Os medicamentos e a sua influência na condução de veículos pesados – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Os medicamentos e a sua influência na condução de veículos pesados

Published

on

A condução de veículos é uma tarefa complexa que exige a recolha e integração de informação muito diversa que tem que ser devidamente tratada, requerendo respostas ajustadas e seguras às várias situações de trânsito com que o condutor se vai confrontando.



O ato de conduzir exige que as faculdades do condutor estejam em perfeitas condições de forma a estar apto a responder atempadamente às numerosas exigências da circulação rodoviária e riscos que lhe estão subjacentes.

Os medicamentos, embora necessários para o bem-estar das pessoas, podem, nalgumas situações, prejudicar o desempenho físico e psíquico dos indivíduos. Vários medicamentos que atuam a nível do sistema nervoso como, por exemplo, os antipsicóticos, ansiolíticos, hipnóticos, sedativos ou antidepressivos (e outros psicotrópicos), podem afetar a competência para a condução automóvel prejudicando as capacidades de atenção e vigilância, o tempo de reação, as capacidades percetivas e cognitivas e o desempenho motor (muscular e de reflexos).

Contudo, os problemas não se circunscrevem à utilização de fármacos em doenças graves ou crónicas – com estes os doentes estão mais controlados, informados e atentos às suas limitações. É, também, necessário ser cuidadoso com medicamentos presumivelmente “inocentes” para episódios clínicos passageiros e/ou menos graves, que podem não necessitar de receita médica e que, por essa razão, não se associam à condução de veículos

Quando um condutor está a tomar um medicamento em cujo folheto informativo se adverte que pode afetar a sua capacidade para a condução, deve levar isso a sério. Mesmo nos medicamentos que não requerem receita deve ter-se em atenção as advertências constantes do prospeto. Seja qual for a medicação, há que estar atento aos seus efeitos secundários na capacidade de condução.

Álcool e medicamentos

Combinados com o álcool, os efeitos desfavoráveis de certos medicamentos sobre as capacidades percetivas, de concentração e de reação são multiplicados. Da mesma forma, os efeitos dos medicamentos podem potenciar os efeitos nocivos do álcool. A conjugação “álcool + medicamentos + condução” aumenta consideravelmente o risco de sofrer um acidente de viação.

Autodeliberação

Nunca aumentar, por autodeliberação, a dose prescrita. Em relação a determinados medicamentos como os psicotrópicos é aconselhável não conduzir durante os primeiros dias da sua toma para poder avaliar eventuais efeitos que possam alterar as capacidades de condução. Poder-se-á iniciar a toma desses medicamentos a uma sexta-feira para ter o fim de semana sem conduzir.

O tempo de absorção de um medicamento pode variar de algumas horas a alguns dias e age diferentemente segundo as pessoas que o utilizam. Depende também da hora do dia, do cansaço do indivíduo ou se está a tomar outros medicamentos em simultâneo.

A automedicação também é um importante fator de risco. Alguns medicamentos, por alterarem as funções cerebrais de coordenação e resposta motora,podem ter efeitos que comprometam a sua segurança em termos de condução como, por exemplo:
– Euforia ou fadiga
– Agressividade ou passividade
– Tremuras
– Náuseas
– Entorpecimento
– Vertigens
– Sonolência
– Perda de reflexos
– Perturbações da visão
– Perda das capacidade cognitivas e percetivas de vigilância, de concentração, de previsão, de reação e de avaliação.

Idade

O (s) efeito (s) do mesmo medicamento depende(m) da idade em virtude das alterações fisiológicas que o processo natural de envelhecimento comporta. A eliminação dos produtos pode tornar-se mais lenta e as substâncias acumularem-se no organismo e, mesmo em pequenas doses, podem ter um efeito mais prolongado que o habitual. Os jovens, por seu lado, utilizam frequentemente, cocktails debebidas alcoólicas e simultaneamente tomam medicamentos, como por exemplo sedativos, para obter efeitos semelhantes aos das drogas ilícitas. Não é demais referir que conduzir sob o efeito desta mistura é extremamente perigoso. E o perigo aumenta quando conduzem durante a noite ou madrugada, acrescendo aos efeitos da fadiga os do álcool e os dos medicamentos.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

IVECO lança nova marca para comercializar veículos usados

Published

on

A IVECO lança a IVECO CERTIFIED PRE-OWNED, a nova marca criada para comercializar os seus veículos usados, contribuindo de forma tangível e sustentável para a descarbonização do setor.

Este é o culminar de um percurso de excelência que começou em 1995 com a marca USED PLUS e continuou em 2015 com a OK TRUCKS.
Um percurso em que a IVECO, com base na sua experiência pioneira no mix energético, foi das primeiras na Europa a comercializar veículos usados a gás natural, para além do gasóleo, acelerando a renovação da frota na rotação de stocks, e oferecendo sempre aos seus clientes produtos com sustentabilidade e qualidade no topo da sua categoria.

Para enfatizar ainda mais a sua coerência com os valores da IVECO, a nova marca lançou o seu compromisso baseado em 10 pilares.
PRODUTOS CERTIFICADOS: Antes de serem lançados no mercado, os veículos IVECO CERTIFIED PRE-OWNED são submetidos a uma série de verificações e são submetidos a uma série de controlos e inspeções que seguem um procedimento detalhado e estabelecido, uma garantia de fiabilidade e segurança.

QUALIDADE CERTIFICADA: Para responder a todos os tipos de necessidades dos clientes, os veículos são divididos em três categorias – premium, plus e standard – em função das suas características específicas, como a idade, a quilometragem e o trabalho de recondicionamento.
REDE DE CONCESSIONÁRIOS CERTIFICADOS: A rede IVECO CERTIFIED PRE-OWNED está presente em mais de 25 países com uma equipa de profissionais que acompanham os nossos clientes na escolha do veículo usado adequado à sua aplicação.


GARANTIA CERTIFICADA: A IVECO CERTIFIED PRE-OWNED oferece um programa de Garantia Alargada, válido em toda a Europa até 36 meses, que pode ser adaptado às necessidades da empresa do cliente.
MANUTENÇÃO CERTIFICADA: Os serviços são concebidos para maximizar o tempo de atividade através da monitorização do veículo em tempo real, diagnósticos remotos, manutenção planeada e calendários de reparação, bem como acções preventivas na oficina IVECO preferida, conforme necessário.


PEÇAS DE REPOSIÇÃO CERTIFICADAS: A qualidade e a fiabilidade são certificadas pela marca graças às peças de reposição genuínas IVECO de alta qualidade, combinadas com as competências profissionais dos técnicos.
ASSISTÊNCIA CERTIFICADA: Os pacotes TOPCARE cuidam do mais importante, começando pelo bem-estar e pela segurança das pessoas, dos veículos e da carga, garantindo a tranquilidade do condutor.
CONECTIVIDADE CERTIFICADA: Os serviços telemáticos ajudam a reduzir o consumo de combustível, otimizar as rotas e melhorar o estilo de condução através de relatórios e análises do desempenho do veículo, para um negócio mais produtivo e eficiente com custos operacionais mais baixos.


SERVIÇO DE APOIO CERTIFICADO: Em caso de necessidade, a linha direta 24 horas por dia, 7 dias por semana, está disponível para o ajudar com os problemas do seu veículo. 7 dias por semana está disponível em 2.000 pontos de serviço em toda a Europa. Além disso, todas as oficinas IVECO oferecem uma assistência rápida e eficaz.


SOLUÇÕES FINANCEIRAS CERTIFICADAS: A IVECO CERTIFIED PRE-OWNED complementa os seus serviços com soluções financeiras que respondem a diferentes necessidades com uma abordagem virada para o futuro, analisando a constante evolução do mercado, explorando novas tecnologias e criando sinergias com parceiros especializados

Continuar a ler

Comerciais

Mais de um milhão de versões elétricas no catálogo da MAN Truck & Bus

Published

on

A MAN Truck & Bus está a proceder a uma expansão significativa da sua oferta de camiões elétricos, com mais de um milhão de variantes configuráveis disponíveis para os seus clientes.



Esta expansão do portefólio, que anteriormente consistia em apenas três configurações, proporciona uma flexibilidade sem precedentes para se adaptar às necessidades específicas de cada cliente. As novas versões de chassis para os modelos eTGX e eTGS oferecem uma personalização infinita, com uma grande variedade de opções, incluindo distâncias entre eixos, tipos de cabina, potências de motor e configurações de bateria.
Em linha com esta expansão, a MAN está a lançar a sua nova gama de chassis 4×2 e 6×2 mesmo a tempo da IFAT, a principal feira internacional de gestão de água, águas residuais, resíduos e matérias-primas. Estes chassis constituem a base perfeita para uma variedade de aplicações na gestão municipal e de serviços públicos, satisfazendo os requisitos específicos de cada sector.
As baterias de chassis eTGX e eTGS da MAN, de 18 a 28 toneladas, são altamente duráveis e adequadas para utilização em serviços municipais, com uma vida útil prevista de até 1,6 milhões de quilómetros ou 15 anos. Com opções de potência de 333, 449 ou 544 cv elétricos, estes modelos oferecem a potência necessária para uma grande variedade de aplicações.

Os chassis MAN oferecem uma flexibilidade excecional, com a capacidade de combinar baterias em diferentes configurações e colocá-las em várias posições. Com até nove distâncias entre eixos, seis variantes de cabina e uma gama de equipamentos típicos da indústria, estes veículos podem ser adaptados para atender a uma variedade de necessidades de aplicação.
A MAN também oferece um serviço de consultoria abrangente para a transição para a eltromobilidade, incluindo análises de implantação de veículos e requisitos de infraestrutura de carregamento específicos do cliente. Além disso, a empresa oferece contratos de serviço e soluções de financiamento adaptadas às necessidades do sector da tecnologia ambiental, bem como serviços digitais para garantir a utilização eficiente dos veículos elétricos.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração