Pense como os ladrões e defenda a sua moto – Motorguia
Ligue-se connosco

Manutenção Motos

Pense como os ladrões e defenda a sua moto

Published

on

Proteger a moto contra roubo requer investimento e diversos cuidados específicos para impedir que a sua moto desapareça. Veja como funcionam os ladrões de motos.

A maioria dos roubos de motos em Portugal acontece por preguiça dos seus proprietários. Acham que por demorarem cinco ou dez minutos não se justifica colocar a corrente ou o alarme de disco e que a tranca de direção é suficiente. Pois fique sabendo que uma moto pode ser roubada em menos de 60 segundos.

Deixar a moto estacionada sempre no mesmo local, seja no trabalho ou casa, permite que a mesma passe a constar da lista. No dia que os ladrões precisarem de uma moto igual à sua, sabem onde a vão encontrar. Esta e outras práticas dos proprietários dão vantagem a que rouba.

Vamos deixar-lhe de seguida alguns conselhos de defesa da sua moto e revelar práticas conhecidas dos ladrões. Siga-nos…

 

1 – LOCAIS PREFERIDOS DOS LADRÕES

– Garagens dos prédios

– Parques de estacionamento de centros comerciais

– Estacionamento na rua e sempre no mesmo local

Estacionar na garagem do seu prédio é cómodo e seguro, aparentemente. Os ladrões gostam da tranquilidade de um estacionamento de prédio no auge da madrugada, quando todos dormem e pouco ou nenhum movimento existe. É mais seguro para o ladrão do que tentar roubar uma moto na rua durante a madrugada. Se deixa a sua moto na garagem do prédio, deixe-a trancada com um cadeado e corrente como se estivesse na rua, e se possível presa a um poste ou tubo que não permita ser arrastada. Um alarme também faz parte do equipamento de segurança, nem que seja um alarme de disco. Não poupe nestes dois itens: alarme e corrente com cadeado. Não se fie na tranca de direção.

Se vai ao centro comercial e acha que não se demora, isso não é motivo para adotar as medidas máximas de segurança. Prenda sempre a sua moto a algo que impeça a sua movimentação do local. A corrente ao poste é a melhor solução. Para roubarem uma moto bastam no máximo 2 minutos ou até menos se forem profissionais experientes. Ainda nem pisou no centro comercial e a sua moto já desapareceu. Ser preguiçoso com a segurança é a maior dádiva para os ladrões.

Para quem não tem garagem e estaciona a moto na rua durante todo o ano, aconselhamos corrente e cadeado fortes e uma cobertura da moto. A cobertura dá trabalho, está sempre suja e suja a nossa roupa, mas impede o ladrão que faz o reconhecimento de da zona a ter de ir mexer na cobertura para ver que moto está debaixo dela e alguns não arriscam esse procedimento.

Na rua é obrigatório que a moto esteja presa a um poste e se possível com a corrente na roda traseira. Não prenda a sua moto na roda dianteira. É a roda mais fácil de remover e se os ladrões precisam da sua moto para retirarem peças, prescindem da roda dianteira sem problema. Demoram uns escassos minutos a desapertar a roda dianteira, encostam uma carrinha junto ao passeio onde está a moto e carregam-na em menos de 60 segundos.

2 – CONFIA NA SUA OFICINA?

Ter confiança no seu mecânico é muito importante. No entanto, se não quiser correr riscos faça o seguinte: se lhe pedirem a sua morada para faturarem os serviços não forneça a sua morada oficial onde a sua moto pernoita habitualmente. Dê a morada de casa de um familiar ou simplesmente recuse dar a morada e forneça apenas um e-mail. A oficina não lhe vai levar nada a casa, logo a morada não lhe faz falta nenhuma.

Basta que um colaborador mal-intencionado faça cópia da chave da sua moto e do cadeado, durante a permanência desta na oficina, e com a sua morada será mais fácil roubar a moto enquanto dorme.

3 – MARCAS E MODELOS APETECÍVEIS

A moto da moda pode ser um problema para si. As Yamaha BWs ainda hoje são um alvo entre as scooters citadinas de 50 cc. Continuam a desaparecer todos os dias. Mas existem outros modelos de outras marcas que também são muito procurados para roubo de motores, carenagens e outros componentes. E não pense que por ter uma BMW GS 1200 isso condiciona os ladrões. É pesada, mas também “voa” nas mãos deles.

As malas laterais são outro dos alvos dos larápios que se especializaram em rapinar estas valiosas caixas das BMW. Extras da Touratech também desaparecem com frequência.

Por vezes escolher um modelo “out of the box” pode ser um alívio.

4 – A SUA MOTO FAZ PARTE DA LISTA?

Se tentaram roubar a sua moto e não a conseguiram levar isso é um sinal que vão voltar mais tarde e mais apetrechados para o fazerem. Procure um local seguro para a guardar a sua moto porque na próxima tentativa eles vão ter as ferramentas certas para a conseguirem. Isto é um sinal que a sua moto faz parte de uma lista. Não facilite.

5 – NÃO EXISTE SISTEMA ANTI-ROUBO 100% SEGURO

Perceba como funciona a mente dos ladrões. Eles procuram sempre a moto mais fácil e mais rápida de roubar. Uma combinação de sistemas de segurança pode desviar o interesse deles. Um cadeado de disco com alarme; uma corrente de aço temperado de alta resistência com cadeado robusto; alarme autoalimentado; direção sempre trancada. Este último item pode ser o mais fácil de ultrapassar, mas é mais uma tarefa que terão de executar para levarem a moto e algumas trancas de direção dão trabalho a partir. Conjugue vários sistemas para garantir que o interesse se desvanece ao olharem para a sua moto.

6 – ATENTO AO ALARME

Quando um alarme dispara na rua não deixe de espreitar à janela e confirmar se não é o da sua moto. Os ladrões recorrem aos mais diversos expedientes para testarem a segurança da sua moto. Passeiam com crianças ou com cães junto da sua moto e se o alarme disparar vão pedir desculpa e dizer que foi a criança ou o cão que tocaram na moto. Desconfie destas duas situações. São procedimentos habituais utilizados no reconhecimento do terreno.

7 – EM CASO DE ROUBO CONSUMADO

Na maioria das vezes quando dá por falta da sua moto ela já está longe. No entanto, com a proliferação de sistemas de localização por GPS os ladrões optam por levar a sua moto para uma rua mais recatada nas imediações e verificam se está equipada com localizador de GPS. Costumam tapar a moto com uma cobertura deixando entender que está ali há algum tempo estacionada. Voltam mais tarde para desativar o GPS e levar em definitivo a moto. Em caso de roubo, procure a sua moto nas imediações do local onde foi roubada e em especial as motos que estejam tapadas.

8 – A MAIS RECENTE FORMA DE ROUBAR MOTOS

De há algum tempo a esta parte existe um novo tipo de roubo de motos para o qual alertamos todos os nossos clientes. São roubos na cara do proprietário.

Funcionam da seguinte forma: você coloca a sua moto à venda e é contactado por um interessado que viu o anúncio e que se propõe a ver a moto num local a combinar. Chegados ao local o ladrão, por norma com boa apresentação e boa conversa, mas sempre sozinho (nunca vai acompanhado) fala sobre a moto e na maioria das vezes como excelente conhecedor do modelo e pede para experimentar a moto. Caso aceda a deixar experimentar a sua moto fique a saber que pode ser a última vez que a vê. O ladrão monta-se na moto e desaparece. Muitas vezes nem capacete leva.

NÃO DEIXE ninguém experimentar a sua moto sem ter pago a mesma.

Este tipo de ladrão é fácil de identificar pelos seguintes padrões:

– Marca encontro consigo num posto de abastecimento de combustível ou no parque de um hipermercado;

– Vai ao seu encontro sozinho e a pé (não leva amigo, namorada, carro, moto, etc);

– Costuma levar o seu próprio capacete para testar a moto;

– Preferem motos de enduro (mato) sem documentos (a polícia não tem como recuperar uma moto nestas condições, nem provar que era a sua).

Caso venha a encontrar algum dia com uma destas “figuras” não deixe testar a moto e peça o dinheiro. Se ele insistir, diga que não lhe vai vender a moto e saia rapidamente do local com a sua moto, não fique a dar conversa, desapareça rapidamente do local. O ladrão chegou até lá com um grupo de amigos que está num carro a ver toda a ação e podem a qualquer momento avançar contra si e roubarem-lhe a moto à força, basta que o ladrão que está consigo faça o sinal de ataque que normalmente consiste em um de dois sinais: deitar-se no chão dizendo que vai verificar se o cárter da moto está estalado ou soldado; colocar as mãos atrás das costas como se estivesse a ser algemado. São os sinais mais comuns para o grupo avançar sobre si e levar-lhe a moto.

Não aceite mostrar motos em postos de abastecimento de combustíveis ou parques de supermercados. Pode estar a colocar os seus bens e a sua vida em risco.

Motos roubadas

Os ladrões profissionais possuem todo o equipamento necessário para desbloquear a sua moto. Nunca facilite a sua tarefa com acessórios de segurança baratos e de qualidade duvidosa

 

NOTAS FINAIS:

Se as avarias causam stress nos proprietários, o roubo de uma moto é uma situação desagradável e que provoca a ira de quem ficou sem a moto e quando a encontra, na maioria das vezes está danificada ou sem várias peças.

Não seja preguiçoso nem avarento com a segurança da sua moto. Este é o melhor conselho que lhe podemos dar. Seja por 5 minutos para ir tomar um café ou por uma noite inteira à porta de casa, utilize todos os dispositivos de segurança para impedir que a sua moto seja roubada.

Não poupe no cadeado e na corrente. Mesmo que gaste 100 euros neste equipamento, se ficar sem a sua moto vai perder muito mais. Há quem invista 300 euros num capacete, 250 euros num blusão, 50 euros em luvas, etc., o que muito nos apraz verificar porque estão a pensar na sua segurança enquanto motociclistas, mas não têm a mesma disponibilidade financeira para comprarem equipamentos de segurança para as suas motos. Se a moto for roubada o capacete, o blusão e as luvas não lhes vão servir de nada.

Existem muitos sites de material anti-roubo onde pode escolher o melhor para defender a sua moto, como o espanhol Motocard, entre outros.

Não se esqueça que os ladrões não atuam a solo. Quando entra no centro comercial um deles vai atrás de si para garantir através do telemóvel que os outros podem trabalhar descansados.

 

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Manutenção Motos

Dicas para viajar de moto com pendura

Published

on

Andar de moto com um passageiro implica um conjunto de cuidados adicionais e se o passageiro não tiver experiência a andar de moto com alguém então é preciso ter ainda mais atenção.



Para que tudo corra da melhor forma e para que a viagem a dois seja uma boa experiência para ambos aqui lhe deixamos algumas dicas importantes para viajar de moto com um passageiro:

Equipamento

A experiência de andar de moto à pendura começa ainda antes de chegar à própria mota e é importantíssimo que o passageiro vá corretamente equipado, tal como o condutor. É sabido que o capacete é essencial e obrigatório, mas quem vai atrás na moto também deve levar luvas blusão com proteções e um calçado adequado. Tudo começa na segurança.

Comunicar

A comunicação é determinante para que tudo corra bem. Primeiro, se o passageiro é inexperiente é importante explicar “o básico” antes de iniciar a viagem. Falar da inclinação da moto em curva, do movimento do corpo quando se trava e de como tudo isso são sensações novas, mas que não devem assustar. Por outro lado, estabelecer um código de sinais para que quem vá aos comandos da moto saiba como se está a sentir o pendura como toques no ombro ou o conhecido sinal do polegar com a mão. Há ainda a possibilidade de montar um sistema de intercomunicadores nos capacetes, o que ainda simplifica e clarifica mais a comunicação.

Subir para a moto

Pode parecer uma coisa simples, mas também tem “a sua ciência”. O passageiro deve subir do lado esquerdo da mota com o condutor a garantir que esta ainda está no descanso pois se o banco for muito alto, o pendura terá de apoiar o pé na peseira para subir, o que desequilibra a moto. Assim com o descanso ainda em posição garante-se que não há azares logo no início da jornada.

Quais os pontos para o pendura se agarrar

Em função da moto o pendura pode agarrar-se às pegas que esta disponibiliza no banco ou nas laterais, ou então agarrar-se à cintura de quem vai aos comandos. Convém explicar tudo isso muito bem e se a moto o permitir o melhor é o pendura com uma mão agarrar uma pega e com o braço a cintura do condutor, ficando assim com dois pontos de apoio.

Faça um ensaio

Antes de se fazer à estrada c«para umas dezenas ou centenas de quilómetros com o passageiro, se este for inexperiente dê antes umas voltas ao quarteirão para que este sinta o comportamento da moto, perceba um pouco o que deve fazer e ganhe alguma confiança. Com essas voltinhas “quebra-se o gelo” e os receios iniciais naturais do pendura.

Cuidados de quem vai ao comando

Se vai viajar com pendura a primeira coisa que o motociclista tem de fazer é verificar o bom estado da moto, a pressão dos pneus e a afinação da suspensão prevendo o aumento de peso que a moto irá ter. Se nunca andou com um passageiro e também nunca foi um passageiro, faça um pequeno teste e ande no banco de trás de uma moto com alguém a conduzir e perceba o que sente um pendura. Assim perceberá melhor as suas necessidades e dificuldades. O estilo de condução também é importante para dar confiança ao passageiro. Opte por uma condução suave, confortável, previdente e segura, aumentando as distâncias de segurança e sendo previdente. Não se esqueça que seguindo com mais peso a moto naturalmente muda o seu comportamento na travagem e na aceleração e o condutor deve ter plena consciência disso.

Pare com regularidade

Fazer paragens para descanso na viagem é muito importante. Primeiro para retemperar forças, segundo para perceber como está o passageiro a reagir à viagem, se está confortável, se está a gostar ou se é preciso mudar alguma coisa e por fim porque se o pendura é inexperiente ele ainda não terá o corpo “adaptado” a andar de moto e por isso convém que o corpo descanse pontualmente durante a viagem para que esta não seja demasiado dura e desagradável para ele.

Continuar a ler

Manutenção Motos

Como lidar com o aquaplaning se viaja de moto

Published

on

O aquaplaning é uma das situações que mais assusta quem conduz. Se pode ser complicado quando se viaja de carro, é muito mais quando a viagem é feita de moto. Por isso aqui lhe deixamos alguns conselhos para lidar melhor com esta situação.



O fenómeno de aquaplanagem nas estradas, ou aquaplaning, como é mais conhecido, acontece com mais frequência nas épocas do ano em que a chuva é mais recorrente e abundante. No fundo trata-se de um lençol de água que ocupa uma superfície na estrada e que pela quantidade de água acumulada acaba por fazer com que o veículo (moto ou carro) perca o contacto direto dos pneus com o asfalto, perdendo aderência e começando a deslizar. Isto acontece porque a quantidade de água é tal que supera a capacidade de drenagem dos sulcos dos pneus.

A importância dos pneus

Perante este facto ter os pneus em bom estado é determinante pois se eles estão demasiado desgastados, a profundidade do seu desenho, canais e sulcos, será menor e consequentemente terão menos capacidade para drenar a água, ficando mais fácil a perda de aderência e o surgimento de uma situação de aquaplaning. Manter a pressão correta nos pneus é outro fator muito importante para que estes tenham o seu máximo desempenho.

Cuidado com a velocidade

Quanto maior for a velocidade, maior será a probabilidade da moto entrar em aquaplaning porque os pneus terão “menos tempo” para fazer o seu trabalho de drenagem da água. Aqui a velha máxima de “adaptar a velocidade às condições da estrada” ganha uma importância determinante que pode fazer a diferença entre uma viagem segura ou um valente susto.

Adaptar a condução

Sempre que sai de casa de moto e está a chover é fundamental que adapte o seu estilo de condução. As condições de aderência são menores e por isso é de extrema importância que o motociclista tenha uma condução suave. Nada de travagens violentas, acelerações exageradas ou mudanças de direção muito bruscas que vão aumentar em muito a possibilidade da moto perder a aderência com o asfalto.

Mantenha a calma

Se mesmo assim com todos estes cuidados der por is em pleno aquaplaning, tente manter a calma. Normalmente o tempo que demora esta situação de condução são apenas alguns segundos. Mais uma vez, não trave, ou acelere de forma brusca e tente manter gestos suaves na direção, tentando ver qual a zona mais próxima em que lhe parece que termina o lençol de água e apontar a moto para lá de forma a voltar a ganhar aderência.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Em aceleração