Furgões de mercadorias também já vão aos testes da Euro NCAP – Motorguia
Ligue-se connosco

Comerciais

Furgões de mercadorias também já vão aos testes da Euro NCAP

Published

on

A entidade europeia para avaliar a segurança dos automóveis Euro NCAP começou em 2020 a testar os furgões de mercadorias à venda no mercado.



A mesma entidade ordenou os vários estágios de segurança por medalhas: platina ouro, prata e bronze, que foram sendo atribuídas aos diversos “atores” presentes neste estudo. Os mais seguros são a Ford Transit, o Mercedes-Benz Vito e Volkswagen Transporter, modelos equipados com vários sistemas de segurança ativa.

Todos os modelos ensaiados estavam carregados com 50% da sua carga útil simulando condições reais de utilização e foram inclusivamente testados os alertas de atenção ao condutor e outras situações como quando uma criança corre para a frente do veículo.

“Sabemos que a segurança é a principal prioridade para as empresas, tanto para proteger o seu pessoal como para os outros utentes das estradas. Estamos encantados por a Euro NCAP ter reconhecido o alcance e a eficácia das nossas tecnologias de segurança ativa.
Estes sistemas protegem os ocupantes e/ou mitigam ou eliminam incidentes graves. Ao fazê-lo, as tecnologias avançadas reduzem tanto os danos pessoais como minimizam o tempo para reparações”, disse Stuart Southgate, Diretor de Engenharia de Segurança, da Ford Europa.

Para além da Transit, apenas a Mercedes Vito e a Volkswagen Transporter receberam a avaliação “Ouro”. Mercedes Sprinter, Opel Vivaro, Peugeot Expert e Volkswagen Crafter juntam-se à Transit Custom no grupo “Prata”. O Euro NCAP atribuiu ainda “Bronze” a modelos como a Citroën Jumper e Jumpy, Fiat Ducato, Iveco Daily,, Peugeot Boxer e Toyota Proace. Modelos como a Fiat Talento, Opel Movano, Nissan NV400 e as Renault Master e Trafic destacaram-se pela negativa, por não incluírem alguns dos sistemas de segurança ativa analisados.

Assim foi a avaliação:

Medalha de platina
– Nenhum
Medalha de ouro
– Ford Transit, Mercedes-Benz Vito e Volkswagen Transporter
Medalha de prata
– Ford Transit Custom Mercedes-Benz Sprinter, Opel/Vauxhall Vívaro, Peugeot Expert e Volkswagen Crafter
Medalha de bronze
– Citroën Jumper e Jumpy, Fiat Ducato, Iveco Daily, Peugeot Boxer e Toyota Proace
Não recomendados
– Fiat Talento, Nissan NV400, Opel Movano, Renault Master e Renault Trafic.

Clique para comentar

Deixe a sua resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Comerciais

Auto Sueco entrega primeiro Volvo FH Electric em Portugal

Published

on

A Auto Sueco Portugal, empresa do Grupo Nors, representante oficial da Volvo Trucks, fez a entrega do primeiro camião Volvo FH Electric em território nacional.



O momento contou com a presença de representantes das duas empresas. Da parte da Auto Sueco Portugal, esteve presente o CEO, Pedro Oliveira, acompanhado por Manuel Castro e Matos, diretor comercial e pelo gestor comercial, Frederico Santos.

Representando a Galliker Holding CH, estiveram presentes Philipp Galliker, diretor da logística e frotas, membro do concelho executivo da Galliker, Pirmin Trachsel, conselheiro geral da administração e diretor dos recursos humanos, Simon Imbach, gestor de frota internacional, Francisco João, diretor geral da Galliker Transportes Lda, e Américo Oliveira, responsável da frota Galliker em Portugal.
Pedro Oliveira, CEO da Auto Sueco Portugal, afirma que “é com grande orgulho e satisfação que realizamos a entrega deste marco histórico em Portugal. O camião Volvo FH Electric representa não apenas uma inovação tecnológica, mas também um compromisso com a sustentabilidade e o futuro do transporte rodoviário de mercadorias.
Pirmin Trachsel, representante da Galliker, partilha de tal entusiasmo, “por sermos os primeiros a receber um camião Volvo FH Electric em Portugal. Esta parceria reforça o nosso compromisso com a redução das emissões de carbono e com a adoção de práticas mais sustentáveis no setor dos transportes.”
O Volvo FH Electric representa um passo significativo rumo às zero emissões, reforçando o trabalho que tem sido desenvolvido na área da sustentabilidade no segmento transporte de mercadorias. Equipado com tecnologia de ponta, este veículo oferece uma alternativa viável e eficiente aos tradicionais camiões a diesel, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a promoção de um futuro mais verde.
A Auto Sueco Portugal e a Galliker estão empenhadas em liderar a transição sustentável, apostando em soluções inovadoras e eco-friendly, que beneficiam não apenas as empresas, mas toda a sociedade.

