Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos

Published

on

A Universidade de Princeton desenvolveu um sistema de radar que permite a um automóvel detetar uma bicicleta, ou uma moto que se aproxima numa curva sem visibilidade ou numa esquina, por exemplo e que ainda se encontram ocultos para o condutor.



Os sistemas de auxílio à condução para aumentar a segurança dos utentes da via continua a ser uma área em constante desenvolvimento e neste caso esta solução teve como foco principal alguns dos elementos mais desprotegidos da realidade rodoviária como são os peões, ciclistas e motociclistas.

Este sistema utiliza um radar Doppler que envia ondas de rádio que, refletindo no ambiente em torno do veículo, permitem a um computador criar uma imagem de toda a zona envolvente o que inclui também outros veículos como as mais frágeis bicicletas ou motos e seus respetivos utilizadores e também peões.

Instalada num automóvel, esta solução consegue detetar um motociclista, um ciclista ou um peão que se aproxima num cruzamento numa cidade, por exemplo, e que ainda se encontra oculto pelos prédios, logo estando ainda invisível para o condutor.

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Felix Heide, refere que o sistema já foi testado com sucesso tendo como intervenientes um carro equipado com o radar e um ciclista que se aproximava num cruzamento e “estamos perante uma solução que pode equipar não apenas automóveis como também pode ser instalado em motos. Além disso pode reforçar a eficácia de outros sistemas de auxílio à condução ou de condução autónoma. Os sensores do radar são relativamente baratos se considerarmos alguns dos equipamentos utilizados noutros sistemas desta natureza e se considerarmos a sua produção em massa”.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Curiosidades

Tazzla, um “Transformer” com base num Corolla

Published

on

Em várias ocasiões o automóvel foi uma autêntica tela para muitos artistas darem azo à sua criatividade. Nalguns casos nasceram obras de arte indiscutíveis, noutros casos digamos que a arte ficou mais pelo seu caráter provocatório e subjetivo.



O sul africano Oefentse Mphatsoe é um criador por natureza, tem a paixão de fazer nascer coisas com as suas próprias mãos e neste caso por causa de um simples arranjo na carroçaria o seu Toyota Corolla acabou por transformar-se no Tazzla, um carro exótico inspirado nos Tesla e nos Transformers.

Recorrendo aos mais variados materiais como um caixote do lixo ou peças de uma máquina de lavar, entre tantos outros, passo a passo o Tazzla foi ganhando forma:

Continuar a ler

Curiosidades

Range Rover Classic da quinta para a passerelle

Published

on

Se há modelos que fizeram história no mundo motorizado o Range Rover é sem dúvida um deles. A polivalência e competência fora de estrada reuniram-se a uma imagem de exclusividade e requinte como poucos conseguiram… e nasceu um ícone.



Neste vídeo da ISSIMI, uma empresa que recupera modelos clássicos para colecionadores, acompanhamos um pouco da história e do caráter do Range Rover, ao mesmo tempo que contemplamos o trabalho feito num Classic.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração