Curiosidades
Jaguar cria um carro com olhos
A Jaguar investigou e descobriu que muitos peões não confiam nos carros autónomos no momento de atravessar uma passadeira.
Muitas pessoas, ou a grande maioria, a primeira coisa que fazem antes de atravessar uma rua é olhar para o motorista do carro que se aproxima para ver se ele as viu, é um tipo de linguagem não-verbal que lhes permite saber se podem atravessar sem ter risco de atropelamento. Com a chegada dos carros autónomos isso desaparecerá, já que teremos que confiar cegamente nos sistemas do veículo e acreditar que ele nos detetou ao atravessar uma rua.
De acordo com uma investigação da Jaguar Land Rover (JLR), 63% dos peões temem por sua segurança ao atravessar uma rua quando um carro que não tem motorista se aproxima. Este número teria aumentado após a tragédia no Arizona, quando um carro autónomo Uber atropelou e matou uma mulher, então a confiança dos peões é muito baixa comparada a esses tipos de veículos.
Dada esta situação, a Jaguar contratou uma equipe de psicólogos cognitivos para ajudá-lo a aprender mais sobre como o comportamento dos veículos afeta a confiança dos seres humanos diante das novas tecnologias. É assim que nasceu o ‘UK Autodrive Project’, que conta com o apoio do governo do Reino Unido e é baseado em “testes de confiança”.

Foi assim que eles projetaram um carro autónomo com dois olhos criados a partir de telas de LED, que são conectados aos sensores do carro e ver onde eles detetam objetos, o que faz com que eles diminuam o ritmo ou parem completamente.
Os primeiros resultados deste experimento mostraram que a confiança do peão aumentou consideravelmente, já que os olhos do veículo seguiram o peão ao atravessar a rua, o que acalmou as pessoas ao enviar a mensagem de que o carro as estava observando.

Curiosidades
Comboio vs carro… ganha o comboio
Um desportivo potente, álcool e uma linha de comboio, uma receita perfeita para ideias que podem levar à desgraça. Felizmente neste caso a desgraça foi mesmo apenas a de um belo Dodge Challenger Hellcat que foi abandonado por um bêbado em cima dos carris do comboio.
Foi em Quincy, no estado do Illianois, nos Estados Unidos que na madrugada de um domingo, junto a uma passagem de nível com guarda, um condutor de um Dodge Challenger Hellcat decidiu não seguir em frente na travessia dos carris, mas optar por virar à esquerda seguindo a linha do comboio. Não foi longe, ficando preso alguns metros adiante. O que não vinha longe era o comboio e após alguns momentos assustadores em que o condutor ainda tenta salvar o pobre Hellcat, mas felizmente é demovido pelos seus amigos e abandona o carro afastando-se para local seguro. Escusado será dizer que o infeliz Dodge não foi capaz de fazer frente ao aço da locomotiva e esta levou-o à frente como se fosse um papel de rebuçado.
A polícia foi chamada ao local e rapidamente se apercebeu que o condutor do Challenger estava alcoolizado e agiu em conformidade, mas o “mal” não se ficou por aqui pois além de conduzir sob o efeito do álcool ele também não tinha seguro para o seu carro. No final, a única coisa boa desta história é que não houve feridos neste acidente.
Curiosidades
Homem chama a polícia por rebocarem o carro e é preso
Alguém chamar a polícia por terem rebocado o seu carro até pode parecer uma situação normal, mas deixa de o ser quando quem chama a polícia é o ladrão do carro rebocado.
Tudo aconteceu no estado do Delaware, nos Estados Unidos, quando a polícia foi chamada para ajudar um cidadão a recuperar os seus pertences pessoais que havia deixado no carro que tinha sido rebocado. É neste ponto que a história começa a tornar-se insólita pois o homem de 21 anos que ligou para a polícia afirma que queria recuperar as suas coisas de um carro que ele havia roubado no dia anterior. Sim, ele assumiu a autoria do roubo, assim, sem mais nem menos. Se estaria sob efeito de álcool ou de drogas não é explícito. A polícia deslocou-se ao local e confirmou que no dia anterior havia sido apresentada uma queixa pelo roubo de um Hyundai Sonata que teria sido deixado a trabalhar aberto e com a chave na ignição pelo pouco zeloso proprietário. Tudo ganha requintes de história humorística pois o ladrão chamou a polícia na mesma rua onde havia roubado o carro no dia anterior. Naturalmente os agentes da autoridade detiveram o homem.
-
Notícias2 semanas agoBYD já é líder mundial de vendas de elétricos
-
Notícias2 semanas agoO interior do novo ID.Polo tem botões físicos e um estilo retro
-
Manutenção2 semanas agoSaiba como eliminar odores no seu carro
-
Notícias1 semana agoMercedes CLA é o Carro do Ano 2026
-
Notícias1 semana agoMazda já definiu os preços do novo CX-6e
-
Notícias1 semana agoCircuito de Suzuka vai vender asfalto como “souvenir”
-
Comerciais2 semanas agodēzl DualView da Garmin “ataca” o problema de falta de visibilidade dos camiões
-
Curiosidades2 semanas agoComboio vs carro… ganha o comboio
