Comerciais
Cerca de 61% dos veículos comerciais na Europa podiam ser elétricos

Uma grande maioria dos carros ligeiros que são utilizados para fins comerciais na Europa poderiam ser substituídos por modelos elétricos. Mais do que isso, cerca de um terço das frotas de ligeiros e furgões poderiam ser unicamente compostas por veículos elétricos.
Estas são as conclusões de uma nova investigação da Webfleet Solutions, o fornecedor de telemática líder na Europa. A empresa, que faz parte do Grupo Bridgestone, baseia-se em dados de mais de 100 mil veículos conectados de cerca de 5 mil clientes com frotas em toda a Europa.
A partir do inquérito sobre Planificação e Eletrificação da Frota, uma nova função da solução de gestão de frotas pode fazer algumas recomendações sobre os veículos com motor de combustão interna que poderiam ser substituídos por alternativas elétricas em função da distância diária percorrida.
Para efeitos deste estudo, concluiu-se que, se um veículo percorria menos de 300 km por dia num período de 12 meses, este veículo poderia ser substituído por um elétrico. A distância máxima de condução diária de 300 km foi escolhida para refletir o valor de autonomia média de modelos de carros elétricos e veículos comerciais ligeiros mais comuns que estão disponíveis atualmente no mercado.
Algumas conclusões chave:
– 61% dos veículos comerciais na Europa poderão ser substituídos por uma alternativa elétrica
– 82,2% dos clientes poderiam substituit pelo menos um dos seus veículos por um outro elétrico.
– 57% dos clientes poderiam substituir pelo menos metade dos seus veículos por elétricos
– 34,4% das empreaas poderiam substituir todos os seus veículos por elétricos.
Se todos os clientes e empresas que possam fazê-lo trocassem grande parte dos seus veículos para elétricos, a seu consumo coletivo de gasolina reduzir-se-ia em mais de 42% e de gasóleo em mais de 30%. Ao poupar em combustível e gasolina, as emissões coletivas poderiam cair em 31%.
Abaixo da média europeia
Em todos os países examinados, pelos menos metade dos veículos comerciais e veículos industriais poderiam ser substituídos por elétricos. De acordo com alguns dados, o Reino Unido e os Países Baixos, são os países com maior potencial de eletrificação. Nos dois casos, 70% dos veículos comerciais poderiam ser eletrificados, seguidos por França (67%) e Alemanha (61%). Em Portugal, a possibilidade de se substituir veículos a gasolina e gasóleo por elétricos ainda é reduzida. É interessante observar que etes países também têm uma alta disponibilidade de pontos de carregamento. Dos 144 mil pontos de carregamento disponíveis na UE e Reino Unido, a maioria situa-se nos Países Baixos (26%), Alemanha (19%), França (17%) e Reino Unido (13%).
Comerciais
Scania apresenta novo motor Super 11

Com uma pegada compacta, até 7% de poupança de combustível e a inteligência de engenharia caraterística da Scania, o novo motor Super 11 litros expande o portefólio de grupos motopropulsores Super para satisfazer as necessidades de aplicações sensíveis ao peso e eficientes em termos energéticos.

A última inovação da Scania, o motor Super 11, traz um novo nível de desempenho e flexibilidade ao segmento de 11 litros. Posicionado entre as plataformas de motores estabelecidas de 9 e 13 litros, o Super 11 oferece uma eficiência de combustível até 7% superior à do atual motor de 9 litros da Scania e é 85 kg mais leve do que o motor Super 13. Isto permite aos operadores de transportes aumentar as suas cargas úteis em operações de peso crítico sem comprometer a potência, a eficiência do combustível ou a fiabilidade.

“Este motor abre novas perspetivas para um transporte do ponto de vista da eficiência energética e da rentabilidade É mais leve, compacto e flexível, mantendo a reconhecida força e fiabilidade da Scania. É uma escolha inteligente para os operadores que precisam de equilibrar desempenho, carga útil e sustentabilidade no seu trabalho diário”, afirma Ayyoob Zarmehri, Diretor de Produto, Vendas e Marketing de Camiões da Scania.
Disponível em três níveis de desempenho – 350 CV (1.800 Nm), 390 CV (2.000 Nm) e 430 CV (2.200 Nm) – o Super 11 cumpre as normas de emissões Euro 4, 5 e 6. Oferece desempenho numa vasta gama de aplicações de transporte, desde a logística urbana ao transporte regional.

O Super 11 também beneficia do facto de partilhar 85% dos seus componentes com o motor Super 13, já testado e comprovado, mantendo o ADN da engenharia da Scania, mas adaptado a um contexto operacional diferente.
Os intervalos de manutenção são até 30% mais longos do que os dos motores Scania de 9 litros quando se utiliza o óleo de motor LDF-5, o que ajuda os operadores a aumentar o tempo de atividade e a reduzir os custos globais de manutenção.
O Super 11 apresenta várias melhorias importantes resultantes de anos de testes de inovações técnicas. O novo motor está equipado com a tecnologia própria da Scania para a regulação variável das válvulas, permitindo uma gestão térmica do motor em tempo real e um melhor desempenho da combustão.
Isto é combinado com um novo software de motor e veios de equilíbrio para reduzir a vibração e um travão motor robusto, que oferece até 344 kW através do sistema de Travão de Válvula Variável (VVB) da Scania. Tudo isto traduz-se num motor que proporciona uma experiência de condução mais suave e mais confortável. O sistema de dosagem turbo patenteado da Scania também melhora a utilização de AdBlue e aumenta ainda mais a eficiência do motor.
As poupanças na eficiência do combustível e o peso mais leve já são argumentos convincentes para as credenciais de sustentabilidade do novo motor, mas um elemento adicional é o facto de o Super 11 ser compatível com HVO e FAME. Isto permite aos operadores reduzir a sua pegada de emissões sem investir em novas infraestruturas. Trata-se de uma solução que apoia tanto os objetivos operacionais como os objetivos de sustentabilidade a longo prazo.
Comerciais
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos

A IVECO concluiu com sucesso os testes da sua tecnologia pioneira desenvolvida com a Plus, uma empresa de software de transporte autónomo com inteligência artificial, com a DSV e com a dm.
Um projeto de vários meses para testar camiões semiautónomos desenvolvidos em conjunto pela IVECO e pela Plus foi concluído com um teste no mundo real. Os resultados do projeto demonstraram as principais vantagens da tecnologia de transporte autónomo: maior segurança, eficiência e economia de combustível.
Os parceiros concluíram, recentemente, uma sessão de testes em Krefeld, na Alemanha, com recurso a um camião pesado IVECO que integrava a solução de assistência ao condutor semiautónoma da Plus. Foi o primeiro teste em estrada desta tecnologia na Alemanha.
Após vários meses de testes exaustivos e validação da tecnologia e formação dos condutores, a solução semiautónoma estava pronta para a realização de testes em estradas públicas. As mercadorias foram entregues em condições reais na rota entre dois armazéns, nas localidades de Krefeld e Hennef.
A solução semiautónoma foi desenvolvida em conjunto pela IVECO e pela empresa de software de condução autónoma Plus, sediada em Silicon Valley, nos EUA. Equipada com a solução de condução altamente automatizada baseada em IA da Plus, juntamente com sensores avançados, como lidar, radar e câmaras, este camião IVECO S-Way oferece ao condutor uma visão de 360 graus em redor do veículo e novas formas de monitorizar o trânsito e a estrada, aumentando a segurança e o conforto.
A tecnologia de condução autónoma da Plus pode realizar com segurança e automaticamente manobras normais de condução em autoestradas, incluindo centralização na faixa, mudanças de faixa iniciadas pelo motorista ou sugeridas pelo sistema, assistência em engarrafamentos e nudging, com o motorista a monitorizar o sistema. Também pode reduzir o consumo de combustível em aproximadamente 10%, diminuindo assim as emissões.
Ao testar a tecnologia, os parceiros do projeto estão a preparar o caminho para a futura entrada em operação de camiões semiautónomos e para o teste de soluções de condução totalmente autónoma para a logística. Espera-se que os camiões autónomos de fábrica estejam disponíveis comercialmente nos EUA até 2027 e, posteriormente, na Europa
-
Motos1 semana ago
Miguel Oliveira merecia melhor regresso
-
Comerciais4 dias ago
IVECO conclui com sucesso os testes com camiões semiautónomos
-
Manutenção2 semanas ago
Como limpar o carro da sujidade feita pelas crianças
-
Comerciais2 semanas ago
Isuzu mostra versão final da D-Max elétrica
-
Notícias2 semanas ago
Mercedes AMG GT APXGP Edition, uma estrela de cinema
-
Notícias1 semana ago
O novo DS Nº8 da presidência francesa
-
Notícias2 semanas ago
Amazon apoia uma nova marca de elétricos, a Slate
-
Notícias1 semana ago
O português Furia fez nova sessão de testes