Comerciais
Mercedes testa Unimog com motor de combustão a hidrogénio
A divisão de camiões especiais da Mercedes-Benz está a testar uma solução de motor de combustão a hidrogénio, com recurso a um Unimog convertido para demonstrar a viabilidade deste tipo de tecnologia.

O protótipo do Unimog foi desenvolvido pela Mercedes-Benz Special Trucks, estando a ser utilizado em condições reais de utilização para averiguar a implementação deste tipo de viaturas em complemento aos veículos elétricos e ‘fuel cell’ (pilha de combustível) a hidrogénio.
O teste decorre numa secção sem trânsito da autoestrada entre Bayreuth e Bamberg, ao longo da qual os engenheiros recolhem dados relativos a diversos parâmetros deste Unimog durante as suas funções de limpeza das bermas, mas também no reabastecimento em estações públicas. Os dados serão utilizados para desenvolvimento posterior.

Este ensaio resulta de um esforço conjunto de 18 entidades, que trabalham no conceito do motor de combustão adaptado para uso do hidrogénio, sendo denominado ‘WaVe’, que é um termo que junta as primeiras letras das palavras em língua alemã para hidrogénio (‘WAsserstoff’) e combustão (‘VErbrennung’).
O Unimog U 430 conta com um motor a gás natural especialmente convertido, associado a um tanque e sistemas de monitorização e de segurança. O motor debita cerca de 290 CV de potência e 1000 Nm de binário, sendo mais silencioso do que o equivalente Diesel.

O processo de combustão do hidrogénio gera apenas água, que sai do veículo como vapor através do sistema de escape. A distância entre eixos e o comprimento da plataforma permitem a instalação dos tanques de hidrogénio atrás da cabina do condutor. Os quatro tanques de alta pressão de 700 bar acumulam um total de 14 kg de hidrogénio gasoso, estando combinados em dois tanques duplos, cada um operado de forma independente através de uma unidade de controlo dedicada.
Numa próxima fase de desenvolvimento, os engenheiros da Mercedes-Benz e os seus parceiros vão procurar aumentar o volume para assim conseguirem cumprir um dia inteiro de trabalho.
Comerciais
MAN lança primeiro camião elétrico de Natal
Tradição e inovação unem-se num ato simbólico: o camião de Natal da MAN que este ano se estreia com propulsão 100% elétrica. A marca entregou ainda as duas primeiras estações de carregamento de alta potência para o futuro parque de carregamento de veículos comerciais do FC Bayern de Munique, na Allianz Arena.
O projeto, localizado no entroncamento rodoviário a norte de Munique, terá capacidade para carregar até 500 camiões e autocarros elétricos por dia. O lendário jogador do Bayern, Claudio Pizarro, recebeu simbolicamente as estações. A localização é ideal: conta com energia 100% verde, infraestruturas elétricas robustas e um espaço amplo.

Este parque irá apoiar não só o transporte de longa distância, mas também o primeiro autocarro totalmente elétrico do clube. O camião de Natal da MAN funcionou este ano com energia elétrica pela primeira vez. Tem por base um MAN eTGX com seis baterias e uma autonomia de até 570 km. Incorpora tecnologias avançadas como o MAN OptiView e sistemas de assistência em curva baseados em radar.
Dez funcionários da fábrica de Munique passaram seis semanas a decorá-lo; Utilizaram 150 metros de luzes LED, detalhes dourados e um logótipo iluminado; O resultado: um “trenó elétrico” que combina o espírito natalício com a mobilidade sustentável.
Até ao final de dezembro, o camião visitará creches, escolas, organizações sociais e fábricas da MAN em Munique, Nuremberga, Salzgitter e Wittlich.
A iniciativa, que vai já no seu 20º ano, continua a trazer alegria durante o Advento. Mas agora, também transmite uma mensagem clara: a sustentabilidade e a responsabilidade social caminham juntas e com este gesto, a MAN demonstra que a transição para a eletricidade não é apenas técnica.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS
A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
-
Notícias2 semanas agoAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
-
Notícias2 semanas agoMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
-
Motos1 semana agoDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
-
Comerciais1 semana agoIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
-
Notícias1 semana agoNovo Nissan Micra já tem preços
-
Notícias2 semanas agoGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
-
Notícias2 semanas agoFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
-
Manutenção2 semanas agoEquipe o seu carro para o inverno
