Jaguar cria um carro com olhos – Motorguia
Ligue-se connosco

Curiosidades

Jaguar cria um carro com olhos

Published

on

A Jaguar investigou e descobriu que muitos peões não confiam nos carros autónomos no momento de atravessar uma passadeira.

Muitas pessoas, ou a grande maioria, a primeira coisa que fazem antes de atravessar uma rua é olhar para o motorista do carro que se aproxima para ver se ele as viu, é um tipo de linguagem não-verbal que lhes permite saber se podem atravessar sem ter risco de atropelamento. Com a chegada dos carros autónomos isso desaparecerá, já que teremos que confiar cegamente nos sistemas do veículo e acreditar que ele nos detetou ao atravessar uma rua.

De acordo com uma investigação da Jaguar Land Rover (JLR), 63% dos peões temem por sua segurança ao atravessar uma rua quando um carro que não tem motorista se aproxima. Este número teria aumentado após a tragédia no Arizona, quando um carro autónomo Uber atropelou e matou uma mulher, então a confiança dos peões é muito baixa comparada a esses tipos de veículos.

Dada esta situação, a Jaguar contratou uma equipe de psicólogos cognitivos para ajudá-lo a aprender mais sobre como o comportamento dos veículos afeta a confiança dos seres humanos diante das novas tecnologias. É assim que nasceu o ‘UK Autodrive Project’, que conta com o apoio do governo do Reino Unido e é baseado em “testes de confiança”.

Foi assim que eles projetaram um carro autónomo com dois olhos criados a partir de telas de LED, que são conectados aos sensores do carro e ver onde eles detetam objetos, o que faz com que eles diminuam o ritmo ou parem completamente.

Os primeiros resultados deste experimento mostraram que a confiança do peão aumentou consideravelmente, já que os olhos do veículo seguiram o peão ao atravessar a rua, o que acalmou as pessoas ao enviar a mensagem de que o carro as estava observando.


Curiosidades

Um Beetle GT que saiu do Gran Turismo para a estrada

Published

on

O jogo Gran Turismo tem servido de inspiração para muitos, até para as próprias marcas automóveis, mas desta vez a preparadora alemã JP Performance transformou um Beetle e “tirou-o” do ecrã do jogo para o asfalto das ruas.



Juntamente com a Prior Design, a JP Performance criou um kit de carroçaria que transformou este Beetle no Beetle GT do jogo Gran Turismo, mas não se ficou pela parte estética pois também mexeu no coração deste Volkswagen.

Debaixo do capot está um motor 2.5 TFSi com 400 cv de potência e um binário máximo de 500 Nm que certamente lhe dará uma alma a condizer com o seu aspeto exterior.

Só o kit de carroçaria custa quase 6000 euros e apenas serão produzidos 53 kits. Neste vídeo podemos ver como tudo nasce na transformação deste Beetle:

Continuar a ler

Curiosidades

Vaca vai a drive-thru de hamburgueres

Published

on

Foi com espanto que uma cliente de uma hamburgueria de uma famosa cadeia mundial viu surgir uma vaca no banco traseiro de um Buick na fila do drive-thru.



O insólito aconteceu em Marshville, no estado do Wisconsin, nos Estados Unidos e a cliente de imediato filmou a situação achando que a vaca não passava de um adereço decorativo, quando de repente o bovino mexeu a cabeça e ela percebeu que afinal era mesmo um animal vivo.

Mas, a história não termina aqui pois familiares do condutor do Buick viram o vídeo nas redes sociais e explicaram que o homem tinha acabado de comprar bezerros para a sua quinta e que na realidade não estava apenas um no carro, mas sim três. Os outros dois estavam deitados no chão e no banco.

Continuar a ler

Curiosidades

M contra M

Published

on

A BMW achou que para colocar à prova a primeira moto “M” da sua história, só havia um rival à altura: o BMW M3 Competition.



Desta forma a nova BMW M 1000 RR, com os seus 205 cv de potência vai enfrentar os 503 cv do M3 Competition numa série de vídeos onde cada uma destas máquinas é levada ao limite.

Este é o vídeo da “volta rápida”:

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Newsletter

Em aceleração