Comissão Europeia anuncia o REPowerEU para reduzir dependência do gás russo – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Comissão Europeia anuncia o REPowerEU para reduzir dependência do gás russo

Published

on

A Comissão anunciou que tem como objetivo a produção de 35 mil milhões de metros cúbicos de biometano na UE até 2030, no âmbito do seu projeto REPowerEU.



A cadeia de valor do biometano congratula-se com este objetivo, que constitui um progresso histórico e comprova a liderança da EU nesta matéria. Este objetivo permitirá substituir 20% das importações de gás natural da Rússia com uma alternativa sustentável, menos dispendiosa e produzida localmente. O biometano contribui, também, para reduzir a exposição à oscilação dos preços dos alimentos, dado que os digestores, subproduto resultante da produção de biometano, substituem os fertilizantes sintéticos, que atingem atualmente preços elevados.

Somos um grupo formado por cerca de 30 empresas e organizações, coordenado pela European Biogas Association (EBA; Associação Europeia de Biogás) e pela Common Futures. Em dezembro último, publicámos a Declaração do Biometano. Nesta Declaração apelámos a um aumento do biometano para 350 TWh até 2030, o que equivale aproximadamente a 35 mil milhões de metros cúbicos (m3).

No âmbito deste objetivo, a Comissão pretende duplicar o biometano da UE já em 2022. Isto requer uma ação urgente e imediata. Além disso, o objetivo do biometano deve ser integrado na Diretiva da UE sobre Energias Renováveis e demais legislações. Temos todo o interesse em continuar a cooperar com a Comissão Europeia e os Estados-Membros, de forma a que se possa cumprir esta nova meta.

Mobilização de matérias-primas de biomassa sustentáveis e investir em mais capacidade de produção

O objetivo pode ser alcançado, em grande parte, a partir de resíduos e matérias-primas residuais. Também é previsível um papel importante por parte das culturas sustentáveis produzidas em esquemas sequenciais ou de cultivo duplo, sem competir com a produção de alimentos para consumo humano e animal.

Atualmente, a UE produz 3 mil milhões de m3 de biometano. O aumento para 35 mil milhões de m3 requer a mobilização de matérias-primas de biomassa sustentáveis, principalmente resíduos e detritos, e a construção de cerca de 5.000 novas unidades de produção de biometano.

Do ponto de vista técnica, isto será viável durante os próximos oito anos, sendo também uma operação rentável. Serão necessários cerca de 80 mil milhões de euros em investimentos de capital, provenientes de verbas europeias que serão investidos na nossa economia interna. Permite-nos produzir biometano a um custo consideravelmente inferior ao preço praticado para o gás natural durante os últimos meses, mesmo sem o preço do CO2. Para além da construção de novas instalações integradas de biogás-biometano, seria também possível acrescentar, de forma rentável, unidades de tratamento de metano às instalações de biogás existentes. Apelamos ainda a uma rápida comercialização da tecnologia de gaseificação, a qual permite a produção de biometano a partir de resíduos lenhosos.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

IVECO fornece frota de 16 veículos comerciais à Scuderia Ferrari HP

Published

on

Na qualidade de Parceiro Oficial da Scuderia Ferrari HP e Patrocinador Oficial do Ferrari Challenge Trofeo Pirelli Europe, a IVECO procedeu à entrega de quinze camiões IVECO S-Way durante uma cerimónia na pista da Ferrari em Fiorano, na presença de Carlotta Mathis, Diretora de Estratégia e Marketing da IVECO, Massimiliano Perri, Country Manager da IVECO para o Mercado Italiano e Diego Ioverno, Diretor Desportivo da Scuderia Ferrari.



Os quinze camiões pesados IVECO S-Way e o furgão Daily – todos dotados de uma pintura especial na tonalidade exclusiva caraterística dos veículos da equipa de Fórmula 1 – alargam a frota IVECO fornecida à Scuderia Ferrari HP e serão utilizados para transportar os carros e equipamentos de Fórmula 1 para as pistas do campeonato mundial.

Até ao final do ano, uma viatura eDaily, gémea elétrica da Daily, juntar-se-á também à frota IVECO da Scuderia Ferrari HP e será utilizada para as atividades de logística da fábrica.

Fiel ao seu compromisso de longa data para com o transporte sustentável, iniciado há quase 20 anos como uma força pioneira na adoção e desenvolvimento de veículos a gás natural, a IVECO está a conduzir o progresso rumo às zero emissões, explorando o potencial de todas as tecnologias e combustíveis disponíveis atualmente para oferecer aos clientes uma gama de soluções adaptadas às suas necessidades. Os 16 veículos hoje entregues à Ferrari foram concebidos para melhorar a redução das emissões sem comprometer o desempenho, a fiabilidade e a capacidade.

