Notícias
Matrículas em Portugal deixam de indicar data
As novas matrículas automóveis vão deixar de ter aquele retângulo amarelo que serve para indicar o ano e mês em que foi criada aquela matrícula. Segundo o diploma agora publicado em Diário da República, “não é elemento relevante” para identificação das viaturas e pode gerar “interpretações incorretas”.
O decreto-lei n.º 2/2020, que altera o Regulamento da Matrícula, o Código da Estrada e o Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir, refere que o objetivo é “a harmonização do modelo de chapa de matrícula com o da generalidade dos Estados-membros da União Europeia, que não apresentam referência à data da primeira matrícula do veículo”.
Este elemento pode provocar interpretações erradas por parte de algumas entidades de outros Estados-membros da União Europeia quando os veículos circulam fora de Portugal, pois há diversos países a utilizam uma solução semelhante para indicar a data limite de validade da matrícula. Podemos exemplos em automóveis acabados de importar para Portugal e que estejam ainda sem matrícula nacional.
Esta medida tem apenas caráter obrigatória para as matrículas emitidas após o término da atual série de matrículas. No caso dos automóveis já matriculados, sejam eles “nacionais” ou importados, não existe a obrigatoriedade de alterar a matrícula. Contundo, quem o desejar, poderá fazê-lo, o que poderá uma solução bastante requisitada por quem possuem automóveis “importados” e se sente, por vezes, um pouco descriminado.
Notícias
Peaq será o nome do próximo SUV da Skoda
A Skoda vai apostar num SUV totalmente elétrico com uma lotação de sete lugares e depois de já ter mostrado algumas imagens em jeito de teaser com as formas deste novo modelo, a marca checa continua a aguçar o apetite, agora com a revelação do seu nome: Skoda Peaq.
Este novo SUV deverá ser revelado no próximo verão e aí deverão ser desvendados mais detalhes sobre o Skoda Peaq, cujo nome foi escolhido por simbolizar o posicionamento de topo de gama na oferta da Skoda. O novo Peaq representará o que de melhor e mais evoluído o construtor tem para oferecer ao mercado. Foi desenvolvido com base na mesma plataforma do Enyaq e do Elroq e deverá ter opções de um e dois motores elétricos e de diferentes baterias sendo que se estima que no caso da opção com maior capacidade o Peaq poderá ter uma autonomia superior a 600 quilómetros.
Notícias
Mazda já definiu os preços do novo CX-6e
O novo SUV CX-6e totalmente elétrico da Mazda já tem preços definidos para o mercado nacional e vem reforçar a proposta elétrica do construtor japonês.
Com chegada prevista ao mercado português no início do segundo semestre deste ano de 2026, o novo Mazda CX-6e é um SUV 100% elétrico desenvolvido em conjunto com a chinesa Changan. Tem 4,85 metros de comprimento e está equipado com um motor elétrico com 254 cv de potência e 290 Nm de binário, posicionado no eixo traseiro. Conta com uma bateria de 78 kWh e a marca anuncia uma autonomia de 484 quilómetros. O CX-6e estará disponível em dois níveis de equipamento, o Takumi e o Takumi Plus e os preços começam nos 44.985€ para o primeiro e 47.985€ para o mais equipado Takumi Plus.




-
Notícias2 semanas agoRumores apontam Ronaldo no próximo Velocidade Furiosa
-
Notícias1 semana agoRenault revela um pouco do seu próximo SUV
-
Comerciais2 semanas agoVolkswagen Veículos Comerciais acelera para a produção neutra em carbono
-
Curiosidades2 semanas agoHomem chama a polícia por rebocarem o carro e é preso
-
Manutenção Motos2 semanas agoConselhos para andar de moto na neve
-
Notícias1 semana agoO interior do novo ID.Polo tem botões físicos e um estilo retro
-
Notícias1 semana agoBYD já é líder mundial de vendas de elétricos
-
Comerciais2 semanas agoEste Unimog especial comemora os 80 anos da marca
