Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos

Published

on

A Universidade de Princeton desenvolveu um sistema de radar que permite a um automóvel detetar uma bicicleta, ou uma moto que se aproxima numa curva sem visibilidade ou numa esquina, por exemplo e que ainda se encontram ocultos para o condutor.



Os sistemas de auxílio à condução para aumentar a segurança dos utentes da via continua a ser uma área em constante desenvolvimento e neste caso esta solução teve como foco principal alguns dos elementos mais desprotegidos da realidade rodoviária como são os peões, ciclistas e motociclistas.

Este sistema utiliza um radar Doppler que envia ondas de rádio que, refletindo no ambiente em torno do veículo, permitem a um computador criar uma imagem de toda a zona envolvente o que inclui também outros veículos como as mais frágeis bicicletas ou motos e seus respetivos utilizadores e também peões.

Instalada num automóvel, esta solução consegue detetar um motociclista, um ciclista ou um peão que se aproxima num cruzamento numa cidade, por exemplo, e que ainda se encontra oculto pelos prédios, logo estando ainda invisível para o condutor.

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Felix Heide, refere que o sistema já foi testado com sucesso tendo como intervenientes um carro equipado com o radar e um ciclista que se aproximava num cruzamento e “estamos perante uma solução que pode equipar não apenas automóveis como também pode ser instalado em motos. Além disso pode reforçar a eficácia de outros sistemas de auxílio à condução ou de condução autónoma. Os sensores do radar são relativamente baratos se considerarmos alguns dos equipamentos utilizados noutros sistemas desta natureza e se considerarmos a sua produção em massa”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Curiosidades

A “alucinante” perseguição a… um trator

Published

on

As perseguições automóveis nos Estados Unidos são comuns e mundialmente conhecidas, mas desta vez a alta velocidade não marcou presença porque o perseguido foi um trator John Deere que havia sido roubado.



Tudo se passou na cidade de Boone no estado da Carolina do Norte quando Ronnie Hicks de 43 anos roubou um trator John Deere e começou a causar o caos num parque de estacionamento embatendo nalguns carros aí estacionados e chegando mesmo a perseguir algumas pessoas.

A polícia foi chamada ao local e Ronni começou a sua fuga a 30 km/h. Poderá parecer fácil apanhar um fugitivo a esta velocidade, mas o trator coloca outros desafios pelo tipo de veículo de que se trata, a sua força, a sua dimensão e a sua resistência. A polícia tentou furar os pneus com os habituais espigões que coloca na estrada e não conseguiu nenhum resultado pois os pneus do John Deere não furaram.

As autoridades tiveram então de recorrer a meios mais “musculados” e dispararam para os pneus, conseguindo furar o pneu da frente, mas nem assim o trator parou. Só quando entrou numa quinta e se acabou a estrada é que Ronnie Hicks parou e saiu do trator, não sem antes ameaçar os polícias com uma faca, o que levou os agentes a utilizarem um taser para o imobilizar. Só então terminou a perseguição.

Aqui ficam alguns momentos desta “aventura” neste vídeo da Guardian News:

Continuar a ler

Curiosidades

Um Lamborghini a fazer rally?

Published

on

À primeira vista Lamborghinis e terra não jogam, mas com o Lamborghini Urus Performante a coisa muda de figura e ele até tem um modo de condução Rally, que lhe permite desfrutar de muito pó com toda a diversão de condução incluída.



Paul Wallace ao lado do piloto de testes da marca italiana, Mario Fasanetto, mostram como é essa experiência neste vídeo:

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração