Regras, tipos e vida útil dos pneus para veículos pesados – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Regras, tipos e vida útil dos pneus para veículos pesados

Published

on

Os camiões são de um mundo completamente distinto do universo dos veículos ligeiros. Um mundo com outras leis e regras até mais restritas e mais “difíceis” de cumprir.



O nosso parque automóvel, para além dos veículos ligeiros e furgões de mercadorias, é composto também por camiões e autocarros.
Neste artigo vamos focar-nos nos pneus destinados aos veículos pesados para o transporte de mercadorias, ou seja, nos camiões.

Mais, massa e peso, significam que, em caso de acidente, os danos produzidos serão mais extensos. Desta forma, e tal como acontece com os restantes veículos, o único ponto de contacto entre o camião e o asfalto são os pneus, por isso, todos os camiões devem circular com as rodas em perfeito estado de conservação.

Normas sobre pneus em veículos pesados

Os pneus para veículos pesados são regulamentados pelo Decreto Regulamentar n.º 7/98, que estabelece, entre outras coisas, as normas relativas ao relevo dos desenhos dos pisos dos pneus, para diferentes tipos de veículos.

Por questões de segurança do veículo e dos seus ocupantes, legalmente e segundo o mesmo Decreto Regulamentar n.º 7/98, artigo n.º6, o piso dos pneus de automóveis de peso bruto superior a 3500 kg devem apresentar no mínimo 1,0 mm em toda a circunferência da zona de rolamento, embora sejam várias as oficinas especializadas que recomendam a substituição dos mesmos aos 2,00 mm, por questões de segurança. Por esse motivo é aconselhado verificar o estado do piso dos pneus de forma regular, prevenindo acidentes e/ou coimas.

Tipos de pneus

Como acontece com os automóveis, os fabricantes de pneus oferecem uma variada gama de produtos para os veículos pesados. Os vários tipos de pneus variam em função do tipo de utilização, existindo compostos adaptados a percursos de longo curso por vias rápidas, autoestradas ou amplas estradas nacionais, outros para todo o tipo de distâncias, produtos mistos que se podem utilizar tanto em estrada como em obras e estaleiros, pneus para veículos que passam a maior parte do tenpo fora de estrada e ainda outros produtos para percursos maioritariamente urbanos.

Para além das segmentações anteriores, e dependendo do local onde vão ser colocados no camião podem ter diferentes tipos de piso. Isto tem a ver com o facto de não suportarem os mesmos esforços. Por exemplo, um pneu que seja colocado no eixo direcional tem de ser diferente do que é montado no reboque.
Há fabricantes que produzem pneus cujo objetivo é serem colocados em todos os eixos, mas depois há pneus específicos para cada eixo do pesado e há inclusivamente um código de posição para todos.

A vida útil de um pneu de camião

Tal como acontece com qualquer outro veículo, a durabilidade de um pneu depende muito das condições meteorológicas, do tipo de condução, das estradas que utiliza, peso que recaia sobre ele, pressões de enchimento e possíveis defeitos geométricos do veículo.

Por isso, a vida útil ou o envelhecimento de um pneu destinado a pesados de transporte é difícil de perceber com facilidade. Os fabricantes recomendam que se deve inspecionar o estado dos pneus pelo menos uma vez por ano a partir dos 5 anos de utilização ou a partir do oito depois da sua produção, o que ocorrer primeiro. Em qualquer caso poderemos sempre recuperar ou recauchutar os pneus, podendo alargar a vida útil do pneu em mais 2,5 vezes. Isto vai permitir poupar dinheiro e reduzir o impacto ambiental.

A reescultura de pneus

A reescultura de pneus não é mais do que reproduzir os canais da banda de rolamento, podendo ser feito quando o desenho do piso apresenta uma profundidade entre 2 a 4 mm. Esta operação alarga o rendimento por km da borracha em 25%, dependendo das condições e pode permitir poupar até 2 litros por km de combustível, reduzir a contaminação e manter uma elevada aderência do pneu. Esta técnica pode ser feita duas vezes em cada pneu.

A recauchutagem de pneus

O processo de recauchutagem de pneus consiste em eliminar a banda de rolamento existente deixando aquela zona totalmente plana. Posteriormente, aplica-se uma nova banda de rolamento e realiza-se um processo de vulcanização com um molde que vai conceder o novo desenho da banda. O desenho de uma recauchutagem feita corretamente pode ter a mesma vida útil de um pneu novo. Este processo pode fazer-se, tal como acontece com o pneu reesculturado, duas vezes.

 

 

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

IVECO lança nova marca para comercializar veículos usados

Published

on

A IVECO lança a IVECO CERTIFIED PRE-OWNED, a nova marca criada para comercializar os seus veículos usados, contribuindo de forma tangível e sustentável para a descarbonização do setor.

Este é o culminar de um percurso de excelência que começou em 1995 com a marca USED PLUS e continuou em 2015 com a OK TRUCKS.
Um percurso em que a IVECO, com base na sua experiência pioneira no mix energético, foi das primeiras na Europa a comercializar veículos usados a gás natural, para além do gasóleo, acelerando a renovação da frota na rotação de stocks, e oferecendo sempre aos seus clientes produtos com sustentabilidade e qualidade no topo da sua categoria.

Para enfatizar ainda mais a sua coerência com os valores da IVECO, a nova marca lançou o seu compromisso baseado em 10 pilares.
PRODUTOS CERTIFICADOS: Antes de serem lançados no mercado, os veículos IVECO CERTIFIED PRE-OWNED são submetidos a uma série de verificações e são submetidos a uma série de controlos e inspeções que seguem um procedimento detalhado e estabelecido, uma garantia de fiabilidade e segurança.

QUALIDADE CERTIFICADA: Para responder a todos os tipos de necessidades dos clientes, os veículos são divididos em três categorias – premium, plus e standard – em função das suas características específicas, como a idade, a quilometragem e o trabalho de recondicionamento.
REDE DE CONCESSIONÁRIOS CERTIFICADOS: A rede IVECO CERTIFIED PRE-OWNED está presente em mais de 25 países com uma equipa de profissionais que acompanham os nossos clientes na escolha do veículo usado adequado à sua aplicação.


GARANTIA CERTIFICADA: A IVECO CERTIFIED PRE-OWNED oferece um programa de Garantia Alargada, válido em toda a Europa até 36 meses, que pode ser adaptado às necessidades da empresa do cliente.
MANUTENÇÃO CERTIFICADA: Os serviços são concebidos para maximizar o tempo de atividade através da monitorização do veículo em tempo real, diagnósticos remotos, manutenção planeada e calendários de reparação, bem como acções preventivas na oficina IVECO preferida, conforme necessário.


PEÇAS DE REPOSIÇÃO CERTIFICADAS: A qualidade e a fiabilidade são certificadas pela marca graças às peças de reposição genuínas IVECO de alta qualidade, combinadas com as competências profissionais dos técnicos.
ASSISTÊNCIA CERTIFICADA: Os pacotes TOPCARE cuidam do mais importante, começando pelo bem-estar e pela segurança das pessoas, dos veículos e da carga, garantindo a tranquilidade do condutor.
CONECTIVIDADE CERTIFICADA: Os serviços telemáticos ajudam a reduzir o consumo de combustível, otimizar as rotas e melhorar o estilo de condução através de relatórios e análises do desempenho do veículo, para um negócio mais produtivo e eficiente com custos operacionais mais baixos.


SERVIÇO DE APOIO CERTIFICADO: Em caso de necessidade, a linha direta 24 horas por dia, 7 dias por semana, está disponível para o ajudar com os problemas do seu veículo. 7 dias por semana está disponível em 2.000 pontos de serviço em toda a Europa. Além disso, todas as oficinas IVECO oferecem uma assistência rápida e eficaz.


SOLUÇÕES FINANCEIRAS CERTIFICADAS: A IVECO CERTIFIED PRE-OWNED complementa os seus serviços com soluções financeiras que respondem a diferentes necessidades com uma abordagem virada para o futuro, analisando a constante evolução do mercado, explorando novas tecnologias e criando sinergias com parceiros especializados

Continuar a ler

Comerciais

Mais de um milhão de versões elétricas no catálogo da MAN Truck & Bus

Published

on

A MAN Truck & Bus está a proceder a uma expansão significativa da sua oferta de camiões elétricos, com mais de um milhão de variantes configuráveis disponíveis para os seus clientes.



Esta expansão do portefólio, que anteriormente consistia em apenas três configurações, proporciona uma flexibilidade sem precedentes para se adaptar às necessidades específicas de cada cliente. As novas versões de chassis para os modelos eTGX e eTGS oferecem uma personalização infinita, com uma grande variedade de opções, incluindo distâncias entre eixos, tipos de cabina, potências de motor e configurações de bateria.
Em linha com esta expansão, a MAN está a lançar a sua nova gama de chassis 4×2 e 6×2 mesmo a tempo da IFAT, a principal feira internacional de gestão de água, águas residuais, resíduos e matérias-primas. Estes chassis constituem a base perfeita para uma variedade de aplicações na gestão municipal e de serviços públicos, satisfazendo os requisitos específicos de cada sector.
As baterias de chassis eTGX e eTGS da MAN, de 18 a 28 toneladas, são altamente duráveis e adequadas para utilização em serviços municipais, com uma vida útil prevista de até 1,6 milhões de quilómetros ou 15 anos. Com opções de potência de 333, 449 ou 544 cv elétricos, estes modelos oferecem a potência necessária para uma grande variedade de aplicações.

Os chassis MAN oferecem uma flexibilidade excecional, com a capacidade de combinar baterias em diferentes configurações e colocá-las em várias posições. Com até nove distâncias entre eixos, seis variantes de cabina e uma gama de equipamentos típicos da indústria, estes veículos podem ser adaptados para atender a uma variedade de necessidades de aplicação.
A MAN também oferece um serviço de consultoria abrangente para a transição para a eltromobilidade, incluindo análises de implantação de veículos e requisitos de infraestrutura de carregamento específicos do cliente. Além disso, a empresa oferece contratos de serviço e soluções de financiamento adaptadas às necessidades do sector da tecnologia ambiental, bem como serviços digitais para garantir a utilização eficiente dos veículos elétricos.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração