Notícias
Cuidado com o piso molhado

O outono chegou há quase um mês, mas a chuva só agora começou a dar um ar da sua graça. Na estrada, as primeiras chuvas são as mais perigosas. Os condutores já não estão habituados ao piso molhado, mas o principal perigo surge da mistura da água com a sujidade acumulada no asfalto, o que o torna especialmente escorregadio. Como tal, todos os cuidados são poucos, em diversas vertentes.
Pneus
O seu automóvel tem de ter sempre os pneus em condições de segurança, seja qual for a época do ano. No entanto, fruto do exposto acima, a ineficácia de um pneu que esteja a precisar de substituição torna-se muito mais evidente quando as condições de aderência do asfalto se degradam. Por isso, é muito importante que tenha atenção ao estado dos pneus. Se tiverem sido fabricados há mais de cinco anos, é aconselhável trocá-los, pois a borracha tende a ficar ressequida com o tempo e, consequentemente, a perder as propriedades que a fazem ter aderência ao asfalto. Em piso molhado, nota-se mais. Pode ver a data de fabrico dos seus pneus no perfil dos mesmos, através da indicação DOT, que terá quatro algarismos. Os dois primeiros são referentes à semanas e os dois últimos referem-se ao ano. Ou seja, 1213 quer dizer que foram fabricados na semana 12 de 2013. Nunca deverá esquecer que a altura mínima do rasgo do pneu é de 1,6 mm, valor mínimo para passar na inspecção e valor mínimo ainda para garantir a segurança do veículo. Se for inferior a isto, o pneu não conseguirá escoar a água e, estando “afogado”, não há aderência.
Escovas
Uma boa visibilidade é sempre essencial para se conduzir. Quando chove, é necessário que as escovas consigam limpar o vidro dianteiro e o traseiro – nos casos em que existe escova neste vidro. Para tal, é necessário que as escovas estejam em condições. Ou seja, que a borracha não esteja degradada. Não há propriamente um prazo de validade para as escovas. Depende da qualidade das mesmas e também do tempo que a viatura passa exposta ao Sol. O que importa é que verifique o estado das escovas da sua viatura. Pode fazê-lo a olho, vendo se estão muito secas ou gretadas. Mas o mais fácil será utilizá-las. Se fizerem barulho ou arrastarem a água nas passagens, terão de ser substituídas. É também importante ter os vidros sempre bem limpos, principalmente por dentro. Um vidro sujo estará sempre mais sujeito ao embaciamento.
Climatização
Uma boa utilização da climatização é essencial para evitar o embaciamento dos vidros, que surge pelas diferenças de temperatura e pela humidade no habitáculo. O segredo passa por haver circulação de ar, mas não através da abertura das janelas. Em algumas situações, basta ter a climatização a funcionar a baixa velocidade numa temperatura de conforto. Noutros casos, principalmente se houver passageiros, será mesmo necessário ligar o ar condicionado. Lembre-se que é muito melhor e mais confortável ter o ar condicionado sempre ligado a baixa velocidade do que ter de estar a ativar frequentemente a potência máxima do mesmo para desembaciar o para-brisas. Usar panos não é solução!
Condução
O piso molhado implica uma condução ainda mais defensiva do que quando circulamos com piso seco. Lembre-se que o piso molhado aumenta consideravelmente as distâncias de travagem, por isso terá de aumentar a distância de segurança para o veículo que está à sua frente e adaptar a velocidade, pois pode ter de travar de forma repentina por causa de um peão, por exemplo. Há alguma tendência para os condutores se assustarem com a chuva, por isso redobre também a sua atenção a este capítulo.
Com a má construção de algumas estradas, surgem os lençóis de água. Se puder, evite-os, mas sem manobras bruscas. Se passar por mim, mantenha o volante direito e não trave.
Tenha cuidado com as juntas de dilatação e evite travar em cimas das mesmas, já que isso baralha a atuação do ABS – sistema anti-bloqueio das rodas durante a travagem.
Ligue sempre as luzes. A chuva traz céu nublado e piores condições de visibilidade. Por isso, é essencial ver e ser visto, seja a que hora do dia for. Não utilize apenas os mínimos, nem os combine com as luzes de nevoeiro. Use os médios.
Notícias
Barco com motor Porsche bate recorde

Um barco com o motor do Porsche Macan bateu o recorde de velocidade numa prova nas edílicas águas do Mónaco.
Dá pelo nome de Frauscher x Porsche 850 Fantom e é uma embarcação totalmente elétrica com o motor adaptado de um Porsche Macan Turbo. Resulta da colaboração entre as duas marcas em que a Porsche fornece o motor, a transmissão, a bateria e todo o sistema de gestão e a Frauscher fez o casco e tudo o resto.
Na prova náutica Energy Boat Challenge que decorreu no Mónaco o 850 Fantom conseguiu que os seus 583 cavalos de potência o levassem a atingir uma velocidade média de 49,84 nós, qualquer coisa como 92 km/h. Curiosamente uma velocidade média ligeiramente superior à velocidade máxima anunciada pela Porsche que, segundo a marca, estaria nos 91 km/h sensivelmente.
situs slot situs slot slot gacor link slotNotícias
II Guerra Mundial no Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo não pára de surpreender e inaugurou uma exposição única sobre a Segunda Guerra Mundial que comemora os 80 anos do final deste histórico conflito.
Apelidada de “Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores” esta exposição conta com cerca de trinta e seis veículos de diferentes origens, mas todos eles com um enorme significado em termos históricos, representando os vários participantes naquele que foi o maior conflito da historia da humanidade.
A exposição está patente em dois pavilhões, totalizando cerca de 1.500 m2 e conta com veículos blindados, transportes de tropas, camiões, ligeiros, motos, artilharia auto-propulsada e até um carro de combate Sherman norte americano. Além da importância histórica, alguns destes modelos são autênticas raridades com elevado interesse no universo das coleções de veículos militares a nível mundial.
Além dos veículos, o visitante poderá também encontrar vários objetos sobre a Segunda Guerra Mundial e até uma experiência imersiva de realidade virtual onde poderá saber mais sobre momentos marcantes do conflito.
Esta exposição está patente no Museu do Caramulo até ao dia 19 de outubro de 2025 e para ficar a saber um pouco mais aqui lhe deixamos um vídeo do próprio museu que conta como a exposição foi montada:
-
Comerciais2 semanas ago
Stellantis põe travão ao hidrogénio
-
Notícias2 semanas ago
Setubal Custom Weekend 2025 está quase aí!
-
Avaliações Usados2 semanas ago
BMW Série 1 (2019-…)
-
Comerciais2 semanas ago
Camionista: uma profissão em declínio. O que nos guarda o futuro?
-
Notícias2 semanas ago
Mazda poderá fazer renascer o RX-7
-
Curiosidades1 semana ago
O arquivo histórico da Lamborghini
-
Motos2 semanas ago
Algarve de novo no calendário do MotoGP em 2026
-
Manutenção Motos1 semana ago
Condução defensiva com a sua moto