Comerciais
Peterbilt inicia uma nova era com a apresentação do renovado 579
Praticamente dez anos depois de lançar o modelo 579 e marcar um ponto histórico na eficiência, marca norte-americana Peterbilt anunciou uma remodelação no seu camião mais icónico.

A apresentação do novo 579 foi feita em streaming e com pouco fogo de artifício, todavia a marca gostou de frisar a importância das alterações que idealizou para a nova geração do 579.
A marca destacou o esforço de uma equipa para criar o que definiu como um novo nível de eficiência, tecnologia e rendimento. O novo 579 é o resultado de cinco ano de um trabalho profundo para melhorar o que já de si era magnífico. Assim que foi apresentado, já lá vão dez anos, o 579 transformou-se num símbolo do construtor. Hoje, este símbolo deu uma volta de 180º para se tornar mais económica e elevar o conforto a um novo estádio.

Toda a cabina foi transformada para ganhar pontos na aerodinâmica e reduzir o consumo de combustível (7% de acordo com a marca). A grelha está mais estreita e as linhas estão mais apelativas.
O capô utiliza agora três peças únicas e viu a sua altura reduzida, tal como o formato dos pára-choques, as entradas da ventilação e os espelhos. Conta ainda com novos faróis LED. Foram mais de 300 mil horas de trabalho para “bater” a força do vento e reduzir o ruído da cabina. Ganhou ainda espaço interior e melhorou a experiência de condução por causa dos motores PACCAR MX13 e MX11.

Percebe-se de imediato que o interior da cabina do 579 é pura comodidade. O “sleeper” amplia-se até aos 2m3, assim como o espaço para armazenamento (o melhor do segmento) e conta com um novo painel exclusivamente digital (ecrã de 15″).
Todos os indicadores passam a ser em pixels, desde a informação do tacógrafo e o velocímetro, até aos indicadores da temperatura da água, pressão do óleo e combustível. A partir de agora todos os modelos da Peterbilt vão contar com painel de digital. O 579 marca assim uma nova era na marca americana.

Comerciais
Primafrio e Mercedes testam camiões elétricos
O grupo logístico Primafrio e a Mercedes-Benz Trucks estão a testar uma solução inédita para o transporte refrigerado de longa distância: a eletrificação total da cadeia de frio, desde a tração do camião até ao sistema de refrigeração do reboque.
O projeto-piloto combina o camião elétrico Mercedes-Benz eActros 600 com um semirreboque frigorífico equipado com sistema ePTO (electric Power Take-Off), permitindo que a unidade de frio funcione diretamente a partir da energia do veículo. Na prática, este sistema elimina a necessidade de geradores a gasóleo, reduzindo de forma significativa as emissões associadas ao transporte de produtos refrigerados.

Apresentada em Alhama de Murcia, sede da Primafrio, esta iniciativa representa um passo importante na descarbonização do transporte rodoviário pesado, um dos setores mais exigentes em termos energéticos. O objetivo é validar em condições reais a viabilidade de uma operação totalmente elétrica, tanto na condução como na refrigeração da carga.
Segundo o presidente da Primafrio, José Esteban Conesa, o projeto é um marco estratégico na transição energética da empresa, destacando a importância de testar soluções inovadoras em ambiente operacional real. Já Alexander Müller, responsável pela eletrificação de clientes na Mercedes-Benz Trucks, sublinha que esta abordagem demonstra o potencial de um transporte refrigerado de longo curso totalmente sustentável e escalável na Europa.
O teste decorre inicialmente em corredores logísticos na Península Ibérica, ligando centros operacionais em Múrcia, Pinto (Madrid) e Vilamalla (Girona), com possibilidade de expansão para rotas internacionais conforme os resultados obtidos.
A infraestrutura energética própria da Primafrio, incluindo sistemas de carregamento nos seus centros logísticos, desempenha um papel essencial na viabilização do projeto.
Ao longo desta fase piloto, as duas empresas irão recolher dados sobre autonomia, eficiência, fiabilidade e escalabilidade, fatores decisivos para a futura adoção de soluções de emissões zero no transporte frigorífico de longa distância.
Com esta iniciativa, Primafrio e Mercedes-Benz Trucks reforçam a sua posição na transição para um transporte pesado mais sustentável, combinando inovação tecnológica com objetivos concretos de descarbonização do setor logístico europeu.
Comerciais
Novo Mercedes-Benz VLE já tem preço para Portugal
A Mercedes-Benz abriu oficialmente as encomendas do novo Mercedes-Benz VLE em Portugal, marcando o arranque de uma nova geração de modelos elétricos premium orientados para o transporte de passageiros.

Nesta fase inicial de comercialização, o modelo surge na versão VLE 300, equipada com o pacote Advanced Plus em combinação com a Linha STANDARD. A proposta inclui um vasto conjunto de equipamentos de série, entre os quais eixo traseiro direcional, porta da bagageira EASY-PACK com abertura elétrica, vidro traseiro de abertura independente, suspensão pneumática AIRMATIC e teto panorâmico Sky View.
Os preços arrancam nos 81.475 euros, sem IVA, para a configuração de cinco lugares. A variante de seis lugares custa 81.891 euros, enquanto a versão de sete lugares está disponível a partir de 82.369 euros, também sem IVA.

O novo VLE representa uma mudança profunda na abordagem da Mercedes-Benz ao segmento das grandes viaturas de passageiros, apostando numa combinação entre luxo, versatilidade e tecnologia. A marca alemã descreve o modelo como um “Grand Limousine” capaz de se adaptar tanto a famílias como a serviços de transporte premium e shuttle executivo.
Segundo Sagree Sardien, o objetivo passa por elevar a experiência de conforto e habitabilidade a um novo patamar, mantendo o conceito de “bem-vindo a casa” associado aos modelos da marca
Em termos técnicos, o VLE 300 está equipado com um motor elétrico de 203 kW e uma bateria de iões de lítio com capacidade útil de 115 kWh. Graças a esta configuração, a autonomia pode atingir até 713 quilómetros em ciclo WLTP.
O modelo utiliza uma arquitetura elétrica de 800 volts, permitindo carregamentos ultrarrápidos até 300 kW em corrente contínua. Segundo a Mercedes-Benz, é possível recuperar até 355 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos de carregamento.
Além disso, o VLE também poderá utilizar postos rápidos de 400 volts através de um conversor opcional integrado, aumentando a compatibilidade com diferentes infraestruturas de carregamento.
Com 5,30 metros de comprimento, quase dois metros de largura e uma configuração interior altamente modular, o novo VLE posiciona-se como uma das propostas elétricas mais sofisticadas do segmento, combinando grande autonomia com elevados níveis de conforto e tecnologia.
-
Notícias2 semanas agoPolestar vai ter mais comandos físicos
-
Notícias2 semanas agoLancia mostra primeiras imagens do Gamma
-
Notícias Motos2 semanas agoO filme “Isle of Man” já começou a ser filmado
-
Notícias1 semana agoLisboa tem novos autocarros para zonas históricas
-
Motos2 semanas agoMiguel Oliveira só deverá regressar em Donington Park
-
Notícias1 semana agoMitsubishi Pajero vai voltar
-
Notícias5 dias agoFiat mostra imagem dos novos Grizzly
-
Curiosidades1 semana agoPeriquito “vândalo” ataca automóveis inocentes
