Comerciais
Seis dicas para manter a cabina do seu camião sempre limpa
Published
2 anos anteson
By
Motor Guia
Durante um dia de trabalho o motorista passa dias e dias na estrada dentro do seu fiel companheiro, o camião. Mas, para além da manutenção regular e preventiva, peças e combustível, já parou para pensar que a cabina do camião também merece toda a sua atenção.
Se o “seu” espaço se encontrar devidamente limpo e confortável, a viagem torna-se muito mais confortável. Afinal, para além de ambiente de trabalho, a cabina do camião é praticamente a sua segunda casa.
Por isso, não perca tempo e conheça as nossas dicas práticas e eficientes, fique e olho e coloque mãos à obra.
1 – Limpe o painel com todo o cuidado e atenção…
Fundamental para a sua segurança em estrada, a limpeza do painel de instrumentos deve ser feita com um pano húmido para limpar a poeira acumulada. Desta forma mantém o painel com uma aparência nova por mais tempo.
A mesma dica vale para o volante e para os compartimentos da cabina, como porta-copos por exemplo…
2 – Preste atenção ao tapete e à carpete
Um balde com água e uma escova são suficientes para limpar o tapete da cabina do camião. Mantenha-o longe de produtos abrasivos para não o danificar. Para secar pode deixá-lo ao sol.
Agora, se os tapetes forem de borracha, utilize apenas águas para a sua lavagem e nada mais.
Se for uma carpete propriamente dita, deve ser limpa com uma escova húmida e, se for preciso higienizá-la, deverá aplicar um detergente neutro.
Nesse caso, o camião vai precisar de algum tempo para secar sem acumular bactérias e maus cheiros. Deixe as portas do camião abertas sempre que possível durante este processo.
3 – Cuidado com os estofos
Por ser feito com esponja, mesmo que mais evoluída, e se forem forrados a tecido, os bancos não devem ser lavados com água, pois absorvem-na muito rapidamente. Dê preferência a um pano húmido com pouco detergente.
Os bancos devem ser higienizados com frequência, assim como a carpete e os forros da cabina. Podem precisar de apanhar sol. O melhor será colocar a cabina de portas abertas num área virada ao sol.
4 – Tire o pó da cabina
O motorista passa a maior parte do tempo dentro do camião, por isso é normal que o espaço acumule migalhas, fios de cabelo, poeira, por aí fora…
Assim, o melhor será utilizar um aspirador para limpar todos os cantos e o piso da cabina. Faça este trabalho com frequência de forma a manter a cabina limpa.
5 – Limpe bem os vidros
A parte exterior dos vidros deve ser limpa com regularidade para evitar que acumule água da chuva. Para isso utilize um pano limpo, água e detergente que dão conta do recado.
E os vidros por dentro, como ficam? Aqui o caso muda de figura, pois vai precisar de limpar a oleosidade que se acumula no vidro devido aos toques constantes. Utilize limpa-vidros.
Tente limpar a parte interna da cabina do camião pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, aumenta a qualidade da sua visibilidade, especialmente à noite e com mau tempo.
5 – Escolha produtos de limpeza de qualidade
Damos-lhe ainda algumas dicas específicas sobre produtos de limpeza, que são fundamentais para uma limpeza regular da cabina. A qualidade da limpeza também depende da qualidade dos produtos.
De uma forma geral, dê prioridade a detergentes e sabonetes neutros que não mancham ou marca os painéis e os revestimentos. Não exagere nos produtos com cheiro, pois o aroma forte, com o passar dos anos, é desagradável e pode ser difícil de eliminar.
Se precisar de removar odores desagradáveis da cabina, procure produtos específicos para isso. Numa emergência, pode recorrer ao arroz, produto que absorve a humidade do ambiente que ajuda a eliminar cheiros desagradáveis.
6 – Mantenha a cabina do camião organizada
Durante os dias na estrada e pelo facto da cabina se assumir como a sua segunda casa, é normal que vá acumulando “tralhas” no seu interior, desde objetos passando por embalagens vazias. A desarrumação não é nada positiva.
Um ambiente organizado é propício ao conforto e à produtividade, logo a cabina merece a sua atenção para que se mantenha arrumada, limpa e cheirosa. Desta forma, viver no seu interior será muito melhor.
Também pode gostar
Comerciais
Ebro está de regresso e mostra pick-up elétrica no Salão de Barcelona
Published
2 dias anteson
26/05/2023
A emblemática marca de veículos industriais e agrícolas espanhola, que em breve vai celebrar os 70 anos desde a sua fundação em 1954, apresentou-se pela primeira ao público no Salão de Barcelona de 2023, desde o seu desaparecimento em 1987.

O renascimento da marca foi acompanhado pelo anúncio do desenvolvimento de uma pick-up totalmente elétrica que deverá entrar em produção no último trimestre de 2024. Marcará o regresso da Ebro à produção em série e será produzido numa fábrica D-Hub na Zona Franca de Barcelona, sendo uma autêntica novidade no setor automóvel europeu.
Como resultado deste projeto, a Ebro pretende contratar diretamente 150 pessoas, principalmente para os departamentos comercial e de marketing. Vai contribuir ainda para a criação de 1200 novos empregos.

