ver. Ou então aguarda a chegada do transportador ao local para se certificar que existe realmente uma moto para comprar. É melhor perder um negócio do que ficar sem nada. Você não sabe quem está do outro lado.

A empresa de transporte 20Alugar tem um serviço de verificação de motos que lhe resolve este problema. A Assenha Transporte de Motos também tem este serviço mas não o menciona no seu site.

4 – MULTIPLATAFORMA

O mesmo anúncio pode ser publicado nos sites de classificados, nos grupos de Facebook, no Instagram, etc. e receber no mesmo dia dezenas de contactos de muitos interessados. Portanto, quando encontrar a moto da sua vida pode suceder que nesse mesmo momento, em diversos pontos do país, estejam a ver a mesma moto em múltiplas plataformas digitais mais uns 20 interessados e que também acham ser aquela a moto das suas vidas.

Não se esqueça que você detém o poder de dar seguimento ao negócio. É você que tem o dinheiro, o elemento fundamental para fazer a moto mudar de mãos. Se existir boa-fé da parte do vendedor tudo acontecerá naturalmente. Muitas vezes ser o primeiro a responder ao anúncio é determinante para conseguir fechar o negócio. Por isso, olhe para a data de publicação. Se é um negócio bom e ainda está publicado passados três dias… então desconfie. Os bons negócios no OLX desaparecem ao final de duas horas.

5 – PROTEJA-SE DA SUA GANÂNCIA

Se encontrou a moto que procurava a sua pressa não está em pagar, a sua pressa está em chegar ao local onde a moto se encontra. Caso esteja num local afastado, tente agendar um dia com o vendedor e certifique-se que não vai perder tempo e dinheiro na viagem. Faça-lhe perguntas pessoais e tente perceber se não está a dar-lhe respostas vagas e demonstre-lhe o seu interesse genuíno em comprar a moto. Se realmente quer aquela moto e não tem condições para a trazer consigo nesse dia, então deixe sinal ao vendedor, mas só se este o receber na sua morada de residência. Não sinalize motos mostradas no parque do supermercado ou no posto de abastecimento. Evite negociar nesses locais.

Controle a sua ganância e não arranque ao encontro do vendedor com 2000 euros em dinheiro para comprar uma moto e encontrar-se com alguém que não conhece num local que também não conhece. Faça tudo com tempo e cautela, vá acompanhado e passe no local de encontro para avaliar o ambiente em volta e se não se sentir confortável ligue e marque outro local próximo com mais movimento.

6 – FAÇA PEDIDOS EXTRA

Se tiver dúvidas de estar a ser vítima de um “esquema” peça fotos específicas ao burlão, tipo do escape, uma foto de frente do farol, etc. Se ele roubou as fotos não vai conseguir fotos tão pormenorizadas.

Peça-lhe também fotos da chapa de matrícula para verificar se não existe nenhuma penhora ou reserva de propriedade sobre a moto. Se não lhe enviar foto da matrícula é esquema de certeza. Fuja desse negócio.

 

NOTAS FINAIS:

O ser humano bascula dois sentimentos com muita facilidade: a ganância e o medo. A vontade de fazer um super negócio e ser o melhor negociador lá do bairro é o sonho de qualquer comprador. Esta imagem pulula na mente do comprador e o burlão sabe disso. A ganância de comprar barato, de fazer o melhor negócio, é o mote do comprador. Quando mais tarde o telefone do vendedor fica desligado e o anúncio foi removido… o medo surge e a ganância sai de cena. O medo vai crescendo atraindo a angústia e o desespero de ter sido enganado.

Não se ache o melhor negociador do mundo. Parta sempre do princípio que do outro lado está alguém que você não conhece, embora possa merecer a sua confiança, desde que não lhe coloque dinheiro na mão.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção Motos

Seja bem visível na sua moto

Published

on

Uma das causas de acidentes que envolvem um motociclo é o facto de os outros intervenientes não se terem apercebido da presença do veículo de duas rodas. As menores dimensões de uma moto ou scooter, o seu perfil estreito e a sua maneabilidade por vezes dificulta a tarefa de ser corretamente vista pelos outros automobilistas.



