Ligue-se connosco

Curiosidades

Jaguar cria um carro com olhos

Published

on

A Jaguar investigou e descobriu que muitos peões não confiam nos carros autónomos no momento de atravessar uma passadeira.

Muitas pessoas, ou a grande maioria, a primeira coisa que fazem antes de atravessar uma rua é olhar para o motorista do carro que se aproxima para ver se ele as viu, é um tipo de linguagem não-verbal que lhes permite saber se podem atravessar sem ter risco de atropelamento. Com a chegada dos carros autónomos isso desaparecerá, já que teremos que confiar cegamente nos sistemas do veículo e acreditar que ele nos detetou ao atravessar uma rua.

De acordo com uma investigação da Jaguar Land Rover (JLR), 63% dos peões temem por sua segurança ao atravessar uma rua quando um carro que não tem motorista se aproxima. Este número teria aumentado após a tragédia no Arizona, quando um carro autónomo Uber atropelou e matou uma mulher, então a confiança dos peões é muito baixa comparada a esses tipos de veículos.

Dada esta situação, a Jaguar contratou uma equipe de psicólogos cognitivos para ajudá-lo a aprender mais sobre como o comportamento dos veículos afeta a confiança dos seres humanos diante das novas tecnologias. É assim que nasceu o ‘UK Autodrive Project’, que conta com o apoio do governo do Reino Unido e é baseado em “testes de confiança”.

Foi assim que eles projetaram um carro autónomo com dois olhos criados a partir de telas de LED, que são conectados aos sensores do carro e ver onde eles detetam objetos, o que faz com que eles diminuam o ritmo ou parem completamente.

Os primeiros resultados deste experimento mostraram que a confiança do peão aumentou consideravelmente, já que os olhos do veículo seguiram o peão ao atravessar a rua, o que acalmou as pessoas ao enviar a mensagem de que o carro as estava observando.


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Jovem de 13 anos compra carro no Facebook e oferece-o à mãe

Published

on

Chama-se William Rabillo, tem 13 anos, e fez uma surpresa à sua mãe: comprou-lhe um carro no Facebook por troca pela sua XBox.

William vive com a sua mãe, Krystal Preston, e os seus dois irmãos mais novos em Fernley, Estado do Nevada, e as dificuldades financeiras da sua progenitora em tentar criar os três filhos foram o mote para esta aventura.

William estuda e faz pequenos serviços para os vizinhos, como cuidar do jardim e outros trabalhos na casa em troca de dinheiro, tudo para ajudar no orçamento da casa.

O jovem procurou e encontrou no Facebook uma mulher que estava a vender um Chevrolet Metro de 1999. William contactou a dona do carro e fez uma oferta irrecusável: trocar o veículo pela sua X-Box ou por meses de trabalho de jardinagem. Inicialmente a dona do carro recusou a oferta, mas depois de muita insistência do adolescente acabou por concordar.

William adiantou: “Era muito barato, então perguntei se ela trocaria pela Xbox e de início ela não aceitou, mas depois pensou e concordou”, afirmou William sobre a negociação. Após fechar o negócio, ele foi para casa e contou a novidade à sua mãe.

William e sua mãe, Krystal, reuniram-se com a vendedora para acertar os detalhes da documentação e levaram o carro para casa.

A mãe do jovem conta como terminou este negocia: “Confesso que não estava em mim quando recebi as chaves do carros e os documentos. O carro pegou à primeira e seguimos viagem para casa. Tenho tanto orgulho do meu filho, ele é um menino incrível”, algumas das palavras que Krystal Preston publicou na sua página de Facebook agradecendo o gesto do seu filho.

Continuar a ler

Curiosidades

Toyota ataca ladrões com gás lacrimogénio

Published

on

A marca japonesa patenteou um sistema de antirroubo de… ir às lágrimas.

A Toyota adotou uma nova tecnologia que lança gás lacrimogénio para o interior da viatura quando o veículo deteta uma utilização ilegítima do veículo.

O pedido da patente é muito similar ao que a Mercedes utiliza para lançar uma fragância (ambientador) para o interior dos seus veículos e a Toyota corre o risco de não ver a sua patente aceite por este motivo.

O sistema da Toyota teoricamente seria mais transparente e apresentável do que qualquer outro existente no mercado, porque foi projetado para detetar automaticamente quem está a aceder ao veículo através do seu smartphone.

Trata-se de uma nova forma de combate ao roubo de automóveis, a fazer lembrar as invenções do laboratório de mister Q, da saga 007 – James Bond, mas que de início vai causar alguns receios nos clientes. Pode o carro desconfigurar-se e resolver não reconhecer o dono.

Continuar a ler

Curiosidades

Como destruir um stand em 60 segundos

Published

on

Uma jovem que estava a negociar um automóvel num stand fez uma verdadeira razia ao stock. As imagens não deixam dúvidas…

Aconteceu no norte da Índia, em Mandi, estado de Himachal Pradesh. Levou carros e montras pela frente e sempre com o pé firme no acelerador. A mulher não foi identificada por questões de privacidade, mas sabe-se que tinha tirado a carta há alguns dias e estava a negociar o seu primeiro carro. Ela e o pai estavam sentados dentro do veículo e levaram muito a sério a pergunta do vendedor sobre a possibilidade de fazerem um “test-drive”.

Neste acidente “indoor” ficaram danificados mais dois carros e muitos vidros de montras partidos. Não se registaram feridos. Os danos superaram os 6000 euros, qualquer coisa como metade do valor do carro que a jovem queria comprar.

 

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Para ler

Newsletter

Em aceleração