Motos
BMW revela a nova R18
Published
1 ano anteson
By
Motor Guia
A nova BMW R18 tem criado muita expectativa no universo dos aficionados das duas rodas e a marca bávara acaba de revelar a versão final desta cruiser que assinala o regresso da BMW a este segmento.
Olhando para a nova BMW R18 de imediato nos surge no imaginário imagens das BMW clássicas de outrora como a R5 de 1936 que lhe serviu de inspiração. A BMW consegue aqui um produto com um forte caráter retro e vintage, mas com todas as comodidades das tecnologias atuais.
A R18 é uma moto completamente nova desenvolvida de raiz. Não se trata de uma versão bobber de uma naked já existente ou uma scrambler de uma trail já vista. A R18 é uma cruiser com um quadro próprio e um motor também ele totalmente novo. Alcunhado de Big Boxer este bicilíndrico tem 1802 cc de cilindrada e debita uma potência máxima de 91 cv, um valor que não impressiona, mas o mesmo já não se pode dizer dos 150 Nm de binário entre as 2000 e as 4000 rpm. Aí sim, já se percebe melhor a valia do pulmão desta unidade.
Não é refrigerado a água como os mais recentes motores boxer lançados pela BMW e recupera a alma original destes motores que, até muito recentemente, eram refrigerados a ar e óleo. Tradicional também é a transmissão que é feita através de um veio. A caixa é de seis velocidades.
O quadro em aço possui um desenho que se assemelha esteticamente a um quadro rígido, mas na realidade conta com um amortecedor traseiro bem disfarçado, o que vem ajudar a que a sua silhueta traga à memória as BMW dos anos 30 do século passado.
Esta R18 será certamente um modelo muito procurado para personalizar e a BMW sabe disso e está consciente das atuais tendências no mundo das motos, pelo que o seu catálogo de acessórios opcionais é extenso e cobre os mais variados estilos para que cada R18 fique ao gosto do seu proprietário.

O espanhol Marc Marquez, está de volta já na próxima prova de MotoGP que decorrerá no Autódromo Internacional do Algarve em Portimão para lutar pelo título de Campeão do Mundo, galardão que já conquistou por oito vezes na sua carreira.
Depois de ter estado ausente na temporada do ano passado devido a uma grave lesão, o “93” está agora de regresso ao grande palco do motociclismo mundial e será já este fim de semana na pista algarvia que o piloto da Repsol Honda voltará à competição depois de três operações cirúrgicas ao seu braço direito para debelar a lesão que sofreu.
O principal piloto da marca nipónica, crónico candidato ao título de Campeão, inicia esta temporada só nesta terceira corrida e logo num dos mais exigentes circuitos como é o de Portimão. Veremos como está a sua forma física, como estará o seu ritmo competitivo e como irá Marc Marquez lutar pelo título deste ano. Uma coisa é certa, está de volta um dos melhores pilotos da história desta competição.

No próximo dia 26 de abril a Suzuki irá revelar ao mundo a sua nova naked GSX-S 1000, mas para já vai aguçando o apetite dos interessados com um vídeo teaser que publicou esta semana.
Naturalmente ainda não há nenhuma informação técnica específica, pelo que os detalhes são escassos, mas pelo que revela o teaser na imagem final, conseguem-se perceber as asas nas laterais que refletem o trabalho aerodinâmico que os engenheiros e desenhadores da casa de Hamamatsu fizeram nesta powernaked que é baseada na desportiva GSX-R 1000.

No circuito de Losail, tradicionalmente difícil para a KTM, Miguel Oliveira conseguiu uma melhor qualificação nesta segunda corrida do Qatar do que na primeira, ao assegurar o 12º lugar na grelha.
Poucos esperariam que ontem o português conseguisse um arranque tão bom e impressionante como conseguiu, passando por todos vindo da 12ª posição até chegar à primeira curva em terceiro lugar.
Contudo a relação da KTM RC16 com o pneu dianteiro continuou a dar problemas e gradualmente o piloto de Almada foi perdendo lugares até terminar a corrida na 15ª posição, logo à frente de Valentino Rossi.
Fábio Quartararo numa Yamaha foi o vencedor e Johan Zarco assegurou o segundo lugar, o que o coloca, para já, no primeiro lugar do campeonato de MotoGP. O último lugar do pódio foi para o seu colega de equipa na Ducati Pramac Racing, o espanhol Jorge Martín.
A próxima prova será no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão e terá lugar a 18 de abril, uma corrida que esperamos volte a colocar o nosso Miguel Oliveira num lugar de destaque já que “joga em casa”.
Estamos no Facebook
Newsletter

Nissan Micra (2011-2018)

Clássicos BMW ganham novo espaço em Braga

Suzuki revela teaser da sua nova naked

Renault Trucks desvendou renovada gama T no jogo Euro Truck Simulator 2

Ford lança duas séries especias da Ranger que chegam em outubro

Stellantis lança furgões a hidrogénio com 400 km de autonomia ainda este ano

É um AVIA e é o primeiro camião elétrico desenvolvido em Espanha

Um tributo a Hannu Mikkola

Pan America, a trail da Harley-Davidson

Romelu Lukaku e a Maserati

Porsche presta tributo ao lendário 550 Spyder

BMW faz testes finais ao elétrico i4

Os bastidores do encontro entre Hamilton e Rossi

Lamborghini fecha o ano com vídeo do Urus

Ford Kuga (2008-2013)

Citroën revelou o seu futuro topo de gama C5X

É um AVIA e é o primeiro camião elétrico desenvolvido em Espanha

Bentley quer bater mais um recorde em Pikes Peak

Marc Marquez regressa em Portimão

Ford lança duas séries especias da Ranger que chegam em outubro

Porsche Cayenne poderá vir a ser elétrico
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
Radares em abril
- Comerciais2 semanas antes
Cerca de 61% dos veículos comerciais na Europa podiam ser elétricos
- Motos2 semanas antes
Brilhante arranque de Miguel Oliveira no Qatar
- Avaliações Usados2 semanas antes
Renault Kangoo (1997-2007)
- Comerciais2 semanas antes
Peterbilt inicia uma nova era com a apresentação do renovado 579
- Curiosidades1 semana antes
A paixão automóvel cubana também chega aos Lada
- Avaliações Usados1 semana antes
Nissan Micra (2011-2018)
- Notícias1 semana antes
Clássicos BMW ganham novo espaço em Braga