Comerciais
Citroën entrega primeira ë-Jumpy Hydrogen ao Grupo Suez

O primeiro Citroën ë-Jumpy Hydrogen vai ser operado pelo Grupo Suez nas suas instalações em Carcassone, França. Esta versão a pilha de combustível do furgão de dimensões médias da marca francesa oferece uma autonomia combinada de 400 quilómetros e um tempo de abastecimento de apenas três minutos. As principais caraterísticas técnicas, designadamente volume de carga, são idênticas às das restantes versões.
O Grupo Suez vai ser o primeiro operador a receber o novo Citroën ë-Jumpy Hydrogen, um furgão de dimensões médias dotado com tecnologia da pilha de combustível e autonomia até 400 quilómetros em ciclo WLTP.
O veículo será utilizado nas instalações de Carcassonne do Grupo Suez, possibilitando responder a muitas das utilizações diárias dos agentes operacionais que têm de intervir em diferentes locais. Estas instalações fazem parte de um acordo entre a Carcassonne Agglo e a Suez, com o objetivo de apoiar a comunidade nas suas ambições no domínio da transição energética, em particular com a colocação de uma estação de produção de hidrogénio verde local para os veículos elétricos dos agentes da Suez. Esta estação é capaz de alimentar um total de quatro veículos, com uma produção de 2 kg de hidrogénio por dia.
O Citroën ë-Jumpy Hydrogen utiliza uma arquitetura denominada “mid-power”, que combina uma bateria de iões de lítio com 10,5 kWh, uma pilha de combustível de de 45 kW e um depósito de hidrogénio com uma capacidade de 4,4 quilogramas.
A bateria assegura as necessidades de energia durante as fases de arranque ou aceleração e também permite uma boa recuperação de energia. A pilha de combustível, por seu lado, garante a autonomia do veículo. Sendo alimentado por hidrogénio, este gerador de energia funciona de modo contínuo.
O motor elétrico, alimentado principalmente pela pilha de combustível a hidrogénio de 45 kW, tem a capacidade de proporcionar uma maior autonomia, na ordem dos 350 km. A bateria de iões de lítio de 10,5 kWh serve de reserva, permitindo percorrer 50 km em ciclo WLTP.
Para preservar a primeira função do comercial ë-Jumpy Hydrogen, o transporte frequente de objetos volumosos e pesados, a bateria foi implantada sob os bancos e os três depósitos de hidrogénio sob o piso. Assim, os volumes úteis das duas silhuetas mantêm-se inalterados, em comparação com as respetivas versões elétricas: 5,3 m3 na carroçaria de dimensão M, e 6,1 m3 na versão XL. Da mesma forma, a carga útil e a carga rebocável podem atingir até 1.000 kg, tal como nas versões térmicas.
O abastecimento do três tanques de hidrogénio do ë-Jumpy Hydrogen é efetuado em apenas três minutos, o que representa uma poupança de tempo e aumento de produtividade para todas as empresas que não possam imobilizar os seus veículos num processo de reabastecimento, beneficiando, assim, de um tempo de utilização mais longo
Comerciais
Volvo Trucks lança nova geração do sistema i-Roll

A Volvo Trucks continua a sua jornada rumo à sustentabilidade com o lançamento de uma nova geração da sua tecnologia I-Roll, que inclui uma funcionalidade inédita: o sistema de start/stop do motor.
Desenvolvido internamente pelo fabricante sueco, esta inovação assinala um marco histórico no setor dos pesados, ao integrar uma solução que promete diminuir o impacto ambiental e otimizar os custos operacionais no transporte.
Este novo recurso, que funciona em conjunto com as tecnologias I-See e I-Roll já existentes, opera através da monitorização constante dos dados relativos à estrada e à sinuosidade do percurso. Sempre que é detetada uma descida ao longo da rota, o motor é desligado temporariamente. Este processo elimina o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono durante o período em que o motor estiver parado, resultando numa diminuição significativa do impacto ambiental.