Continuar a ler

Comerciais

Daimler comemora um milhão de unidades produzidas do Freightliner Cascadia

Published

on

A Daimler Truck AG celebrou um feito significativo com a produção do milionésimo camião pesado Freightliner Cascadia.



Este modelo não é apenas o mais vendido, mas também o primeiro camião da Classe 8 na América do Norte a atingir este número milionésimo de vendas.
O Freightliner Cascadia destaca-se no mercado de camiões comerciais da Classe 8 graças à sua inovação contínua no conforto do condutor, segurança avançada e economia de combustível. Desde o seu lançamento em 2007, o Cascadia melhorou a sua eficiência de combustível em mais de 35%.
Este modelo continua a ser um pioneiro na incorporação de características inovadoras na indústria. Por exemplo, o Cascadia é o veículo base para a iniciativa SuperTruck, um projeto plurianual cofinanciado pelo Departamento de Energia dos EUA (DOE), que está a investigar tecnologias de próxima geração para camiões comerciais pesados e a sua potencial integração em camiões de produção em série.

Além disso, o Freightliner eCascadia elétrico, lançado em 2022, já acumulou mais de 6 milhões de quilómetros percorridos por clientes em mais de 50 frotas nos EUA. Olhando para o futuro, a Daimler Truck North America também concebeu um Cascadia preparado para a autonomia com características de segurança redundantes, incluindo sistemas de travagem e de direção, preparados para funcionalidades de condução autónoma e prontos para a integração de qualquer sistema de condução virtual. O Cascadia preparado para a autonomia está atualmente a ser testado como um camião autónomo em operações reais pela Torc Robotics, uma subsidiária independente da DTNA desde 2019.

  • Primeira geração do Cascadia (2007): o novíssimo Cascadia foi introduzido com a plataforma de motor Detroit Diesel DD15, que oferecia um excelente desempenho, maior economia de combustível e potência líder no sector.
  • Segunda geração do Cascadia ‘Evolution’ (2012): foi lançada a segunda geração da série Cascadia, concebida para aumentar a eficiência do combustível. O lançamento incluiu a introdução da Detroit DT12, uma transmissão manual automatizada que combinava a facilidade operacional de uma transmissão automática com a eficiência de uma transmissão manual.
  • Detroit Connect (2013): A introdução do Detroit Connect trouxe o primeiro conjunto de conetividade instalado de fábrica fornecido pelo OEM para o Cascadia.
  • Detroit Assurance (2015): O Detroit Assurance foi oferecido como o primeiro conjunto proprietário de sistemas de segurança concebidos pelo OEM, integrando totalmente o grupo motopropulsor de Detroit com inovações de condução segura para um nível superior de segurança e desempenho no Cascadia.
  • Terceira geração do Cascadia (2017): A terceira geração do Cascadia introduziu melhorias aerodinâmicas avançadas, características de segurança melhoradas, avanços na conetividade e melhorias no conforto do condutor para satisfazer as necessidades em evolução das frotas e dos condutores.
  • Cascadia de quarta geração com capacidades SAE L2 (2019): Torna-se o primeiro camião pesado de produção em série na América do Norte com melhorias automáticas capazes de controlo lateral (direção) e longitudinal (aceleração/desaceleração).
  • Produção do Freightliner eCascadia (2022): O camião elétrico, inicialmente revelado em 2019 como veículo de teste para clientes, entra em produção em série.
  • SuperTruck II (2023): São introduzidas melhorias contínuas na conceção e aerodinâmica de transportes eficientes através do programa SuperTruck, cofinanciado pelo DOE. O Departamento de Energia dos EUA anuncia também o financiamento do programa Freightliner SuperTruck III, previsto para 2027.

Continuar a ler
Publicidade

Publicidade

Newsletter

Ultimas do Fórum

  • por TerranoII
    Visita obrigatória ao Museu do Rali
  • por joliveira33
    Bem pessoal depois de alguns anos sempre a ir para Albufeira ou Quarteira, este ano vou optar por um sitio diferente irei para Monte Gordo e estou...
  • por cadilac
    Viva ! Toda a vida quando pedia alguma coisa pelos ctt ou transportadora sempre estava meu pai em casa para recever. contudo péla idade ele foi a...
  • por drifit
    Electricistas do fórum chamados a dar opinião, sff. Tenho um veículo eléctrico que carrego, na minha garagem, numa tomada regular, até hoje...

Em aceleração