Conselhos para condutores de camiões em tempos de Covid – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Conselhos para condutores de camiões em tempos de Covid

Published

on

São vários as entidades que oferecem informação aos condutores profissionais sobre a prevenção de riscos laborais contra a Covid-19.



Como os casos continuam a subir e a Covid parece não dar tréguas, nunca é demais conhecer alguns conselhos dirigidos aos condutores de veículos pesados.

Vejamos as medidas de segurança que afetam os profissionais do transporte rodoviário quanto às boas práticas e atividades que realizam (condução e descanso).

Existem algumas medidas para prevenir os contágios da Covid-19. As boas práticas traduzem-se em diretrizes para o transporte, distribuição, cargas e descargas de mercadorias. Desde a forma de levar a cabo as deslocações até às medidas de higiene no veículo, este artigo destaca:
Como realizar as deslocações para o trabalho.

Para nos deslocarmos para o trabalho, convém assegurarmo-nos que não apresentamos sintomas associados ao coronavirus, por exemplo, febre, tosse, dificuldade respiratório, por aí fora. E mais, se esteve em contacto direto com uma pessoa com sintomas, não deverá deslocar-se para o trabalho. Assim como outras medidas a ter em conta:

1 – Sempre que possível utilize as opções de mobilidade que melhor garantam a distância interpessoal de aproximadamente 2 metros.
2 – Em relação às medidas que se devem adotar durante as deslocações, devem-se seguir as instruções que as autoridades competentes ditam a cada momento em função do transporte que se vai utilizar.
3 – Se vai a pé para o trabalho, guarde a distância de segurança.
4 – Se tiver de se deslocar em automóvel, não se esqueça as medidas de limpeza e desinfeção do veículo.

Medidas organizativas para os transportadores

Trata-se de adaptar a atividade habitual às medidas preventivas que a situação atual obriga. Neste sentido, a empresa deve designar a forma como os trabalhos têm de ser realizados pelos seus trabalhadores. De forma genérica há muitas recomendações, mas cada posto de trabalho terá as suas próprias. Não obstante, resumimos algumas delas.

1 – Os motoristas deverão planificar as rotas identificando, especialmente em percursos de longo curso, os locais onde vão parar (por exemplo para abastecer, descansar, ir à casa de banho…) e assegurar-se previamente que de que dispõem dos serviços necessários, senão têm de procurar soluções alternativas.

2 – As entregas ou recolhas de mercadorias que vão acontecer em cada percursos têm de ser bem programadas para se organizar a disposição da carga no veíulo, minimizando assim o tempo de entrega e evitando manipulações desnecessárias da mercadoria (as primeiras descargas devem estar o mais perto possível da porta de acesso à caixa de carga).

3 – É essencial dispor-se previamente da informação específica acerca das medidas excecionais que estão a ser aplicadas para evitar contágios nos centro onde se realizam as ações de carga e descarga da mercadoria.

4 – O condutor vai dispor dos dados de contacto do cliente e terá de acordar com ele o dia e a hora da recolha e entrega da carga da forma mais precisa possível para que este possa adotar as medidas organizativas necessárias para evitar ou diminuir o contacto entre diferentes transportadores ou motoristas ao mesmo tempo.

Medidas de higiene no veículo

A desinfeção e limpeza dos veículos de transporte é peça chave para evitar contágios entre os condutores e que este devem cumprir também com a sua higiene pessoal.

Aqui ficam alguns exemplos que as empresas de transporte podem seguir:

1 – Recomenda-se a utilização individual dos veículos. No caso de não ser possível, deverão ser limpas e desinfetadas adequadamente todas as superfícies com as quas o condutor tenha tido contacto (volante, caixa de velocidades, comandos, botões, puxadores, ecrãs…)
2 – Os caixotes do lixo deverão ser esvaziados periodicamente (sempre entre as utilizações por condutores diferentes) e devem ser limpos e desinfetados adequadamente. Os resíduos deverão ser colocados no sítio certo de forma adequada.
3 – Recomenda-se o uso individual de tablets, telefones ou outro tipo de terminais que os transportedores utilizam. Se tal não for possível, devem ser desinfetados.
4 – A limpeza e desinfeção dos veículos deverá ser feita de acordo com as condições de segurança adequadas e respeitando as especificações de cada produtos utilizado na tarefa.
5 – Os produtos de limpeza e desinfeção deverão ser selecionados de acordo com a zona do veículo, os distintos materiais do mesmo e em função de estar ou não em contacto com a carga e ainda do tipo de carga que se vai transportar.

Utilização de máscaras em camiões

No caso dos condutores de camiões, é obrigatório a sua utilização no caso de seguiram acompanhados por pessoas de outras “bolhas”, que não a do condutor.

Comerciais

Nova Ford F-150 chega ao mundo dos videojogos

Published

on

A Ford e a Psyonix trabalharam em conjunto para desenvolverem uma F-150 para a plataforma Rocket League.



Assim, a F-150 chega ao mundo gamer e há está disponível com uma ampla gama de funcionalidades. Mas agora, graças à colaboração da Ford com a produtora de videojogos Psyonix também estará disponível numa versão virtual com propulsão por foguete.

Esta nova versão de animação da pick-up faz parte do popular videojogo Rocket League no qual os protagonistas são os automóveis e a sua missão é participar em jogos de futebol.

O F-150 Rocket League Edition poderá ser adquirido dentro do videojogo até ao dia 28 de fevereiro (já não falta muito). O Pack F-150 também inclui dois jogos de pneus para o F-150, o audio do motor do F-150 Rocket League Edition e um banner do F-150 para o jogador.

Desta forma, a Ford reafirma ainda mais a sua aposta no mundo gamer, depois dos bem sucedidos patrocínios em outros título como o Forza.

A marca da oval azul trabalho em colaboração com a Psyonix, um aclamado produtor de videojogos, para desenvolver esta nova versão da pick-up. A Ford criará ainda anúncios pequenos dirigidos aos jogadores com a ajuda do ator Bryan Cranston, reconhecido pela sua interpretação de Walter White na série Breaking Bad, entre outras.

Para garantir que o modelo virtual F-150 matenha o estilo e a robustez que caraterizam o ADN da icónica pick-up, a equipa de design colaborou com os desenhadores da Psyonix, produtores do jogo Rocket League. A F-150 de estilo atlético que aparece no ecrã tem por base o novo F-150 de 2021 e nela destacam-se os faróis com desenho em forma de C, guarda-lamas marcados, janelas basculantes, assim como o logótipo F-150 colocado no portão traseiro.

Continuar a ler

Comerciais

Scania entrega mais camiões para testes nas estradas eletrificadas da Alemanha

Published

on

Em maio de 2019 era inaugurado o primeiro troço de autoestrada eletrificada na Alemanha nos arredores de Frankfurt (autoestrada nº5 em Hessen), com 10 quilómetros de comprimento. Agora, as autoridades alemãs decidiram ampliá-la em mais sete quilómetros. No total, serão 12 quilómetros na direção de Darmstadt e cinco quilómetros para o lado de Frankfurt.


Neste âmbito, a Scania anunciou que vai entregar sete veículos equipados com pantógrafo para operarem neste troço de autoestrada eletrificada ligados a uma catenária. Durante os teste, a marca sueca faz a gestão da manutenção do veículo e encarrega-se de compilar dados que sejam realmente interessantes para projetos futuros.

Desenvolvido pela Siemens, o sistema de eletrificação utilizado nestas estradas permite aos camiões equipados com pantógrafo que surge montado no seu tejadilho, rolarem a velocidades de até 90 km/h em modo totalmente elétrico. Só utilizam o motor de combustão interna quando saem do troço eletrificado. Para obter uma maior redução de emissões de CO2, a Scania oferece a possibilidade do motor de combustão ser alimentado com biodiesel.

“Ao contrário dos automóveis ligeiros, que ficam grande parte do tempo estacionados, os camiões trabalham várias horas por dia. Esta solução pode ser especialmente válida em estradas com muito trânsito. Para além de tudo isto, poupa-se bateria e reduz-se a carga na rede elétrica”, assegura Magnus Höglund, responsável de infraestruturas e soluções de carga da Scania.

O teste da A5 é um dos três que estão atualmente a ser realizados com lnhas de catenária na Alemanha. No final de 2019, foi aberto uma sequência adicional de uma estrada eletrificada perto de Lübeck em Schleswig-Holstein (A1), onde atualmente se encontra em testes um camião da Scania com estas caraterísticas. Um terceiro teste vai começar aunda em 2021 em Baden-Württemberg (B462). No total, estarão em funcionamento 22 veículos divididos por três percursos de teste.

Continuar a ler

Comerciais

Marca Maxus, da SAIC, chega a Portugal pelas mãos do Grupo Bergé

Published

on

A Maxus, marca especializada em veículos MPV, SUV, pick-ups e veículos comerciais, vai entrar no mercado português, num investimento do Grupo Bergé Auto, um dos maiores distribuidores automóveis da Europa e da América Latina, que assim alarga as suas operações em Portugal, onde já assegura a presença da Fuso, Isuzu, Kia e Mitsubishi.



A Maxus, herdeira do património histórico da LDV – Leyland DAF Vans, está integrada no universo da SAIC Motor Corporation, maior construtor automóvel da China e o sexto maior a nível mundial. Com um modelo vertical de negócio, que abrange desde a pesquisa e desenvolvimento até ao produto final, a SAIC Motor conta com mais de 215 mil colaboradores, 10 unidades de produção e centros de desenvolvimento espalhados pela Europa e Ásia.

A chegada da Maxus ao mercado nacional está agendada para o segundo trimestre deste ano, com uma gama centrada em comerciais ligeiros e usufruindo da capacidade instalada do Grupo Bergé Auto em Portugal, nomeadamente ao nível comercial e de após-venda.
A gama da Maxus vai centrar-se em dois furgões, um elétrico e um segundo de maiores dimensões e muito inspirado na atual geração da Ford Transit.

Recorde-se que a SAIC Motor adquiriu a LDV (Leyland DAF Vans) em 2009, tendo começado a partir daí uma nova estratégia para esta companhia britânica de comerciais ligeiros com mais de 120 anos de história. O primeiro modelo de nova geração foi o furgão V80, lançado na China em 2011 (e noutros 40 países subsequentemente).

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração