Comerciais
Mack Trucks Blach Anthem – um super camião vestido de negro
A Mack Trucks apresentou uma edição especial limitada Black Anthem, um novo camião que surgiu nas redes sociais e que foi construído sobre uma cabina dormitório com 1,80 m de profundidade e na qual foram incluídos diversos detalhes exteriores e interiores específicos.

A marca americana pretende produzir apenas 500 unidades desta série especial com a qual pretende redefinir o que significa trabalhar a negro. Para encontrar a origem do conceito Mack Black Anthem temos de regressar ao ano de 2017, altura em que foi lançado no mercado o modelo Mack Anthem.
Para este lançamento, a Mack Trucks utilizou um trator de cor escura que recebeu um lote de comentário muito positivo nas redes sociais. A partir desses comentários, a Mack Trucks decidiu lançar o modelo através de um estudo sobre os principais detalhes a negro que iriam ser utilizados.
Os designers da marca partir de um modelo com cabina dormitório com 1,80 m de profundidade decorada com pintura Mack Black à qual foram acrescentados detalhes que posteriormente foram contemplados no pacote de adornos exteriores, sempre pintados a negro propondo um estilo único.

O Mack Black Anthem leva foi desenvolvido até ao mais infímo detalhe, sempre com a cor negra como denominador comum. No exterior desta edição limitada, o negro está presente nas jantes em alumínio Alcoa Durablack, nos depósitos de combustível, nos degraus da cabina, nas placas que cobrem o chassis e nas franjas pintadas nas entradas de ar.
Mas, existem dois detalhes a negro que marcam a diferença face a outros modelos do construtor. A grelha dianteira, onde surge a palavra Mack a preto, e por cima dela o bulldog, emblema da marca, que também surge pela primeira vez a negro. O interior deste Mack Black Anthem mantém-se na obscuridade, uma vez que nos acabamentos do tablier surgem pormenores em madeira, madeira essa num caraterístico negro.
O volante surge forrado em couro da mesma tonalidade mas com costuras cinzentas, enquanto os bancos, em couro da empresa Sears Seating, apresentam um padrão único em forma de diamante e incluem o logótipo do bulldog bordado nos encostos de cabeça.
Esse couro negro conta com o mesmo padrão de costura que também pode ser encontrado em outros elementos, como nos painéis das portas, nos adornos laterais e na parede traseira da cabina na zona do dormitório.

A gama de camiões Mack Anthem desafia a aerodinâmica com um design atrevido que melhora em até 3% a eficiência. Para isso conta com uma cobertura para os pratos do reboque que reduzem a resistência ao vento, uma pestana de encerramento que evita o fluxo de ar entre as partes abertas e um defletor que reduz as turbulências.
Os elementos de segurança também marcam presença nesta gama. Assim, incorpora faróis em LED que melhoram a visibilidade em 66%, ao mesmo tempo que reduzem o consumo de energia e são mais duradouros. Por outro lado, o ecrã digital de cinco polegadas permite uma navegação mais simples e sem distrações. A cabina foi desenhada para oferecer um nível de conforto superior aos condutores e o próprio volante tem base plana o que permite melhorar a mobilidade dentro da cabina. A cabina permitem que os ocupantes circulem em pé no seu interior.
Comerciais
FIAT Professional apresenta pick-up elétrica TRIS
A FIAT Professional apresentou no Salão Automóvel de Bruxelas o TRIS, a sua nova proposta para o segmento da micromobilidade urbana profissional. Trata-se de uma pick-up 100% elétrica de três rodas, desenvolvida pelo Centro de Design da Stellantis em Itália e pensada para responder às crescentes necessidades de distribuição de última milha em ambiente urbano.

Compacta e funcional, a FIAT TRIS foi concebida para oferecer uma solução prática, económica e sustentável para profissionais que operam sobretudo em cidades, onde a agilidade e os custos de utilização assumem um papel determinante. O modelo foi lançado recentemente em Marrocos e prepara agora a sua chegada ao mercado europeu.
Com apenas 3,17 metros de comprimento e um raio de viragem de 3,05 metros, o TRIS destaca-se pela facilidade de manobra em ruas estreitas e zonas urbanas congestionadas. Apesar das dimensões reduzidas, apresenta uma capacidade de carga homologada de até 540 kg e uma área útil de aproximadamente 2,25 m², permitindo o transporte de uma Europalete.
A TRIS está disponível em três configurações: chassis-cabina, plataforma plana e pick-up, garantindo uma elevada versatilidade de utilização. Esta flexibilidade é reforçada pelo programa Stellantis CustomFit, que disponibiliza múltiplas opções de personalização para adaptação a diferentes atividades profissionais.
No campo da mobilidade elétrica, o FIAT Professional TRIS recorre a uma bateria de lítio com 6,9 kWh de capacidade, que assegura uma autonomia homologada de 90 km (WMTC), suficiente para o uso diário em operações de distribuição urbana. O carregamento é feito de forma simples, através de uma tomada doméstica de 220 V, graças a um sistema de carregamento inteligente integrado, permitindo recuperar de 0 a 80% da bateria em cerca de 3,5 horas e atingir a carga completa em 4 horas e 40 minutos.

O motor elétrico de 48 V desenvolve uma potência máxima de 9 kW e um binário de 45 Nm, permitindo ao TRIS atingir uma velocidade máxima de 45 km/h. O sistema de travagem regenerativa, incluído de série, contribui para a eficiência energética e para a maximização da autonomia em contexto urbano.
Pensado para facilitar o dia a dia dos profissionais, o TRIS dispensa embraiagem e caixa de velocidades, tornando a condução simples e acessível. O chassis e a estrutura tubular beneficiam de um revestimento de zinco de qualidade automóvel, garantindo proteção contra a corrosão e maior durabilidade. A iluminação LED integral, dianteira e traseira, reforça a visibilidade e a segurança.
O equipamento inclui ainda painel de instrumentos digital, porta USB-C e tomada de 12 V, permitindo alimentar dispositivos durante o trabalho diário.
A chegada do FIAT Professional TRIS aos mercados europeus está prevista para 2026, com início em Itália, posicionando-se como uma solução inovadora e eficiente para a micromobilidade profissional urbana.
Comerciais
Hyundai revela Staria EV no Salão de Bruxelas
A Hyundai aproveitou o Salão Automóvel de Bruxelas para revelar o Staria Electric, o seu primeiro monovolume 100% elétrico, um modelo que chega com a ambição clara de disputar protagonismo num segmento onde já se encontram propostas como o Volkswagen ID. Buzz ou o mais recente Kia PV5.

O Staria não é um nome novo na gama da marca sul-coreana. Até agora disponível apenas com motorizações eletrificadas ou Diesel, surge agora numa versão totalmente elétrica, assente na plataforma E-GMP, a mesma que serve de base a modelos como o Hyundai Ioniq 5 ou o Kia EV9.

A bateria é de 84 kWh, integrada numa arquitetura de 800 volts, solução que permite tempos de carregamento mais reduzidos face aos sistemas de 400 volts usados por muitos concorrentes. A energia é fornecida a um motor elétrico com 215 CV, responsável por acionar o eixo dianteiro. Trata-se, aliás, do único modelo elétrico da Hyundai com tração dianteira e arquitetura de 800 volts.

Segundo a marca, o carregamento rápido em corrente contínua permite recuperar de 10 a 80% da bateria em cerca de 20 minutos, enquanto a autonomia anunciada, medida no ciclo WLTP, é de 410 quilómetros.
Pensado tanto para utilização familiar como profissional, o Staria Electric estará disponível em versões de sete e nove lugares. O interior aposta na versatilidade, com bancos deslizantes, piso totalmente plano, amplas superfícies envidraçadas e portas laterais deslizantes elétricas, facilitando o acesso e a adaptação a diferentes tipos de utilização.

Em destaque estão ainda os dois ecrãs de 12,3 polegadas presentes no tablier, que integram o mais recente sistema de infoentretenimento ccNC do Hyundai Motor Group, compatível com atualizações remotas e conectividade sem fios com Apple CarPlay e Android Auto.
O equipamento inclui igualmente função V2L (interior e exterior), portas USB de alta potência (até 100 W), Digital Key e uma capacidade de reboque até 2 toneladas, reforçando o posicionamento prático e profissional do modelo.
A Hyundai garantiu que o Staria Electric será na Europa durante o primeiro semestre de 2026.
-
Notícias2 semanas agoRenault revela um pouco do seu próximo SUV
-
Curiosidades2 semanas agoHomem chama a polícia por rebocarem o carro e é preso
-
Manutenção Motos2 semanas agoConselhos para andar de moto na neve
-
Notícias1 semana agoO interior do novo ID.Polo tem botões físicos e um estilo retro
-
Notícias1 semana agoBYD já é líder mundial de vendas de elétricos
-
Comerciais2 semanas agoEste Unimog especial comemora os 80 anos da marca
-
Manutenção1 semana agoSaiba como eliminar odores no seu carro
-
Notícias4 dias agoMercedes CLA é o Carro do Ano 2026
