Ligue-se connosco

Curiosidades

Jaguar cria um carro com olhos

Published

on

A Jaguar investigou e descobriu que muitos peões não confiam nos carros autónomos no momento de atravessar uma passadeira.

Muitas pessoas, ou a grande maioria, a primeira coisa que fazem antes de atravessar uma rua é olhar para o motorista do carro que se aproxima para ver se ele as viu, é um tipo de linguagem não-verbal que lhes permite saber se podem atravessar sem ter risco de atropelamento. Com a chegada dos carros autónomos isso desaparecerá, já que teremos que confiar cegamente nos sistemas do veículo e acreditar que ele nos detetou ao atravessar uma rua.

De acordo com uma investigação da Jaguar Land Rover (JLR), 63% dos peões temem por sua segurança ao atravessar uma rua quando um carro que não tem motorista se aproxima. Este número teria aumentado após a tragédia no Arizona, quando um carro autónomo Uber atropelou e matou uma mulher, então a confiança dos peões é muito baixa comparada a esses tipos de veículos.

Dada esta situação, a Jaguar contratou uma equipe de psicólogos cognitivos para ajudá-lo a aprender mais sobre como o comportamento dos veículos afeta a confiança dos seres humanos diante das novas tecnologias. É assim que nasceu o ‘UK Autodrive Project’, que conta com o apoio do governo do Reino Unido e é baseado em “testes de confiança”.

Foi assim que eles projetaram um carro autónomo com dois olhos criados a partir de telas de LED, que são conectados aos sensores do carro e ver onde eles detetam objetos, o que faz com que eles diminuam o ritmo ou parem completamente.

Os primeiros resultados deste experimento mostraram que a confiança do peão aumentou consideravelmente, já que os olhos do veículo seguiram o peão ao atravessar a rua, o que acalmou as pessoas ao enviar a mensagem de que o carro as estava observando.


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Tetris Challenge em força também em Portugal

Published

on

O Tetris Challenge é um desafio que se tornou viral nas redes sociais e que no fundo se destina a promover as equipas, viaturas e equipamentos das forças de segurança e Portugal também tem revelado uma forte adesão.

Volta e meia lá surgem umas iniciativas virais nas redes sociais com uma sucesso maior do que o habitual, afinal quem não se lembra do “Ice Bucket Challenge” há uns anos atrás. Desta feita o desafio é colocado às forças de segurança, polícias, bombeiros, militares, no fundo a todos os agentes envolvidos na proteção civil, para que estes se coloquem com as viaturas e os equipamentos perfeitamente dispostos como se fossem um jogo de Tetris e tirem uma fotografia vista de cima.

Com este desafio várias entidades mostram com que materiais e elementos humanos desempenham as suas tarefas, o que ajuda à divulgação das suas importantes funções de uma forma ligeira e divertida. Garantidamente este é um daqueles desafios virais que se saúdam.

 

 

Continuar a ler

Curiosidades

Assim nasce o Volkswagen ID3

Published

on

O Volkswagen ID3 é a grande aposta elétrica da marca alemã para o mercado e a forma como este está a mudar. É de salientar que, com um preço para o nosso país a rondar os 30 mil euros, as primeiras unidades em pré-encomenda já estão esgotadas.

Com o rótulo de futuro modelo tão importante para o construtor como o Golf, o ID3 é a grande aposta elétrica da marca alemã e a sua produção já começou na fábrica de Zwickau na Alemanha. O processo de montagem é em tudo semelhante aos demais modelos com os robots a assumirem grande parte do trabalho. A sua construção gira muito em torno da parte mais importante que é o soalho que alberga as baterias, sendo que o restante processo é em tudo semelhante ao dos modelos com motores de combustão.

Aqui lhe deixamos um vídeo onde se podem ver vários momentos ainda da fase de desenvolvimento e a forma como o Volkswagen ID3 vai nascendo na linha de montagem.

Continuar a ler

Curiosidades

Caixa de cerveja servia como banco de criança

Published

on

Um condutor canadiano foi apanhado pela polícia com uma criança de 8 anos sentada numa caixa de cerveja e, como se não fosse suficiente, a criança estava sentada no banco dianteiro.

Segundo a CBS, a polícia de Ontário, no Canadá, apanhou um condutor de 22 anos de idade em flagrante delito ao transitar no seu veículo com uma criança de oito anos de idade sentado em cima de uma caixa de 30 cervejas. Como o assento não era obviamente apropriado, e tal como em Portugal, uma criança de oito anos não pode viajar no banco dianteiro.

O condutor desculpou-se que tinha esquecido o banco da criança em casa e que esta foi a forma que encontrou para transportar o menor.

Depois de lhe passarem a respetiva multa, os polícias tiveram a amabilidade de lhe emprestar uma cadeira de criança adequada à idade para conseguir chegar a casa em segurança com o menor.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Para ler

Newsletter

Em aceleração