Comerciais
Este é o primeiro camião elétrico de reabastecimento de aviões do mundo

Numa iniciativa pioneira, a Mercedes-Benz Special Trucks e a Esterer, especialista em carroçarias cisterna, introduziram um veículo de reabastecimento totalmente elétrico baseado no Mercedes-Benz eEconic no aeroporto de Estugarda.

Este avanço representa um marco significativo, uma vez que o camião elétrico será um componente chave do projeto Finalize! liderado pela Skytanking, o fornecedor de serviços de reabastecimento. Equipado com tecnologia de reabastecimento elétrico de 40.000 litros, este veículo representa o primeiro passo para a eletrificação da frota de assistência em escala da Skytanking.
Franziska Cusumano, responsável pela Mercedes-Benz Special Trucks, sublinhou a importância desta inovação: “Estamos muito satisfeitos por o nosso eEconic, neutro em termos de CO2, estar a ser adotado para várias aplicações, incluindo o reabastecimento de aviões em Estugarda. Com a experiência da Esterer em tecnologia de baterias e alta tensão, estamos confiantes de que esta parceria é o caminho para um futuro mais sustentável”.

Julia Esterer, Directora-Geral da Esterer GmbH, partilhou o seu entusiasmo: “Este veículo é também um marco para nós. Desenvolver um depósito elétrico com um desempenho ótimo foi um desafio, mas estamos orgulhosos de apresentar uma solução que é simultaneamente progressiva e amiga do ambiente”.
Por outro lado, Oscar Sanabria, Diretor Regional de Operações e TI da CNE, Skytanking, expressou a sua satisfação com os resultados dos testes iniciais: “O novo veículo de reabastecimento excedeu as nossas expectativas. Com uma capacidade de bateria adequada, estamos confiantes na sua viabilidade para reabastecer aeronaves numa base contínua”.

O Aeroporto de Estugarda estabeleceu um ambicioso objetivo de neutralidade de emissões para 2040, com um enfoque específico na eletrificação da sua frota de assistência em escala. O projeto Finalize! é uma componente essencial desta estratégia, apoiado pela Universidade Técnica de Aachen e financiado pelo Ministério Federal Alemão da Economia e da Proteção do Clima.
Este projeto visa não só otimizar os processos de transporte de mercadorias, mas também servir de modelo para outros aeroportos e sectores. A colaboração entre a Daimler Truck, a Esterer e a Skytanking demonstra um compromisso comum com a inovação e a sustentabilidade no sector da aviação.
Comerciais
Isuzu mostra versão final da D-Max elétrica

A primeira Isuzu D-Max EV, apresentada ao público como protótipo no 45º Salão Internacional do Automóvel da Tailândia, em março do ano passado, começou agora a ser produzida em série.

O modelo de volante à esquerda, destinado à Europa, estará disponível nos principais mercados europeus no terceiro trimestre de 2025. Em Portugal, o modelo começará a ser comercializado depois do verão
O sistema 4WD permanente da D-Max EV, com e-Axles recém-desenvolvidos à frente e atrás, de forma a garantir bons desempenhos em terreno acidentado.

“Este sistema proporciona a aceleração linear caraterística dos EV, minimizando ao mesmo tempo o ruído e a vibração. A elevada capacidade de reboque e uma carga útil substancial são possíveis graças a motores elétricos potentes e a um design robusto do chassis e da carroçaria, que permitem que a D-Max EV apresente um desempenho equivalente ao dos modelos Diesel existentes”, afirma o construtor.

“Reconhecendo que os clientes utilizam as pick-up para um amplo conjunto de aplicações, a D-Max EV foi concebida para cumprir os requisitos de veículos comerciais e de passageiros, garantindo o desempenho robusto que se espera de uma viatura deste tipo”, aponta a marca nipónica.

A nova D-Max EV tem a capacidade de reboque da atual D-Max a gasóleo, com 3.500 kg. A capacidade de carga útil é ligeiramente inferior, com cerca de 1.010 kg, em comparação com os 1.200 kg da D-Max Diesel, provavelmente devido ao peso da bateria de 66,9 kWh que transporta.
Esta pick-up tem uma autonomia de 263 km na medição WLTP, registo que pode subir para 361 km em meio urbano.
Comerciais
DAF atinge 300 000 contratos de serviço de reparação e manutenção MultiSupport.

O DAF MultiSupport garante o maior tempo de atividade do veículo através de uma excelente manutenção do camião.
Proporciona também aos operadores de transportes a máxima segurança em termos de custos por quilómetro, bem como uma ótima facilidade de gestão e administração.
O 300 000.º contrato foi assinado pela empresa polaca PC Logistics para um XG 480 da nova geração DAF. O veículo – parte de uma encomenda de 15 unidades de tratores especificadas de forma idêntica – será colocado em funcionamento para o transporte de matérias-primas líquidas em contentores-cisterna na Europa Ocidental.
A PC Logistics, fundada em 2014 e com sede em Dębica, no sul da Polónia, opera uma frota de quase 100 camiões de várias marcas, incluindo um número crescente de camiões DAF.
É especializada em transporte de longa distância. Para os seus clientes, a PC Logistics liga centros de distribuição em 12 países europeus.
Um contrato de reparação e manutenção DAF MultiSupport é sempre feito à medida. Os operadores podem escolher o seu próprio nível de serviço e termos contratuais, com a opção de alargar o âmbito do contrato para incluir, por exemplo, carroçarias e superestruturas.
Além disso, o concessionário DAF trata de todo o planeamento e administração de manutenção, permitindo assim que as empresas de transporte se concentrem no seu negócio principal.
Com um contrato de reparação e manutenção DAF MultiSupport, os operadores de transporte têm a garantia de uma frota com manutenção perfeita e disponibilidade máxima do veículo a um preço fixo por quilómetro.
O DAF MultiSupport disponibiliza quatro pacotes de assistência, desde a manutenção preventiva a todos os serviços de reparação e manutenção imagináveis. Com clientes em toda a Europa, a PC Logistics escolheu estrategicamente um contrato DAF MultiSupport Full Care de 5 anos para a sua frota crescente de camiões DAF.
-
Avaliações Usados2 semanas ago
Mini Countryman (2010-2016)
-
Motos1 dia ago
Miguel Oliveira merecia melhor regresso
-
Comerciais2 semanas ago
Flynt anuncia furgão elétrico com 500 km de autonomia
-
Notícias2 semanas ago
MG revela o seu novo SUV
-
Notícias2 semanas ago
A Renault abriu as encomendas para o 5 Turbo 3E e já vendeu 500
-
Comerciais1 semana ago
eActros 600 desafia recorde mundial do Guiness em marcha-atrás
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira está de regresso
-
Motos2 semanas ago
O programa do LXMFF 2025