Cerca de 61% dos veículos comerciais na Europa podiam ser elétricos – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Cerca de 61% dos veículos comerciais na Europa podiam ser elétricos

Published

on

Uma grande maioria dos carros ligeiros que são utilizados para fins comerciais na Europa poderiam ser substituídos por modelos elétricos. Mais do que isso, cerca de um terço das frotas de ligeiros e furgões poderiam ser unicamente compostas por veículos elétricos.



Estas são as conclusões de uma nova investigação da Webfleet Solutions, o fornecedor de telemática líder na Europa. A empresa, que faz parte do Grupo Bridgestone, baseia-se em dados de mais de 100 mil veículos conectados de cerca de 5 mil clientes com frotas em toda a Europa.

A partir do inquérito sobre Planificação e Eletrificação da Frota, uma nova função da solução de gestão de frotas pode fazer algumas recomendações sobre os veículos com motor de combustão interna que poderiam ser substituídos por alternativas elétricas em função da distância diária percorrida.

Para efeitos deste estudo, concluiu-se que, se um veículo percorria menos de 300 km por dia num período de 12 meses, este veículo poderia ser substituído por um elétrico. A distância máxima de condução diária de 300 km foi escolhida para refletir o valor de autonomia média de modelos de carros elétricos e veículos comerciais ligeiros mais comuns que estão disponíveis atualmente no mercado.

Algumas conclusões chave:

– 61% dos veículos comerciais na Europa poderão ser substituídos por uma alternativa elétrica
– 82,2% dos clientes poderiam substituit pelo menos um dos seus veículos por um outro elétrico.
– 57% dos clientes poderiam substituir pelo menos metade dos seus veículos por elétricos
– 34,4% das empreaas poderiam substituir todos os seus veículos por elétricos.

Se todos os clientes e empresas que possam fazê-lo trocassem grande parte dos seus veículos para elétricos, a seu consumo coletivo de gasolina reduzir-se-ia em mais de 42% e de gasóleo em mais de 30%. Ao poupar em combustível e gasolina, as emissões coletivas poderiam cair em 31%.

Abaixo da média europeia

Em todos os países examinados, pelos menos metade dos veículos comerciais e veículos industriais poderiam ser substituídos por elétricos. De acordo com alguns dados, o Reino Unido e os Países Baixos, são os países com maior potencial de eletrificação. Nos dois casos, 70% dos veículos comerciais poderiam ser eletrificados, seguidos por França (67%) e Alemanha (61%). Em Portugal, a possibilidade de se substituir veículos a gasolina e gasóleo por elétricos ainda é reduzida. É interessante observar que etes países também têm uma alta disponibilidade de pontos de carregamento. Dos 144 mil pontos de carregamento disponíveis na UE e Reino Unido, a maioria situa-se nos Países Baixos (26%), Alemanha (19%), França (17%) e Reino Unido (13%).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

DAF recebe grande encomenda do Asset Alliance Group

Published

on

O Asset Alliance Group acordou uma encomenda de 1500 novos camiões elétricos e a gasóleo com a DAF. A principal empresa de aluguer de camiões a curto e longo prazo do Reino Unido irá receber os veículos a partir de 2023. A encomenda incluirá, no mínimo, 75 camiões totalmente elétricos.



Russell Patmore, Truck Sales Director at DAF (left), and Asset Alliance Group CEO Willie Paterson in front of one of the new electric trucks.

A encomenda inclui uma combinação de unidades de tratores da nova geração DAF XF e XG para transporte pesado e de longa distância, bem como veículos DAF LF e DAF XD com sistema de transmissão elétricos e a diesel para distribuição e aplicações profissionais. Com pacotes completos de reparação e manutenção DAF, a manutenção dos camiões será efetuada através da rede de concessionários DAF, que opera em mais de 130 locais no Reino Unido e na Irlanda.


Os camiões elétricos DAF disponibilizam autonomias de até 500 quilómetros com zero emissões. Derivados das premiadas séries XF e XD, são os novos XD e XF Electric, que entrarão em produção na primavera de 2023. Ambos os veículos incluem motores elétricos PACCAR de última geração que, em combinação com baterias modulares, disponibilizam autonomias de até 500 quilómetros com zero emissões, ilustrando a posição de liderança da DAF em soluções de transporte ecológicas. A série LF da DAF proporciona autonomias de cerca de 270 quilómetros com zero emissões, o que torna estes veículos perfeitos para a distribuição regional e urbana.

Continuar a ler

Comerciais

Scania apresenta novo painel de instrumentos digital

Published

on

A Scania volta a revolucionar o mercado ao introduzir camiões com painéis de instrumentos digitais, baseados numa arquitetura eletrónica modular e acompanhados por uma gama de novas caraterísticas de segurança.



 

Smart Dash, assim se chama o painel de instrumentos digital, constitui a pedra basilar para aumentar a segurança e melhorar a experiência do utilizador, tanto para clientes, como para motoristas Scania.

Este Smart Dash trata-se de um painel de instrumentos digital com Ecrã de Centro de Informações (“Centre Information Display”). Oferece uma assistência digital diária integrada para motoristas e operadores, a par de soluções como o My Scania e a aplicação Scania Driver.

Permite uma nova arquitetura do sistema elétrico, em conformidade com o novo Regulamento Geral de Segurança da UE e com os novos regulamentos de cibersegurança da ONU. Conta com atualizações OTA, potencialmente através de ligações 5G super-rápidas.
Quanto ao interface homem-máquina (IHM) foi melhorado – a solução Smart Dash é essencial para que a Scania se concentre mais na segurança.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração