Notícias
Matrículas em Portugal deixam de indicar data
As novas matrículas automóveis vão deixar de ter aquele retângulo amarelo que serve para indicar o ano e mês em que foi criada aquela matrícula. Segundo o diploma agora publicado em Diário da República, “não é elemento relevante” para identificação das viaturas e pode gerar “interpretações incorretas”.
O decreto-lei n.º 2/2020, que altera o Regulamento da Matrícula, o Código da Estrada e o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, refere que o objetivo é “a harmonização do modelo de chapa de matrícula com o da generalidade dos Estados-membros da União Europeia, que não apresentam referência à data da primeira matrícula do veículo”.
Este elemento pode provocar interpretações erradas por parte de algumas entidades de outros Estados-membros da União Europeia quando os veículos circulam fora de Portugal, pois há diversos países a utilizam uma solução semelhante para indicar a data limite de validade da matrícula. Podemos exemplos em automóveis acabados de importar para Portugal e que estejam ainda sem matrícula nacional.
Esta medida tem apenas caráter obrigatória para as matrículas emitidas após o término da atual série de matrículas. No caso dos automóveis já matriculados, sejam eles “nacionais” ou importados, não existe a obrigatoriedade de alterar a matrícula. Contundo, quem o desejar, poderá fazê-lo, o que poderá uma solução bastante requisitada por quem possuem automóveis “importados” e se sente, por vezes, um pouco descriminado.
Notícias
Adamastor mostrou o interior do Furia
O primeiro supercarro português continua a sua evolução e revelação. Já o conhecemos por fora, mas a marca nacional mostrou agora as primeiras imagens do habitáculo do Adamastor Furia.
Minimalista e completamente focado em ligar o condutor ao carro é o que podemos depreender das imagens do interior do Adamastor Furia. Um ambiente ao melhor estilo de competição e com tudo o que é essencial para a condução e são poucos os elementos que podem distrair quem vá ao volante. A fibra de carbono abunda num interior dominado por duas bacquets e onde o arranque do Furia é feito através de um botão colocado acima do condutor, no tejadilho. No centro do tablier encontramos um ecrã digital desenvolvido no nosso país especificamente para este supercarro.
As primeiras unidades deverão começar a ser entregues na primeira metade de 2026 e cada uma tem um preço que ronda os 1,6 milhões de euros (sem impostos).



Notícias
Neste Natal, “agasalhe” o seu todo-o-terreno
É esta a proposta da norte-americana MEK Magnet que propõe uma proteção para modelos todo-o-terreno ao melhor estilo das camisolas de Natal e a que chamam de “Ugly Sweater Trail Armor”.
Na época natalícia é normal que se vistam umas camisolas alusivas ao Natal para estar com a família completamente imbuídos do espírito natalício. A empresa MEK Magnet Trail Armor produz películas protetoras para modelos todo-o-terreno e adaptou essa “tradição” de Natal de vestir uma camisola a condizer para criar películas com uma decoração natalícia.
Feitas com um tipo de resina que também usado em proteção balística, por exemplo, estas películas protegem a pintura dos mais variados riscos e uma vez colocadas no veículo elas podem posteriormente ser removidas e guardadas para o Natal seguinte.
Neste vídeo da MEK Magnet Trail Armor é explicado como funciona todo o processo de remoção e aplicação deste tipo de películas:
-
Notícias1 semana antesAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas antesMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos1 semana antesDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais7 dias antesIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias6 dias antesNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas antesGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias2 semanas antesFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção1 semana antesEquipe o seu carro para o inverno