Quanto à pick-up, conta com tração traseira ou total, graças a dois motores elétricos que debitam 220 kW (299 CV). São alimentados por uma bateria de iões de lítio de 100 kWh, que lhe garante uma autonomia de até 440 km.
Quanto a dimensões, são 5218 mm de comprimento, 1848 mm de largura e 1785 mm de altura. Oferece muito espaço no habitáculo para cinco ocupantes e tem uma plataforma de carga muito versátil.

Comerciais
António Costa foi ao Tramagal assinalar Canter nº 250 mil
Published
4 dias anteson
24/05/2023
António Costa marcou presença no momento que assinalou a meta de produção de 250 mil veículos Canter, modelo fabricado desde 1980, assim como o início da produção do novo modelo.

Após a sua estreia europeia na IAA Transportation, em Hannover (Alemanha), em setembro de 2022, a FUSO – subsidiária da Daimler Truck – celebra, agora, o início da produção do camião ligeiro totalmente elétrico, em Portugal. O evento, que decorreu na fábrica de produção da Mitsubishi FUSO Truck Europe (MFTE), localizada no Tramagal (Abrantes), reuniu representantes da empresa, tendo ainda contado com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do secretário de Estado da Economia, Pedro Cilínio.

O evento contemplou uma visita à fábrica e à unidade de produção do eCanter, bem como a intervenção de Arne Barden, CEO da MFTE, que anunciou um marco impressionante para a fábrica: a produção de 250 mil unidades do modelo FUSO Canter, no Tramagal, desde o início do seu fabrico, em 1980. No total, foram cinco as gerações de Canter produzidas em solo nacional para o mercado europeu.
Neste momento, já existem mais de 550 FUSO eCanter em operação diária, com clientes na Europa, Japão e Estados Unidos, bem como na Austrália e Nova Zelândia. A distância total percorrida pela frota global de eCanter, em modo totalmente elétrico, ou seja, sem emissões locais, é de cerca de oito milhões de quilómetros, o equivalente a cerca de 200 circunavegações ao mundo. A próxima geração eCanter pretende, agora, levar esta história de sucesso a um novo nível.

Condutor põe cão ao volante para evitar prisão

Kia Sportage (2010-2016)

DAF mostra XG+ com motor de 660 CV para a Austrália

Novo Renault Rafale “ganha asas”

Manifestação contra as inspeções às motos está agendada

Maxus desvendou mais um furgão do seu portefólio de elétricos

Concentração de Góis 2023 já tem datas e programa

O último teaser de Velocidade Furiosa X

Depois da roda o Homem inventou… a roda quadrada

Goodwood no seu melhor

Dodge despede-se da combustão pura com um “demónio”

Um Ioniq 6 de chocolate

Pininfarina Battista bate recorde do quarto de milha

A volta perfeita no Estoril com Tiago Monteiro e o filho

Como eliminar a humidade do interior do seu carro

O renovado Volkswagen Touareg

Ebro está de regresso e mostra pick-up elétrica no Salão de Barcelona

Citroën My Ami Buggy está de volta

Concentração de Góis 2023 já tem datas e programa

António Costa foi ao Tramagal assinalar Canter nº 250 mil

Novo Renault Rafale “ganha asas”
Publicidade
Newsletter
Ultimas do Fórum
- por MGRosarioBom dia pessoal, estou com uma crise existencial e pode ser que alguem já tenha passado por isto. Tenho um peugeot 206 de 2001, mas infelizmente...
- por saraivixBom dia, Levei a carrinha à inspeção e passou sem problemas, mas antes levei à minha oficina do costume para revisão e mencionei que as...
- por mokBoas, Alguém sabe onde costuma fica este sensor, fica no carter, certo? Não o encontro... 1416448 - Oil Level Thermal Sensor B1041 29...
- por IcterioAl-Amarah, Iraque, Junho 2006 (Episódio 1) A cerca de 160km a norte de Bassorá encontramos a estrategicamente bem colocada cidade de...
Em aceleração
- Notícias2 semanas antes
Selo do seguro no para-brisas vai deixar de ser obrigatório
- Notícias1 semana antes
Condutor põe cão ao volante para evitar prisão
- Avaliações Usados1 semana antes
Kia Sportage (2010-2016)
- Curiosidades2 semanas antes
Um Jeep Wrangler “a dobrar”
- Notícias1 semana antes
Novo Grand Cherokee já pode ser encomendado
- Comerciais2 semanas antes
Mercedes-Benz e Citan é a versão elétrica do novo furgão alemão
- Motos2 semanas antes
O programa do LXMFF 2023 já foi apresentado
- Comerciais2 semanas antes
Scania tem campanha de manutenção para veículos com mais de 800 mil km