Continuar a ler

Comerciais

Ford Trucks assinala marco histórico com venda do camião 500 à TJA

Published

on

Numa altura em que a Ford Trucks trabalha para colocar 2000 viaturas em circulação em território português, acaba de ser assinalada a venda do camião 500 a uma única empresa que foi também um dos primeiros clientes da Ford Trucks Portugal, a TJA – Transportes J. Amaral SA.



Em 2019, a Ford Trucks iniciou a sua atividade em Portugal e até hoje conta com um crescimento em volume sustentado, quer pela oferta variada das suas gamas quer pela relação próxima com os seus clientes, indo ao encontro das suas necessidades e expetativas.
Dando continuidade ao seu crescimento global, a Ford Trucks, que se tem expandido gradualmente pela Europa, entrou em Portugal há cinco anos, numa altura em que o modelo F-MAX foi premiado com o galardão Camião Internacional do Ano (ITOY).


A TJA foi um dos primeiros clientes com quem a Ford contactou e “que nos abriu de imediato as portas, nos recebeu com todo o profissionalismo a par de muita curiosidade para saber mais sobre o nosso projeto e sobre a nossa marca”, revela Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal.
A empresa que está numa trajetória de constante expansão e inovação, investiu recentemente na aquisição de mais 65 viaturas, o que demonstra o seu compromisso em fortalecer a sua relação de parceria com a Ford Trucks Portugal.


Esta relação iniciou-se em 2020 quando a TJA abriu um concurso para 100 viaturas. Por se tratar de uma marca nova, e recém-chegada a Portugal, a Ford Trucks apresentou uma proposta para 25 viaturas, ou seja, apenas 25% da totalidade do concurso. João Amaral, proprietário da empresa que conta com mais de 75 anos de experiência, revela que “logo que nos apresentaram essa possibilidade, iniciámos conversações e, dessas primeiras reuniões, surgiu o nosso primeiro teste com uma viatura.

No início, a escolha foi motivada pela novidade que a marca representava e pelas suas caraterísticas técnicas promissoras. Depois de um período de testes, o modelo F-MAX mostrou-se capaz de responder às nossas necessidades. Gostámos especialmente da solidez da marca, da proposta competitiva e da disponibilidade de stock consistente, além dos aspetos técnicos dedicados a esta viatura como o conforto, desempenho e habitabilidade”, salienta. Cinco das viaturas adquiridas começaram, entretanto, a operar na Europa.

A relação entre fornecedor e cliente foi crescendo, depressa evoluindo para uma verdadeira parceria. “A Oneshop, responsável pela importação da Ford Trucks para Portugal, passou a ter uma ligação muito próxima com a TJA e, com esta aliança trilateral TJA, Oneshop e Ford Trucks conseguimos alinhar objetivos e transformar esta colaboração num caso de sucesso no setor”, refere João Amaral.
Bruno Oliveira enaltece a importância desta relação que se estabeleceu entre a Ford Trucks e a TJA e esclarece a este propósito que “nós não vemos a TJA como um cliente, mas sim como um parceiro estratégico para a marca. Entregar 500 camiões a um único cliente resume bem toda a nossa atividade em Portugal.

Quer dizer que o produto correspondeu às expectativas do cliente, e também demonstra que a própria equipa esteve à altura das exigências e das necessidades de uma empresa como a TJA. Para mim é muito mais do que a entrega do camião 500. É efetivamente um resumo de todo o trabalho que foi feito pela nossa equipa, pela fábrica, e também pela qualidade dos próprios veículos”.

Para João Amaral, a aquisição do camião 500 representa “um marco extraordinário”. “Este feito não é apenas um número. É um testemunho da confiança inabalável que depositamos na Ford Trucks. Essa decisão reafirma o nosso compromisso firme em continuar a investir no futuro da nossa parceria, solidificando as bases de uma colaboração que se tem revelado frutífera e promissora. A escolha deste camião simboliza a nossa visão partilhada de crescimento e inovação, e estamos entusiasmados com as oportunidades que virão a seguir”, disse ainda.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Zweiss
    Olá decidi meter luzes led nos faróis traseiros da Berlingo e os piscas têm dado uma dor de cabeça, as lâmpadas têm canbus mas não adianta de...
  • por krylovsky
    Ngk platina, indicaram-me numa loja de peças para o meu carina e 1.6 gli de 92, são boas ou não são as adequadas, podem ajudar-me?
  • por deeguz
    Viva, Ando com um barulho algo estranho no carro, notei pela primeira vez há cerca de 1 mês e pouco e parece que agora se sente mais. É um...
  • por Angelmike
    Boa noite pessoal, alguem me pode dar umas dicas sobre uma vw passat 1.9 TDI ! Queria saber se são boas de motor(fiáveis) ou não !?

Em aceleração