Comerciais
O futuro da distribuição é elétrico e a Amazon sabe disso

A Amazon acaba de desvendar um furgão elétrico que será comercializado em todo o mundo para realizar tarefas de distribuição de encomendas em cidade de forma mais sustentável.
Se não acontecerem alterações, em 2021 estes veículos começarão a rolar e, a partir de 2022, estarão operacionais cerca de 10 mil unidades, número que vai subir às 100 000 em 2030. Este é um dos três modelos que o fabricante automóvel norte-americano Rivian irá desenvolver para o gigante da distribuição.

Este furgão combina o know-how da Rivian na produção de veículos elétricos com os conhecimentos da Amazon no âmbito da logística das entregas. Este exemplar foi concebido para garantir a segurança e comodidade dos seus utilizadores. Assim, foi tido em conta aspetos como a entrada dos distribuidores entram e saem do habitáculo, quais são as prioridades para tornar mais confortável o seu espaço de trabalho ou qual o fluxo de tarefas no processo de entregas de mercadoria.

Perante a impossibilidade de encontrar um modelo no mercado que se adaptasse às suas necessidades, a Amazon recorreu à Rivian para dar forma ao seu veículo ideal.
Tudo isto garantindo segurança a bordo. Por isso, o furgão está equipado com os mais avançados sistemas de ajuda à condução, com sensores e câmaras de 360 graus que mostram imagens à volta do veículo num ecrã incorporado no tablier. Em termos de conetividade e tecnologia, e como não podia ser de outra forma, está equipado com o assistente Alexa.
Na zona de carga conta com várias estantes e prateleiras para acomodar pacotes e objetos. A zona de carga é uma das áreas mais importantes neste tipo de veículos. Com o objetivo de distribuir as mercadorias de forma ordenada e tê-los ao alcance da mão.

O veículo elétrico personalizado para a Amazon conta com as mais recentes “invenções” no campo da segurança, navegação e design, incluindo…
– Sensores de deteção de última geração, um conjunto de tecnologia de assistência em autoestrada e trânsito e um grande pára-brisas para melhorar a visibilidade do condutor.
– Câmaras exteriores em redor do veículo que estão ligadas a um ecrã digital dentro da cabina, dando ao condutor uma visão de 360 graus em redor do veículo.
– Integração do sistema Alexa para acesso mãos livres à informação de trânsito e às últimas atualizações sobre meteorologia.
– Porta reforçada do lado do condutor para proteção adicional
– Espaço amplo na parte traseira da cabina para facilitar o movimento dentro do furgão
– Farolins brilhantes para detetar facilmente situações de travagem
– Três níveis de prateleiras e uma porta que divide a cabina da carga para garantir maior segurança em estrada.
Comerciais
Stellantis Pro One leva ao Salão de Bruxelas o novo Fiat TRIS

A Stellantis Pro One marcará presença no 102.º Salão Automóvel de Bruxelas com a sua gama completa de soluções dedicadas aos profissionais, apresentando também importantes novidades nas áreas da micromobilidade e da personalização.
Em destaque estará a estreia europeia do Fiat Professional TRIS, um veículo de três rodas 100% elétrico concebido para a mobilidade urbana e para as entregas de última milha, que alia dimensões compactas a uma impressionante capacidade de carga útil de até 500 kg e elevada versatilidade.
A oferta de micromobilidade será ainda reforçada com o Citroën Ami Cargo, respondendo às crescentes necessidades das entregas em meio urbano. O stand contará igualmente com edições especiais como o Citroën Berlingo “XTR” e o Opel Vivaro “Sportive”, modelos que combinam conforto, funcionalidade e estilo para o uso profissional.
A Stellantis Pro One dará também destaque ao programa CustomFit, reafirmando o seu compromisso com soluções de conversão e personalização à medida, com qualidade de fábrica e prazos de entrega otimizados. No total, estarão em exposição oito veículos, abrangendo desde a micromobilidade até aos grandes furgões, num conjunto de sete modelos distintos apresentados no stand da marca, localizado no Hall 5.
Comerciais
Isuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia

A Isuzu, representada em Portugal pela Astara, alcançou um marco histórico nas suas operações internacionais. A unidade de produção localizada na Tailândia, responsável pelo fabrico da pick-up D-MAX, atingiu o impressionante número de três milhões de unidades exportadas para 120 países, evidenciando a sólida implantação global da marca japonesa.

Desde 2002 dedicada à produção de pick-ups Isuzu para os mercados internacionais, esta fábrica produz não só a versão Diesel da D-MAX, como também a nova D-MAX EV, 100% elétrica, um modelo que assinala um passo decisivo na estratégia de eletrificação da marca.

O êxito da D-MAX reflete-se igualmente no seu desempenho comercial na Europa. Em 2024, o modelo registou um novo recorde de vendas, com 23.132 unidades comercializadas, representando um crescimento de 17% face ao ano anterior. Em Portugal, a D-MAX tem assegurado presença constante no top 3 do segmento, tendo mesmo liderado o mercado no último ano.

A Isuzu D-MAX construiu a sua reputação com base numa robustez e fiabilidade amplamente reconhecidas, tornando-se uma solução versátil tanto para trabalho como para lazer. A estas qualidades juntam-se um design moderno e apelativo, elevados níveis de conforto e sistemas de segurança preparados para enfrentar os desafios mais exigentes.
O modelo disponibiliza uma vasta gama de configurações, com opções de cabina simples, longa ou dupla, tração 4×2 ou 4×4, e três níveis de equipamento.
As versões a gasóleo recorrem ao consagrado motor 1.9 litros turbodiesel common rail, com 164 cv de potência e 360 Nm de binário máximo, associado a uma caixa manual de seis velocidades e em conformidade com as normas de emissões Euro 6d.
Já a D-MAX EV conta com um sistema de propulsão totalmente elétrico composto por uma bateria de 66,9 kWh e dois motores elétricos — um no eixo dianteiro, com 43 kW, e outro no eixo traseiro, com 97 kW — que asseguram uma potência combinada de 140 kW (188 cv) e um binário máximo de 325 Nm. Trata-se da primeira pick-up 100% elétrica disponível no mercado europeu a oferecer carga útil de uma tonelada, tração integral e capacidade de reboque até 3.500 kg.
Em termos de preços, a Isuzu D-MAX com motorização convencional está disponível a partir de 28.680 € + IVA, enquanto a versão elétrica tem um preço inicial de 66.900 € + IVA.
Notícias1 semana antesAudi GT50 Concept celebra o motor de 5 cilindros
Notícias2 semanas antesMudanças no IUC afinal são só a partir de 2027
Motos5 dias antesDois italianos batem recorde do Guiness numa Ducati Scrambler
Comerciais5 dias antesIsuzu comemora 3 milhões de pick-up exportadas desde a Tailândia
Notícias4 dias antesNovo Nissan Micra já tem preços
Notícias1 semana antesGNR aumenta fiscalização ao álcool até domingo
Notícias1 semana antesFórmula 1 regressa a Portugal em 2027
Avaliações Usados2 semanas antesHyundai i20 (2014-2020)











