Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Novo radar ajuda a detetar perigos ocultos

Published

on

A Universidade de Princeton desenvolveu um sistema de radar que permite a um automóvel detetar uma bicicleta, ou uma moto que se aproxima numa curva sem visibilidade ou numa esquina, por exemplo e que ainda se encontram ocultos para o condutor.



Os sistemas de auxílio à condução para aumentar a segurança dos utentes da via continua a ser uma área em constante desenvolvimento e neste caso esta solução teve como foco principal alguns dos elementos mais desprotegidos da realidade rodoviária como são os peões, ciclistas e motociclistas.

Este sistema utiliza um radar Doppler que envia ondas de rádio que, refletindo no ambiente em torno do veículo, permitem a um computador criar uma imagem de toda a zona envolvente o que inclui também outros veículos como as mais frágeis bicicletas ou motos e seus respetivos utilizadores e também peões.

Instalada num automóvel, esta solução consegue detetar um motociclista, um ciclista ou um peão que se aproxima num cruzamento numa cidade, por exemplo, e que ainda se encontra oculto pelos prédios, logo estando ainda invisível para o condutor.

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Felix Heide, refere que o sistema já foi testado com sucesso tendo como intervenientes um carro equipado com o radar e um ciclista que se aproximava num cruzamento e “estamos perante uma solução que pode equipar não apenas automóveis como também pode ser instalado em motos. Além disso pode reforçar a eficácia de outros sistemas de auxílio à condução ou de condução autónoma. Os sensores do radar são relativamente baratos se considerarmos alguns dos equipamentos utilizados noutros sistemas desta natureza e se considerarmos a sua produção em massa”.

Curiosidades

Bosozuku a expressão extrema da customização no Japão

Published

on

Inicialmente ligado ao lado errado da lei, o movimento Bosozoku ganhou raízes na cultura de customização de motos e carros no Japão. Irreverente, provocador, louco e barulhento são apenas alguns adjetivos que servem como uma luva neste estilo.



Neste pequeno vídeo documentário ficamos a conhecer um pouco mais deste universo de Nissans, Datsuns, Toyotas, aileron, escapes e saias exagerados, pinturas loucas e até “Lamborghinis Pokémons”. Mas há mais, muito mais e muito mais radical.

Continuar a ler

Curiosidades

Os 10 mais rápidos em Goodwood

Published

on

O Goodwood Festival Of Speed é sempre um dos eventos emblemáticos do ano automobilístico e após um interregno causado pela pandemia do vírus Covid-19 ele regressou este ano e, como sempre, repleto de grandes máquinas a transbordar potência e história.



O vídeo que aqui lhe deixamos mostra a prestação dos dez modelos e pilotos mais rápidos que fizeram a pista de Goodwood. Imperdível!

Continuar a ler

Curiosidades

A “dança da subida” com Ari Vatanen em Pikes Peak

Published

on

A prova de Pikes Peak deste ano arranca no próximo domingo e que melhor forma de entrar em modo “montanha” do que ver aquela que foi uma das subidas mais impressionantes na história desta competição.



Foi na edição de 1988 que Ari Vatanen ao volante de um Peugeot 405 T16 conseguiu a vitória em Pikes Peak numa “corrida para os céus” que ficou imortalizada neste pequeno filme intitulado “Climb Dance” e que foi realizado por Jean Louis Mourney, tendo recebido vários prémios de cinema:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração