Cerca de 61% dos veículos comerciais na Europa podiam ser elétricos – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Cerca de 61% dos veículos comerciais na Europa podiam ser elétricos

Published

on

Uma grande maioria dos carros ligeiros que são utilizados para fins comerciais na Europa poderiam ser substituídos por modelos elétricos. Mais do que isso, cerca de um terço das frotas de ligeiros e furgões poderiam ser unicamente compostas por veículos elétricos.



Estas são as conclusões de uma nova investigação da Webfleet Solutions, o fornecedor de telemática líder na Europa. A empresa, que faz parte do Grupo Bridgestone, baseia-se em dados de mais de 100 mil veículos conectados de cerca de 5 mil clientes com frotas em toda a Europa.

A partir do inquérito sobre Planificação e Eletrificação da Frota, uma nova função da solução de gestão de frotas pode fazer algumas recomendações sobre os veículos com motor de combustão interna que poderiam ser substituídos por alternativas elétricas em função da distância diária percorrida.

Para efeitos deste estudo, concluiu-se que, se um veículo percorria menos de 300 km por dia num período de 12 meses, este veículo poderia ser substituído por um elétrico. A distância máxima de condução diária de 300 km foi escolhida para refletir o valor de autonomia média de modelos de carros elétricos e veículos comerciais ligeiros mais comuns que estão disponíveis atualmente no mercado.

Algumas conclusões chave:

– 61% dos veículos comerciais na Europa poderão ser substituídos por uma alternativa elétrica
– 82,2% dos clientes poderiam substituit pelo menos um dos seus veículos por um outro elétrico.
– 57% dos clientes poderiam substituir pelo menos metade dos seus veículos por elétricos
– 34,4% das empreaas poderiam substituir todos os seus veículos por elétricos.

Se todos os clientes e empresas que possam fazê-lo trocassem grande parte dos seus veículos para elétricos, a seu consumo coletivo de gasolina reduzir-se-ia em mais de 42% e de gasóleo em mais de 30%. Ao poupar em combustível e gasolina, as emissões coletivas poderiam cair em 31%.

Abaixo da média europeia

Em todos os países examinados, pelos menos metade dos veículos comerciais e veículos industriais poderiam ser substituídos por elétricos. De acordo com alguns dados, o Reino Unido e os Países Baixos, são os países com maior potencial de eletrificação. Nos dois casos, 70% dos veículos comerciais poderiam ser eletrificados, seguidos por França (67%) e Alemanha (61%). Em Portugal, a possibilidade de se substituir veículos a gasolina e gasóleo por elétricos ainda é reduzida. É interessante observar que etes países também têm uma alta disponibilidade de pontos de carregamento. Dos 144 mil pontos de carregamento disponíveis na UE e Reino Unido, a maioria situa-se nos Países Baixos (26%), Alemanha (19%), França (17%) e Reino Unido (13%).

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Irizar mostrou na Solutrans evolução do camião ie Truck

Published

on

Os espanhóis da Irizar surpreenderam os visitantes da feira Solutrans, em Lyon, com a apresentação de uma evolução do seu camião zero emissões ie Truck.



Desenhado em exclusivo para satisfazer as necessidades das cidades e dos ambientes urbanos, esta nova geração destaca-se pela sua versatilidade e sustentabilidade.
A Irizar exibiu a versão de chassis de três eixos, caraterizado por um design totalmente renovado, leve e tecnicamente atualizado para cumprir com as mais recentes normativas, incluindo ADAS e GSR2. A unidade de dois eixos com uma caixa frigorífica para distribuição, foi desenvolvida em colaboração com a Chereau, líder no mercado europeu e pretende demonstrar a adaptabilidade do Irizar ie Truck a diversas aplicações.

A experiência adquirida com a primeira geração impulsionou esta renovação, com reduções de peso significativas, até 2000 kg na versão 6×2 e aproximadamente 1400 kg na 4×2. Estas melhorias não só são visíveis nos consumos e emissões, mas também contribuem para uma notável melhoria do TCO para operadores e clientes finais.
Este novo ie Truck garante uma maior versatilidade, favorecendo aplicações urbanas diversas. O seu particular degrau de acesso de 370 mm, coloca-o como o veículo com a menor altura de acesso do mercado.

A tecnologia é própria do Grupo Irizar, proveniente de anos de experiência em autocarros elétricos, e é aplicada de forma destaca a este veículo industrial de vanguarda. Está equipado com baterias de terceira geração de maior densidade energética e pode armazenar até 512 kWh, proporcionando uma autonomia de até 400 km dependendo da aplicação.

Continuar a ler

Comerciais

Marca Mobilize da Renault apresenta solução Bento

Published

on

Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024, o Bento foi concebido para os clientes profissionais que procuram um veículo compacto, prático e fiável para a entrega de bens e serviços (reparações, manutenção, serviços pessoais, entregas a pedido…) nas zonas urbanas e arredores.



Concebido com 50% de materiais reciclados (quando a média é de 15%), o Bento é um monovolume totalmente elétrico, de um só lugar, com uma autonomia de até 140 quilómetros e uma velocidade máxima de 80 km/h.


O cabo de carregamento ligado ao veículo pode ser equipado com um conetor standard (para utilização doméstica) ou com um conetor de tipo 2 (compatível com pontos de carregamento públicos, em empresas ou em parques de estacionamento).

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por blind3
    Boas a todos, Estou à procura de um Toyota para compra, sendo ele para 90% uso citadino. Procuro um que seja de pequenas dimensões sendo que...
  • por AppleBudget
    Que tipo de carros gostas? Desportivos (Coupés) Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno...
  • por kekomit
    Boa Noite pessoal, Estou com uma dúvida que preciso de um esclarecimento. Tenho um Opel Corsa B Van 1.7D de 1996, fiz uma revisão completa,...
  • por Espantalho
    Bom dia a todos. Necessito da vossa ajuda porque preciso com urgência de comprar dois carros numa altura em que eles estão caríssimos...

Em aceleração