Mercados de camiões elétricos na Europa é liderado pela Volvo Trucks – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Mercados de camiões elétricos na Europa é liderado pela Volvo Trucks

Published

on

Com uma quota de mercado de 42%, a Volvo Trucks lidera o segmento de camiões pesados totalmente elétricos na Europa.



Em 2021 a empresa recebeu encomendas e intenções de compra de mais de 1100 camiões elétricos um pouco por todo o mundo.
O objetivo da empresa é que, em 2030, metade das suas vendas totais de camiões sejam de veículos elétricos.

A indústria internacional de veículos pesados está a passar por uma importante transformação no sentido de um transporte mais sustentável e as vendas de camiões pesados elétricos a bateria começam a aumentar, sobretudo na Europa. Cada vez mais camiões totalmente elétricos circulam nas estradas.

As estatísticas de mercado apresentadas pelo grupo de análise IHS Markit mostram que durante 2021 foram registados 346 camiões elétricos (≥16 toneladas) na Europa – um aumento de 193% face a 2020. A Volvo Trucks tem a maior fatia, com 42% e os países que têm mais camiões elétricos registados neste segmento são a Suíça, a Noruega, a Suécia e os Países Baixos.

A Volvo Trucks iniciou a produção de produção de camiões elétricos em 2019, como uma das primeiras marcas no mundo a fazê-lo. Quando a produção dos modelos pesados Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX começar este outono, a Volvo terá a gama elétrica mais completa da indústria dos veículos pesados. A marca sueca já entregou veículos elétricos a diferentes clientes na Europa, América do Norte e Austrália. O objetivo é que metade dos seus camiões vendidos em 2030 sejam elétricos.

Estatísticas IHS Markit do número total de vendas de camiões (≥16 toneladas) na Europa em 2021, excluindo o Reino Unido:

Suíça – 77
Noruega – 56
Suécia – 47
Países Baixos – 42
Alemanha – 37
França – 25
Dinamarca – 21
Espanha – 11
Itália – 9
Hungria – 7
Polónia – 4
Bélgica – 3
República Checa – 2
Finlândia 2
Irlanda 2
Áustria 1
Total 346

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Volvo Trucks começa a produzir camiões elétricos na fábrica de Ghent

Published

on

A Volvo Trucks anunciou o início da produção em série de camiões elétricos a bateria na fábrica de Ghent, na Bélgica, aumentando para quatro o número de unidades fabris dedicadas à construção de pesados EV, sendo que três são na Europa e uma nos EUA.



A Volvo Trucks produz em Ghent três camiões elétricos, o FH, o FM e o FMX, todos Electric. Todos eles podem chegar às 44 toneladas com esta mecânica.
A fábrica de Ghent é o maior local de produção da Volvo Trucks, com uma capacidade anual de cerca de 45.000 camiões. Os camiões elétricos são montados nas mesmas plataforma e linha dos que são movidos a diesel e gás, configuração de produção que confere à fábrica uma alta flexibilidade quando se trata de lidar com diferentes variantes e encomendas. As baterias vêm da recém-inaugurada fábrica de montagem de baterias em Ghent, localizada bem ao lado da linha de produção.

Esta é a quarta unidade fabril da Volvo Trucks a produzir camiões elétricos a bateria. A primeira foi Blainville, em França, onde a Volvo começou a produzir camiões elétricos para transporte de resíduos urbanos, em 2019. Um ano depois, a unidade em New River Valley, nos Estados Unidos, iniciou a produção em série do VNR Electric, projetado para o transporte regional. No ano passado foi a vez da entrada em produção da gama mais pesada, na fábrica de Tuve, na Suécia.
Até agora, a Volvo Trucks recebeu encomendas, incluindo cartas de intenção de compra, de cerca de 6.000 camiões elétricos, pedidos esses de 42 países de todos os continentes.

Continuar a ler

Comerciais

Ford Ranger vai estrear um versão plug-in em 2025

Published

on

Só vai chegar em 2025, mas a Ford já anunciou e desvendou a versão PHEV da nova Ranger, a primeira pick-up híbrida plug-in a chegar ao mercado.



A mecânica fica entregue a um motor 2.3 Ecoboost de quatro cilindros que vai funcionar conjuntamente com um motor elétrico cuja potência ainda não foi desvendada, mas a marca da oval azul diz que no total será mais potente que a Raptor V6.
Esta Ranger PHEV tem ainda a vantagem de manter a mesma capacidade de carga e de reboque (de 3,5 toneladas) da versão convencional. A Ford não disse ainda também qual será a bateria a utilizar nesta pick-up híbrida plug-in, apenas que permitirá um alcance em modo elétrico superior a 45 km. Não vai permitir carregamento rápidos.

Existirão quatro modos de condução à escolha: EV Auto (no qual o motor a combustão entra em ação quando é necessário), EV Now (100% elétrico), EV Later (que utiliza apenas o motor a gasolina) e EV Charge (que utiliza o Ecoboost para carregar a bateria). Para colmatar o aumento de peso do sistema híbrido, a Ford reforçou o chassis e apostou numa suspensão mais forte, recalibrando também o motor e a direção, tornando-a mais leve.

Existem igualmente três tomadas no interior, ideais para quem gosta de trabalhos no exterior ou de acampar. Esta variante dispõe ainda de tecnologia que delimitação geográfica, com a qual deteta automaticamente quando entra em zonas de baixas emissões, passando a operar em modo 100% elétrico, regressando depois ao modo EV Auto predefinido quando sair das mesmas.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por RYZON
    Que tipo de carros gostas? Não tenho opinião Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração C Que marcas e modelos gostas e...
  • por japazul
    Boa noite, Adquiri um Mazda 6 2.0 Diesel, do ano de 2003, com 165.000kms, em aparente óptimo estado. Segundo dia que peguei no carro, acendeu...
  • por Eagle88
    Apesar do Clio V ter recebido recentemente um restyling, já se fala na próxima geração. Se sair com essa traseira, o Gilles Vidal está a...
  • por cadilac
    Viva ? Meu sobrinho acabou de tirar o curso de engenharia mecanica , esta a trabalhar já numa empresa. ele diz que quer ir fora de portugal porque...

Em aceleração