Comerciais
O hidrogénio para os camiões está à porta. O mais recente projeto chama-se H2Accelerate
Published
2 semanas anteson
By
Motor Guia
Vários fabricantes de veículos pesados e de empresas ligadas ao setor da energia anunciaram o lançamento do projeto H2Accelerate para apoiar a introdução em massa de camiões alimentados a hidrogénio na Europa.
A Iveco, a Daimler Trucks, Grupo Volvo, a OMV e a Shell anunciaram o lançamento deste projeto, que se destina a ajudar a criar as condições para a implementação em massa da circulação de camiões alimentados a hidrogénio na Europa.
O acordo entre estas cinco entidades foi revelado alguns dias depois de ter sido anunciado o compromisso das marcas das principais marcas de camiões e comerciais de deixarem de comercializar veículos Diesel a partir de 2040.
Uma das alternativas apontadas para a descarbonização completa do transporte de longo curso é o hidrogénio, sendo expectável um forte aumento da produção de camiões movidos a este tipo de combustível.
O novo desafio vai obrigar à criação de um ecossistema distinto, que inclui a implementação de instalações para a produção de hidrogénio de carbono zero, sistemas de distribuição do mesmo em larga escala, uma rede de postos de abastecimento de líquido e gasoso, assim como a produção de camiões alimentados a hidrogénio.
Os participantes do projeto defendem que os investimentos alinhados em todo o setor, ao longo desta década, permitirão criar as condições para a introdução em grande escala de transportes pesados a hidrogénio e, assim, serem cumpridas os objetivos de descarbonização até 2050.
Os membros do projeto H2Accelerate acreditam que o escalonamento da produção ao longo de uma década irá contribuir para atrair grupos de clientes que estejam dispostos a assumir um forte empenho no transporte a hidrogénio, logo desde o início.
Apoios públicos na fase inicial
Numa primeira fase, essas frotas devem operar em grupos regionais e ao longo dos corredores europeus de alta capacidade, com boa cobertura de postos de abastecimento.
Os membros do projeto consideram que será necessário um apoio do setor público na fase de lançamento da rede de abastecimento de hidrogénio, designadamente ao nível de financiamentos para projectos pré-comerciais antecipados.
Paralelamente, os participantes irão trabalhar no sentido de obter o envolvimento de responsáveis políticos e entidades reguladoras, de forma a incentivar um ambiente político que ajudará a apoiar, no período subsequente, a produção em grande volume de camiões a hidrogénio e a implementação, em toda a Europa, de uma rede de abastecimento de hidrogénio de carbono zero.
Também pode gostar
Iveco entrega 1048 Trakker 8×8 às Forças Armadas alemãs
Subaru anuncia modelo elétrico para a Europa
A partir de 2040 deixarão de se vender camiões Diesel e a gás na Europa
Hyundai aposta na Fuel Cell com a HTWO
Iveco apresenta um assistente de voz pioneiro para o condutor
Volkswagen ID.3 na frente das vendas de modelos elétricos
Comerciais
Iveco entrega 1048 Trakker 8×8 às Forças Armadas alemãs
Published
12 horas anteson
20/01/2021
A Iveco Veículos de Defesa e as Forças Armadas alemãs assinaram um acordo de compra e venda de 1.048 camiões GTF (blindados) feitos com base no Iveco Trakker 8×8 e que serão entregues até 2028.
O primeiro lote de 224 unidades será entregue ainda este ano com cinco configurações diferentes para o transporte de contentores com guindaste e guincho para carregamento.
Todos os veículos surgem equipados com motores Euro 6 e vão ser entregues com cabina protetora que oferece os melhores níveis de balística do segmento, proteção de minas, NBQ (proteção nuclear, biológica e química) e IED (proteção improvisada de explosivos. Estas cabinas oferecem ainda um nível de conforto elevado e foram desenhadas para acomodar váríos sistemas militares de comunicação e ainda de comando.
Os veículos vão ser produzidos na unidade fabril de Ulm, onde é a sede da Magirus. Todavia, a Iveco já havia feito negócio com as Forças Armadas alemãs para 2000 Trakker em versões 8×8 e 6×6 nas configurações TEP 90 (estação móvel de desintoxicação), STW 8×8 (camião cisterna), 8×8 basculantes, porta-contentores 8×8 ISO e algumas unidades em Trator 6×6.
Comerciais
GM mostra novo furgão elétrico e lança marca BrightDrop
Published
2 dias anteson
18/01/2021
O CES (Consumer Eletronic Show) que este ano aconteceu de forma virtual, serviu de palco para a apresentação de um novo carro elétrico da General Motors e de uma nova marca apelidade de Bright Drop.
Todos os carros elétrico produzidos pelo gigante americano vão receber esta designação e vão começar a ser produzidos este ano. O primeiro veículo é este furgão elétrico EV600.
Desenvolvido sob uma nova plataforma desenvolvida pela GM, conta com bateria Ultium, produzidas em parceria com a LG. Ainda se conhecem poucos detalhes técnicos, mas há quem diga que a cadeia cinemática será idêntica à da pick-up elétrica do Hummer.
Este é um furgão de entregas totalmente elétrico com tração às quatro rodas e um compartimento de carga de 17 m3. A GM promete uma autonomia elétrica de 402 km com uma única carga de bateria. A capacidade desta não foi revelada, conhece-se apenas o número de módulos da bateria Ultium: 20.
Quanto a capacidade de carregamento, o EV600 está pronto a aceitar corrente CC relativamente modesta de 120 kW. Numa hora ligado à tomada, fica com um carregamento para 274 km de autonomia.
Comerciais
Trabalhe em qualquer lugar neste confinamento com o novo Nissan NV350 Office Pod Concept
Published
5 dias anteson
15/01/2021
Trabalhar a partir do carro nunca nos pareceu tão libertador graças ao mais recente concept da Nissan. Tem por base o NV350 Caravan, o “Office Pod” é a autocaravana perfeita para enfrentar esta pandemia.
Farto de trabalhar no seu escritório atulhado, curvado sobre uma secretária ou sentado na cadeira da cozinha? Farto da vista da janela da sua casa? Todos estes “problemas” e muitos mais podem ser resolvidos com este Office Pod, desvendado no Salão de Tóquio de 2021 em formato virtual.
Lá dentro encontramos uma secretária e uma cadeira de escritório que desliza da parte traseira do veículo. Os acabamentos são modernos e numa cor branca estilo escritório e, ao saírem do furgão, criam mais espaço dentro da NV350 Caravan e permite ainda usufruir da vista para o exterior.
Contempla ainda uns degraus que podem se colocados ao lado da porta deslizante para se poder sair e entrar no escritório de forma simples e rápida. Há ainda detalhes como uma máquina para aquecer água, várias chávenas…
Mas o melhor detalhe, de longe, é o terraço no tejadilho para apanhar sol. Vem com chapéu de sol e espreguiçadeira e é o local ideal para uma escapadinha de almoço após um longo dia de trabalho na caravana.
O lado de fora está forrado a vinil branco dando à NV350 um aspeto de escritório mais realista.
Para já é só um concept, mas quem sabe não poderá ser uma realidade nos próximos tempos? A pandemia não tem dado tréguas e quanto mais isolados estivermos, infelizmente parece ser o melhor.
Estamos no Facebook
Newsletter