Por isso é importante que o motociclista garanta a melhor perceção possível da sua presença no ambiente rodoviário e isso pode passar por um conjunto de medidas preventivas como:

1 – Use equipamento bem visível

O preto é a cor dominante do equipamento de um motociclista, mas se marca pontos no estilo perde-os na segurança pois este fica menos visível, especialmente à noite. Por isso aposte noutras cores ou em equipamento com vários elementos refletores, especialmente nos utilizados na zona superior do corpo como o blusão e o capacete.

2 – Coloque elementos refletores na sua moto

As motos já incluem muitas delas elementos refletores laranjas ou vermelhos em vários pontos da moto, como na traseira ou nas laterais dos braços da suspensão dianteira, mas o motociclista pode aumentar esse efeito de maior visibilidade colocando mais elementos ou então optando por incluir na própria pintura da mota algumas faixas, desenhos ou padrões de cor refletora (sempre é mais artístico).

3 – Cuidado com os ângulos mortos

No trânsito ou numa ultrapassagem é normal que o motociclista esteja frequentemente no ângulo morto de um carro. Reduza ao máximo essa situação, evitando andar muito tempo nas zonas que rodeiam o automóvel e onde o condutor tem mais dificuldade em se aperceber da sua presença.

4 – Atenção às desacelerações

Quando se trava, a luz de travão acende, isso é óbvio (se tudo estiver a funcionar corretamente), mas quando reduz a velocidade recorrendo à caixa e não ao travão, naturalmente a luz não acende. Por isso é conveniente que dê um toque no travão para a luz acender e para que aqueles que circulam atrás de si se apercebam melhor do seu abrandamento.

5 – O som também ajuda

Na perceção da presença de uma moto, vê-la é importante, mas ouvi-la também ajuda. Por isso verifique se a buzina da sua moto tem um som audível ou se é só uma “buzininha”. Além disso, há sempre a velha máxima que “loud pipes save lives”, ou seja um escape audível salva vidas e no trânsito essa é uma realidade que facilmente se constata (excepto quando o automobilista vai ao telemóvel, mas isso são outros quinhentos). Ter um escape na moto com um bom som ajuda imenso na perceção da presença da moto, o que não quer dizer que tenha de se ter um escape que acorde todo um bairro sempre que se passa de moto à noite.

Continuar a ler

Manutenção Motos

Cuidados a ter quando conduz de moto à noite

Published

on

A noite causa uma natural redução da visibilidade e da perceção do ambiente rodoviário que nos rodeia. Se para os automobilistas isso já coloca mais desafios na condução, para os motociclistas, esses desafios são redobrados porque as menores dimensões de uma moto obviamente fazem com que esta seja menos visível na estrada.



O segredo para aumentar a sua segurança quando conduz uma moto à noite é simples: ver e ser visto!

Para isso bastam alguns cuidados para aumentar significativamente a perceção que os demais utilizadores da rodovia têm da moto e do seu condutor.

Ver bem

A melhor forma de escapar ao perigo é evitá-lo e para isso é determinante que o motociclista se aperceba antecipadamente de uma situação mais complicada. Por isso, é fundamental melhorar a sua visibilidade e essa tarefa começa por garantir que o visor do seu capacete (ou os óculos caso use um capacete aberto) esteja bem limpo e em bom estado, sem sujidade ou riscos. Existem kits de limpeza no mercado próprios para cuidar do visor, mas se este já não estiver em muito bom estado pela utilização ou pela idade, então o melhor é substituir por um novo.

A iluminação da moto também é determinante para que o motociclista veja bem o que tem à sua frente. Para começar deve manter as óticas da moto sempre bem limpas e em bom estado já que as lâmpadas são construídas para um determinado número de horas de utilização e com o tempo a sua intensidade vai diminuindo. Esteja atento a isso pois as lâmpadas devem ser trocadas quando a intensidade começa a diminuir e não apenas quando se fundem.

Ser bem visto

Na estrada, na maioria dos casos o motociclista é o “volume” mais visível na moto e como tal também ele deve ser bem visto, devendo para isso utilizar roupa com elementos refletores. É certo que um colete refletor não é o mais estético e “estiloso”, mas há soluções também eficazes na roupa criada para os motociclistas, por isso opte por um blusão, umas calças ou umas botas que tenham elementos refletores para melhorar a visibilidade que os outros têm de si.

Além da visão, também a audição é importante e sem defender escapes demasiado ruidosos, o som da sua moto pode ser determinante para a sua segurança pois assinala a sua presença. Se não o viram, pode ser que o oiçam se o som da sua moto for mais evidente.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração