Notícias
Tribunal obriga estado a devolver ISV de carro importado

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada obrigou o Estado a anular o Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado indevidamente a uma cidadã que comprou em 2015 um automóvel usado de 2012 na Alemanha e que importou para o nosso país.
Já várias vezes o Fisco tem sido obrigado a devolver o valor cobrado indevidamente com o ISV aos automóveis usados importados da Comunidade Europeia para o nosso país, sempre que os compradores decidem colocar o Fisco em tribunal pela irregularidade da cobrança do ISV. No entanto, até agora essas decisões têm sido sempre emanadas pelos tribunais arbitrais e sempre a favor do contribuinte já que esses tribunais dão razão ao contribuinte por considerarem que essa cobrança de ISV vai contra as normas e leis comunitárias.
A própria Comissão Europeia já apontou o dedo ao Estado Português sobre a forma irregular como a fiscalidade incide sobre os modelos importados pois o ISV é calculado em função da cilindrada, da idade, da taxa de emissões e ainda da componente do gasóleo. Se a taxa de idade varia com os anos do veículo, o mesmo não acontece com os restantes parâmetros, o que faz com que um carro com cinco anos por exemplo seja taxado nesses pontos como um novo, o que cria uma anomalia no valor do carro em relação ao mercado, o que viola as normas de abertura do próprio mercado europeu.
Até aqui as decisões dos tribunais arbitrais têm sido sempre a favor do contribuinte, mas obrigam a que o Fisco pague apenas a diferença do ISV cobrado a mais, mas o contribuinte tem sempre de pagar o ISV. Desta vez foi um tribunal administrativo e fiscal quem decidiu a favor do contribuinte e a diferença desta decisão está no facto da Autoridade Tributária ser obrigada a pagar a totalidade do ISV e também as despesas do processo.
Neste caso, a decisão do Tribunal Administrativo de Almada refere que “Um Estado-Membro não pode cobrar um imposto sobre os veículos usados importados, calculado com base num valor superior ao valor real do veículo, tendo como efeito uma tributação mais onerosa destes relativamente à dos veículos usados similares disponíveis no mercado nacional” e justifica o porquê da Autoridade Tributária ter de devolver o ISV cobrado pois “O ato de liquidação foi anulado e a liquidação não pode ser corrigida porque a legislação que tinha sido aplicada estava em desconformidade com o direito comunitário”.
Como se trata de uma ação que não ultrapassa os cinco mil euros, esta decisão não está sujeita a recurso pelo que o Fisco terá mesmo de acatar a decisão do tribunal.
Notícias
Nissan revela o novo Micra

O construtor japonês mostrou as primeiras imagens daquela que será a nova geração do Nissan Micra e que surgirá no mercado como mais uma opção totalmente elétrica.
Este novo Micra partilha a mesma plataforma do novo Renault 5 totalmente elétrico, a AmpR e também o seu sistema elétrico sendo que as baterias serão idênticas, com uma capacidade de 40 kWh e 52 kWh e espera-se que o mesmo suceda com a potência os motores elétricos. A marca nipónica avança que a autonomia deste Micra deverá ser superior a 400 quilómetros e deverá começar a ser comercializado ainda durante este ano.
Notícias
Aston Martin revela o Vanquish Volante

A prestigiada marca britânica já mostrou ao mundo a versão descapotável do Vanquish, o Volante e estamos perante mais uma “obra de arte” da Aston Martin.
Este Aston Martin impressiona pelas suas linhas, mas tem muito “conteúdo” já que mantém a mecânica do seu irmão coupé e é animado por um V12, coração cada vez mais raro nos dias que correm, com 5.2 litros de cilindrada, biturbo capaz de debitar 834 cv de potência e 1.000 Nm de binário. Números que fazem dele o modelo mais potente de produção com motor dianteiro. Em termos de prestações o Vanquish Volante tem uma velocidade máxima de 345 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos. Para abrir a capota deste Volante bastam apenas 14 segundos.
A Aston Martin não divulgou ainda o preço deste exclusivo descapotável e sabe-se apenas que a sua produção vai começar na segunda metade deste ano.




-
Notícias2 semanas ago
Renault 5 Turbo está de volta
-
Notícias2 semanas ago
A coleção de Bernie Ecclestone foi vendida
-
Avaliações Usados1 semana ago
Mazda 3 (2013-2019)
-
Notícias1 semana ago
Skoda Octavia vai ter versão 100% elétrica
-
Motos5 dias ago
Brough Superior de 1925 avaliada em 420.000€ vai a leilão
-
Comerciais2 semanas ago
IVECO vai aumentar oferta de veículos comerciais elétricos em 2026
-
Motos2 semanas ago
Miguel Oliveira infeliz na Argentina
-
Comerciais1 semana ago
PACCAR Parts tem painéis solares para tejadilhos do reboque e da cabina