Ligue-se connosco

Curiosidades

Jaguar cria um carro com olhos

Published

on

A Jaguar investigou e descobriu que muitos peões não confiam nos carros autónomos no momento de atravessar uma passadeira.

Muitas pessoas, ou a grande maioria, a primeira coisa que fazem antes de atravessar uma rua é olhar para o motorista do carro que se aproxima para ver se ele as viu, é um tipo de linguagem não-verbal que lhes permite saber se podem atravessar sem ter risco de atropelamento. Com a chegada dos carros autónomos isso desaparecerá, já que teremos que confiar cegamente nos sistemas do veículo e acreditar que ele nos detetou ao atravessar uma rua.

De acordo com uma investigação da Jaguar Land Rover (JLR), 63% dos peões temem por sua segurança ao atravessar uma rua quando um carro que não tem motorista se aproxima. Este número teria aumentado após a tragédia no Arizona, quando um carro autónomo Uber atropelou e matou uma mulher, então a confiança dos peões é muito baixa comparada a esses tipos de veículos.

Dada esta situação, a Jaguar contratou uma equipe de psicólogos cognitivos para ajudá-lo a aprender mais sobre como o comportamento dos veículos afeta a confiança dos seres humanos diante das novas tecnologias. É assim que nasceu o ‘UK Autodrive Project’, que conta com o apoio do governo do Reino Unido e é baseado em “testes de confiança”.

Foi assim que eles projetaram um carro autónomo com dois olhos criados a partir de telas de LED, que são conectados aos sensores do carro e ver onde eles detetam objetos, o que faz com que eles diminuam o ritmo ou parem completamente.

Os primeiros resultados deste experimento mostraram que a confiança do peão aumentou consideravelmente, já que os olhos do veículo seguiram o peão ao atravessar a rua, o que acalmou as pessoas ao enviar a mensagem de que o carro as estava observando.


Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Curiosidades

Uma comichão que deu multa

Published

on

Na China um condutor de apelido Liu começou o seu dia normalmente com os seus afazeres habituais quando foi apanhado nas câmeras de vigilância rodoviária. Estas estão preparadas para identificação facial e monitorização de comportamentos e passado alguns dias Liu recebeu em casa uma multa por ter sido apanhado a conduzir e a falar ao telemóvel.

O curioso desta história é que Liu contestou a multa pois estava apenas a coçar-se na cara, gesto que “enganou” a câmera de vigilância, levando a que esta desencadeasse o processo de multa.

Felizmente as autoridades reconheceram a falha e a multa, com a respetiva coima e perda de pontos na carta de condução, foi retirada. No entanto não deixa de ser um aviso do que pode esperar os condutores com a evolução da vigilância eletrónica nas estradas… e não só.

Continuar a ler

Curiosidades

David Beckham ficou sem carta de condução

Published

on

A mania de falar ao telemóvel durante a condução custou caro ao ex-futebolista inglês. E não foi a polícia que o apanhou em flagrante…

O ex-jogador de futebol britânico foi apanhado em flagrante ao telemóvel enquanto conduzia o seu Bentley. Porém, não foi nenhuma autoridade de trânsito nem uma câmara de fiscalização que “apanhou” David Beckham. A estrela dos relvados foi filmada por uma pessoa não identificada, que caminhava pela rua e viu a cena. O pedestre filmou a infração de David Beckham e postou nas redes sociais.

Em pouco tempo as autoridades britânicas trataram de penalizar o ex-jogador. Beckham foi multado, pagou 750 libras (860 euros), mais 100 libras por custas judiciais (115 euros).

Beckham vai ficar seis meses sem conduzir porque já tinha acumulado diversas multas por excesso de velocidade e com este episódio tão sonante nas redes sociais não se escapou ao castigo.

Se conhece algum motorista competente… recomende-o a David Beckham.

Continuar a ler

Curiosidades

Jovem de 13 anos compra carro no Facebook e oferece-o à mãe

Published

on

Chama-se William Rabillo, tem 13 anos, e fez uma surpresa à sua mãe: comprou-lhe um carro no Facebook por troca pela sua XBox.

William vive com a sua mãe, Krystal Preston, e os seus dois irmãos mais novos em Fernley, Estado do Nevada, e as dificuldades financeiras da sua progenitora em tentar criar os três filhos foram o mote para esta aventura.

William estuda e faz pequenos serviços para os vizinhos, como cuidar do jardim e outros trabalhos na casa em troca de dinheiro, tudo para ajudar no orçamento da casa.

O jovem procurou e encontrou no Facebook uma mulher que estava a vender um Chevrolet Metro de 1999. William contactou a dona do carro e fez uma oferta irrecusável: trocar o veículo pela sua X-Box ou por meses de trabalho de jardinagem. Inicialmente a dona do carro recusou a oferta, mas depois de muita insistência do adolescente acabou por concordar.

William adiantou: “Era muito barato, então perguntei se ela trocaria pela Xbox e de início ela não aceitou, mas depois pensou e concordou”, afirmou William sobre a negociação. Após fechar o negócio, ele foi para casa e contou a novidade à sua mãe.

William e sua mãe, Krystal, reuniram-se com a vendedora para acertar os detalhes da documentação e levaram o carro para casa.

A mãe do jovem conta como terminou este negocia: “Confesso que não estava em mim quando recebi as chaves do carros e os documentos. O carro pegou à primeira e seguimos viagem para casa. Tenho tanto orgulho do meu filho, ele é um menino incrível”, algumas das palavras que Krystal Preston publicou na sua página de Facebook agradecendo o gesto do seu filho.

Continuar a ler
Publicidade

Estamos no Facebook

Para ler

Newsletter

Em aceleração