O futuro da distribuição é elétrico e a Amazon sabe disso – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

O futuro da distribuição é elétrico e a Amazon sabe disso

Published

on

A Amazon acaba de desvendar um furgão elétrico que será comercializado em todo o mundo para realizar tarefas de distribuição de encomendas em cidade de forma mais sustentável.



Se não acontecerem alterações, em 2021 estes veículos começarão a rolar e, a partir de 2022, estarão operacionais cerca de 10 mil unidades, número que vai subir às 100 000 em 2030. Este é um dos três modelos que o fabricante automóvel norte-americano Rivian irá desenvolver para o gigante da distribuição.

Este furgão combina o know-how da Rivian na produção de veículos elétricos com os conhecimentos da Amazon no âmbito da logística das entregas. Este exemplar foi concebido para garantir a segurança e comodidade dos seus utilizadores. Assim, foi tido em conta aspetos como a entrada dos distribuidores entram e saem do habitáculo, quais são as prioridades para tornar mais confortável o seu espaço de trabalho ou qual o fluxo de tarefas no processo de entregas de mercadoria.

Perante a impossibilidade de encontrar um modelo no mercado que se adaptasse às suas necessidades, a Amazon recorreu à Rivian para dar forma ao seu veículo ideal.

Tudo isto garantindo segurança a bordo. Por isso, o furgão está equipado com os mais avançados sistemas de ajuda à condução, com sensores e câmaras de 360 graus que mostram imagens à volta do veículo num ecrã incorporado no tablier. Em termos de conetividade e tecnologia, e como não podia ser de outra forma, está equipado com o assistente Alexa.

Na zona de carga conta com várias estantes e prateleiras para acomodar pacotes e objetos. A zona de carga é uma das áreas mais importantes neste tipo de veículos. Com o objetivo de distribuir as mercadorias de forma ordenada e tê-los ao alcance da mão.

O veículo elétrico personalizado para a Amazon conta com as mais recentes “invenções” no campo da segurança, navegação e design, incluindo…

Sensores de deteção de última geração, um conjunto de tecnologia de assistência em autoestrada e trânsito e um grande pára-brisas para melhorar a visibilidade do condutor.

Câmaras exteriores em redor do veículo que estão ligadas a um ecrã digital dentro da cabina, dando ao condutor uma visão de 360 graus em redor do veículo.

Integração do sistema Alexa para acesso mãos livres à informação de trânsito e às últimas atualizações sobre meteorologia.

Porta reforçada do lado do condutor para proteção adicional

Espaço amplo na parte traseira da cabina para facilitar o movimento dentro do furgão

Farolins brilhantes para detetar facilmente situações de travagem

Três níveis de prateleiras e uma porta que divide a cabina da carga para garantir maior segurança em estrada.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

LASO em mega-operação no Parque Eólico Gardunha II

Published

on

Desde o início e até ao final do mês, a LASO está a realizar mais uma mega-operacão de transporte de componentes para o Parque Eólico Guardunha II, em Castelo Branco.
Os componentes – 60 no total – provêm de diversos pontos da Península Ibérica e destinam-se à construção de cinco torres eólicas. Pelas suas dimensões, a LASO prevê a realização de 60 viagens.



“Devido aos difíceis acessos ao Parque Eólico de Gardunha foram criadas zonas de transbordo para os transportes mais longos transbordarem as cargas para linhas de eixos e Blade Lifter, de modo a que fosse possível circular pelo interior de aldeias/vilas e pelo traçado sinuoso das estradas de serra. Esta operação requereu efetuar várias intervenções previamente como remoção de sinalização, poda de árvores e criação de zonas para o transbordo dos componentes”, refere a transportadora especializada, em comunicado.

Os itinerários a seguir são definidos em função das caraterísticas dos equipamentos e comunicado previamente à Câmara Municipal de Castelo Branco, que promova a sua divulgação junto das populações, para minorar os constrangimentos. Os tubos e componentes eólicos percorrem as estradas nacionais N112 e N238, enquanto as pás eólicas seguem pelas N3, N233, N112 e N238.

A LASO acrescenta, ainda, que “os equipamentos que têm sido utilizados foram escolhidos de acordo com as medidas e os pesos dos componentes a mobilizar”. E dá o exemplo do “Blade Lifter [que] desempenha um papel determinante quando existem estradas sinuosas, curvas apertadas, zonas povoadas, e inclinações anormais, permitindo levantar a pá eólica até 60º de inclinação, assim como rodar 360º sobre o seu eixo”.

A realização desta operação concentra cerca de 60 profissionais, dos quais mais de 20 motoristas, 30 pilotos e colaboradores dos departamentos envolvidos (Eólica, Gruas e Heavy Lift).

Continuar a ler

Comerciais

Grupo Volvo anuncia nova fábrica de camiões no México

Published

on

O Grupo Volvo anunciou que vai construir uma nova fábrica de camiões no México para complementar a produção nos Estados Unidos.



A fábrica fornecerá capacidade adicional para apoiar os planos de crescimento da Volvo Trucks e da Mack Trucks nos mercados dos EUA e do Canadá, e apoiará as vendas de camiões Mack no México e na América Latina. Prevê-se que a fábrica esteja operacional em 2026.

A nova fábrica, que deverá ter uma dimensão aproximada de 1,7 milhões de pés quadrados, centrar-se-á na produção de veículos convencionais pesados para as marcas Volvo e Mack. Será uma instalação completa de montagem de veículos convencionais, incluindo a produção de carroçarias de cabina e pintura.

A fábrica Mack LVO, na Pensilvânia, e a fábrica Volvo NRV, na Virgínia, continuarão a ser os principais locais de produção de camiões pesados da empresa na América do Norte. O Grupo investiu mais de $73 milhões nos últimos cinco anos na expansão e atualização da LVO, e está atualmente a investir mais $80 milhões para se preparar para a produção futura. A fábrica de NRV está a concluir uma expansão/atualização de seis anos, no valor de $400 milhões, para se preparar para a produção do novo modelo Volvo VNL.

A adição da produção no México proporcionará eficiências logísticas para apoiar as vendas nas regiões sudoeste/oeste dos Estados Unidos, México e América Latina. Também proporciona um ecossistema de fornecimento e produção maduro que complementará o sistema dos EUA e aumentará a resiliência e a flexibilidade da presença industrial do Grupo Volvo na América do Norte.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por Brunobrunocarro
    Boa tarde a todos , espero que se encontrem todos bem . Como voces sao os entendidos nisto e eu nao percebo muito vim expor a minha questao . Peco...
  • por djnata
    1) Orçamento disponível: 12000 2) Novo ou usado: usado até 120.000km 3) Tipo de automóvel pretendido: Familiar e com boa bagageira. 4)...
  • por Zedobone
    Na Koreia já foi introduzia a medida ...
  • por malapeiro
    Boas, Tenho uma carrinha kia ceed 1.6 crdi 115cv de 2008. O indicador da temperatura do motor no quadrante anda maluco. Mostra leituras...

Em aceleração