Cuidado com o piso molhado – Motorguia
Connect with us

Notícias

Cuidado com o piso molhado

Published

on

O outono chegou há quase um mês, mas a chuva só agora começou a dar um ar da sua graça. Na estrada, as primeiras chuvas são as mais perigosas. Os condutores já não estão habituados ao piso molhado, mas o principal perigo surge da mistura da água com a sujidade acumulada no asfalto, o que o torna especialmente escorregadio. Como tal, todos os cuidados são poucos, em diversas vertentes.

Pneus
O seu automóvel tem de ter sempre os pneus em condições de segurança, seja qual for a época do ano. No entanto, fruto do exposto acima, a ineficácia de um pneu que esteja a precisar de substituição torna-se muito mais evidente quando as condições de aderência do asfalto se degradam. Por isso, é muito importante que tenha atenção ao estado dos  pneus. Se tiverem sido fabricados há mais de cinco anos, é aconselhável trocá-los, pois a borracha tende a ficar ressequida com o tempo e, consequentemente, a perder as propriedades que a fazem ter aderência ao asfalto. Em piso molhado, nota-se mais. Pode ver a data de fabrico dos seus pneus no perfil dos mesmos, através da indicação DOT, que terá quatro algarismos. Os dois primeiros são referentes à semanas e os dois últimos referem-se ao ano. Ou seja, 1213 quer dizer que foram fabricados na semana 12 de 2013. Nunca deverá esquecer que a altura mínima do rasgo do pneu é de 1,6 mm, valor mínimo para passar na inspecção e valor mínimo ainda para garantir a segurança do veículo. Se for inferior a isto, o pneu não conseguirá escoar a água e, estando “afogado”, não há aderência.

Escovas
Uma boa visibilidade é sempre essencial para se conduzir. Quando chove, é necessário que as escovas consigam limpar o vidro dianteiro e o traseiro – nos casos em que existe escova neste vidro. Para tal, é necessário que as escovas estejam em condições. Ou seja, que a borracha não esteja degradada. Não há propriamente um prazo de validade para as escovas. Depende da qualidade das mesmas e também do tempo que a viatura passa exposta ao Sol. O que importa é que verifique o estado das escovas da sua viatura. Pode fazê-lo a olho, vendo se estão muito secas ou gretadas. Mas o mais fácil será utilizá-las. Se fizerem barulho ou arrastarem a água nas passagens, terão de ser substituídas. É também importante ter os vidros sempre bem limpos, principalmente por dentro. Um vidro sujo estará sempre mais sujeito ao embaciamento.

Climatização
Uma boa utilização da climatização é essencial para evitar o embaciamento dos vidros, que surge pelas diferenças de temperatura e pela humidade no habitáculo. O segredo passa por haver circulação de ar, mas não através da abertura das janelas. Em algumas situações, basta ter a climatização a funcionar a baixa velocidade numa temperatura de conforto. Noutros casos, principalmente se houver passageiros, será mesmo necessário ligar o ar condicionado. Lembre-se que é muito melhor e mais confortável ter o ar condicionado sempre ligado a baixa velocidade do que ter de estar a ativar frequentemente a potência máxima do mesmo para desembaciar o para-brisas. Usar panos não é solução!

Condução
O piso molhado implica uma condução ainda mais defensiva do que quando circulamos com piso seco. Lembre-se que o piso molhado aumenta consideravelmente as distâncias de travagem, por isso terá de aumentar a distância de segurança para o veículo que está à sua frente e adaptar a velocidade, pois pode ter de travar de forma repentina por causa de um peão, por exemplo. Há alguma tendência para os condutores se assustarem com a chuva, por isso redobre também a sua atenção a este capítulo.
Com a má construção de algumas estradas, surgem os lençóis de água. Se puder, evite-os, mas sem manobras bruscas. Se passar por mim, mantenha o volante direito e não trave.
Tenha cuidado com as juntas de dilatação e evite travar em cimas das mesmas, já que isso baralha a atuação do ABS – sistema anti-bloqueio das rodas durante a travagem.
Ligue sempre as luzes. A chuva traz céu nublado e piores condições de visibilidade. Por isso, é essencial ver e ser visto, seja a que hora do dia for. Não utilize apenas os mínimos, nem os combine com as luzes de nevoeiro. Use os médios.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias

A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida

Published

on

Bernie Ecclestone tinha uma das mais impressionantes coleções de monolugares de Fórmula 1 da história e decidiu levá-la a leilão onde foi arrematada por um valor que não foi divulgado.



Aos 94 anos o “senhor” Fórmula 1, Bernie Ecclestone decidiu desfazer-se da sua coleção de 69 carros de Fórmula 1 que representam 70 anos de história da categoria rainha do automobilismo. Esta coleção foi leiloada pela Tom Hartley Jnr e sabe-se que o novo proprietário é o austríaco Mark Mateschitz, o filho de um dos fundadores da Red Bull. Apesar de não ter sido divulgado o valor, estima-se que a coleção tenha sido arrebatada por um montante a rondar os 600 milhões de euros.

A própria leiloeira fez um conjunto de vídeos onde mostra ao detalhe os vários monolugares da coleção e neste caso concreto é o “episódio” em que é feita uma visita guiada pelo próprio Bernie Ecclestone aos modelos da Brabham, equipa que foi dele durante 15 anos:

Continue Reading

Notícias

Jaguar Type 00 “desfilou” em Paris

Published

on

O Type 00, o protótipo do coupé que marca o novo posicionamento da Jaguar surgiu ao vivo e a cores na Paris Fashion Week.



O impressionante Type 00 ficou encarregue de levar algumas celebridades convidadas até ao evento e marcou bem a sua presença tanto por se tratar de um modelo que se destaca pelas suas dimensões consideráveis, como pelas suas linhas e até pela cor azul criada de propósito para este evento denominada de “French Ultramarine”. Como se tal não bastasse, cada vez que alguém saía do Type 00, a abertura das portas na vertical aumentava o espetáculo do momento.

Continue Reading
Advertisement

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

Erro RSS: DOMDocument not found, unable to use locator

Em aceleração

[plista widgetname=plista_widget_belowArticle]