Avaliações Usados
Renault Talisman (2015-…)

O Talisman é a aposta da Renault num segmento onde durante muitas gerações o nome Laguna era o porta estandarte da marca gaulesa. Este Talisman recupera com distinção o conforto a que o Laguna nos habitou e acrescentou-lhe mais argumentos.
Com uma posição de condução simples de ajustar e equilibrada na forma como envolve o condutor, o Talisman oferece um ambiente a bordo requintado com um desenho sóbrio mas acolhedor e os vários comandos bem posicionados e distribuídos. Os espaços de arrumação são vários e facilitam muito a vida no seu interior.
A qualidade geral é boa, mas há alguns elementos que mereciam melhores materiais e montagem. Ainda assim está num bom plano. A habitabilidade é suficiente para cinco adultos viajarem confortavelmente e a bagageira é um dos pontos fortes desta berlina gaulesa com os seus 608 litros de capacidade.
O afamado conforto francês não ficou para segundo plano e a suspensão do Talisman processa muito bem os vários tipos de piso mostrando-se competente em estrada, em cidade ou em trajetos mais sinuosos sendo que neste caso os modelos equipados com o eixo traseiro com o sistema de rodas direcional revelam uma eficácia acima da média.
Motores
O Talisman conta com os motores da família Blue dCi nas propostas Diesel começando no Blue dCi 120 com 120 cv, passando para o Blue dCi 150 com 150 cv indo até ao Blue dCi 200 de 200 cv de potência. Tratam-se de unidades capazes no campo das prestações mas que acima de tudo revelam uns excelentes consumos. Apenas se lamenta que as motorizações menos potentes sejam algo ruidosas na aceleração o que não facilita a insonorização do Talisman.
No campo das propostas a gasolina a gama é composta pelos motores TCe com 150, 160, 200 e 225 cv de potência.
Principais avarias e problemas
Os motores Diesel apresentaram alguns casos de perdas de potência corrigidos com uma reprogramação. Houve também situações de sobreaquecimento e de fugas na bomba de água e na bomba de combustível.
O sistema multimédia pode revelar alguns bugs com o ecrã a ficar parado, por exemplo e o travão de mão eletrónico pode ter falhas que impedem o arranque.
A caixa de velocidades EDC pode apresentar um funcionamento errático e alguns ruídos. O mesmo podendo dizer-se das suspensões que também podem revelar alguns barulhos que têm origem num mau isolamento.
Ambiente a bordo
Volume da bagageira
Custos de manutenção
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Avaliações Usados
Dacia Spring (2022-…)

O Dacia Spring foi o primeiro modelo totalmente elétrico da marca romena e seguindo o posicionamento da mesma no mercado, foi também um dos mais acessíveis no universo das propostas elétricas.
O Dacia Spring foi lançado no mercado nacional com um preço base que se situava nos 16.800 euros, fazendo dele a proposta 100% elétrica mais acessível e representava a tentativa do construtor romeno de “democratizar” os modelos elétricos. Com o preço como maior trunfo, o Spring não está propriamente muito bem equipado, mas mesmo na versão base o essencial está lá. O interior é simples mas funcional e só é pena que a qualidade dos materiais utilizados não seja um pouco mais refinada, mas, mais uma vez, percebe-se pelo fator preço. Se na frente o espaço disponível para o condutor e passageiro é suficiente, já nos bancos traseiros este é um pouco acanhado e a habitabilidade sai algo penalizada por isso.
Fácil de conduzir em ambiente urbano este Dacia mostra-se um utilitário muito versátil. Vai a todo o lado sem problemas nem constrangimentos e se for necessário ir às compras e o volume ser um pouco maior que o habitual, a bagageira com 290 litros mostra-se uma das melhores do segmento e garante que nada fica para trás.
Com pneus finos que ajudam a reduzir o atrito, uma suspensão algo firme, o Spring não é, obviamente, um colosso dinâmico. O conforto sai prejudicado pela afinação da suspensão, que deixa passar algumas vibrações e ruídos para o interior quando circula em mau piso e, como seria de esperar, este utilitário elétrico não nasceu para fazer de estradas sinuosas o seu habitat natural.
Motores
O Dacia Spring foi lançado com um motor elétrico com 45 cv de potência associado a uma bateria de 27,4 kWh de capacidade e uma autonomia de 230 quilómetros. Em 2023 surgiu u ma nova motorização com 65 cv, mantendo a mesma capacidade da bateria e agora com 220 quilómetros de autonomia.
Principais avarias e problemas
Em termos de problemas, alguns modelos poderão apresentar um funcionamento erróneo do sistema de carregamento.
Foram ainda registados algumas falhas no funcionamento do sistema de infoentretenimento, sendo a maioria solucionadas com uma reprogramação.
Versatilidade
Volume da bagageira
Qualidade dos materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
Avaliações Usados
Mazda 3 (2013-2019)

