Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Mercedes-Benz põe à prova camiões elétricos em condições extremas

Published

on

As empresas da transporte exigem aos camiões elétricos o mesmo que pedem aos seus homólogos com motores Diesel convencionais. Até em condições climatéricas adversas, como frio, gelo e neve, os veículos devem cumprir o objetivo a que se propõem com total fiabilidade.



Foi neste contexto que se realizaram os testes de inverno da Mercedes-Benz Truck de 2023 que decorrem em Rovaniemi, na Finlândia e demonstraram, uma vez mais, serem importantes testes de resistência. Nestes testes participaram veículos de várias gama, incluindo protótipos do eActros LongHaul elétrico a bateria, cuja comercialização deverá arrancar em 2024, e o eActros 300 trator também elétrico, assim como o Actros L convencional com motor Diesel.
Perante condições atmosféricas extremas, como estradas com neve e geladas, ventos fortes e temperatura de até -25 graus, a equipa de desenvolvimento e testes ensaiou os vários modelos com o fim de conseguir uma maior otimização com cada um deles.

Durante a viagem à Finlândia, os engenheiros da marca examinram com tempo todas as funções e sistemas dos veículo numa utilização prática. Por exemplo, o apoio ao mudar de faixa que faz parte do Active Sideguard Assist ou a manutenção ativa na faixa com Active Drive Assist no Actros L. Uma vez que foi preciso atravessar várias fronteiras nacionais, também se pode medir o impacto das linhas de faixa específicas de cada país, os sinais de trânsito ou os dados dos mapas digitais no rendimento dos sistemas de assistência instalados nos camiões. E como os testes decorreram durante todo o dia, foi possível avaliar aspetos como a comodidade do banco do condutor, por exemplo.

No caso do eActros LongHaul e do eActros 300 Tractor, os peritos prestaram especial atenção às propriedades da bateria e à transmissão elétrica in loco, logo em condições meteorológicas adversas.
Foram testados elementos como as propriedade de arranque e a proteção dos componentes de acionamento quando colocados a baixa temperaturas, o software e os interfaces. Foram submetidos a testes intensivos de gestão térmica e energética. Ambos garantiram que tanto a cadeia cinemática como a cabina do condutor sejam corretamente reguladas quanto a temperatura e eficiência energética, incluindo a baixas temperaturas.

Isto demonstrou, por exemplo, que o eActros LongHaul consegue aquecer a cabina mais rápido que um camião Diesel graças a um circuito de aquecimento mais pequeno e de maior potência. Como a energia é proveniente das baterias instaladas no veículo, por isso reduz-se a autonomia, é aconselhável o chamado preacondicionamento do camião elétrico no posto de carregamento. Depois de préacondicionamento, o eActrosLongHaul perde menos autonomia, mesmo a temperaturas mais reduzidas. Este teste de inverno também incluiu vários testes de condução e travagem em superfície com diferentes níveis de aderência, assim como o impacto da água e da neve na eficácia dos sensores dos sistemas de assistência ao condutor. Foi ainda provado como o Assistente de Estabilidade dos semi-reboques pode reduzir o risco de derrapagem dos tratores durante curvas ou manobras evasivas em estradas de inverno e como a MirrorCam consegue diferentes contrastes sobre gele e neve.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Cepsa transforma-se em Moeve

Published

on

A empresa transforma-se para se tornar uma das referências da transição energética, mudando o seu nome para Moeve.



Esta mudança responde também ao objetivo da marca de acelerar a sua descarbonização e a dos seus clientes. Através de um investimento de até 8.000 milhões de euros, dos quais mais de 60% serão afetados a atividades sustentáveis. Como a produção de hidrogénio verde, de biocombustíveis de segunda geração (2G) e de produtos químicos sustentáveis, sem esquecer o carregamento elétrico ultrarrápido. Este é o resultado da sua estratégia “Positive Motion to 2030” e do seu total empenhamento na energia e mobilidade sustentáveis.

Para Maarten Wetselaar, CEO da Moeve: “Estou entusiasmado por comunicar a mudança de uma grande marca, a Cepsa, que está connosco há mais de 90 anos. Dizer ao mundo que nos estamos a transformar num tipo diferente de organização, a Moeve, em que a maior parte dos seus lucros virá de atividades sustentáveis até ao final desta década. Uma empresa próxima e colaborativa que, nos últimos dois anos, acelerou a sua transformação, com a realização de múltiplos marcos no âmbito da sua estratégia Positive Motion to 2030. Face a estes progressos e aos progressos que faremos no futuro. Estamos a introduzir uma nova marca que reflete o nosso forte compromisso de ser uma referência para a transição energética na Europa. Em especial no domínio do hidrogénio verde, dos biocombustíveis 2G e da mobilidade elétrica ultra-rápida.

Este anúncio é acompanhado pela implementação progressiva da marca Moeve. Tanto nos seus centros empresariais como na sua rede de estações de serviço. Começará em novembro, a um ritmo de cerca de 600 estações por ano, até atingir as mais de 1800 que a empresa tem em Espanha e Portugal.

Continuar a ler

Comerciais

Volvo Trucks alcança cinco estrelas nos testes Euro NCAP com dois modelos

Published

on

A organização europeia independente de testes de consumo Euro NCAP avaliou pela primeira vez a segurança de camiões pesados. Os modelos mais vendidos da Volvo, o Volvo FH e o Volvo FM, receberam a classificação máxima de cinco estrelas.




“Este excelente resultado deixa-me muito orgulhoso, pois confirma a posição de liderança da Volvo Trucks em segurança”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, para quem “a segurança é um valor fundamental para nós e uma pedra angular em nossa herança. A segurança tem-nos guiado desde o início de nossa empresa – e a cada lançamento de novo produto, estamos tornando nossos camiões ainda mais seguros.

A classificação de cinco estrelas do Euro NCAP significa que a Volvo demonstrou excelente desempenho em critérios como suporte ao motorista e prevenção de colisões, proporcionando segurança no trânsito para o motorista e os usuários da estrada ao redor. Além disso, ambos os modelos Volvo cumprem os chamados critérios City Safe, graças à boa visão e ao bom desempenho dos sistemas de segurança ativa da Volvo, concebidos para proteger os utentes vulneráveis da estrada em situações de trânsito urbano.
“Esta é a prova de nossos esforços consistentes em desenvolvimentos de segurança para ir além do que é exigido pela legislação, em direção à nossa visão de zero acidentes envolvendo os nossos camiões”, diz Anna Wrige Berling, diretora de Segurança de Tráfego e Produto da Volvo Trucks.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Tertuliano
    Boas: O título diz tudo. Preciso de comprar uma carroça (usado) e estou indeciso entre uma de duas: VW T-Roc 1.0 TSI Life [arranja-se de...
  • por PeLeve
    Gouveia e Melo informou Governo que não quer ser reconduzido no cargo...
  • por Shotukan
    Boa Tarde a todos Tal como o titulo indica estou a ponderar trocar de carro. Atualmente tenho uma carrinha Renault Clio IV 1.5 dCi 90 Sport...
  • por Paiyuca
    Muito boa tarde, não sei se estou no sítio certo mas aqui vai. Tenho uma citroen C5 1.6 hdi e de uns tempos para cá a carrinha tem se desligado...

Em aceleração