Radares em janeiro

O Renault 5 está de regresso

Usar o telemóvel enquanto conduz pode dar multa até 1250 euros

Dodge Ram cai na linha de montagem

Sector automóvel não fecha neste confinamento

A Singer mostra como sair do asfalto em grande estilo

Próximo Honda Civic Type R ainda será só a combustão

Os bastidores do encontro entre Hamilton e Rossi

Lamborghini fecha o ano com vídeo do Urus

Aventura em Havana

Subaru voa na mais recente Gymkhana

O sistema híbrido da Kawasaki

Os alces andam a lamber carros no Canadá

Miguel Oliveira fez a Ponte 25 de Abril na sua KTM de MotoGP

Futuros Peugeot 208 e 2008 serão só elétricos

Iveco entrega 1048 Trakker 8×8 às Forças Armadas alemãs

Sector automóvel não fecha neste confinamento

O Renault 5 está de regresso

GM mostra novo furgão elétrico e lança marca BrightDrop

Cuidados a ter com os travões da sua moto

Citroën C1 (2014-…)
Em aceleração
- Notícias6 dias antes
Radares em janeiro
- Manutenção1 semana antes
Como limpar bem o para-brisas
- Notícias2 dias antes
O Renault 5 está de regresso
- Legislação1 semana antes
Usar o telemóvel enquanto conduz pode dar multa até 1250 euros
- Avaliações Usados2 semanas antes
DS DS5 (2011-2018)
- Curiosidades5 dias antes
Dodge Ram cai na linha de montagem
- Comerciais2 semanas antes
Furgões de mercadorias também já vão aos testes da Euro NCAP
- Notícias1 dia antes
Sector automóvel não fecha neste confinamento