A marca já demonstrou que as suas inovações tecnológicas podem proporcionar melhorias reais na eficiência de combustível, como comprovado pela recente atribuição do prémio Green Truck Award 2025 ao modelo Volvo FH Aero. A nova cabina Aero, lançada em 2024, inclui melhorias aerodinâmicas que contribuíram para uma diminuição significativa do consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono. Com a introdução do novo sistema start/stop, a Volvo reforça o seu compromisso com a sustentabilidade.
Com o novo I-Roll e o sistema start/stop, a Volvo estima que será possível reduzir até 1% das emissões de combustível e de CO₂, em condições favoráveis, como uma topografia e uma temperatura ambiente ideais. Embora esta redução pareça modesta, soma-se às melhorias já alcançadas com outras tecnologias da marca, criando um impacto positivo tanto nas emissões como nos custos operacionais para os operadores de transporte.
A nova funcionalidade estará disponível nos modelos Volvo FH e FH Aero com motor diesel de 13 litros e os clientes poderão encomendar a tecnologia a partir de setembro de 2025. A estratégia de descarbonização da Volvo Trucks, que inclui também o uso de combustíveis renováveis, camiões elétricos a bateria e com células de combustível, reflete o compromisso da empresa com a inovação e a sustentabilidade no transporte rodoviário.
Ao introduzir o sistema start/stop, a Volvo Trucks reforça a sua liderança na transformação do setor dos transportes, combinando a eficiência operacional com a responsabilidade ambiental. A marca segue a todo o vapor rumo a um futuro mais verde, comprovando que a inovação tecnológica pode ser a chave para um transporte mais limpo e eficiente.
bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d situs toto bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4d bento4dComerciais
Hyundai renova camião Xcient

Doze anos após a sua estreia no mercado, o Hyundai Xcient recebeu uma atualização profunda, aproximando-se ainda mais da linguagem de design já conhecida nos automóveis de passageiros da marca.

A história do Xcient sempre foi peculiar: embora tenha dimensões, acabamentos interiores e equipamento ao estilo europeu, a sua versão com motor de combustão nunca chegou a estrear-se na Europa. O camião foi concebido sobretudo para os mercados asiáticos, de forma a travar a migração dos clientes locais para marcas europeias. No Velho Continente, a Hyundai apenas disponibilizou a versão a hidrogénio — bastante dispendiosa e presente sobretudo na Suíça.

Agora, com a nova geração revelada na Coreia do Sul, o Xcient surge ainda mais adaptado às exigências europeias. A aposta recai numa forte componente eletrónica: painel digital com dois grandes ecrãs, câmaras que substituem os espelhos retrovisores e um conjunto de seis radares responsáveis por sistemas avançados de segurança, incluindo cobertura total dos ângulos mortos e monitorização do trânsito em frente. O modelo integra ainda direção assistida com regulação ativa e uma transmissão pensada para cumprir os requisitos ambientais mais rigorosos.

A gama mecânica contará com dois motores desenvolvidos pela Hyundai: um bloco de 9,9 litros e outro de 12,7 litros, capazes de debitar até 540 cv. Ambos estarão associados a uma caixa automatizada ZF de 12 velocidades e cumprem a norma Euro 6D, atualmente em vigor na Europa.
No que toca ao espaço interior e dimensões exteriores, não há alterações significativas. Contudo, a frente do camião foi redesenhada, exibindo agora um perfil mais aerodinâmico e linhas inspiradas nos modelos recentes da marca, como o Santa Fé ou o Ioniq 5.
Vale a pena destacar que a divisão de camiões da Hyundai continua a fazer parte do mesmo grupo que os automóveis de passageiros — uma situação invulgar no setor.

-
Notícias2 semanas ago
Alpine celebra 70 anos com um vídeo
-
Comerciais2 semanas ago
Túnel do Monte Branco fechado ao trânsito de setembro a dezembro de 2025
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira regressou aos pontos
-
Notícias2 semanas ago
BYD quer superar os 3000 cv com o Yangwang U9
-
Notícias7 dias ago
Adamastor Furia ao vivo e a cores no Caramulo
-
Curiosidades2 semanas ago
A 105 km/h na auto-estrada… numa trotinete
-
Manutenção1 semana ago
Poupe a sua caixa de velocidades manual
-
Comerciais2 semanas ago
BYD Trucks já chegou a Espanha. Segue-se Portugal