Curiosidades
Rolls Royce Spirit of Ecstasy, uma história de amor e tragédia
Published
5 anos anteson
By
Motor GuiaO logótipo da da Rolls-Royce resulta na duplicação da letra “R” e representa os nomes dos fundadores, Charles Rolls e Henry Royce:
O logótipo, apesar da sua simplicidade, constitui um dos símbolos mais marcantes no que toca a qualidade e luxo automóvel.
Além do logótipo, os automóveis deste fabricante também são decorados com o famoso “Spirit of Ecstasy”. Este sinal decorativo no capot dos veículos Rolls-Royce consiste na figura de uma mulher inclinada para a frente com os braços estendidos para trás e para cima, sobre a qual está colocada um pano de enrolar que percorre os seus braços, tomando a forma de asas.
Este símbolo significa o espírito deste automóvel:
– velocidade com ausência de vibração
– silêncio
– elevada potencia
Praticamente todos os Rolls-Royce utilizam esta decoração no capot como um símbolo de elegância e poder económico, o denominado “Espírito do êxtase” em tradução livre.
O famoso “Spirit of Ecstasy” também é conhecido por outro nomes mais afáveis como Silver Lady, Flying Lady ou Emily.
Este símbolo glorioso da RR constitui, na verdade, uma história de amor, a paixão misteriosa entre o notável Lorde de Beaulieu – John Walter Edward Douglas-Scott-Montagu, um homem abastado, e a sua namorada secreta (a modelo representada neste emblema). O nome dela é Eleanor Velasco Thornton.
Ela pertencia a uma classe social menos abastada, o que se tornou um obstáculo a que o amor entre os dois pudesse fruir e, por isso, o relacionamento deles permaneceu oculto por algum tempo.
John Walter acabou por sucumbir às pressões familiares e casou-se com Lady Cecil Victoria Constance, mas o seu amor secreto continuou, apesar de tudo.
Eleanor viria a falecer em 1915 num trágico naufrágio enquanto acompanhava o seu senhor a Índia, a 30 de dezembro de 1915, quando o SS Pérsia, na qual viajava com Montagu pelo Mediterrâneo a caminho da Índia, foi torpedeado sem aviso prévio pelo submarino alemão U-38, comandado por Max Valentiner. Montagu sobreviveu ao naufrágio.
John Walter acabaria por contratar o escultor Charles Robinson Sykes para esculpir o símbolo para colocar no seu RR, utilizando Eleanor como modelo (chamado “The Whisper”) “Spirit of Ecstasy”, o famoso adorno alado que embeleza quase todos os Rolls-Royce desde 1911.
Também pode gostar
Comerciais
Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos
Published
2 dias anteson
22/11/2024A organização europeia independente de testes de consumo Euro NCAP avaliou pela primeira vez a segurança de camiões pesados. Os modelos mais vendidos da Volvo, o Volvo FH e o Volvo FM, receberam a classificação máxima de cinco estrelas.
“Este excelente resultado deixa-me muito orgulhoso, pois confirma a posição de liderança da Volvo Trucks em segurança”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, para quem “a segurança é um valor fundamental para nós e uma pedra angular em nossa herança. A segurança tem-nos guiado desde o início de nossa empresa – e a cada lançamento de novo produto, estamos tornando nossos camiões ainda mais seguros.
A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou excelente desempenho em critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões, proporcionando segurança no trânsito para o motorista e os usuários da estrada ao redor. Além disso, ambos os modelos Volvo cumprem os chamados critérios City Safe, graças à boa visão e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa da Volvo, concebidos para proteger os utentes vulneráveis da estrada em situações de trânsito urbano.
“Esta é a prova de nossos esforços consistentes em desenvolvimentos de segurança para ir além do que é exigido pela legislação, em direção à nossa visão de zero acidentes envolvendo os nossos camiões”, diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.
Depois da passagem da tempestade Dana na zona de Valência em Espanha, muitos foram os automóveis submersos em água e lama que ficaram nas garagens, mas houve uma “estrela” que resistiu a tudo isso e pegou à primeira saindo “pelo seu próprio pé” da garagem onde estava.
Tempos houve em que os carros eram feitos para durar e este Mercedes-Benz W123 tem feito furor nas redes sociais precisamente pela sua resistência e fiabilidade. A sua história é simples e até de certa forma simbólica: depois de ter ficado mais de uma semana submerso em água e lama na garagem subterrânea onde estava estacionado, este Mercedes pegou à primeira e saiu sem auxílio nenhum até ver a luz (do candeeiro) da rua.
Não foi só a parte mecânica que resistiu, também o sistema elétrico estava a funcionar, como atesta o para-brisas “limpo” pelas escovas que cumpriram, na medida do possível, a sua função. Cheio de lama por fora e por dentro, este Mercedes estava “vivo” e neste vídeo vemos o seu momento de glória e percebemos a emoção e entusiasmo de todos os que presenciaram esta “pequena/grande” vitória nestes dias tão complicados e sofridos por causa da catástrofe que assolou a região valenciana:
Inspeções às motos poderão nunca avançar
Detetar problemas na sonda Lambda
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
Miguel Oliveira fecha época com mais 4 pontos
Achim Puchert é o novo CEO da Mercedes-Benz Trucks
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
Um Rolls-Royce inspirado no vilão Goldfinger
Kia revela um pouco do novo Sportage
Celebrar os 60 anos do Ferrari 275 GTB
Um McLaren P1 em LEGO em tamanho real deu uma volta a Silverstone
Lamborghini mostrou o rugido do novo V8 biturbo
“De piano a allegro” com o Alfa Romeo 33 Stradale
Grande Prémio do Mónaco de 1962 em 4K
Ford Mustang Mach-E (2020-…)
Jeep Wrangler homenageia o Willys original
Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos
Jaguar reinventa-se
Coleção de 20 modelos BMW vai a leilão
Skywell vai lançar grande furgão elétrico
Bugatti bate mais um recorde de velocidade
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por PeLeveGouveia e Melo informou Governo que não quer ser reconduzido no cargo...
- por ShotukanBoa Tarde a todos Tal como o titulo indica estou a ponderar trocar de carro. Atualmente tenho uma carrinha Renault Clio IV 1.5 dCi 90 Sport...
- por PaiyucaMuito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
- por PaiyucaMuito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...
Em aceleração
- Comerciais2 semanas antes
Scania mostra que a reutilização de componentes na linha de montagem é possível
- Notícias2 semanas antes
BMW M5 Touring já começou a ser produzida
- Motos1 semana antes
Inspeções às motos poderão nunca avançar
- Curiosidades1 semana antes
A resistência de uma estrela
- Motos2 semanas antes
Miguel Oliveira está de regresso em Barcelona
- Manutenção1 semana antes
Detetar problemas na sonda Lambda
- Comerciais6 dias antes
Ford Trucks converte quilómetros em doação à Corações Com Coroa
- Notícias2 semanas antes
Mercedes-AMG está a desenvolver um SUV exclusivo