O MAzda 3 sempre foi uma aposta segura no segmento e desde que a marca nipónica começou a apostar mais na estética dos seus modelos, estes começaram a cativar um público cada vez maior.
Uma frente insinuante, silhueta fluída e uma traseira que remata todo o conjunto com equilíbrio fazem do Mazda 3 um familiar compacto apelativo e com caráter. Já no habitáculo encontramos um interior sóbrio, mas envolvente e funcional onde todos os comandos estão bem posicionados e são de fácil acesso e utilização. A posição de condução é boa e com as várias regulações do banco e da coluna de direção o condutor encontrará o equilíbrio ideal para a sua estatura. Em termos de espaço estamos perante um modelo que não trará problemas aos seus ocupantes, oferecendo uma boa habitabilidade. O Mazda 3 apresenta uma boa qualidade de construção mas alguns materiais utilizados podiam ser um pouco mais refinados. O nível de equipamento de série é bom e em termos de bagageira temos uma capacidade de 364 litros que é boa, mas não é das maiores.
Em estrada o Mazda 3 mostra um bom compromisso entre conforto e comportamento dinâmico. Apesar de não ter um dos amortecimentos mais suaves ele cumpre, filtrando bem as irregularidades do piso. Ao mesmo tempo, com a sua direção precisa e informativa e uma suspensão que controla bem os movimentos da carroçaria este japonês não teme um troço de estrada mais sinuoso. Infelizmente a insonorização não é das mais eficazes e no interior sentem-se um pouco os ruídos aerodinâmicos e de rolamento e no caso de se tratar de uma versão equipada com motor Diesel, este também é um pouco ruidoso.
Motores
A gama de motores do Mazda 3 é toda composta por unidades de quatro cilindros em linha e começa nas propostas a gasolina com o SKYACTIV-G 1.5 com 101 cv de potência, passando para o SKYACTIV-G 2.0 G nas versões com 120 e 165 cv de potência. Seguem-se os motores Diesel com o SKYACTIV-D 1.5 com 105 cv e o SKYACTIV-D 2.2 com 150 cv de potência. Qualquer uma destas unidades é equilibrada na relação entre prestações e consumos, sendo que as unidades a gasóleo talvez sejam as mais apelativas.
Principais avarias e problemas
Nos modelos equipados com motores Diesel é possível que surjam problemas com os injetores, sendo que no caso do SKYACTIV 2.2 também podem surgir complicações com o turbo nos modelos produzidos até maio de 2017.
A caixa de velocidades automática pode começar a produzir alguns ruídos nas unidades fabricadas até outubro de 2018 e é uma anomalia cuja solução passa pela sua substituição da caixa.
O volante em pele pode revelar um desgaste prematuro e os retrovisores elétricos também podem deixar de funcionar corretamente.
Habitabilidade
Qualidade de construção
Alguns materiais
Seja o primeiro a fazer uma avaliação.
-
Notícias2 semanas ago
Hyundai Insteroid impressiona só de olhar
-
Notícias2 semanas ago
Os preços do novo Skoda Elroq
-
Notícias1 dia ago
Mercedes C63 AMG vai receber um motor de 6 cilindros
-
Manutenção Motos3 dias ago
Motos na vitrine da sala
-
Curiosidades2 semanas ago
BYD dá “show” de Kung Fu
-
Notícias2 semanas ago
Nissan mostra o novo Leaf
-
Motos4 dias ago
LXMFF vai apresentar o programa deste ano
-
Comerciais2 semanas ago
MAN quer vender mais de 30 mil furgões TGE em 2025