Seis dicas para manter a cabina do seu camião sempre limpa – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Seis dicas para manter a cabina do seu camião sempre limpa

Published

on

Durante um dia de trabalho o motorista passa dias e dias na estrada dentro do seu fiel companheiro, o camião. Mas, para além da manutenção regular e preventiva, peças e combustível, já parou para pensar que a cabina do camião também merece toda a sua atenção.



Se o “seu” espaço se encontrar devidamente limpo e confortável, a viagem torna-se muito mais confortável. Afinal, para além de ambiente de trabalho, a cabina do camião é praticamente a sua segunda casa.

Por isso, não perca tempo e conheça as nossas dicas práticas e eficientes, fique e olho e coloque mãos à obra.

1 – Limpe o painel com todo o cuidado e atenção…

Fundamental para a sua segurança em estrada, a limpeza do painel de instrumentos deve ser feita com um pano húmido para limpar a poeira acumulada. Desta forma mantém o painel com uma aparência nova por mais tempo.
A mesma dica vale para o volante e para os compartimentos da cabina, como porta-copos por exemplo…

2 – Preste atenção ao tapete e à carpete

Um balde com água e uma escova são suficientes para limpar o tapete da cabina do camião. Mantenha-o longe de produtos abrasivos para não o danificar. Para secar pode deixá-lo ao sol.
Agora, se os tapetes forem de borracha, utilize apenas águas para a sua lavagem e nada mais.
Se for uma carpete propriamente dita, deve ser limpa com uma escova húmida e, se for preciso higienizá-la, deverá aplicar um detergente neutro.
Nesse caso, o camião vai precisar de algum tempo para secar sem acumular bactérias e maus cheiros. Deixe as portas do camião abertas sempre que possível durante este processo.

3 – Cuidado com os estofos

Por ser feito com esponja, mesmo que mais evoluída, e se forem forrados a tecido, os bancos não devem ser lavados com água, pois absorvem-na muito rapidamente. Dê preferência a um pano húmido com pouco detergente.
Os bancos devem ser higienizados com frequência, assim como a carpete e os forros da cabina. Podem precisar de apanhar sol. O melhor será colocar a cabina de portas abertas num área virada ao sol.

4 – Tire o pó da cabina

O motorista passa a maior parte do tempo dentro do camião, por isso é normal que o espaço acumule migalhas, fios de cabelo, poeira, por aí fora…
Assim, o melhor será utilizar um aspirador para limpar todos os cantos e o piso da cabina. Faça este trabalho com frequência de forma a manter a cabina limpa.

5 – Limpe bem os vidros

A parte exterior dos vidros deve ser limpa com regularidade para evitar que acumule água da chuva. Para isso utilize um pano limpo, água e detergente que dão conta do recado.
E os vidros por dentro, como ficam? Aqui o caso muda de figura, pois vai precisar de limpar a oleosidade que se acumula no vidro devido aos toques constantes. Utilize limpa-vidros.
Tente limpar a parte interna da cabina do camião pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, aumenta a qualidade da sua visibilidade, especialmente à noite e com mau tempo.

5 – Escolha produtos de limpeza de qualidade

Damos-lhe ainda algumas dicas específicas sobre produtos de limpeza, que são fundamentais para uma limpeza regular da cabina. A qualidade da limpeza também depende da qualidade dos produtos.
De uma forma geral, dê prioridade a detergentes e sabonetes neutros que não mancham ou marca os painéis e os revestimentos. Não exagere nos produtos com cheiro, pois o aroma forte, com o passar dos anos, é desagradável e pode ser difícil de eliminar.
Se precisar de removar odores desagradáveis da cabina, procure produtos específicos para isso. Numa emergência, pode recorrer ao arroz, produto que absorve a humidade do ambiente que ajuda a eliminar cheiros desagradáveis.

6 – Mantenha a cabina do camião organizada

Durante os dias na estrada e pelo facto da cabina se assumir como a sua segunda casa, é normal que vá acumulando “tralhas” no seu interior, desde objetos passando por embalagens vazias. A desarrumação não é nada positiva.
Um ambiente organizado é propício ao conforto e à produtividade, logo a cabina merece a sua atenção para que se mantenha arrumada, limpa e cheirosa. Desta forma, viver no seu interior será muito melhor.

 

Comerciais

Nissan apresenta protótipo elétrico e-NV200 Winter Camper

Published

on

Inspirado no sentimento de emoção que acompanha uma exploração de inverno, a Nissan apresenta a sua visão de aventuras sustentáveis para os dias frios, com o seu inovador protótipo de furgão totalmente elétrico e-NV200 Winter Camper.



Numa altura do ano em que as caminhadas estimulantes e o lazer ao ar fresco oferecem uma escapada plena de paz, a e-NV200 Winter Camper anseia pela conexão com as maravilhas da natureza e a exploração ao ar livre. Desenhada com a emoção e o impacto ambiental em mente, a e-NV200 Winter Camper combina o entusiasmo da condução elétrica com o espírito do mundo selvagem.

Equipado com funcionalidades de estilo de vida e condução personalizadas, o protótipo de caravana aventureira está preparado para enfrentar terrenos difíceis.

O “Kit de Luxo Tecnológico”personalizado da Nissan Winter Camper é o primeiro ponto de partida para um aventureiro com consciência ambiental. Disponível para clientes do furgão e-NV200 de série e do furgão de passageiros e-NV200 Evalia mediante especificação, este conjunto de equipamento inclui um leque abrangente de acessórios, maximizando o conforto e a versatilidade para uma vida autossuficiente no mundo selvagem.

A bateria portátil a bordo com 220V pode ser recarregada com painéis solares instalados no tejadilho, enquanto a cozinha a gás, frigorífico, camas rebatíveis e vidros isolados tornam a vida na estrada mais flexível em qualquer ambiente.

Otimizada de ponta a ponta para condições desafiantes fora de estrada, a e-NV200 Winter Camper recebeu uma série de atualizações para lidar com as superfícies de estrada mais difíceis. Pneus de todo-o-terreno topo de gama e uma maior altura de condução oferecem a tração e a distância ao solo ideais na lama ou na neve, enquanto os dois faróis de 5.400 lúmens instalados numa barra de aço reforçado na dianteira do furgão, oferecem o máximo de visibilidade quando os condutores mais necessitam.

Parte da gama de acessórios originais Nissan disponível, os guarda-lamas dianteiros e traseiros, frisos de proteção da porta, barras laterais e tapetes de borracha completam o arsenal de todo-o-terreno, oferecendo proteção e conveniência qualquer que seja a tarefa que espere a e-NV200 Winter Camper.

Baseada na e-NV200 Evalia, a e-NV200 Winter Camper beneficia da tecnologia inteligente e eficiente do grupo motopropulsor elétrico da Nissan. A unidade de alimentação com provas dadas oferece uma combinação de potência e autonomia, fornecendo binário e aceleração instantâneos e um conjunto de tecnologias economizadoras de energia, incluindo o modo B e o modo Eco para, respetivamente, uma travagem regenerativa superior e um consumo energético mais eficiente.

 

Continuar a ler

Comerciais

Iveco entrega 1048 Trakker 8×8 às Forças Armadas alemãs

Published

on

A Iveco Veículos de Defesa e as Forças Armadas alemãs assinaram um acordo de compra e venda de 1.048 camiões GTF (blindados) feitos com base no Iveco Trakker 8×8 e que serão entregues até 2028.


O primeiro lote de 224 unidades será entregue ainda este ano com cinco configurações diferentes para o transporte de contentores com guindaste e guincho para carregamento.

Todos os veículos surgem equipados com motores Euro 6 e vão ser entregues com cabina protetora que oferece os melhores níveis de balística do segmento, proteção de minas, NBQ (proteção nuclear, biológica e química) e IED (proteção improvisada de explosivos. Estas cabinas oferecem ainda um nível de conforto elevado e foram desenhadas para acomodar váríos sistemas militares de comunicação e ainda de comando.

Os veículos vão ser produzidos na unidade fabril de Ulm, onde é a sede da Magirus. Todavia, a Iveco já havia feito negócio com as Forças Armadas alemãs para 2000 Trakker em versões 8×8 e 6×6 nas configurações TEP 90 (estação móvel de desintoxicação), STW 8×8 (camião cisterna), 8×8 basculantes, porta-contentores 8×8 ISO e algumas unidades em Trator 6×6.

Continuar a ler

Comerciais

GM mostra novo furgão elétrico e lança marca BrightDrop

Published

on

O CES (Consumer Eletronic Show) que este ano aconteceu de forma virtual, serviu de palco para a apresentação de um novo carro elétrico da General Motors e de uma nova marca apelidade de Bright Drop.



Todos os carros elétrico produzidos pelo gigante americano vão receber esta designação e vão começar a ser produzidos este ano. O primeiro veículo é este furgão elétrico EV600.
Desenvolvido sob uma nova plataforma desenvolvida pela GM, conta com bateria Ultium, produzidas em parceria com a LG. Ainda se conhecem poucos detalhes técnicos, mas há quem diga que a cadeia cinemática será idêntica à da pick-up elétrica do Hummer.

Este é um furgão de entregas totalmente elétrico com tração às quatro rodas e um compartimento de carga de 17 m3. A GM promete uma autonomia elétrica de 402 km com uma única carga de bateria. A capacidade desta não foi revelada, conhece-se apenas o número de módulos da bateria Ultium: 20.

Quanto a capacidade de carregamento, o EV600 está pronto a aceitar corrente CC relativamente modesta de 120 kW. Numa hora ligado à tomada, fica com um carregamento para 274 km de autonomia.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração