Conselhos para condutores de camiões em tempos de Covid – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Conselhos para condutores de camiões em tempos de Covid

Published

on

São vários as entidades que oferecem informação aos condutores profissionais sobre a prevenção de riscos laborais contra a Covid-19.



Como os casos continuam a subir e a Covid parece não dar tréguas, nunca é demais conhecer alguns conselhos dirigidos aos condutores de veículos pesados.

Vejamos as medidas de segurança que afetam os profissionais do transporte rodoviário quanto às boas práticas e atividades que realizam (condução e descanso).

Existem algumas medidas para prevenir os contágios da Covid-19. As boas práticas traduzem-se em diretrizes para o transporte, distribuição, cargas e descargas de mercadorias. Desde a forma de levar a cabo as deslocações até às medidas de higiene no veículo, este artigo destaca:
Como realizar as deslocações para o trabalho.

Para nos deslocarmos para o trabalho, convém assegurarmo-nos que não apresentamos sintomas associados ao coronavirus, por exemplo, febre, tosse, dificuldade respiratório, por aí fora. E mais, se esteve em contacto direto com uma pessoa com sintomas, não deverá deslocar-se para o trabalho. Assim como outras medidas a ter em conta:

1 – Sempre que possível utilize as opções de mobilidade que melhor garantam a distância interpessoal de aproximadamente 2 metros.
2 – Em relação às medidas que se devem adotar durante as deslocações, devem-se seguir as instruções que as autoridades competentes ditam a cada momento em função do transporte que se vai utilizar.
3 – Se vai a pé para o trabalho, guarde a distância de segurança.
4 – Se tiver de se deslocar em automóvel, não se esqueça as medidas de limpeza e desinfeção do veículo.

Medidas organizativas para os transportadores

Trata-se de adaptar a atividade habitual às medidas preventivas que a situação atual obriga. Neste sentido, a empresa deve designar a forma como os trabalhos têm de ser realizados pelos seus trabalhadores. De forma genérica há muitas recomendações, mas cada posto de trabalho terá as suas próprias. Não obstante, resumimos algumas delas.

1 – Os motoristas deverão planificar as rotas identificando, especialmente em percursos de longo curso, os locais onde vão parar (por exemplo para abastecer, descansar, ir à casa de banho…) e assegurar-se previamente que de que dispõem dos serviços necessários, senão têm de procurar soluções alternativas.

2 – As entregas ou recolhas de mercadorias que vão acontecer em cada percursos têm de ser bem programadas para se organizar a disposição da carga no veíulo, minimizando assim o tempo de entrega e evitando manipulações desnecessárias da mercadoria (as primeiras descargas devem estar o mais perto possível da porta de acesso à caixa de carga).

3 – É essencial dispor-se previamente da informação específica acerca das medidas excecionais que estão a ser aplicadas para evitar contágios nos centro onde se realizam as ações de carga e descarga da mercadoria.

4 – O condutor vai dispor dos dados de contacto do cliente e terá de acordar com ele o dia e a hora da recolha e entrega da carga da forma mais precisa possível para que este possa adotar as medidas organizativas necessárias para evitar ou diminuir o contacto entre diferentes transportadores ou motoristas ao mesmo tempo.

Medidas de higiene no veículo

A desinfeção e limpeza dos veículos de transporte é peça chave para evitar contágios entre os condutores e que este devem cumprir também com a sua higiene pessoal.

Aqui ficam alguns exemplos que as empresas de transporte podem seguir:

1 – Recomenda-se a utilização individual dos veículos. No caso de não ser possível, deverão ser limpas e desinfetadas adequadamente todas as superfícies com as quas o condutor tenha tido contacto (volante, caixa de velocidades, comandos, botões, puxadores, ecrãs…)
2 – Os caixotes do lixo deverão ser esvaziados periodicamente (sempre entre as utilizações por condutores diferentes) e devem ser limpos e desinfetados adequadamente. Os resíduos deverão ser colocados no sítio certo de forma adequada.
3 – Recomenda-se o uso individual de tablets, telefones ou outro tipo de terminais que os transportedores utilizam. Se tal não for possível, devem ser desinfetados.
4 – A limpeza e desinfeção dos veículos deverá ser feita de acordo com as condições de segurança adequadas e respeitando as especificações de cada produtos utilizado na tarefa.
5 – Os produtos de limpeza e desinfeção deverão ser selecionados de acordo com a zona do veículo, os distintos materiais do mesmo e em função de estar ou não em contacto com a carga e ainda do tipo de carga que se vai transportar.

Utilização de máscaras em camiões

No caso dos condutores de camiões, é obrigatório a sua utilização no caso de seguiram acompanhados por pessoas de outras “bolhas”, que não a do condutor.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

DAF recebe grande encomenda do Asset Alliance Group

Published

on

O Asset Alliance Group acordou uma encomenda de 1500 novos camiões elétricos e a gasóleo com a DAF. A principal empresa de aluguer de camiões a curto e longo prazo do Reino Unido irá receber os veículos a partir de 2023. A encomenda incluirá, no mínimo, 75 camiões totalmente elétricos.



Russell Patmore, Truck Sales Director at DAF (left), and Asset Alliance Group CEO Willie Paterson in front of one of the new electric trucks.

A encomenda inclui uma combinação de unidades de tratores da nova geração DAF XF e XG para transporte pesado e de longa distância, bem como veículos DAF LF e DAF XD com sistema de transmissão elétricos e a diesel para distribuição e aplicações profissionais. Com pacotes completos de reparação e manutenção DAF, a manutenção dos camiões será efetuada através da rede de concessionários DAF, que opera em mais de 130 locais no Reino Unido e na Irlanda.


Os camiões elétricos DAF disponibilizam autonomias de até 500 quilómetros com zero emissões. Derivados das premiadas séries XF e XD, são os novos XD e XF Electric, que entrarão em produção na primavera de 2023. Ambos os veículos incluem motores elétricos PACCAR de última geração que, em combinação com baterias modulares, disponibilizam autonomias de até 500 quilómetros com zero emissões, ilustrando a posição de liderança da DAF em soluções de transporte ecológicas. A série LF da DAF proporciona autonomias de cerca de 270 quilómetros com zero emissões, o que torna estes veículos perfeitos para a distribuição regional e urbana.

Continuar a ler

Comerciais

Scania apresenta novo painel de instrumentos digital

Published

on

A Scania volta a revolucionar o mercado ao introduzir camiões com painéis de instrumentos digitais, baseados numa arquitetura eletrónica modular e acompanhados por uma gama de novas caraterísticas de segurança.



 

Smart Dash, assim se chama o painel de instrumentos digital, constitui a pedra basilar para aumentar a segurança e melhorar a experiência do utilizador, tanto para clientes, como para motoristas Scania.

Este Smart Dash trata-se de um painel de instrumentos digital com Ecrã de Centro de Informações (“Centre Information Display”). Oferece uma assistência digital diária integrada para motoristas e operadores, a par de soluções como o My Scania e a aplicação Scania Driver.

Permite uma nova arquitetura do sistema elétrico, em conformidade com o novo Regulamento Geral de Segurança da UE e com os novos regulamentos de cibersegurança da ONU. Conta com atualizações OTA, potencialmente através de ligações 5G super-rápidas.
Quanto ao interface homem-máquina (IHM) foi melhorado – a solução Smart Dash é essencial para que a Scania se concentre mais na segurança.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração